PDA

Ver Versão Completa : Escapamento da nova BMW GS 1200 R Adventure



Sobrinho
10-03-2019, 16:51
Pessoal,

Boa tarde

Acabei de adquirir uma BMW 1200 GS Adventure 2019 e minha esposa esta reclamando muito devido ao calor que vem do escapamento.
Alguem tem o mesmo problema ou saber como resolver ?

EvertonM
10-03-2019, 18:48
A minha não é Adv, mas um amigo vendeu a moto por conta desse calor - a esposa não conseguia acompanhá-lo na garupa.
Nas conclusões dele, a carenagem "desvia" muito a ventilação e acaba por prejudicar o carona.
Não sei se é fato, mas vou acompanhar os relatos e experiências dos demais.

sal silva
11-03-2019, 10:59
Minha é ADV 2015,Bolivia,Perú,Carretera Austral,Chapada Diamantina,Veadeiros e a patroa adora a moto,nenhuma reclamação.Ouvi dizer que as mais novas esquentam mais,nao sei.

Iceman
11-03-2019, 13:53
A minha não é Adv, mas um amigo vendeu a moto por conta desse calor - a esposa não conseguia acompanhá-lo na garupa.
Nas conclusões dele, a carenagem "desvia" muito a ventilação e acaba por prejudicar o carona.
Não sei se é fato, mas vou acompanhar os relatos e experiências dos demais.

Gente fina esse seu amigo.

Muitos teriam vendido a esposa ao invés da moto kkkkk :p

Barra
12-03-2019, 16:58
A minha é uma usina nuclear de calor, incomoda mesmo.

Gnegraes
12-03-2019, 18:47
A minha é uma usina nuclear de calor, incomoda mesmo.

Barra,

O problema do calor não é tua moto, é Riberão Preto..... kkkkkk

Barra
18-03-2019, 21:25
Pior que na época de calor ainda nem andei na moto, eu já percebi que se a temperatura ambiente estiver maior que 28 graus celsius eu começo a sentir mais.

Comprei uma thermotape e vou envolver o catalisador com ela para ver se resolve alguma coisa, quando acabar a garantia vou botar um coletor sem catalisador e aí adeus problema.

Marcelo DC
18-03-2019, 21:47
Pessoal,

Boa tarde

Acabei de adquirir uma BMW 1200 GS Adventure 2019 e minha esposa esta reclamando muito devido ao calor que vem do escapamento.
Alguem tem o mesmo problema ou saber como resolver ?

Obseve se é do escapamento ou do catalisador mais embaixo ou na frente da moto. As modelos 17 em diante vieram com essa atualização devido s novas legislações de poluição na europa. Use somente gasolina comum ou aditivada.


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Gnegraes
19-03-2019, 08:39
Obseve se é do escapamento ou do catalisador mais embaixo ou na frente da moto. As modelos 17 em diante vieram com essa atualização devido s novas legislações de poluição na europa. Use somente gasolina comum ou aditivada.


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Desculpe a correção: gasolina SEMPRE deve ser a de maior octanagem possível.
Por dois motivos:

a- quanto maior a octanagem da gasolina, melhor para o funcionamento do motor.
b- o manual BMW indica a octanagem mínima, que é de 91 RON e ainda informa que restringe um pouco a potência. A recomendada mínima é de 95 RON.
Aqui no Brasil, a gasolina Petrobrás Podium tem octanagem 102 RON. Caso tenha dificuldade em encontrar, use a Shell V-Power com 98 RON.
c- em emergência, recomenda-se até cachaça, desde que seja da boa....

Barra
19-03-2019, 12:35
Eu sempre usei podium nas motos e estava usando na GSA tbm e depois que mudei para comum/aditivada o calor do catalisador diminuiu.

Gnegraes
19-03-2019, 12:49
Eu sempre usei podium nas motos e estava usando na GSA tbm e depois que mudei para comum/aditivada o calor do catalisador diminuiu.

Claro!!! Menor energia gera menos calor, óbvio assim....
Mas não se esqueça que aumentam os depósitos de borras e cinzas, aumenta a incrustação de sede das válvulas, contaminação maior do óleo do cárter, etc.
Quanto maior a octanagem da gasolina, melhor. A combustão é melhor devido à maior eficiência no processo da queima, menor consumo (o barato SEMPRE sai caro...), motor com menos depósitos de borras, cinzas e outros quetais...

Marcelo DC
19-03-2019, 17:43
Eu sempre usei podium nas motos e estava usando na GSA tbm e depois que mudei para comum/aditivada o calor do catalisador diminuiu.Foi o que aconteceu com um amigo. Ele ficou muito frustrado com o calor da Adv dele impossibilitando andar com a esposa devido ao calor e minimizou a situação assim. A minha funciona muito bem com a comum.

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk

Gnegraes
19-03-2019, 20:10
Foi o que aconteceu com um amigo. Ele ficou muito frustrado com o calor da Adv dele impossibilitando andar com a esposa devido ao calor e minimizou a situação assim. A minha funciona muito bem com a comum.

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk

O manual do proprietário é bem claro nas especificações da qualidade do combustível. Cada um é livre para fazer o que quiser com sua moto.

Marcelo DC
19-03-2019, 20:20
O manual do proprietário é bem claro nas especificações da qualidade do combustível. Cada um é livre para fazer o que quiser com sua moto.Esse é da minha. Por sinal atualizaram nas 19 uma vez que não existe combustivel no Brasil com até 10% de alcool. https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190319/bdd4dd540db6b97b7732d9596a5f0781.jpg

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk

Gnegraes
19-03-2019, 20:24
Esse é da minha. Por sinal atualizaram nas 19 uma vez que não existe combustivel no Brasil com até 10% de alcool. https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190319/bdd4dd540db6b97b7732d9596a5f0781.jpg

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk

Então use a melhor gasolina possível.... 1o.lugar Petrobrás Podium e 2o. lugar Shell V-Power

Barra
19-03-2019, 21:08
Quando eu resolver esse lance do catalisador eu volto para a Podium mas por enquanto vou na aditivada/comum pois a diferença de temperatura no catalisador é muito grande.
Chega a ser insuportável andar na moto de tanto calor que é gerado.
Quando eu instalar a thermotape eu posto aqui o resultado.

Rromagnani
19-03-2019, 21:22
Curioso que a CC é enfática... ou normal, ou Podium, nunca aditivada!

Como sou teimoso, uso quase sempre a aditivada! Kkk

Isso foi uma orientação do Beto da Beto Motos... disse que como uso diariamente para ir de aditivada. É o que estou fazendo!


Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro

Gnegraes
19-03-2019, 21:53
Curioso que a CC é enfática... ou normal, ou Podium, nunca aditivada!

Como sou teimoso, uso quase sempre a aditivada! Kkk

Isso foi uma orientação do Beto da Beto Motos... disse que como uso diariamente para ir de aditivada. É o que estou fazendo!


Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro

Roberto,
Como assim a conce$$ionária manda usar gasolina "normal"??? Eles sabem o que é octanagem??? Eles sabem ler o próprio manual dos produtos que vendem???
Esse é o problema aqui,falta de profissionalismo. Se não há engenheiros mecânicos na na gerência da oficina, pelo menos tenham o bom senso de ler a documentação de fábrica, que deveriam seguir como uma Bíblia.
Depois reclamam que a maioria dos proprietários foge deles como o diabo da cruz....

Gnegraes
19-03-2019, 21:58
Quando eu resolver esse lance do catalisador eu volto para a Podium mas por enquanto vou na aditivada/comum pois a diferença de temperatura no catalisador é muito grande.
Chega a ser insuportável andar na moto de tanto calor que é gerado.
Quando eu instalar a thermotape eu posto aqui o resultado.

Só uma recomendação: verifique qual o material refratário que a fita de isolamento térmico tem. Se for fibra cerâmica ok, se tem asbestos cuidado pois o material é cancerígeno.

Rromagnani
20-03-2019, 07:26
Roberto,
Como assim a conce$$ionária manda usar gasolina "normal"??? Eles sabem o que é octanagem??? Eles sabem ler o próprio manual dos produtos que vendem???
Esse é o problema aqui,falta de profissionalismo. Se não há engenheiros mecânicos na na gerência da oficina, pelo menos tenham o bom senso de ler a documentação de fábrica, que deveriam seguir como uma Bíblia.
Depois reclamam que a maioria dos proprietários foge deles como o diabo da cruz....

Vai entender... a explicação é que na aditivada não se sabe ao certo quais os aditivos são utilizados e para minimizar os riscos recomendam a “normal”.

Em 90% das vezes eu abasteço-me com comum. Usei a Podium poucas vezes e confesso não sentir nenhuma diferença quer na temperatura, quer no desempenho ou mesmo no consumo. (isso na GS, pq na Vstrom o consumo aumentava sensivelmente).

Veja que matéria interessante... https://jornaldocarro.estadao.com.br/blog-do-boris/gasolina-brasileira-pior-ou-melhor-do-mundo/.


Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro

Gnegraes
20-03-2019, 12:13
Roberto,

A resposta está no texto que você enviou. Mesmo sendo para leigos, a questão da octanagem da gasolina está ligada à Taxa de Compressão do motor.
A octanagem é um índice que mede a capacidade de uma gasolina que, submetida a uma pressão, não entra em processo de explosão. Quanto maior a Taxa de Compressão, maior deve ser a octanagem do combustível.
Se você está usando uma gasolina de baixa octanagem, antes do pistão atingir o PMS (Ponto Morto Superior que é onde temos a maior compressão na câmara de combustão) a gasolina entra em combustão antes do momento correto, o famosos efeito de bater pino. Isso causa a médio prazo danos aos mancais, casquilhos, pino do pistão, etc, sem falar na perda de rendimento térmico e consequentemente perda de potência.
Se a BMW especifica uma determina octanagem ideal e uma outra como "aceitável", procure usar gasolinas dentro destes parâmetros.

Em minha opinião, no Brasil confio apenas na Petrobrás e Shell, Ipiranga como plano "B".Outras bandeiras são simplesmente duvidosas e nem considero.
Combustíveis sérios tem uma série de aditivos para manutenção da estabilidade química do produto no tanque, anti-oxidantes, detergentes, para correção da octanagem especificada e até lubrificantes.
Aditivos sem qualificação causam mais problemas que benefícios: incrustações na cabeça dos pistões, na sede das válvulas, borras e outros que tais...
Nenhum distribuidor conta quais são os aditivos que usa, são seu segredo industrial, isso aqui ou em qualquer parte do mundo. E mesmo na Podium ou V-Power, ninguém sabe quais aditivos tem, pode ter certeza que não é gasolina pura....
Hoje a rede de postos tem uma malha de distribuição grande, difícil não achar um posto Petrobrás ou Shell.

No meu caso com meu automóvel, uso Diesel Podium da Petrobrás, o melhor do Brasil. Antes de fazer uma viagem para um local que não conheço, faço uma pesquisa de postos Petrobrás no trajeto e destino que disponibilizam o diesel Podium e assim abasteço tranquilo.

Sempre é bom lembrar que vivemos no Brasil. A quantidade de postos vendendo gasolina batizada é assustadora. Pelo menos busque as bandeiras da Petrobrás e Shell. O estado geral do posto indica o cuidado e a responsabilidade que o dono tem com os produtos que vende....

Rromagnani
20-03-2019, 19:30
Obrigado pela detalhada explicação Guilherme! Muito bom poder contar com amigos de amplo conhecimento técnico!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

mlbonfim
23-03-2019, 21:38
Gente fina esse seu amigo.

Muitos teriam vendido a esposa ao invés da moto kkkkk :pKkkkkkkk

Enviado de meu SM-A750G usando o Tapatalk

Gnegraes
05-05-2019, 19:06
Calor do escapamento.

Bem, primeiro que o catalisador se localiza nos coletores e não na ponteira final. O catalisador não me parece ser o vilão da história. E o aquecimento não é exclusividade das LC ADV.

Joguei este tema no site da Alemanha para "ouvir" as queixas e observações deles por lá.
Eles também citam o calor, mas em temperaturas altas, acima de 30 graus C, principalmente quando viajam para a Itália, Espanha, etc.
Mais ou menos como por aqui. Mas ninguém colocou sua moto à venda por este motivo

Nestas temperaturas ambientes altas, todas as motos ficam quentes, principalmente no transito da cidade, no anda-e-para.
Ouço muita gente reclamar disso nas Triumphs. Procurem conversar com donos de outras marcas para ouvir o que dizem a respeito, seria interessante...

EvertonM
05-05-2019, 19:46
Minhas duas últimas motos foram a Tiger Explorer 1200 e a GS 1200 - minha atual.
Comparando essas duas, penso que a Triumph era mais "calorenta", pois a ventoinha jogava o ar quente bem nas pernas do piloto, mas nada insuportável.
Com a GS não sinto incômodo, mesmo na cidade, com trânsito travado.
Ainda não tive a chance de rodar com a GSA.

Rromagnani
05-05-2019, 21:09
Me parece que essa reclamação de aquecimento exagerado ocorre mais para o garupa do que para o piloto...

No meu caso, não sinto absolutamente nada!


Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro

Gnegraes
06-05-2019, 12:51
Me parece que essa reclamação de aquecimento exagerado ocorre mais para o garupa do que para o piloto...

No meu caso, não sinto absolutamente nada!


Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro

Roberto,

E aí fica mais uma pergunta: o(s) ou a(s) carona(s) estão acostumado(s) a(s) com motos em geral, e especialmente com BigTrail com escape alto?

Marcelo DC
06-05-2019, 14:23
Me parece que essa reclamação de aquecimento exagerado ocorre mais para o garupa do que para o piloto...

No meu caso, não sinto absolutamente nada!


Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro

Não sinto nada na minha tb. Geralmente estou com bota e roupa de proteção. Difícil entender o caso. Já houve essa discussão no facebook uns meses atrás.




Enviado do meu iPad usando Tapatalk

China
06-05-2019, 15:51
A Patroa estreou a GS ADV nesse FDS, estava calor (Ribeirão Preto/SP), e não se queixou de calor não.
Como piloto, tbm não tenho nenhuma reclamação nesse quesito.
Muuuuito melhor que várias outras motos que já tive.

Gnegraes
06-05-2019, 18:10
Acho que assunto encerrado, mais uma vez.... Pá de cal em cima, para não brotar nem capim...
Espero que não ressurja das trevas escaldantes dos catalisadores advetureiros.... kkkkk...

Rromagnani
06-05-2019, 18:45
Roberto,

E aí fica mais uma pergunta: o(s) ou a(s) carona(s) estão acostumado(s) a(s) com motos em geral, e especialmente com BigTrail com escape alto?

Não vou saber te responder, afinal, o banco do garupa da minha moto é praticamente virgem! Kkkkkk

Eu não sinto nada, mesmo rodando de bermuda (como ontem por ex.).




Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro

Cesar.A
06-05-2019, 19:50
Pessoal,

Boa tarde

Acabei de adquirir uma BMW 1200 GS Adventure 2019 e minha esposa esta reclamando muito devido ao calor que vem do escapamento.
Alguem tem o mesmo problema ou saber como resolver ?

Irmão tenho uma ADV 2015 e não imagino o que seja.
Pergunto: “vocês estão com roupas adequadas para moto?”


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Cesar.A
06-05-2019, 19:50
Não vou saber te responder, afinal, o banco do garupa da minha moto é praticamente virgem! Kkkkkk

Eu não sinto nada, mesmo rodando de bermuda (como ontem por ex.).




Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro

Kkkk boa rsrsrs


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Barra
07-05-2019, 16:23
Vou falar da minha moto, um dia voltando de um rolê parei na eurobike onde todo sábado vai uma galera de moto. Lá estava um amigo meu que teve o mesmo problema de aquecimento nas pernas como eu tenho e vendeu a moto por isso. Ele chamou outros amigos que estavam com ele e fomos lá na minha moto e ao tocarem o quadro as ferragens das malas as peças estava extremamente quentes, isso tudo calor gerado pelo sistema de escape.

Hoje mesmo eu encostei a moto e estou instalando um full akrapovic para ver se finalmente consigo usar a moto sem essa caloria toda.

Em forums americanos achei um pessoal reclamando disso tbm e quem eliminou o catalisador solucionou o problema. Meu catalisador é todo azulado, diferente de outras motos que vejo onde o catalisador está cromado ainda.

Tem moto que tem o defeito e tem moto que não tem, vai entender o que se passa, a Eurobike diz que está normal, normal não está pois o calor é excessivo. Como eles não dão solução eu resolvi comprar o escape sem catalisador e ver se resolve. Tomara que resolva.

A moto desempenha normalmente apesar do problema do excesso de calor.

Quando eu buscar a moto eu posto aqui o resultado.

Mpolatti
20-05-2019, 22:21
Vou falar da minha moto, um dia voltando de um rolê parei na eurobike onde todo sábado vai uma galera de moto. Lá estava um amigo meu que teve o mesmo problema de aquecimento nas pernas como eu tenho e vendeu a moto por isso. Ele chamou outros amigos que estavam com ele e fomos lá na minha moto e ao tocarem o quadro as ferragens das malas as peças estava extremamente quentes, isso tudo calor gerado pelo sistema de escape.

Hoje mesmo eu encostei a moto e estou instalando um full akrapovic para ver se finalmente consigo usar a moto sem essa caloria toda.

Em forums americanos achei um pessoal reclamando disso tbm e quem eliminou o catalisador solucionou o problema. Meu catalisador é todo azulado, diferente de outras motos que vejo onde o catalisador está cromado ainda.

Tem moto que tem o defeito e tem moto que não tem, vai entender o que se passa, a Eurobike diz que está normal, normal não está pois o calor é excessivo. Como eles não dão solução eu resolvi comprar o escape sem catalisador e ver se resolve. Tomara que resolva.

A moto desempenha normalmente apesar do problema do excesso de calor.

Quando eu buscar a moto eu posto aqui o resultado.

Moto quente demais pode ser mistura pobre. Se for instalar o escapamento convém colocar um bazzaz e resolver o problema da mistura também. Não faz sentido ver motos idênticas esquentando de forma diferente a não ser por diferença de mistura


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Gnegraes
21-05-2019, 09:55
Moto quente demais pode ser mistura pobre. Se for instalar o escapamento convém colocar um bazzaz e resolver o problema da mistura também. Não faz sentido ver motos idênticas esquentando de forma diferente a não ser por diferença de mistura


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Mistura pobre não aquece em excesso o motor e os gases de combustão.
Mistura rica faria "fumaça" visível no escape também, se for defeito na sonda Lamda.
E o rendimento do motor reduz muito, seria perceptível ao dirigir.

O ideal seria emparelhar duas motos e medir as temperaturas na superfície de todo o escapamento com termômetro de contato e localizar os pontos realmente quentes.

Mpolatti
21-05-2019, 10:25
Mistura pobre não aquece em excesso o motor e os gases de combustão.
Mistura rica faria "fumaça" visível no escape também, se for defeito na sonda Lamda.
E o rendimento do motor reduz muito, seria perceptível ao dirigir.

O ideal seria emparelhar duas motos e medir as temperaturas na superfície de todo o escapamento com termômetro de contato e localizar os pontos realmente quentes.

Me desculpe, mas não é uma questão de opinião, é um fato físico, dê um google e veja por si. Motor girando com mistura pobre esquenta mais porque o vapor do combustível não o esfria como acontece com mistura rica. Hoje em dia as motos são programadas para funcionar com mistura pobre em razão de regras antipoluição. Eu sempre alterei as minhas motos com power commander ou bazzaz, os motores passam a rodar uns 10 graus mais frios. Volto a dizer que não faz nenhum sentido dois motores iguais com temperaturas diferentes a não ser por mistura ou, talvez, por falta de óleo...que não deve ser o caso do amigo, caso contrário ele já teria um motor fundido.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Gnegraes
21-05-2019, 14:41
Me desculpe, mas não é uma questão de opinião, é um fato fÃ*sico, dê um google e veja por si. Motor girando com mistura pobre esquenta mais porque o vapor do combustÃ*vel não o esfria como acontece com mistura rica. Hoje em dia as motos são programadas para funcionar com mistura pobre em razão de regras antipoluição. Eu sempre alterei as minhas motos com power commander ou bazzaz, os motores passam a rodar uns 10 graus mais frios. Volto a dizer que não faz nenhum sentido dois motores iguais com temperaturas diferentes a não ser por mistura ou, talvez, por falta de óleo...que não deve ser o caso do amigo, caso contrário ele já teria um motor fundido.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Marcos,

Você tem toda razão. Com mistura normal ou rica, há excesso de combustível que necessita ser vaporizado (transformado de fase líquida para fase vapor) para que haja a queima. O excedente de combustível que não queima permanece na fase líquida.

Mas as relações A/F não podem ser tão desequilibradas assim somente pelo fato de legislação ambiental, os efeitos no motor são negativos. Existem outros truques para controle de emissões.
Além disso uma mistura pobre leva a alguns outros problemas como rotações às vezes descontínuas, dificuldade para dar a partida, etc., sintomas que o Barra não relatou aqui.

O que me intriga é que na Alemanha, pelo menos neste site dedicado a motores BMW do qual faço parte, não conhecem relatos deste fenômeno de sobreaquecimento do escapamento, que aqui foi informado como sendo do catalisador (que está lá embaixo do motor e que não deveria incomodar o piloto e carona). E aqui no Brasil há alguns casos de reclamação.

Seria muito interessante se o Barra pudesse verificar o sistema de injeção da moto dele.
E também verificar a sonda Lambda, o problema poderia estar nela.

Mpolatti
21-05-2019, 14:53
Marcos,

Você tem toda razão. Com mistura normal ou rica, há excesso de combustível que necessita ser vaporizado (transformado de fase líquida para fase vapor) para que haja a queima. O excedente de combustível que não queima permanece na fase líquida.

Mas as relações A/F não podem ser tão desequilibradas assim somente pelo fato de legislação ambiental, os efeitos no motor são negativos. Existem outros truques para controle de emissões.
Além disso uma mistura pobre leva a alguns outros problemas como rotações às vezes descontínuas, dificuldade para dar a partida, etc., sintomas que o Barra não relatou aqui.

O que me intriga é que na Alemanha, pelo menos neste site dedicado a motores BMW do qual faço parte, não conhecem relatos deste fenômeno de sobreaquecimento do escapamento, que aqui foi informado como sendo do catalisador (que está lá embaixo do motor e que não deveria incomodar o piloto e carona). E aqui no Brasil há alguns casos de reclamação.

Seria muito interessante se o Barra pudesse verificar o sistema de injeção da moto dele.
E também verificar a sonda Lambda, o problema poderia estar nela.

Na Alemanha eles usam gasolina nas motos [emoji1787] aqui se tiver sorte encontra 70% de gasolina... isso parece agravar ainda mais o problema. Mas não estou querendo resolver o problema da moto do colega, só elocubrações mesmo... de qualquer forma, sonda lambda com problemas pode levar o motor a ajustar-se numa mistura errada.
Eu sei que usar gasolina com solvente gera uma borra sobre a sonda lambda e dá erro na medição, levando a peça a empobrecer a mistura e esquentar o motor


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Barra
21-05-2019, 15:24
1019710198
Escape trocado, moto trabalhando mais fria agora, se eu soubesse que ficaria tão boa teria colocado antes, eu desconfio que a minha moto deveria ter algum defeito naquela borboleta que tem no escape, mas a Eurobike disse que tava normal. Cansei desses caras da eurobike e resolvi o problema, ficou caro mas ficou imoral de bom, baita prazer andar na moto agora.

Rromagnani
21-05-2019, 17:40
1019710198
Escape trocado, moto trabalhando mais fria agora, se eu soubesse que ficaria tão boa teria colocado antes, eu desconfio que a minha moto deveria ter algum defeito naquela borboleta que tem no escape, mas a Eurobike disse que tava normal. Cansei desses caras da eurobike e resolvi o problema, ficou caro mas ficou imoral de bom, baita prazer andar na moto agora.

Essa sensação é ótima! Parabéns pela
Resolução!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

Barra
22-05-2019, 05:48
Obrigado Roma, tava pensando em vender mas agora que finalmente solucionei o problema eu só quero saber de andar.

Pesquisem no google sobre r1200gs heat issues que tem muitas reclamações sobre esse problema que eu tive. Um parente da minha esposa teve o mesmo problema em uma gs 2017 e vendeu a moto.

Gnegraes
22-05-2019, 08:56
Obrigado Roma, tava pensando em vender mas agora que finalmente solucionei o problema eu só quero saber de andar.

Pesquisem no google sobre r1200gs heat issues que tem muitas reclamações sobre esse problema que eu tive. Um parente da minha esposa teve o mesmo problema em uma gs 2017 e vendeu a moto.

Oi Barra e Marcos,

Dei uma googlada no termo "r1200gs heat issues" e achei reclamações das mais variadas formas e fontes, algumas relatam até excesso de calor no cilindro direito (???).
Muitos disseram que as temperaturas ambientes também eram elevadas, não achei um padrão de reclamações focadas no escape.

Ainda acho que vale a pena checar a mistura do combustível, se está pobre ou não. Se estiver pobre, bingo !!!!
A troca do escape pode ter melhorado e minimizado a sensação de calor, mas não solucionado o problema.
Há chance grande de ser falha na sonda Lambda, que mede indiretamente o teor de O2 no escape e baseado nesta medição, ajusta a mistura ar / combustível.
As sondas Lambda estão instaladas nos coletores de escape na região do catalisador. Vejam a foto que o Barra enviou (a foto de baixo), ela se encontra em posição vertical, parecendo uma vela.
Ela deve funcionar entre 300 e 700 graus C. Uma temperatura normal nos nossos motores boxer seria 500 graus C. Um termômetro de contato mostra facilmente a temperatura no local.

Há outra possibilidade(?): mistura rica ocasiona muita fuligem nos gases de escape, que deve ser incinerada no catalisador e gerando com isso mais calor nesta região.

Gnegraes
22-05-2019, 17:37
Apenas para completar o tópico, que parece ter algumas possíveis causas.

Falei hoje com um amigo meu que é um grande especialista em motores tanto a gasolina como diesel, trabalha na área automobilistica.
Contei a ele da possibilidade de ser defeito na sonda lambda e com isso ter mistura pobre. Ele concordou e também lembrou que o efeito contrário de se ter mistura muito rica também tem o mesmo efeito. Ele já viu escapamento rubro por este motivo.

Escapamentos e catalisadores não aquecem gratuitamente...

Barra
23-05-2019, 05:53
Vou tentar passar a moto num dinamômetro para verificar a mistura com aquela sonda que coloca no final do escape, mas é nítida a melhora que a moto teve nesse quesito do calor ao retirar o coletor OEM com catalisador.

To querendo fazer um teste com podium agora para ver como a moto se comporta, quando eu tava usando podium logo que comprei o calor era ainda mais intenso, mudei para a aditivada e reduziu bastante mas ainda incomodava.

Quando eu chego em casa de um rolê a moto sempre ligava a ventoinha num pequeno trecho de cidade que eu pego, depois do escape ela chegou em casa sem ligar a ventoinha, tá trabalhando muito mais fria agora. Eu ainda desconfio que aquela borboleta que vai no escape tava com algum defeito, a idéia de tirar o catalisador veio de pesquisas em sites internacionais, pessoas que tinham o mesmo problema que eu e resolveram com a troca do coletor.

Gnegraes
23-05-2019, 09:44
Vou tentar passar a moto num dinamômetro para verificar a mistura com aquela sonda que coloca no final do escape, mas é nítida a melhora que a moto teve nesse quesito do calor ao retirar o coletor OEM com catalisador.

To querendo fazer um teste com podium agora para ver como a moto se comporta, quando eu tava usando podium logo que comprei o calor era ainda mais intenso, mudei para a aditivada e reduziu bastante mas ainda incomodava.

Quando eu chego em casa de um rolê a moto sempre ligava a ventoinha num pequeno trecho de cidade que eu pego, depois do escape ela chegou em casa sem ligar a ventoinha, tá trabalhando muito mais fria agora. Eu ainda desconfio que aquela borboleta que vai no escape tava com algum defeito, a idéia de tirar o catalisador veio de pesquisas em sites internacionais, pessoas que tinham o mesmo problema que eu e resolveram com a troca do coletor.

Oi Barra,

Vamos por partes:
- não acredito que seja defeito na válvula flap , de outro modo você estaria com a saída estrangulada e o motor estaria péssimo, para não dizer que não funcionaria.
- gasolina Podium (102RON): o motor funciona melhor, rendimento mecânico melhor, mas mais energia = mais calor. Não é a causa dos teus incômodos...
- você não precisa colocar a moto em dinamômetro para detectar problemas de mistura. Basta verificar a sonda Lambda, ela é a responsável pelo ajuste da relação A/F. Uma causa menos provável seria problemas nos injetores.
Se fosse carro, poderia ser defeito no EGR (Exhaust Gas Recirculation) que existe para reduzir as emissões de NOx, reintroduzindo parte dos gases de escape na admissão da câmara de combustão. Como os nossos motores não tem (???) EGR, não é esta a causa. EGR com defeito chega a causar incêndio pelo aquecimento excessivo do catalisador.

Verificar as sondas Lambda (são duas, uma em cada coletor de escapamento) não é nada complicado. Ou está fazendo que a mistura esteja pobre ou muito rica.
Escapamentos e catalisadores não sobreaquecem sem razão externa a eles. Não acredito em defeito de fabricação no catalisador.
Não consigo enxergar outra causa.

Barra
23-05-2019, 10:41
Você tem razão sim, vou verificar como está o AFR da moto no dino do meu mecânico particular, vou agendar com ele e depois coloco o resultado aqui.

Eu sei que quando instalei o escape full e o filtro inbox DNA, no primeiro rolê eu senti que a mistura estava pobre mas em poucos kms a injeção foi se adaptando à nova condição da moto e agora está redonda.

Mas para tirar a pulga atrás da orelha é melhor checar.

Gnegraes
23-05-2019, 12:16
Você tem razão sim, vou verificar como está o AFR da moto no dino do meu mecânico particular, vou agendar com ele e depois coloco o resultado aqui.

Eu sei que quando instalei o escape full e o filtro inbox DNA, no primeiro rolê eu senti que a mistura estava pobre mas em poucos kms a injeção foi se adaptando à nova condição da moto e agora está redonda.

Mas para tirar a pulga atrás da orelha é melhor checar.

Com certeza !!!

Vale a pena passar a moto no scanner e ver os mapas da injeção, se há avisos e "otras cositas"...

E se for defeito na sonda Lambda, não custa muito caro.
Como referência (do site Powerboxer da Alemanha), a sonda Lambda funciona no range de 300 graus C e 700 graus C. Eles informam que você andando com a moto em temperatura normal, parando a moto e medindo a temperatura na região da sonda com termômetro de contato (termômetro infravermelho não funciona, se se interessar sobre o tema, depois te explico...) deve estar em torno dos 500 graus C.

Avise quando tiver resultados dos testes....:)