PDA

Ver Versão Completa : Manual de serviços e reparos da K1300



ciroalves
01-04-2019, 18:41
Olá Pessoal,
boa tarde!
Meu nome é Ciro, sou novo aqui no forum.
Recentemente fiz um "upgrade" da minha F800R pra uma K1300R Premium.

Moto simplesmente fantástica! Obra prima da engenharia alemã pra não dizer da humanidade. :)
Com todo respeito que tenho pelas japonesas, mas para o mundo! Essa moto é uma coisa de louco!

Infelizmente não deu pra pegar um zero. Peguei uma com 48000km mas em excelente estado!
No entanto, como está se aproximando dos 50K, levei a uma concessionária pra fazer um orçamento de revisao.
Aí já viu né... BMW.... resumo, 5400 tupiniquins (R$).

Como eu sou um entusiasta em motos e eu mesmo já fazia a manutenção da minha F800R e de uma XJ6 que eu tive, resolvi que eu mesmo vou fazer o trabalho.

Tanto a minha F800R quanto a XJ6, eu mesmo ajustava a tensão da transmissão, troquei as transmissões quando necessário (comprei as duas 0km e vendi com mais de 70K), trocava velas, liquido de arrefecimento, fluido de freios, trocava óleo..... enfim, todos esses cuidados básicos pra ter a moto sempre 100%.

Em termos de ferramentas tenho td que preciso, até mesmo uma plataforma pneumática pra elevar a motoca.

Porém....
Nunca mexi numa moto com cardã.

Pesquisei na internet e vi que existe um manual de reparos da BMW que indica até o torque com o qual os parafusos devem ser apertados.

Alguém no fórum teria esse manual?


Os serviços que pretendo realizar na motoca são:

1. Troca de óleo de motor e filtro
2. Troca do líquido de arrefecimento
3. Troca das velas
4. Substituição do filtro de AR
5. Limpeza da transmissão final e substituição do óleo
6. Verificação das pstilhas de freio e troca se necessário
7. Trocar õleo de cämbio


Se tudo correr bem, mando as fotos pra vcs verem.

Abraco,
Ciro.

Rromagnani
01-04-2019, 18:48
Bem vindo por aqui e parabéns pela compra. Confesso que fui procurar no google qual era essa moto... não lembrava dela!

Quanto a manutenção, já já os experts te respondem, já que a única coisa que consigo fazer na moto é colocar gasolina! Kkkk


Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro

Iceman
01-04-2019, 19:00
O único que conheço que tem uma moto dessas desde zero é o Corbelli, mas já faz um tempão que não aparece por aqui... :(

Tem uma publicação que o pessoal compra (Manual Heynes), que da todas essas dicas que você está procurando.

Dá uma olhada nesse link, se tem o que você procura:

https://www.motorera.com/motorcycle-service-repair-manual/BMW/K1300R


Ah...

Seja bem vindo :)

Gnegraes
01-04-2019, 20:56
Ciro,

Você pode utilizar o manual RSD (Repair / Service / Data) da BMW, lá você tem todas as informações de fábrica.
No link abaixo vai o manual já descompactado. Crie um pasta chamada RSD e faça download de todos os arquivos nela

https://1drv.ms/f/s!AtiZ5VhZnVBGgZBMMhJS5kb7kAwZGA

Para executar, clique em RSD.exe. Você pode configurar a língua inclusive. Peque os últimos 7 dígitos do teu VIN e preencha no espaço correspondente, todos os arquivos serão apenas para o teu modelo.

Escolha o item que vai trabalhar. Tudo, mas tudo estará lá: por onde começar, quais ferramentas usar, graxas, óleos, vedantes, trava-roscas, torques de aperto, quantidades de óleos e tipos, etc.

Este manual atende motos fabricadas até setembro de 2016, como a tua está com 48k, penso que deva ser de ano anterior.

Divirta-se !!! - se precisar de ajuda com o programa, é só avisar...

ciroalves
03-04-2019, 01:10
Legal Gnegraes!
Obrigado pela pronta resposta!

Estou aguardando algumas ferramentas como a bomba de vacuo pra trocar o fluido do radiador.
Tão logo esteja com td em mão eu vou postando fotos e videos pra vocês acompanharem a saga.

So espero que no final eu monte apenas uma moto e não duas. kkkkkk

Abraço.

Gnegraes
03-04-2019, 08:00
Legal Gnegraes!
Obrigado pela pronta resposta!

Estou aguardando algumas ferramentas como a bomba de vacuo pra trocar o fluido do radiador.
Tão logo esteja com td em mão eu vou postando fotos e videos pra vocês acompanharem a saga.

So espero que no final eu monte apenas uma moto e não duas. kkkkkk

Abraço.

Ciro,

Um ponto bastante sensível no mono-braço da balança traseira, é verificar as coifas de borracha, se estiverem ressecadas, troque.
Elas garantem que água e poeira não vai entrar dentro da manga do mono-braço.
As coifas devem ser lubrificadas com graxa Staburags NBU 30 PTN, fabricada pela Klüber da Alemanha, há no Mercado Livre um revendedor no sul que vende a graxa fracionada em potes pequenos.
Os eixos estriados pedem graxa Otimoly TA.

Você vai se divertir....

rodpcastro
03-04-2019, 10:14
Ciro, além da dica do RSD que o Gnegraes gentilmente nos disponibiliza, eu sugeriria a você a assinatura online do Manual Haynes de Manutenção. Veja no site se tem para sua nova motoca.

www.haynes.co.uk

Algumas vantagens dele sobre o RSD são a possibilidade de acessar até no celular e as fotos coloridas e ampliáveis de cada passo. Eu assino já tem anos e acho que vale os 35 dólares.

---------------------------------------------

Videozinhos de manutenção de moto:
https://www.youtube.com/c/RodsnaGaragem

ciroalves
29-04-2019, 14:01
Fala Rodrigo!
Eu procurei. Eles não tem material sobre minha moto :/

Mas sem problemas.
Já consegui bastante coisa.

Esse fds passado já subi a motoca na rampa pra começar a "brincadeira".
Por enqto só a troca de óleo.

Mas estou com uma lista considerável de itens pra revisar.

Vou postando as fotos conforme conseguir tempo pra trabalhar nela.

Abraço.

inu_br
05-11-2019, 10:12
Saudações Guilherme Negraes, Sou o Renato Sugimitsu, recentemente adquiri uma BMW K1300S.
Estou tentando baixar seus arquivos compartilhados para o software de manutenção da BMW entretanto não tive sucesso.
Se não for incômodo e for do seu alcance, peço por gentileza compartilhar esta pasta "RSD_09_16" do seu OneDrive comigo.
Meu usuário é:
renato.sugimitsu@gmail.com

Agradeço imensamente sua preciosa colaboração.
Um grande abraço e boas viagens!!!!

Gnegraes
05-11-2019, 12:04
Saudações Guilherme Negraes, Sou o Renato Sugimitsu, recentemente adquiri uma BMW K1300S.
Estou tentando baixar seus arquivos compartilhados para o software de manutenção da BMW entretanto não tive sucesso.
Se não for incômodo e for do seu alcance, peço por gentileza compartilhar esta pasta "RSD_09_16" do seu OneDrive comigo.
Meu usuário é:
renato.sugimitsu@gmail.com

Agradeço imensamente sua preciosa colaboração.
Um grande abraço e boas viagens!!!!

Renato,

Este SW é o último que deverá ser disponibilizado, está atualizado até setembro de 2016.
A partir desta data, a BMW disponibiliza somente on-line para os CC, daí que não teremos mais como acessar dados para as motos a partir desta data.

Foi enviado para teu email... depois confirme se recebeu e conseguiu fazer o download. É bastante demorado, são alguns Gigas...

rgviviani
17-04-2020, 17:51
Boa tarde pessoal. Estou procurando a tabela de manutençao para a K1300R (2010 se for o caso). Achei fácil o manual do proprietário e aqui neste tópico fala sobre o manual de serviços, mas onde posso encontrar a tabela de manutenção? Aquela que discrimina km x tempo x serviço a ser executado?
Obrigado

Ltobias
07-06-2021, 09:40
Renato,

Este SW é o último que deverá ser disponibilizado, está atualizado até setembro de 2016.
A partir desta data, a BMW disponibiliza somente on-line para os CC, daí que não teremos mais como acessar dados para as motos a partir desta data.

Foi enviado para teu email... depois confirme se recebeu e conseguiu fazer o download. É bastante demorado, são alguns Gigas...

Bom dia!

Encontrei a 43ª versão, de Setembro de 2017.

Segue o link:

http://www.mediafire.com/file/l9whscphdk87p6z/BMW_RSD_09.2017.iso/file

Gnegraes
07-06-2021, 11:50
Bom dia!

Encontrei a 43ª versão, de Setembro de 2017.

Segue o link:

http://www.mediafire.com/file/l9whscphdk87p6z/BMW_RSD_09.2017.iso/file

Fiz o Download e o arquivo está corrompido.... não permite a descompactação.

Boscops
23-09-2023, 11:43
Olá Pessoal,
boa tarde!
Meu nome é Ciro, sou novo aqui no forum.
Recentemente fiz um "upgrade" da minha F800R pra uma K1300R Premium.

Moto simplesmente fantástica! Obra prima da engenharia alemã pra não dizer da humanidade. :)
Com todo respeito que tenho pelas japonesas, mas para o mundo! Essa moto é uma coisa de louco!

Infelizmente não deu pra pegar um zero. Peguei uma com 48000km mas em excelente estado!
No entanto, como está se aproximando dos 50K, levei a uma concessionária pra fazer um orçamento de revisao.
Aí já viu né... BMW.... resumo, 5400 tupiniquins (R$).

Como eu sou um entusiasta em motos e eu mesmo já fazia a manutenção da minha F800R e de uma XJ6 que eu tive, resolvi que eu mesmo vou fazer o trabalho.

Tanto a minha F800R quanto a XJ6, eu mesmo ajustava a tensão da transmissão, troquei as transmissões quando necessário (comprei as duas 0km e vendi com mais de 70K), trocava velas, liquido de arrefecimento, fluido de freios, trocava óleo..... enfim, todos esses cuidados básicos pra ter a moto sempre 100%.

Em termos de ferramentas tenho td que preciso, até mesmo uma plataforma pneumática pra elevar a motoca.

Porém....
Nunca mexi numa moto com cardã.

Pesquisei na internet e vi que existe um manual de reparos da BMW que indica até o torque com o qual os parafusos devem ser apertados.

Alguém no fórum teria esse manual?


Os serviços que pretendo realizar na motoca são:

1. Troca de óleo de motor e filtro
2. Troca do líquido de arrefecimento
3. Troca das velas
4. Substituição do filtro de AR
5. Limpeza da transmissão final e substituição do óleo
6. Verificação das pstilhas de freio e troca se necessário
7. Trocar õleo de cämbio


Se tudo correr bem, mando as fotos pra vcs verem.

Abraco,
Ciro.

Fala Ciro!
Aqui Boscops de Brasilia
Cara comprei uma bmw k 1300 s agora
ela está balançando a frente em baixa.
E o guiar em baixa é pesado mesmo...
em alta não ela vira uma princesa. Leve e solta...quer voar

Eu fico pensando em algum problema de suspensão dianteira.
Fala aí...

Gnegraes
23-09-2023, 15:39
Seja bem-vindo ao grupo Paulo!

O torque correto de aperto de um parafuso / prisioneiro depende de 3 fatores: diâmetro da rosca, passo da rosca e material do parafuso.
Caso não conheça a nomenclatura de parafusos, o exemplo M10 x 1,5 x 8.8 indica rosca métrica diâmetro 10mm, passo da rosca 1,5mm e 8.8 é a classe de material do parafuso.
A tabela da BMW espelha o que várias outra tabelas indicam.
Há um fator que não pode ser tabelado e que é o coeficiente de atrito da superfícies roscadas: metal novo, metal oxidado, metal lubrificado.
Por esta razão existem algumas diferenças entre elas.

>>> todo parafuso, não importa o uso, deve ser apertado no seu torque máximo padrão. Não existe parafuso "meio apertado" ou "de leve"....

Se não tem um torquimetro, trate de comprar um e na faixa de trabalho adequado aos torques que vai aplicar. Sem ele é melhor não desmontar nada.

A tabela abaixo é para a R1200GS LC, mas acredito que sirva para você se divertir. Se não for mexer no virabrequim e nos prisioneiros - tem torques específicos e mais reaperto angular - deve te ajudar.

11654