PDA

Ver Versão Completa : Achei esse video sobre o cardã legal.



sal silva
10-04-2019, 23:28
http://www.youtube.com/watch?v=CqRsv-tAVyo

Antonio Bo
11-04-2019, 00:04
O Cara mandou bem, foi muito claro e embasou muito bem. Com certeza as quebras e danos ao eixo cardan das GS 1200 de 2013 pra cá estão explicados. Acho que a turma que tem as GS deve entrar com ações coletivas, pedindo Recall e uma solução definitiva para a entrada de água nos cardans de BMW R1200GS.

Enviado de meu Mi MIX 2 usando o Tapatalk

Gnegraes
12-04-2019, 12:19
Sal,

Como você sabe, estou linkado a um site alemão, que possui a maior competência técnica que já ví. Vários são da industria automotiva, o nível de discussão é muito alto.
Só de verbetes com tópicos de descritivos técnicos para consulta tem mais de 500, sobre tudo que vocês possam imaginar, fora o Forum deles, com cerca de 4.000 sócios.
Nos tópicos sobre cardã achei só análises de quebra por tempo de uso, p/ex um que ocorreu na gaxeta interna do prolongador do eixo rígido para proteger o estritado e a falha foi depois de 280.000 km...

Lancei uma consulta para eles sobre histórico na Alemanha com esse problema de água dentro da manga do eixo. Ainda ninguém se manifestou.

Vou aguardar este fim de semana, se não vier nada de Alemanha, vou postar algumas conclusões minhas.

Gnegraes
12-04-2019, 12:25
O Cara mandou bem, foi muito claro e embasou muito bem. Com certeza as quebras e danos ao eixo cardan das GS 1200 de 2013 pra cá estão explicados. Acho que a turma que tem as GS deve entrar com ações coletivas, pedindo Recall e uma solução definitiva para a entrada de água nos cardans de BMW R1200GS.

Enviado de meu Mi MIX 2 usando o Tapatalk

Está bem montado o vídeo.

Como meu comentário, ele usou algumas imagens erradas e que não são das GS.
Por exemplo, quando ele explica que nas extremidades do eixo há juntas cardã, ele mostra do lado do câmbio um par de engrenagens cônicas que não existem.
Está errado, este desenho não é da GS, pois os eixos das GS desde o motor, passando pelo câmbio e indo aos cardãs são alinhados axialmente. Só temos par cônico no diferencial da roda traseira.

Antonio Bo
12-04-2019, 13:17
Sobre o comentário do Gngraes beleza ele errou no desenho. Sim mas ele não é mecânico temos nós como proprietários e consumidores de alertar e fazer um estardalhaço pra uma situação que a BMW Brasil fecha os olhos. Parece pelo que disseram que o problema é aqui no Brasil, pelas condições de chuva e umidade. Então como a BMW tem uma proposta mundial ela precisa enxergar que a sua GS 1200 não é perfeita, tem um vídeo de um cara de Manaus que fala que o cardan explodiu com 23.000 km moto 2014, e a BMW simplesmente passa um orçamento de 14.000 pra troca do cardan e das peças. Gente aqui no Brasil é uma moto zero de 90 paus, as Premium. São 23 mil dólares ou 18 mil euros. Tem de reclamar sim, vários vídeos e postagens mostram que a causa é uma coifa que resseca, racha e penetra água que desgasta o cardan, as cruzetas e ferra a lubrificação e a graxa.
Temos de pedir uma coifa decente, a BMW que vende cerca de 1.500 unidades da GS 1200 por ano aqui precisa acordar e dizer olha estamos revendo a peça e estaremos fazendo uma revisão sem custo a cada 15 mil km no cardã, com troca de coifa, e instalando um dreno no monobraço (furo que vários mecânicos fizeram) que permite o escoamento da água e impede o desgaste do cardã.
É o mínimo do razoável.
E além disso tem a bomba d'água das GS 800 QUE ATÉ HOJE A BMW NAO RESOLVEU.

Enviado de meu Mi MIX 2 usando o Tapatalk

Possenti
13-04-2019, 16:03
Olá Pessoal...Tenho me contido em comentar esses problemas via fóruns, pois sempre terá alguém que entenderá que pode ser de caráter comercial, mas não é.

O problema que as R1200GS tem sofrido na questão CARDÃ, tanto nas K25 (2005 a 2013) como nas K50/51(2013 até agora) tem uma simples solução (seguir estes procedimentos):

1- Inspeção e Revisão periódica a cada 10 mil km do eixo cardã lubrificando as estrias de contato (luvas e espigas);
2- Uso da graxa NBU30PTM para lubrificar a coifa (única que resiste a água. Nenhuma outra proporciona, pois ela foi desenvolvida exclusivamente pela Klubber para este propósito: graxa vedante OUTDOOR);
3- fazer um furo no braço oscilante para drenagem automática da água (caso ela entre).

Com isso, a solução se apresenta.

Não cabe aqui falarmos se a BMW é responsável ou não (para mim bastava inserir no manual de serviço). Mas o DONO é o único que vai arder com $ ou com sua vida.

Então, chega de ladainhas e bora revisar suas máquinas. Se você não quer gastar com isso, venda-a ou compre uma moto a corrente. Simples assim.

Forte abraço a todos

Gnegraes
13-04-2019, 16:39
Olá Pessoal...Tenho me contido em comentar esses problemas via fóruns, pois sempre terá alguém que entenderá que pode ser de caráter comercial, mas não é.

O problema que as R1200GS tem sofrido na questão CARDÃ, tanto nas K25 (2005 a 2013) como nas K50/51(2013 até agora) tem uma simples solução (seguir estes procedimentos):

1- Inspeção e Revisão periódica a cada 10 mil km do eixo cardã lubrificando as estrias de contato (luvas e espigas);
2- Uso da graxa NBU30PTM para lubrificar a coifa (única que resiste a água. Nenhuma outra proporciona, pois ela foi desenvolvida exclusivamente pela Klubber para este propósito: graxa vedante OUTDOOR);
3- fazer um furo no braço oscilante para drenagem automática da água (caso ela entre).

Com isso, a solução se apresenta.

Não cabe aqui falarmos se a BMW é responsável ou não (para mim bastava inserir no manual de serviço). Mas o DONO é o único que vai arder com $ ou com sua vida.

Então, chega de ladainhas e bora revisar suas máquinas. Se você não quer gastar com isso, venda-a ou compre uma moto a corrente. Simples assim.

Forte abraço a todos

Possenti,

Só não concordo em furar a manga do eixo cardã, ou balança mono-braço se preferirem. Onde sai água, entra água também...
Se as coifas estiverem em ordem e lubrificadas, não haverá problemas.

O brasileiro em geral é um pouco relapso quando se trata de manutenção. Poucos são os que leem o Manual de Proprietário inteirinho de qualquer coisa que compraram, desde aspirador de pó a automóvel. Eu vejo aqui muitas questões que são muito simples, estão lá no Manual que ninguém nunca leu inteiro.

O mesmo com vistoria visual rotineira do veículo, poucos o fazem.

Existe um outro problema que são os "mecânicos de confiança". Verifique se o teu “mecânico de confiança” tem:
- ferramentas especiais BMW para determinadas desmontagens e desmontagens, sem elas usar martelo, talhadeira e marreta não são os mais indicados.
- documentação técnica como por exemplo o RSD – Repair Service Data (Reparo, Serviço e Dados). Sem essa documentação, o teu “mecânico de confiança” pode até desmontar e com sorte não quebrar nada, mas jamais montará do modo tecnicamente correto.
- experiência com motos BMW é bastante desejável.

Gnegraes
13-04-2019, 16:47
Vejam esse vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=VSQGoptoWVk

Apenas para complementar, a coifa dianteira custa US$ 90 e a traseira US$ 83, na Max BMW, cujos preços são muito semelhantes aos da Alemanha, já verifiquei.
Qualquer coisa que se importe, custa em média o dobro para colocar no estoque da tua empresa.
Isso vale para os conc$$ionários também. Os R$600 alegados pelo mecânico como "roubo", não é roubo.
Roubo é a cadeia de impostos para importar qualquer coisa nesta terra.

Complementando o que o Possenti escreveu:
- quantas GS tiveram problemas com o cardã?
- quantas tiveram problemas com as coifas intactas?
- quantas foram as que estavam com a(s) coifa(s) rompida(s)?

Possenti
14-04-2019, 10:03
Ok Entendo...

Mas o furo irá permitir a saida automática da água. Na minha moto, uma GSA 2015 fiz agora em janeiro de 2019 16 mil km passando pela carreteira austral e etc. Nenhum vestígio de entrada de água por conta da chuva.
Portanto, caso o usuário seja daqueles que gosta de atravessar algum córrego, aí ele pode inserir um parafuso para fechar o furo e só drenar eventualmente.

As coifas até 2016 não tinham um reforço metálico interno e com o passar do tempo atritavam n cardã, pois ele passa muito perto. com isso, furavam com muita facilidade. Outro dano a coifa é quando efetuam manutenção nela com graxa NÃO apropriada, por exemplo de sabão de lítio ou similares. Ela é atacada pela composição química e logo perde a função, que é atuar em conjunto com a NBU30PTM na vedação.

Quanto ao manual de serviço, seja os da HAYNES ou o próprio RSD, nenhum deles tem lá no PLANO DE MANUTENÇÃO a inspeção periódica do sistema. Apenas possuem o passo a passo de como fazer a desmontagem e montagem. Na minha opinião, ESSA É A FALHA GRAVÍSSIMA DA BMW.

Forte abraço a todos

Possenti
14-04-2019, 10:10
Vejam esse vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=VSQGoptoWVk

Apenas para complementar, a coifa dianteira custa US$ 90 e a traseira US$ 83, na Max BMW, cujos preços são muito semelhantes aos da Alemanha, já verifiquei.
Qualquer coisa que se importe, custa em média o dobro para colocar no estoque da tua empresa.
Isso vale para os conc$$ionários também. Os R$600 alegados pelo mecânico como "roubo", não é roubo.
Roubo é a cadeia de impostos para importar qualquer coisa nesta terra.

Complementando o que o Possenti escreveu:
- quantas GS tiveram problemas com o cardã?
- quantas tiveram problemas com as coifas intactas?
- quantas foram as que estavam com a(s) coifa(s) rompida(s)?

A manutenção preventiva e periódica é tudo...Porém, o FS não está usando a graxa correta para a coifa e isso não proporciona a vedação logo após uns meses ou uma chuva e até mesmo, uma lavagem da moto.

Porém, é melhor do que nada... A graxa correta é a NBU30PTM e não tem substituta a altura...

Gnegraes
14-04-2019, 11:09
A manutenção preventiva e periódica é tudo...Porém, o FS não está usando a graxa correta para a coifa e isso não proporciona a vedação logo após uns meses ou uma chuva e até mesmo, uma lavagem da moto.

Porém, é melhor do que nada... A graxa correta é a NBU30PTM e não tem substituta a altura...

....... Existe um outro problema que são os "mecânicos de confiança". Verifique se o teu “mecânico de confiança” tem:
- ferramentas especiais BMW para determinadas desmontagens e desmontagens, sem elas usar martelo, talhadeira e marreta não são os mais indicados.
- documentação técnica como por exemplo o RSD – Repair Service Data (Reparo, Serviço e Dados). Sem essa documentação, o teu “mecânico de confiança” pode até desmontar e com sorte não quebrar nada, mas jamais montará do modo tecnicamente correto.
- experiência com motos BMW é bastante desejável.

Antonio Bo
14-04-2019, 12:09
Amigos seguindo a linha de raciocínio dos colegas, penso que devemos pensar algumas coisas.
1) "quantas motos tiveram problemas com o cardan?"
Afirmo que muitas, porém principalmente aquelas que foram usadas para aquilo que a própria BMW divulga, AVENTURA, GRANDES VIAGENS, o marketing da BMW e de todas as marcas para as Big Trails são as grandes viagens, paisagens extremas. Que como sabem nem 10% dos proprietários fazem. Porém muitos viajam dentro e fora do país pelo menos uma vez na vida. Mas a BMW prega pra todos que é uma moto feita pra grandes viagens, omite em seus manuais a recomendação de manutenção periódica com 10 mil km. E para refletirmos o dano no cardan em viagens longas com chuva e poeira pode levar a morte ou graves lesões ao motociclista. Por fim a que se comparar a incidência desse tipo de problemas em motos similares Triumph ou Yamaha Super Ténéré, não há sistema infalível, mas a proposta do ser humano é evoluir. E se as concorrentes não tem uma incidência de problemas em que pese as vendas menores é sempre bom olhar as soluções e sucessos alheios.
2) A qualidade da peça na Europa, Ásia e EUA é a mesma?? Há relatos destes problemas por motociclistas que usam a moto em viagens de Aventura em outros países e continentes? O furo do cardan é usado em outros países ou a BMW não recomenda??
3) Ainda há que se pensar: se muitos motociclistas de fim de semana, ou que tem a moto para uso em pequenas viagens tem esse problema ou qual a quantidade de motos de uso urbano ou de baixa km tem ou não esse problema??
4) Penso que o local para a discussão e busca de soluções é aqui. Pois gostamos de moto e os fóruns são o local indicado para busca de soluções e aprendizado. Eu mesmo resolvi problemas de módulo de ABS com sugestões e dicas do fórum. Então não vamos desprezar ou minimizar o problema, pensemos em ajudar aquele colega que suou e esforçou em ter a sua moto pois sempre sonhou em ter Big Trail e depois de comprar uma usada se vê diante de um orçamento de 13 ou 15 mil pra troca de um cardan de uma moto que pensava ser muito resistente.
Obrigado

Grande abraço.


Enviado de meu Mi MIX 2 usando o Tapatalk

Gnegraes
15-04-2019, 14:28
E além disso tem a bomba d'água das GS 800 QUE ATÉ HOJE A BMW NÃO RESOLVEU.

Enviado de meu Mi MIX 2 usando o Tapatalk[/QUOTE]

Antonio,
Estou entendendo que você afirma que a bomba de água de arrefecimento das F800GS tem problemas e a BMW Motorrad não se manifestou sobre esse "defeito" até hoje.
No site alemão não há menção de qualquer problema com este item na Alemanha, assim como aqui neste nosso site também não.
E não há recall da BMW Motorrad para este item.

FD10
16-05-2019, 18:10
Olá pessoal, sou novo aqui no fórum e gostaria de compartilhar um problema que tive com minha moto e estou aberto a sugestão;
Troquei minha 650 GS por uma R 1200 gs 2014 com 19.000Km... andei menos de 1.000km e quebrou o eixo cardãn (gastou o encanelado com apenas 19.000km) Todas as revisões feitas na CC Top Car de Florianópolis MAS NÃO ESTà MAIS NA GARANTIA. Levei para Top Car e o orçamento foi R$ 28.144,00 (troca do cardãn e diferencial completo) mandamos uma solicitação de cortesia das peças pela BMW e ganhei 58% do valor. Ainda não acho viável pagar R$ 11.820,48 + 500,00 de serviço por um cardãn de uma moto que vale na casa dos 45 mil.
Lembrando que o encanelado do pião do diferencial não gastou mas a Top Car me falou que nunca troca somente o cardãn. O que fazer.....?

Rromagnani
16-05-2019, 19:14
Olá pessoal, sou novo aqui no fórum e gostaria de compartilhar um problema que tive com minha moto e estou aberto a sugestão;
Troquei minha 650 GS por uma R 1200 gs 2014 com 19.000Km... andei menos de 1.000km e quebrou o eixo cardãn (gastou o encanelado com apenas 19.000km) Todas as revisões feitas na CC Top Car de Florianópolis MAS NÃO ESTà MAIS NA GARANTIA. Levei para Top Car e o orçamento foi R$ 28.144,00 (troca do cardãn e diferencial completo) mandamos uma solicitação de cortesia das peças pela BMW e ganhei 58% do valor. Ainda não acho viável pagar R$ 11.820,48 + 500,00 de serviço por um cardãn de uma moto que vale na casa dos 45 mil.
Lembrando que o encanelado do pião do diferencial não gastou mas a Top Car me falou que nunca troca somente o cardãn. O que fazer.....?

Antes de mais nada bem vindo por aqui!

Lamento pelo ocorrido com sua moto, mas o problema de cardã está exatamente em fazer todas as revisões na rede autorizada... explico... a BMW determina que os concessionários não abram o cardã para lubrificação e verificação, ocorrendo esses problemas como o vivido por vc. Infelizmente “fazer todas as revisões nas CCS” não é garantia de nada, somente de que o cardã nunca foi revisado!

Felizmente a solução pode não ser tão difícil assim...

Nosso amigo Pio, que tem uma oficina na cidade de Monte Alto (SP), substitui o eixo cardã por outro retificado a um custo de aproximadamente R$ 2.500,00. Pode ser uma boa saída!

Ligue para o Piu e veja o que diz... (16) 99727-6804

Depois conta por aqui o resultado!

Boa sorte!


Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro

cerqueira
16-05-2019, 19:29
Fábio,

outra opção pertinho de você é o Possenti (é do inteior do Paraná), amigo daqui do Fórum.

Liga pra ele...46 9911 7017...resove isso rapidinho.

Abçs
Luiz

Rromagnani
16-05-2019, 19:43
Fábio,

outra opção pertinho de você é o Possenti (é do inteior do Paraná), amigo daqui do Fórum.

Liga pra ele...46 9911 7017...resove isso rapidinho.

Abçs
Luiz

Acho que o Possenti é quem faz os reparos tb para o Piu!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

cerqueira
17-05-2019, 08:35
Isso aí Beto!!
Pra nós de SP levamos a moto no Piu e ele se vira!!

Mas o Fábio já tá pelo Sul...mais fácil uma ligação direta.

O Possenti tem cardã a base de troca...se levar a moto lá num guincho volta rodando!!

Abçs
Luiz

Tuco10
24-05-2019, 14:30
Fazer o furo no braço é a unica coisa que nao deve ser feita !!!! risco grave de segurança !!!!! o furo pode fragilizar a peça, gerando trincas e futura quebra, esse braço é uma peça estrutural !!!!

Gnegraes
24-05-2019, 16:34
Fazer o furo no braço é a unica coisa que nao deve ser feita !!!! risco grave de segurança !!!!! o furo pode fragilizar a peça, gerando trincas e futura quebra, esse braço é uma peça estrutural !!!!

Concordo !!!
E além disso por onde se pensa sair água, entra água também.
Mantenha tuas coifas em ordem e lubrificadas com a graxa correta e não terá problemas.

Reiner
24-05-2019, 19:13
Um pitaco nesta troca de informações.
Um grande causador de problemas no cardan, pode ser uma simples lavada no amigo da esquina. Geralmente utilizam uma bomba de alta pressão e um veneno chamado solupam. Eles diluem numa proporção que aparentemente não atacam a pintura. Mas o simples vapor do produto podem entrar pelas coifas e detonar o eixo e suas articulações...
Observem que no velho mundo, moto limpinha somente nas exposições. No dia a dia um pouco de água fria para tirar o sal e pouco detergente para não tirar a lubrificação....
Ademais, desmontar cardan a cada 10kkm acho um absurdo. Seria a mesma coisa de desmontar as homocineticas do carro a cada 10kkm. O normal seria a cada 10 anos ou 60kkm pelo menos....isto em uso normal....e viajar 10kkm em 20 dias é uso normal....

Tenho dito.

Sds


Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

MarcioT
26-05-2019, 19:39
Fazer o furo no braço é a unica coisa que nao deve ser feita !!!! risco grave de segurança !!!!! o furo pode fragilizar a peça, gerando trincas e futura quebra, esse braço é uma peça estrutural !!!!

Isso mesmo, pode haver propagação de trincas. Embora o furo não provoque concentração de tensões importantes.


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Luciano5.0
29-05-2019, 17:07
comprei minha gs 0km e a primeira pergunta foi com relação ao cardam : resposta do consultor na hora da entrega foi: o cardam tem baixa manutenção só precisando ser verificada nas manutenções periodicas das revisões segundo plano da bmw e que a garantia cobre todos os custos referente ao cardam desde que todas as revisões estejam em dia . Na duvida gravei um video dele falando , sabe se lá !!!!!! Minha gs 10/10 vendi com 100.000km cardam perfeito.

Gnegraes
29-05-2019, 17:34
comprei minha gs 0km e a primeira pergunta foi com relação ao cardam : resposta do consultor na hora da entrega foi: o cardam tem baixa manutenção só precisando ser verificada nas manutenções periodicas das revisões segundo plano da bmw e que a garantia cobre todos os custos referente ao cardam desde que todas as revisões estejam em dia . Na duvida gravei um video dele falando , sabe se lá !!!!!! Minha gs 10/10 vendi com 100.000km cardam perfeito.

Perfeito.
Cuide das coifas e sempre use a graxa recomendada para elas pela BMW, mantém a estanqueidade da estrutura monobraço e impede a entrada de sujeira e água.

rfloripa
05-06-2019, 21:32
Perfeito.
Cuide das coifas e sempre use a graxa recomendada para elas pela BMW, mantém a estanqueidade da estrutura monobraço e impede a entrada de sujeira e água.

É isso ai. Muito importante estarmos sempre inspecionando sempre toda a motoca.

gervasio
14-03-2020, 11:36
Sai de uma GS800 e comprei uma GS 1200 (meu sonho) ano2015 PREMIUM COM 35.000KM. fazendo uma pequena viagem de fim de semana de repente a roda traseira travou feio... quase aconteceu uma tragédia. o CARDAN QUEBROU.
Um alerta pra todos os proprietários de GS1200. Faça manutenção regular do cardan....
reboquei a moto pra Brasilia. levei no Ulisses NINJA MOTOS no Sudoeste. graças a Deus ele fez uma adaptação de uma junta universal nova e mais resistente. ficou zerado. ficou um trauma e ainda tô pegando confiança devagarinho.
alerta..... quem tem gs1200, faça manutenção do cambio regularmente. já vi inúmeros relatos de problemas de cardan.

Sisti
29-05-2022, 08:55
Para quem não concorda em fazer o furo no braço do cardã (ou sei lá como se chama isso tecnicamente) para sair a água:
As motos GS 1250 ano 2022 modelo 2022 já vem com esse furo e uma borrachinha com bico para tapar o furo, assim a água já sai pela ação da gravidade e também não entra sujeira. Pode acreditar, eu tenho uma e veio com essa paradinha e estou muito contente. Só fazer as manutenções a cada 10k no cardã e boa!
Para quem disse que os mecânicos estavam fazendo gambiarra e que estragaria a eficiência do material metálico por causa do furo, queimou a língua kkkk

diogomail
29-05-2022, 11:08
Para quem não concorda em fazer o furo no braço do cardã (ou sei lá como se chama isso tecnicamente) para sair a água:
As motos GS 1250 ano 2022 modelo 2022 já vem com esse furo e uma borrachinha com bico para tapar o furo, assim a água já sai pela ação da gravidade e também não entra sujeira. Pode acreditar, eu tenho uma e veio com essa paradinha e estou muito contente. Só fazer as manutenções a cada 10k no cardã e boa!
Para quem disse que os mecânicos estavam fazendo gambiarra e que estragaria a eficiência do material metálico por causa do furo, queimou a língua kkkkEu já pensava em fazer o furo na balança e desde que um amigo comprou uma 2022 e comentou comigo que já vinha com o bendito furo fiquei mais tranquilo em fazer a cirurgia na motoca.

Diogo Emanuel Maia [emoji1054]

Rromagnani
29-05-2022, 13:13
Para quem não concorda em fazer o furo no braço do cardã (ou sei lá como se chama isso tecnicamente) para sair a água:
As motos GS 1250 ano 2022 modelo 2022 já vem com esse furo e uma borrachinha com bico para tapar o furo, assim a água já sai pela ação da gravidade e também não entra sujeira. Pode acreditar, eu tenho uma e veio com essa paradinha e estou muito contente. Só fazer as manutenções a cada 10k no cardã e boa!
Para quem disse que os mecânicos estavam fazendo gambiarra e que estragaria a eficiência do material metálico por causa do furo, queimou a língua kkkk

Faz muito tempo que faço a manutenção no carda cada 10k kms, mesmo na moto atual que ainda está na garantia.

Sou da opinião que se o furo veio de fábrica, ok, mas sinceramente não faria na minha…. Isso é como teto solar no carro…. Se veio sem, melhor não cortar o teto… kkkkkkk


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

EvertonM
29-05-2022, 13:40
Concordo com o Roberto.
Se não tem, melhor não fazer - até porque podem alegar perda da garantia, já que a moto não tinha esse furo, apesar das novas virem com ele.
Quanto a fazer a manutenção durante a garantia, a CC de Goiânia disse que não tem problema nenhum. Já a CC de Brasília disse que perde a garantia (mas se vc quiser fazer o serviço trocando a coifa, algo em torno de R$ 2500,00, eles fazem - baita contradição !).
Minha moto está com 8.500 kms, então dá para esperar mais um tantinho.

Rromagnani
29-05-2022, 14:36
Concordo com o Roberto.
Se não tem, melhor não fazer - até porque podem alegar perda da garantia, já que a moto não tinha esse furo, apesar das novas virem com ele.
Quanto a fazer a manutenção durante a garantia, a CC de Goiânia disse que não tem problema nenhum. Já a CC de Brasília disse que perde a garantia (mas se vc quiser fazer o serviço trocando a coifa, algo em torno de R$ 2500,00, eles fazem - baita contradição !).
Minha moto está com 8.500 kms, então dá para esperar mais um tantinho.

A minha abri com 20k…. Estava completamente seco, sem graxa nenhuma…. Melhor não demorar muito!


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Reiner
29-05-2022, 16:59
Para quem não concorda em fazer o furo no braço do cardã (ou sei lá como se chama isso tecnicamente) para sair a água:
As motos GS 1250 ano 2022 modelo 2022 já vem com esse furo e uma borrachinha com bico para tapar o furo, assim a água já sai pela ação da gravidade e também não entra sujeira. Pode acreditar, eu tenho uma e veio com essa paradinha e estou muito contente. Só fazer as manutenções a cada 10k no cardã e boa!
Para quem disse que os mecânicos estavam fazendo gambiarra e que estragaria a eficiência do material metálico por causa do furo, queimou a língua kkkkSisti, por favor, poderia fotografar a saída de água instalada nas novas GS' s e postar no fórum?

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Gnegraes
29-05-2022, 18:02
Concordo com o Roberto e Everton.

A BMW deve ter colocado esse furo e tampa de borracha bico de pato exatamente para a imensa maioria que não faz NENHUMA manutenção correta, não INSPECIONA rotineiramente a moto.
Assim evitam problemas e que depois dizem ser falha de projeto da fábrica....

E tem mais: a tampa de saída bico de pato deve ser apertada para liberar a saída de líquido e deve ser feito rotineiramente.
Se não apertar, o líquido vai ficar se acumulando....

Aposto que vai ter gente que vai reclamar que a saída bico de pato não funciona..... e que a BMW é uma merd@....

Sisti
29-05-2022, 18:04
11161

Rromagnani
29-05-2022, 18:45
Concordo com o Roberto e Everton.

A BMW deve ter colocado esse furo e tampa de borracha bico de pato exatamente para a imensa maioria que não faz NENHUMA manutenção correta, não INSPECIONA rotineiramente a moto.
Assim evitam problemas e que depois dizem ser falha de projeto da fábrica....

E tem mais: a tampa de saída bico de pato deve ser apertada para liberar a saída de líquido e deve ser feito rotineiramente.
Se não apertar, o líquido vai ficar se acumulando....

Aposto que vai ter gente que vai reclamar que a saída bico de pato não funciona..... e que a BMW é uma merd@....

O Piu postou um vídeo de um carda já com esse sistema desmontado…. Ele propositalmente colocou água e fez a drenagem…. 90% escorreu corretamente, mas 10% permaneceu no túnel…. Ou seja…. Abrir e lubrificar continua sendo obrigatório!


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Reiner
29-05-2022, 19:24
O Piu postou um vídeo de um carda já com esse sistema desmontado…. Ele propositalmente colocou água e fez a drenagem…. 90% escorreu corretamente, mas 10% permaneceu no túnel…. Ou seja…. Abrir e lubrificar continua sendo obrigatório!


Enviado do meu iPad usando TapatalkRoberto, Você pode nos passar o link desse vídeo?

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Rromagnani
29-05-2022, 19:29
Roberto, Você pode nos passar o link desse vídeo?

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Está no Facebook, nesse link!

https://fb.watch/djHhXNOM1e/


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Reiner
29-05-2022, 19:59
Valeu Roberto....
Vou dar um jeito de instalar o Facebook...[emoji41]

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Kinha
29-05-2022, 21:02
Está no Facebook, nesse link!

https://fb.watch/djHhXNOM1e/


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

O impactante é ver, além da própria necessidade de providenciar a manutenção fora da concessionária, uma moto 22/22 com 1.500 km. A minha é 22/21 e vou aguardar um pouco mais para abrir o cardan.

Reiner
29-05-2022, 22:38
O impactante é ver, além da própria necessidade de providenciar a manutenção fora da concessionária, uma moto 22/22 com 1.500 km. A minha é 22/21 e vou aguardar um pouco mais para abrir o cardan.Tem diversos vídeos no YT, de proprietários fazendo revisão com pouca Kmetragem e a juntas estão igualmente secas. Ou seja sem graxa. Alguns montam as coifas sem a graxa de proteção. Isto na Europa.

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

EvertonM
29-05-2022, 23:48
Que o cardã vem seco, os fatos estão demonstrando. Mas fico em dúvida se vale a pena abrir um cardã com 1500 kms. Cadum, cadum, né ? Mas...

Reiner
30-05-2022, 06:54
Que o cardã vem seco, os fatos estão demonstrando. Mas fico em dúvida se vale a pena abrir um cardã com 1500 kms. Cadum, cadum, né ? Mas...Everton, com a prática, o serviço fica tão fácil e rápido que, vale muito a pena. Pois acredito que, o Guilherme deve confirmar, o material marrom que se encontra nas estrias ao desmontar um cardam seco, uma boa parte constitui-se de material degradado da peça. Quero dizer que, qto mais se roda com o cardam seco, menos vida útil ele terá. Isso, sem contar o risco iminente de um travamento.

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Sisti
30-05-2022, 08:22
Roberto, você notou no vídeo que o braço do cardã estava abaixado né? Claro que a água ficaria mais lá pra trás como mostrado no vídeo e por isso não saiu 100%. Se estivesse na posição de rodagem, creio que o resultado seria diferente. Não vamos ser ingênuos. Mecânico sempre vai querer moto na mecânica, dele é claro. Mas nada disso nos isenta de abrir o cardã e engraxar essa piroca.

Gnegraes
30-05-2022, 09:11
Everton, com a prática, o serviço fica tão fácil e rápido que, vale muito a pena. Pois acredito que, o Guilherme deve confirmar, o material marrom que se encontra nas estrias ao desmontar um cardam seco, uma boa parte constitui-se de material degradado da peça. Quero dizer que, qto mais se roda com o cardam seco, menos vida útil ele terá. Isso, sem contar o risco iminente de um travamento.

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Na última visita que fiz no CC MacLarty Maia (ex- Caltabianao, trocou de nome...) o gerente de Pós Venda me informou que eles já haviam detectado a falta de graxa nas coifas , falha da fábrica em Manaus e que já haviam comunicado a BMW Motorrad Brasil.
Mencionei a falta de graxa com cobre (Opmoly TA da Castrol) e ele desconhecia, iria verificar e comunicar à BMW.

Reiner, o material marrom que se vê nas estrias é oxidação.
Se houvesse a graxa correta, não estaria oxidado e seria de facílima desmontagem e montagem.

O curioso é que esta graxa Optimoly TA não é específica para os eixos estriados, mas deve ser usada em vários pontos das motos, basta visitar o manual RSD. Até no chassis da moto há partes onde deve ser usada, graxa corriqueira em oficina BMW....

Gnegraes
30-05-2022, 09:13
Tem diversos vídeos no YT, de proprietários fazendo revisão com pouca Kmetragem e a juntas estão igualmente secas. Ou seja sem graxa. Alguns montam as coifas sem a graxa de proteção. Isto na Europa.

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Gente sem noção do que faz também há por lá.....

Gnegraes
30-05-2022, 09:16
O Piu tem um monte de vídeos de clientes dele, onde mostra as manutenções nos cardans e a kilometragem das motos.
Motos muito rodadas, mais de 100.000km e cardans IMPECÁVEIS.....

Tirem suas conclusões....

Kinha
30-05-2022, 11:08
O Piu tem um monte de vídeos de clientes dele, onde mostra as manutenções nos cardans e a kilometragem das motos.
Motos muito rodadas, mas de 100.000km e cardans IMPECÁVEIS.....

Tirem suas conclusões....

Guilherme, exatamente. De minha parte, não tenho dúvida quanto à necessidade de manutenção. A dúvida é "quando começar". Estou seguro que se eu, fora da concessionária, abrir o cardã para fazer a manutenção (ainda que justificada pelas circunstâncias), estarei sujeito à perda de garantia (é tudo que a concessionária quer para não realizar eventual serviço de reparação na garantia). Posso até reverter a situação judicialmente, explicando a sucessão de fatos que me levaria a essa atitude, mas...

Agora, essa pequena válvula de escoamento (acionada manualmente) não é o melhor dos mundos. Poderiam ter substituído-a pela abertura do sistema para a devida manutenção.

Gnegraes
30-05-2022, 11:30
Roberto, você notou no vídeo que o braço do cardã estava abaixado né? Claro que a água ficaria mais lá pra trás como mostrado no vídeo e por isso não saiu 100%. Se estivesse na posição de rodagem, creio que o resultado seria diferente. Não vamos ser ingênuos. Mecânico sempre vai querer moto na mecânica, dele é claro. Mas nada disso nos isenta de abrir o cardã e engraxar essa piroca.

Adriano,

Os eixos estriados só devem ser engraxados quando forem desmontados.
Raramente há necessidade de remover o eixo da saída do câmbio e da caixa de redução traseira.
A graxa dentro da união estriada macho/fêmea não sai de lá.

O importante é verificar periodicamente se as coifas estão íntegras e se montadas na sua correta posição. Isso é a garantia do sistema.
O Piu tem até um vídeo dando dicas de como inspecionar as coifas...
Coifas íntegras, bem engraxadas e corretamente montadas no seu alojamento = ZERO problemas...

O dinheiro rápido e bom em qualquer oficina é aquele de manutenção preventiva, rápido e sem complicações.
O giro do caixa é maior e a lucratividade boa.
Problemas grandes e complicados não são bons nem para o proprietário e nem para a oficina.

As boas oficinas estão sempre lotadas e você sempre estará sujeito a alguma espera, é inevitável.
O bom planejamento garante giro rápido de motos nas vagas, bom para o cliente, bom para a oficina.

Rromagnani
31-05-2022, 13:39
Roberto, você notou no vídeo que o braço do cardã estava abaixado né? Claro que a água ficaria mais lá pra trás como mostrado no vídeo e por isso não saiu 100%. Se estivesse na posição de rodagem, creio que o resultado seria diferente. Não vamos ser ingênuos. Mecânico sempre vai querer moto na mecânica, dele é claro. Mas nada disso nos isenta de abrir o cardã e engraxar essa piroca.

Sim, notei. Mas considerando que o Piu goza de boa reputação e ele ainda destacou o fato, me faz crer que seja verdade…

Acredito que melhore muito mesmo, mas tb acredito que algum resto de água fique por lá…


Enviado do meu iPad usando Tapatalk