PDA

Ver Versão Completa : Troca do Fluido de Suspensão dianteira



DSMFOO
26-03-2019, 21:28
Fala Galera!

Sobre troca de fluído da suspensão dianteira, alguém sabe qual é a quantidade de fluído sugerida no manual?

Vou precisar fazer a troca na minha moto, uma F800 2012 triple black. Não consegui achar o bendito do manual.

Já vi alguns casos com mecânicos meia boca deixarem suspensão ruim por excesso de óleo. Então, queria confirmar a quantidade exata.

Se alguém tiver o manual em PDF deste modelo 2012 ou souber a quantidade... será de grande ajuda.


Abs!

Gnegraes
27-03-2019, 07:44
Fala Galera!

Sobre troca de fluído da suspensão dianteira, alguém sabe qual é a quantidade de fluído sugerida no manual?

Vou precisar fazer a troca na minha moto, uma F800 2012 triple black. Não consegui achar o bendito do manual.

Já vi alguns casos com mecânicos meia boca deixarem suspensão ruim por excesso de óleo. Então, queria confirmar a quantidade exata.

Se alguém tiver o manual em PDF deste modelo 2012 ou souber a quantidade... será de grande ajuda.


Abs!

Diego,
o manual RSD trás essa informação. Informe o modelo da tua moto, ele está dentro do VIN.

PabloTiago
27-03-2019, 07:54
O correto é a distancia do óleo até a boca da bengala, e não a quantidade. Procure essa informação usando com referência a suspensão Marzocchi.

Gnegraes
27-03-2019, 08:14
O correto é a distancia do óleo até a boca da bengala, e não a quantidade. Procure essa informação usando com referência a suspensão Marzocchi.

O manual RSD da BMW informa o volume exato de óleo de cada bengala.
O volume de óleo é de 610ml em cada bengala.

Qual o modelo exato da tua moto F800? O VIN da tua moto tem essa informação.

rodpcastro
28-03-2019, 11:25
A altura do óleo na bengala é igualmente importante. Não se deve utilizar somente o volume como referência. Ambos são mencionados nos manuais de serviço.

---------------------------------------------

Videozinhos de manutenção de moto:
https://www.youtube.com/c/RodsnaGaragem

DSMFOO
28-03-2019, 15:43
Realmente não há um volume específico pro óleo da bengala. Tem um lance de medir em milímetros a altura tbm. Deixei com um mecânico de confiança e depois vou confirmar como funciona e tento relatar aqui. Mas é bom ficar esperto, pq em uma oficina, que se diz especializada, me passaram informação incorreta.

Gnegraes
29-03-2019, 16:06
Realmente não há um volume específico pro óleo da bengala. Tem um lance de medir em milímetros a altura tbm. Deixei com um mecânico de confiança e depois vou confirmar como funciona e tento relatar aqui. Mas é bom ficar esperto, pq em uma oficina, que se diz especializada, me passaram informação incorreta.

Diego,

O manual de serviço da BMW indica que há um volume correto a ser colocado na bengala, e que é de exatos 610 mililitros ou se preferir 0,61 litros.

Caso na oficina repleta de ferramentas especiais, não tenha um copo graduado (conhecido também como proveta), você pode fazer o caminho mais complicado, que é desmontar a bengala, retirar a mola, retirar o distanciador, comprimir a bengala totalmente e verificar a altura do nível de óleo que deverá ser de 61mm.
Como na tua oficina não tem um copo graduado, terá de colocar o óleo aos poucos e medir o nível, até atingir o valor de 61mm.

Como você afirma que não existe um volume a ser preenchido na bengala, sugiro escrever para a

BMW Motorrad
Kaiserdamm, 90
14057 Berlin
Deutschland
+49 30 200991 660

Informe a eles que o Manual de Serviços está errado e que eles devem corrigir sua documentação técnica oficial.
Aproveite e envie a eles o link abaixo, assim eles encontram mais fácil:

https://1drv.ms/b/s!AtiZ5VhZnVBGhfJuzKaK4_fnCIE26A

Basta clicar para visualizar

DSMFOO
31-03-2019, 07:49
Vlw, pessoal. Problema resolvido. Obrigado à todos.

GustavoLD
03-04-2019, 21:45
Vlw, pessoal. Problema resolvido. Obrigado à todos. como vc resolveu?

Enviado de meu SM-G935F usando o Tapatalk

DSMFOO
04-04-2019, 11:15
Como não manjo de mecânica e não tenho as ferramentas adequadas, deixei a moto com um mecânico de confiança. Ele seguiu as orientações do manual da F800, se baseou pela medida da altura e a quantidade de fluído bateu certinho com a orientação do manual.

WalterKaus
11-04-2019, 03:02
Segundo o manual de serviço existente aqui no forum deve ser usado óleo 7.5 e na quantidade de 765 ml que deve ser ajustada para que o nível da câmara de ar fique em 60 mm com o tubo externo completamente comprimido, mola de compressão desmontada e peça distanciadora montada. Recentemente fiz a troca na minha moto, usei o motul 7.5 W factory line 100% sintético. Coloquei em cada canela/bengala 750 ml, medida numa proveta de laboratório e quando medi a altura da câmara estava exatamente no nível de 50 mm. Deixei assim mesmo e achei que ficou muito bom.