PDA

Ver Versão Completa : Durabilidade dos pneus



Claudao100
09-01-2019, 09:01
Bom dia pessoal! Estou iniciando hoje no forum e gostaria de saber com os colegas qual a durabilidade dos pneus de uma GSA 1200 (EM KM). A minha moto está com 20.000 km e me disseram que já está na hora de trocar os pneus. Valeu!!

Iceman
09-01-2019, 09:52
Claudio, na verdade a durabilidade dos pneus depende muito da tocada e do tipo de uso que você faz da moto.

No meu caso (R1200GS), uso a moto todo dia para trabalhar ou seja, uso urbano, percursos curtos, constante acelera/freia.

Meu PNEU traseiro (antes que apareça um engraçadinho...) foi pro saco com uns 10~12k, o dianteiro ainda estava bom (ambos Michellin ANAKEE II originais da moto).
Coloquei outro ANAKEE II na roda traseira e toquei a bola pra frente.
Com pouco mais de 20k, troquei os dois, mas desta vez pelo Pirelli Scorpion II.
Estou achando o Pirelli muito superior ao Anakee (barulhento demais), mas isso porque não passo nem perto de terra ou seja, ando só no asfalto.
Não sei o desempenho de um Pirelli na terra ou mesmo ripio.

Creio que se o uso for mais para viagens longas em asfalto, a durabbilidade deve ser bem maior.

Se a sua está com 20k e ainda com os pneus originais eu diria que você está no lucro.
No final das contas, o que manda é o TWI (Tire Wear Indicator), aquela tira transversal dentro dos sulcos do pneu.
Se estiver no mesmo nivel do resto da banda, é hora de trocar (ou já passou da hora).

MarcioT
09-01-2019, 10:04
Já foi falado o principal. A regra básica é checar o TWI no pneu que está usando.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Gnegraes
09-01-2019, 14:18
Claudio, na verdade a durabilidade dos pneus depende muito da tocada e do tipo de uso que você faz da moto.

No meu caso (R1200GS), uso a moto todo dia para trabalhar ou seja, uso urbano, percursos curtos, constante acelera/freia.

Meu PNEU traseiro (antes que apareça um engraçadinho...) foi pro saco com uns 10~12k, o dianteiro ainda estava bom (ambos Michellin ANAKEE II originais da moto).
Coloquei outro ANAKEE II na roda traseira e toquei a bola pra frente.
Com pouco mais de 20k, troquei os dois, mas desta vez pelo Pirelli Scorpion II.
Estou achando o Pirelli muito superior ao Anakee (barulhento demais), mas isso porque não passo nem perto de terra ou seja, ando só no asfalto.
Não sei o desempenho de um Pirelli na terra ou mesmo ripio.

Creio que se o uso for mais para viagens longas em asfalto, a durabbilidade deve ser bem maior.

Se a sua está com 20k e ainda com os pneus originais eu diria que você está no lucro.
No final das contas, o que manda é o TWI (Tire Wear Indicator), aquela tira transversal dentro dos sulcos do pneu.
Se estiver no mesmo nivel do resto da banda, é hora de trocar (ou já passou da hora).

Minha experiência com pneus Pirelli é que tem desempenho muito bom, mas se desgastam muito rapidamente, composto de borracha mole.
Só de brincadeira, comprei na Alemanha um súbito digital (instrumento de medição) para medir o sulco de pneus, assim dá para saber o desgaste nas laterais e no centro do pneu, se andando muito em linha reta (pneu quadradão e padrão nas Harley Davidson, que sabemos que não fazem curva.... kkkk) ou uso mais balanceado reta x curvas.

Rromagnani
09-01-2019, 14:34
Antes de mais nada bem vindo ao forum Claudio!

Sobre os pneus como o Ice já disse, depende muito do punho direito.

No meu caso, que costumo pilotar tranquilamente, duram entre 15 e 20k, exceto o Karoo 3 que dura pouco mais de 10k. Se sua moto está com pneus originais, 20k está excelente!

Não gosto do Anakee 3 (o Ice falou 2 mas errou por 1... kkk) e gostei muito do Scorpion Trail 2, ambos com excelente durabilidade.

Qualquer dúvida, estamos à disposição.

Claudao100
10-01-2019, 07:26
Já foi falado o principal. A regra básica é checar o TWI no pneu que está usando.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Valeu Marcio.

Claudao100
10-01-2019, 07:27
Valeu Guilherme.

Claudao100
10-01-2019, 07:28
Valeu Roberto.

André M.
10-01-2019, 12:20
Antes de mais nada bem vindo ao forum Claudio!

Sobre os pneus como o Ice já disse, depende muito do punho direito.

No meu caso, que costumo pilotar tranquilamente, duram entre 15 e 20k, exceto o Karoo 3 que dura pouco mais de 10k. Se sua moto está com pneus originais, 20k está excelente!

Não gosto do Anakee 3 (o Ice falou 2 mas errou por 1... kkk) e gostei muito do Scorpion Trail 2, ambos com excelente durabilidade.

Qualquer dúvida, estamos à disposição.

Roberto,

Quantos quilômetros durou o Heidenau k60 traseiro na sua GS ? Acha que da para rodar 14 / 15 mil com ele ?

Rromagnani
10-01-2019, 13:41
Roberto,

Quantos quilômetros durou o Heidenau k60 traseiro na sua GS ? Acha que da para rodar 14 / 15 mil com ele ?


Dá tranquilo! Rodei quase 20k com eles e ainda tinha borracha! Aliás, a durabilidade é o ponto alto deste pneu!

P.ALMEIDA
10-01-2019, 15:01
Sobre o K60.... coloquei um par em Osorno voltando do Ushuaia. No total rodei 17k com o traseiro e o dianteiro ainda está muito bom e está aqui guardado para uma próxima, gostei bem.
Masss.....ontem estive na Varella pneus em Pira e me comentaram que os primeiros K60 que chegaram eram germânicos e agora estão chegando feitos na China. Isso explica porque o meu durou 17k mas o K60 traseiro de um colega durou apenas 8k fazendo Bolívia e Peru. Teve que trocar no MS.

André M.
10-01-2019, 15:02
Dá tranquilo! Rodei quase 20k com eles e ainda tinha borracha! Aliás, a durabilidade é o ponto alto deste pneu!

Achei que ele ao passaria dos 15 mil.. Obrigado

André M.
10-01-2019, 16:46
Sobre o K60.... coloquei um par em Osorno voltando do Ushuaia. No total rodei 17k com o traseiro e o dianteiro ainda está muito bom e está aqui guardado para uma próxima, gostei bem.
Masss.....ontem estive na Varella pneus em Pira e me comentaram que os primeiros K60 que chegaram eram germânicos e agora estão chegando feitos na China. Isso explica porque o meu durou 17k mas o K60 traseiro de um colega durou apenas 8k fazendo Bolívia e Peru. Teve que trocar no MS.

Mesmo sendo chinês a diferença de durabilidade estaria muito grande.. Seu colega pode ter tido o azar de pegar uma unidade com a validade perto de expirar.. talvez armazenado de maneira irregular, ressecado... Tem que ver também como o seu colega pilota..

Felipegb80
13-01-2019, 15:59
Bom dia pessoal! Estou iniciando hoje no forum e gostaria de saber com os colegas qual a durabilidade dos pneus de uma GSA 1200 (EM KM). A minha moto está com 20.000 km e me disseram que já está na hora de trocar os pneus. Valeu!!Claudio, tenho uma GS 1200 com anakee II. Andei 35 mil km até trocar o pneu. Depende muito da tocada como disseram. Na cc o pessoal ficava impressionado com a KM da.moto e as condiçoes dos freios e pneus (praticamente intactos). Ressalto que andava em estradas de otima qualidade sempre ( Rod. Dos Bandeirantes, Ayrton Senna, etc).

Sent from my SM-G9650 using Tapatalk

P.ALMEIDA
14-01-2019, 09:55
O que determina a troca é o indicador de desgaste - TWI

bybecker
14-01-2019, 16:59
Nada é mais impreciso do que prever a duração de um pneu. Pelos relatos aqui da prá perceber que um pneu pode fazer 8.000 km ou 25.000km dependendo do terreno e, -principalmente-, da mão direita do proprietário.

Marcio 15
15-02-2019, 21:21
Fala colegas, a minha f800 adv completou agora 6mil km e a questão é que o pneu está quadrado, achatado, não está liso, apenas achatado, colegas estão achando que foi depois que fiz uma viagem de 3k e rodei 16 horas direto com altas temperaturas no nordeste e com a pegada forte, é normal?

EvertonM
16-02-2019, 03:03
Temperaturas altas, muito tempo rodando e longas retas são fatores que ajudam a deixar o pneu quadrado.
Acredito que quem já viajou para a Argentina e passou pelo Chaco vai confirmar isso.
Mas, acho que 3 mil km é pouco para "achatar" significativamente o pneu.
Todavia, como o Lauro disse acima, qualquer afirmação sobre durabilidade do pneu é imprecisa, pois as "características" do vivente vão influenciar diretamente no resultado.

cberta
16-02-2019, 07:14
Calibragem em desacordo com a carga também influencia muito no desgaste prematuro e na deformação do pneu

Rudy
17-02-2019, 11:53
Pessoal , bom dia .
Moto= F800GS
1ª parelha Skorpion originais ( alemães) troquei com cerca de 12k Km .
2ª parelha que entrou foram Skorpion 2 nacionais , e hoje a Frida tá com 24k Km sendo que o dianteiro está com 2mm de sulco na banda central e o traseiro está com 4mm na mesma região mencionada . Em decadas de moto , é a primeira vez que eu experiencio que um pneu dianteiro se vai primeiro .... Alguem tem algum pitaco a respeito do dianteiro ir embora antes do traseiro ???
Bom o jeito é fazer provisão para a 3ª parelha em breve .......
Abraços
Rudy

Rromagnani
17-02-2019, 13:47
Rudy não sei o motivo, mas muitos amigos na F800 observaram exatamente isso... talvez seja simples característica da moto!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

André M.
17-02-2019, 22:13
Acho que é característica dessa marca e modelo de pneu, e não característica da moto, já que F8 tem muito torque o que aceleraria o desgate do pneu traseiro primeiro. Eu usei o Heidenau K76 na F8 e o pneu traseiro acabou antes do dianteiro. Com os pneus originais o dianteiro gastou antes..

Rudy
18-02-2019, 20:07
Pessoal , obrigado pelo retorno .
Pelo jeito é coisa da moto e dos pneus ...... uma vez que evito de arrancar acelerando pesado , pois sei que bigtrails desta forma "comem" pneus ( traseiros) , mas Bm comer dianteiro , essa é nova pra eu ......Bom como uso a F800GS para estradas , vou continuar nos Pirelli´s , afinal eles tem muito boa aderencia no asfalto(seco ou molhado) e não fazem feio numa estrada de terra.
Abraços.