PDA

Ver Versão Completa : Temperatura - dúvida



junior-rj
21-02-2019, 17:15
Olá !

Sou um feliz proprietário de um GS 1200 14/15, com 30.000 km.
Na estrada a temperatura do moto sempre fica entre 75 e 82 graus.
Moro em uma pequena cidade no norte do estado do Rio de Janeiro.
Dentro da cidade utilizo normalmente 3a. marcha, na velocidade de no máximo 40 km/hora.
-----------
A temperatura DENTRO da cidade chega a 100 graus.
Fico preocupado e logo tento abaixar a temperatura.
----------
PERGUNTA: normalmente qual a temperatura que o motor dela suporta ??

PERGUNTA DOIS: vocês normalmente ficam "preocupados" a partir de qual temperatura ??

Abraços fraternos,

Jacy Júnior

Eraldo Tel
21-02-2019, 17:30
Fica tranquilo a moto tem sensores que cortam o funcionamento do motor se a temperatura estiver fora da faixa, essas temperaturas são normais pra uso na cidade, a minha gsa 2012 tem apenas uma escala de barras de temperatura, nunca passou da metade. Com scanner visualizo a temperatura em vários pontos.
Eraldo

Enviado de meu SM-J530G usando o Tapatalk

junior-rj
21-02-2019, 18:50
Eraldo,
No trânsito em Campinas qual é normalmente a temperatura no trânsito ??

Eraldo Tel
21-02-2019, 19:10
Como a minhá moto é a ar nunca passou da quarta marca, ou metade das barras de temperatura, num dia quente acho que vai tranquilo a 110* C, mas não esquenta muito, quando tinha a XT660R aquilo era fritar, a cada vez que ligava a ventoinha. O que ocorreu somente umas 4 vezes nos 50k que andei com a moto. Trânsito parado era difícil.
Eraldo.

Enviado de meu SM-J530G usando o Tapatalk

Iceman
21-02-2019, 23:12
Andar continuamente na 3a marcha acho pouco.
Eu uso muito a minha na cidade e difícilmente fico na 3a marcha, mesmo andando devagar.
Em 3a marcha e andando devagar, o giro sobe muito e a ventilação é pouca, por conta da baixa velocidade.
Eu dúvido que seja normal algum motor, seja ele qual for, passar de 100 graus, pelo menos por um tempo prolongado.
Experimente passar para uma marcha mais alta, mesmo andando devagar. A moto tem torque de sobra para isso e abaixando a rotação deve abaixar também a temperatura.
A minha normalmente fica em torno dos 80~90 na cidade.

Gnegraes
22-02-2019, 07:36
Andar continuamente na 3a marcha acho pouco.
Eu uso muito a minha na cidade e difícilmente fico na 3a marcha, mesmo andando devagar.
Em 3a marcha e andando devagar, o giro sobe muito e a ventilação é pouca, por conta da baixa velocidade.
Eu dúvido que seja normal algum motor, seja ele qual for, passar de 100 graus, pelo menos por um tempo prolongado.
Experimente passar para uma marcha mais alta, mesmo andando devagar. A moto tem torque de sobra para isso e abaixando a rotação deve abaixar também a temperatura.
A minha normalmente fica em torno dos 80~90 na cidade.

Thomas,
Como sabe com exatidão a temperatura do motor?
O bargraph de temperatura no painel não tem essa precisão.

Gnegraes
22-02-2019, 07:43
Fica tranquilo a moto tem sensores que cortam o funcionamento do motor se a temperatura estiver fora da faixa, essas temperaturas são normais pra uso na cidade, a minha gsa 2012 tem apenas uma escala de barras de temperatura, nunca passou da metade. Com scanner visualizo a temperatura em vários pontos.
Eraldo

Enviado de meu SM-J530G usando o Tapatalk

Eraldo,
Tem certeza que sensores de temperatura comandam o desligamento do motor em caso de temperatura alta?
Não conheço nenhum veículo que desligue o motor por temperatura.
Sensores de temperatura indicam a temperatura instantânea e emitem alarme ao motorista, caso seja atingido o limite de segurança estabelecido pelo fabricante.
A decisão do que fazer neste caso, é sempre do motorista: continuar a rodar ou encostar e parar.
Cortar o motor automaticamente pode ser extremamente perigoso !!! Até pelo fato que esse sistema também pode falhar e desligar o motor num momento crítico de ultrapassagem por exemplo.

sal silva
22-02-2019, 14:01
Vou deixar essa briga para cachorro grande.Na minha cidade tem um semáforo em cada 100 metros,entao no verão a moto aciona a ventoinha todo instante.Nao ligo para o motor,só acho um saco e sigo em frente.O sistema de refrigeração liquida e a ventoinha estao lá para arrefecer.

shw
23-02-2019, 21:32
Comparado com a F800GS minha antiga moto... a R1200 esquenta bem mais, sem falar que a ventoinha aciona toda hora, na F800 era bem raro!!

Existe o Mocool da Motul ele junto com o Motocool da Motul, abaixa bastante a temperatura em até 15 graus, eu usava na F800GS

https://www.motul.com/br/pt-BR/products/mocool

Iceman
25-02-2019, 08:54
Thomas,
Como sabe com exatidão a temperatura do motor?
O bargraph de temperatura no painel não tem essa precisão.


Guilherme, na minha não tem bargraph de temperatura e sim um posição no computador de bordo que indica a temperatura de forma digital(numérica).
Então dá para saber extamente a temperatura, tipo 85 Graus ou 86 Graus.
Até que ponto essa informação é fiel ou não eu não sei, mas a informação é mostrada na forma de um número inteiro (sem casas decimais).

Gnegraes
25-02-2019, 10:10
Guilherme, na minha não tem bargraph de temperatura e sim um posição no computador de bordo que indica a temperatura de forma digital(numérica).
Então dá para saber extamente a temperatura, tipo 85 Graus ou 86 Graus.
Até que ponto essa informação é fiel ou não eu não sei, mas a informação é mostrada na forma de um número inteiro (sem casas decimais).

OK, e deve ser a temperatura da líquido de arrefecimento.
Na minha, a ar, acho que deve se basear na temperatura do óleo do cárter.

Iceman
25-02-2019, 10:51
OK, e deve ser a temperatura da líquido de arrefecimento.
Na minha, a ar, acho que deve se basear na temperatura do óleo do cárter.

Sim. O probelma de trabalhar com o líquido de arrefecimento é o que deu m... no meu YANMAR.
Estava sem líquido, ai o sensor de alarme de temperatura não atuou e o motor travou!
Ainda bem que esses motores YANMAR são uns tratores.
Foi só esperar esfriar que o motor destravou e votlou a funcionar normalmente. (Ufa!!!).

Gnegraes
25-02-2019, 11:54
Sim. O probelma de trabalhar com o líquido de arrefecimento é o que deu m... no meu YANMAR.
Estava sem líquido, ai o sensor de alarme de temperatura não atuou e o motor travou!
Ainda bem que esses motores YANMAR são uns tratores.
Foi só esperar esfriar que o motor destravou e votlou a funcionar normalmente. (Ufa!!!).

Eu sempre estou olhando a saída de água na popa. Para mim é o melhor sensor de que está tudo bem....

junior-rj
26-02-2019, 09:19
Comparado com a F800GS minha antiga moto... a R1200 esquenta bem mais, sem falar que a ventoinha aciona toda hora, na F800 era bem raro!!

Existe o Mocool da Motul ele junto com o Motocool da Motul, abaixa bastante a temperatura em até 15 graus, eu usava na F800GS

https://www.motul.com/br/pt-BR/products/mocool


Legal !!
Vou perguntar ao meu mecânico se ele conhece este produto (ou similares).
Valeu !!

gustavoely
08-03-2019, 09:40
Minha f800gsa subindo a serra do Rio do rastro acabou jogando líquido de radiador pra cima. Ela estava com reservatório no máximo. O que pode ser ? E a tampa do reservatório tem um pequeno furinho agora, antes era fechado.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Eraldo Tel
08-03-2019, 12:36
Olá

Sou um feliz proprietário de um GS 1200 14/15, com 30.000 km.
Na estrada a temperatura do moto sempre fica entre 75 e 82 graus.
Moro em uma pequena cidade no norte do estado do Rio de Janeiro.
Dentro da cidade utilizo normalmente 3a. marcha, na velocidade de no máximo 40 km/hora.
-----------
A temperatura DENTRO da cidade chega a 100 graus.
Fico preocupado e logo tento abaixar a temperatura.
----------
PERGUNTA: normalmente qual a temperatura que o motor dela suporta ??

PERGUNTA DOIS: vocês normalmente ficam "preocupados" a partir de qual temperatura ??

Abraços fraternos,

Jacy Júnior

Como o liquido de arrefecimento é a água e se usa anticongelante, que na pratica não deixa a água congelar nem ferver a 100°C, esta dentro do previsto para funcionamento dos motores a combustão, não só de sua moto, lembrando que tb. tem a refrigeração do óleo do motor, portanto não tem problema, se a bomba d'agua ou de óleo tiverem mal funcionamento vai aparecer um simbolo vermelho no painel e se não parar os sensores devem cortar o funcionamento do motor pra evitar danos irreversíveis.
Eraldo

Gnegraes
08-03-2019, 15:11
Como o liquido de arrefecimento é a água e se usa anticongelante, que na pratica não deixa a água congelar nem ferver a 100°C, esta dentro do previsto para funcionamento dos motores a combustão, não só de sua moto, lembrando que tb. tem a refrigeração do óleo do motor, portanto não tem problema, se a bomba d'agua ou de óleo tiverem mal funcionamento vai aparecer um simbolo vermelho no painel e se não parar os sensores devem cortar o funcionamento do motor pra evitar danos irreversíveis.
Eraldo

O líquido de arrefecimento <água + etileno-glicol> na proporção 50-50 tem uma temperatura de ebulição de 138 graus C.
Isso é extremamente importante para que atingida a temperatura de 100 graus C (ao nível do mar), não haja formação de vapor de água e com o surgimento de vapor um aumento enorme na pressão dentro do sistema. O ponto fraco são as mangueiras, que podem se romper.
Em tempo: aqui em SP, na altitude média de 750 metros acima do mar, a água entra em ebulição a 96 graus C...

rodpcastro
09-03-2019, 16:40
O sistema eletrônico das motos e dos carros desliga o motor se houver superaquecimento. Já passei por isso muitos anos atrás com um desgraçado Monza que pifou o eletroventilador do radiador. Acende a luz de advertência e desliga (e só liga novamente depois de esfriar). Nas motos acontece a mesma coisa. Então, desencane de ficar controlando a temperatura toda hora. Se não ligar a luz de aviso no painel tá dentro da faixa de utilização normal.

Agora, não é nada bom para a saúde do motor ficar só fazendo trajetos curtinhos em marchas baixas. Vez por outra dá uns pegas nessa belezoca aí.

---------------------------------------------

Videozinhos de manutenção de moto:
https://www.youtube.com/c/RodsnaGaragem

P.ALMEIDA
13-03-2019, 17:05
Acelera que resolve.

Gnegraes
13-03-2019, 18:31
Acelera que resolve.

kkkkkkkkkkkkkkk...