PDA

Ver Versão Completa : Filtro de combustível



Gnegraes
10-04-2019, 12:17
All,

No site alemão de BMWs do qual faço parte há pouco tempo, consegui a informação que há muito tempo me intrigava: Filtro de Combustível.
Ele existe sim, mas não está visível e também não é possível trocá-lo. A informação da Alemanha é que ele é life-time, mas nossos colegas de lá são sarcásticos ... yes, it's life-time, but the life is too short....

Na foto abaixo vocês vêem um bomba fora do tanque:

10175

O filtro se localiza dentro da cabeça da bomba, a parte preta da peça. Após passar pelo filtro preenchem o reservatório branco de combustível que está abaixo. Do fundo dele sai a mangueira espiralada que se conecta com a sucção da bomba de pressurização de combustível.

Na foto abaixo vai a foto dessa bomba desmontada: o filtro parece ser confeccionado em lã de rocha, com inúmeras dobras de forma circular para aumentar a área de passagem da gasolina. A gasolina entra pelo lado externo , passa pelo filtro e entra no tubo central:

10176


Muitos já devem ter tido problemas de falta de combustível no motor, parecendo ser um defeito da bomba, mas se este filtro comatar (entupir), não haverá gasolina nos bicos injetores.

Mas há uma boa notícia: é possível limpar este filtro sem retirá-lo da carcaça da bomba.
A limpeza é feita através de retro-lavagem, utilizando-se uma mistura de 75ml de solvente para limpeza de bico injetor, dissolvido em 500ml de gasolina premium.
Primeiro se deixa a bomba completa imersa nessa solução por uns 15 minutos, para amolecer a sujeira.
Depois com o auxílio de uma seringa grande, se faz a retro-lavagem do filtro, repetindo 3 vezes a operação.
O sentido de injeção da mistura é o oposto do fluxo normal da gasolina. A cada retro-lavagem usar uma nova mistura de solvente e gasolina.

Aqui vai um pequeno filme mostrando toda a operação: https://www.youtube.com/watch?v=v7w6d6YrWv0

Acho que deveríamos fazer a limpeza a cada 50k. Não vale a pena esperar comatar o filtro.....

Acredito que esta operação de limpeza possa ser feita em vários modelos de motores, onde não existe filtro de combustível de linha e descartável.

Gosto muito da idéia deste filtro da Guglatec. Monta-se no bocal do tanque e a gasolina é filtrada assim que abastecemos. Tem a grande vantagem que podemos inspecionar e trocar caso esteja muito sujo.

https://guglatech.it/en/

cerqueira
10-04-2019, 12:36
Valeu Guilherme!!

Procedimento até que simples para uma boa oficina oferecer o serviço.

Abçs
Luiz

Gnegraes
10-04-2019, 12:37
Valeu Guilherme!!

Procedimento até que simples para uma boa oficina oferecer o serviço.

Abçs
Luiz

Cerqueira,

Já mostrei todo o procedimento para o Beto e o Ricardo da BM aqui em São Paulo.

zz2kbw
10-04-2019, 15:22
All,

No site alemão de BMWs do qual faço parte há pouco tempo, consegui a informação que há muito tempo me intrigava: Filtro de Combustível.
Ele existe sim, mas não está visível e também não é possível trocá-lo. A informação da Alemanha é que ele é life-time, mas nossos colegas de lá são sarcásticos ... yes, it's life-time, but the life is too short....

Na foto abaixo vocês vêem um bomba fora do tanque:

10175

O filtro se localiza dentro da cabeça da bomba, a parte preta da peça. Após passar pelo filtro preenchem o reservatório branco de combustível que está abaixo. Do fundo dele sai a mangueira espiralada que se conecta com a sucção da bomba de pressurização de combustível.

Na foto abaixo vai a foto dessa bomba desmontada: o filtro parece ser confeccionado em lã de rocha, com inúmeras dobras de forma circular para aumentar a área de passagem da gasolina. A gasolina entra pelo lado externo , passa pelo filtro e entra no tubo central:

10176


Muitos já devem ter tido problemas de falta de combustível no motor, parecendo ser um defeito da bomba, mas se este filtro comatar (entupir), não haverá gasolina nos bicos injetores.

Mas há uma boa notícia: é possível limpar este filtro sem retirá-lo da carcaça da bomba.
A limpeza é feita através de retro-lavagem, utilizando-se uma mistura de 75ml de solvente para limpeza de bico injetor, dissolvido em 500ml de gasolina premium.
Primeiro se deixa a bomba completa imersa nessa solução por uns 15 minutos, para amolecer a sujeira.
Depois com o auxílio de uma seringa grande, se faz a retro-lavagem do filtro, repetindo 3 vezes a operação.
O sentido de injeção da mistura é o oposto do fluxo normal da gasolina. A cada retro-lavagem usar uma nova mistura de solvente e gasolina.

Aqui vai um pequeno filme mostrando toda a operação: https://www.youtube.com/watch?v=v7w6d6YrWv0

Acho que deveríamos fazer a limpeza a cada 50k. Não vale a pena esperar comatar o filtro.....

Acredito que esta operação de limpeza possa ser feita em vários modelos de motores, onde não existe filtro de combustível de linha e descartável.

Gosto muito da idéia deste filtro da Guglatec. Monta-se no bocal do tanque e a gasolina é filtrada assim que abastecemos. Tem a grande vantagem que podemos inspecionar e trocar caso esteja muito sujo.

https://guglatech.it/en/Todas as motos e carros que usar sistema de injeção eletrônica, tem Ester filtro chama-se pré filtro


Enviado de meu Moto G (5) Plus usando o Tapatalk

Gnegraes
10-04-2019, 16:55
Todas as motos e carros que usar sistema de injeção eletrônica, tem Ester filtro chama-se pré filtro


Enviado de meu Moto G (5) Plus usando o Tapatalk

Sim, mas a BMW só tem pré-filtro... e de que adianta algo que não se pode trocar? Se entupir, joga a bomba fora???
Nos USA custa a bagatela de US$ 460 (na Max BMW), aqui deve custar uns R$4.500,00.
Prefiro limpar e fazer a retro-lavagem...
É como os alemães me falaram: o sistema é life-time, só que a life é muito curta...
Outros modelos de BMW possuem filtros acessíveis e troca rápida.

zz2kbw
10-04-2019, 17:10
Sim, mas a BMW só tem pré-filtro... e de que adianta algo que não se pode trocar? Se entupir, joga a bomba fora???
É como os alemães me falaram: o sistema é life-time, só que a life é muito curta...Não amigo toda sujeira do tanque passa pelo pre filtro da bomba então não adianta vc colocar filtro se tiver de itupir vai acontecer do mesmo jeito.

Enviado de meu Moto G (5) Plus usando o Tapatalk

Gnegraes
10-04-2019, 17:55
Não amigo toda sujeira do tanque passa pelo pre filtro da bomba então não adianta vc colocar filtro se tiver de itupir vai acontecer do mesmo jeito.

Enviado de meu Moto G (5) Plus usando o Tapatalk

O correto é a gasolina passar primeiro pelo filtro descartável e depois entrar no corpo do reservatório que alimenta a sucção da bomba.
De outra forma para que serve o filtro descartável???
O papel de um filtro de linha descartável é trocá-lo a cada X km rodados, muito antes que ele comate (entupa) e impeça da gasolina fluir pelo sistema

zz2kbw
10-04-2019, 21:31
O correto é a gasolina passar primeiro pelo filtro descartável e depois entrar no corpo do reservatório que alimenta a sucção da bomba.
De outra forma para que serve o filtro descartável???
O papel de um filtro de linha descartável é trocá-lo a cada X km rodados, muito antes que ele comate (entupa) e impeça da gasolina fluir pelo sistemaAmigo o filtro externo o papel dele e da uma garantia maior de não emtupi os bicos ok como no caso do filtro da bomba ele já estar na entrada da sucsao da bomba protegendo a bomba e os bicos também os engenheiros eles já prever isso ok não tem como colocar filtro antes só no sistema carborado blz....

Enviado de meu Moto G (5) Plus usando o Tapatalk

Gnegraes
12-04-2019, 09:18
Amigo o filtro externo o papel dele e da uma garantia maior de não emtupi os bicos ok como no caso do filtro da bomba ele já estar na entrada da sucsao da bomba protegendo a bomba e os bicos também os engenheiros eles já prever isso ok não tem como colocar filtro antes só no sistema carborado blz....

Enviado de meu Moto G (5) Plus usando o Tapatalk

Ednaldo,

Todos sabemos que não dá para colocar um filtro descartável. Estamos aqui CRITICANDO a BMW por ter retirado este filtro há algum tempo.
Se HOUVESSE um filtro descartável, não haveria risco de entupimento.
Como não é possível trocar este filtro, existe este método de retro-lavagem do filtro fixo. Evita ter de eventualmente trocar o conjunto todo.
Cada um entende como quiser...

sal silva
12-04-2019, 10:28
Pois é,a falta desse filtro de combustivel descartável é a alegria dos mecânicos e a tristeza de viajantes.Já vi alguns casos de motos paradas em viagens com a bomba queimada.
Pergunto,como pode uma moto aventureira que vende sua imagem com viagens a Africa nao ter um filtro descartável?

cerqueira
12-04-2019, 14:15
Cerqueira,

Já mostrei todo o procedimento para o Beto e o Ricardo da BM aqui em São Paulo.

Legal Guilherme!!

Vou mostrar teu link pra o Valdemir, de Rio Claro...baita mecânico também.

Na tua opinião, algum sinal no funcionamento do motor antes do entupimento total??

Imagino que haja um período de vazão não suficiente de combustível para um funcionamento regular.

Abçs
Luiz

Gnegraes
12-04-2019, 18:33
Legal Guilherme!!

Vou mostrar teu link pra o Valdemir, de Rio Claro...baita mecânico também.

Na tua opinião, algum sinal no funcionamento do motor antes do entupimento total??

Imagino que haja um período de vazão não suficiente de combustível para um funcionamento regular.

Abçs
Luiz

Acho que deveria começar a falhar ou não acelerar como devia, por fala de combustível.