PDA

Ver Versão Completa : Tabela FIPE - Porque seu modelo não consta da lista - Esclarecimento



bybecker
09-01-2019, 13:31
Vi vários comentários questionando não localizarem seu modelo de moto nas tabelas da FIPE. Fiz contato com a FIPE e fui muito bem atendido e recebi as explicações que achei satisfatórias.

Vou me referenciar ao caso da GS1200:
- Quem fornece à FIPE os modelos é a própria BMW, e o modelo de algumas GS é simplesmente R1200GS, mesmo que seja uma Sport, uma
Premium... Aliás veja em seu certificado de propriedade o modelo e confirme, e boa parte vai constar só R1200GS e nada mais.
Acontece que o modelo é -R1200GS- e "Sport" ou "Premium" ou outra(s) são apenas -versões- e a FIPE não cria um registro com versões, só vai até o -modelo- que é o que o fabricante informa.
- Segundo o preposto da FIPE ela não pode criar um modelo se a fábrica não informa que ele existe.
- Outra dificuldade que a FIPE alegou é que as seguradoras trabalham com os índices dela e tem contratos feitos com os segurados onde consta simplesmente -R1200GS- e é por ali que irão indenizar, então se a FIPE criar, por exemplo um modelo -R1200GS Sport- pode ser inválido porque a BMW não tem este modelo assim descrito em seus códigos internos.

É isso.

Rromagnani
09-01-2019, 14:39
Interessante.

Obrigado por compartilhar.

ravelli66
09-01-2019, 15:57
Interessante, apesar de "não concordar", faz bastante sentido.

EvertonM
16-01-2019, 17:00
Quando comprei minha moto, não existia a "Exclusive" na tabela FIPE e tive dificuldades com a seguradora, pois o valor segurado seria bem menor.
Hoje já consta esse modelo, assim como a Rallye, além da R1200GS somente.

CM-R1200-GS
23-01-2019, 10:14
Muito esclarecedor.

CARLIM
28-01-2019, 14:00
Isto me parece ser péssimo para o segurado nos dois extremos dos modelos. Em caso de sinistro, se você tem uma Adventure, vai receber o mesmo valor de uma Sport. Para fazer o seguro, quem tem uma Sport paga o mesmo valor de uma Adventure. Seria isto???

EvertonM
29-01-2019, 20:37
Na tabela FIPE já estão disponíveis diversos modelos, tanto da "normal" quanto da Adventure. Até as recentes 750 e 850 já estão lá, nos modelos Premium e Sport.
Creio que, se a lista não está completa, faltam muito poucos modelos.
Portanto, penso que não seria plausível sua hipótese (a menos que o corretor/seguradora tenha feito algo indevido !).