PDA

Ver Versão Completa : GS 1150 - não liga a parte elétrica, ao girar a chave



drosda
07-05-2019, 01:17
Olá, pessoal,

A minha GS 1150 é antiguinha. 2001. Foi comprada do pai de um amigo, que bem cuidou dela durante 18 anos. Passou a ser minha na virada do ano.

De umas semanas para cá, ela não está "querendo" ligar. Algumas vezes, eu precisava girar a chave várias vezes, até dar sinal de ligada. Nunca houve problemas com a partida. Mas, meramente com ligar a parte elétrica da moto. Quando ligada, a partida funciona sem problemas.

Alguém teria alguma ideia de onde pode residir o problema?
Imaginei que poderia ser na chave em si. Mas, com as reservas, nada muda. Então, tenho desconfiado de algum problema elétrico, algum mal contato, ou algo do gênero.

Alguém já teve algo similar?
Ou então, alguém poderia indicar algum caminho, para descobrir/resolver o problema?

Iceman
07-05-2019, 07:50
Primeiramente seja bem vindo Luciano.

Pelo que você descreveu, me parece ser um problema nos contatos elétricos do miolo da chave, por isso não adianta usar a chave reserva.
Creio que uma visita a um BOM eletricista deva resolver o problema.

Reiner
07-05-2019, 08:15
Bem vindo Luciano,

O defeito está no comutador da chave.
Um bom eletricista talvez recupere os contados com uma boa limpeza ou ajustes.

Sds





Sent from my SM-T700 using Tapatalk

P.ALMEIDA
07-05-2019, 11:36
Parece problema de Osmar.....osmar contato.

drosda
08-05-2019, 12:10
Muito obrigado, pessoal.

Estou agora buscando agora um mecânico/eletricista que possa ir lá em casa para resolver isso. A alternativa será levar à oficina/concessionária. Mas, como a moto não liga e não é tarefa tão trivial levar nossas motos "guinchadas" até a oficina, resolver em casa será a situação perfeita.

Agora tenho a indicação do provável problema, no comutador da chave. Muitíssimo obrigado!
Retornarei aqui ao tópico, para comentar a solução final, assim que resolvido.

Muito obrigado!

tmachado
04-06-2019, 21:44
Olá Drosda,

Sou novo por aqui, mas aposto uma cerveja que seu problema está nas molas dos contatos móveis da chave comutadora da ignição. Mas pode ser um cabo ou solda quebradas na saída do chicote deste comutador.

Recentemente tive um problema similar, quando virava totalmente o guidão para um lado a moto apagava. Percebi que as molas do comutador estavam com as sedes oxidadas, com perda de material e exercendo pouca pressão nos contatos. Resolvi removendo o comutador e substituindo as molas depois de uma limpeza geral.

10202
parte superior do comutador

10203
molas oxidadas e contatos móveis

10204
molas substituídas!

Espero ter ajudado, um Grande Abraço!

JAA
03-07-2019, 18:41
Boa noite! Aonde o senhor conseguiu essas molas, (da onde tirou ou comprou) não consigo devido ao tamanho e resistência das mesmas. Obrigado!

JAA
07-07-2019, 20:23
Boa noite! Consegui resolver. Para quem tiver o mesmo problema, a mola do isqueiro bic resolve, é só cortar o tamanho necessário pois, tem a mesma resistência e mesmo diâmetro. Obrigado!

Reiner
08-07-2019, 08:29
Bom dia!
Obrigado pelo retorno com a solução.

E gostaria de saber como o Luciano resolveu problema dele..escreve aí Luciano !

Sds

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Gnegraes
08-07-2019, 11:16
Boa noite! Consegui resolver. Para quem tiver o mesmo problema, a mola do isqueiro bic resolve, é só cortar o tamanho necessário pois, tem a mesma resistência e mesmo diâmetro. Obrigado!

Eu não fumo, como eu faço???:cool:

tmachado
11-07-2019, 19:32
Boa noite! Consegui resolver. Para quem tiver o mesmo problema, a mola do isqueiro bic resolve, é só cortar o tamanho necessário pois, tem a mesma resistência e mesmo diâmetro. Obrigado!Olá JAA,
Usei exatamente uma mola de isqueiro, que se não me engano tem 2mm de diâmetro. Apenas não consegui arrumar uma sede para as molas da forma que gostaria. Mais um item para a lista de pendências....

Um Grande Abraço!

Enviado de meu Moto G (5) usando o Tapatalk

drosda
12-07-2019, 16:38
Pessoal, finalmente resolvi da minha. Nesse meio tempo, acabou ficando parada e, quando fui ver, até umas teias de aranha tinha nela.

O pessoal do Moa, aqui em Curitiba, buscou ela lá em casa (já que não ligava, pra eu levar, rs. No fim das contas, foi esse mesmo esquema das molas no comutador, Desmontaram, trocaram arrumaram.

Caso volte a acontecer, seguirei também as dicas aí de cima.

Valeu, pessoal!!!