PDA

Ver Versão Completa : Problemas no sensor de velocidade/ABS da R1200 GS Premium 2011



WViegas
12-06-2019, 13:38
Olá, sou novo por aqui. E queria a ajuda dos senhores no problema que estou enfrentando.
Minha moto começou a apresentar falha do sensor de ABS e agora esta falhando tambem o velocímetro.
O estranho é que o velocímetro só funciona depois de em media 4 minutos de rodagem com a moto, verifiquei que o mesmo sensor do ABS tambem faz a medição da velocidade, fica na roda traseira.

Alguém já teve este problema e pode me ajudar?

Reiner
12-06-2019, 13:56
Wesley,

A primeira coisa que faria, seria seguir o cabo e limpar todas as conexões com um bom limpa contatos...

Sds.

Marcos

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

WViegas
12-06-2019, 16:15
Reiner, agradeço demais a dica. Vou fazer isso até porque o sensor funciona em parte. Retorno o resultado por aqui.
Abraço

danilo4820
17-06-2019, 14:53
Tive problema com o sensor traseiro, segui o cabo e achei uma emenda debaixo do banco. Tava sujo, passei ar comprimido para tirar a sujeira e depois passei limpa contato. Resolveu, minha moto é do mesmo ano da sua.

WViegas
17-06-2019, 20:24
Danilo eu retirei ontem o sensor para observar e procurar alguma coisa e descobri que o óleo do carda está meio branco. Provavelmente com água. Vou trocar o óleo mas e pouco provável que seja isso. Mas de toda forma vou fazer isso primeiro. Segui o cabo do sensor até o encaixe e não percebi nada. Mas vou retirar todo o cabo para verificar.

WViegas
17-06-2019, 20:25
Alguém sabe se há possibilidade de testar este sensor com multimetro?

danilo4820
18-06-2019, 12:03
se o oleo esta esbranquiçado, seria bom limpar todo o óleo contaminado, provavelmente você terá que abrir para fazer a limpeza adequada. E depois ver onde é a falha de vedação.
O sensor traseiro esta com a borracha de vedação em bom estado?

Voce pode testar o sensor colocando o da dianteira na traseira, eles são iguais.

Gnegraes
18-06-2019, 17:41
Danilo eu retirei ontem o sensor para observar e procurar alguma coisa e descobri que o óleo do carda está meio branco. Provavelmente com água. Vou trocar o óleo mas e pouco provável que seja isso. Mas de toda forma vou fazer isso primeiro. Segui o cabo do sensor até o encaixe e não percebi nada. Mas vou retirar todo o cabo para verificar.

Wesley,

Se você tem manchas de oxidação no eixo e na parte interna da balança monobraço, então você está com problemas no retentor (1pç) e no Oring (1pç) da engrenagem cônica do teu diferencial.
Além disso você deve inspecionar as coifas, pois a água está entrando por elas na balança monobraço: rachadas ou ressecadas. Troque-as e use a graxa correta. Só tem uma.

Se a tua balança monobraço está OK, então a entrada de água deve ser: (a) retentor externo (1pç) na carcaça do diferencial e/ou também (b) no retentor (1pç) e Oring (1pç) do lado da flange da roda.

Retire o conjunto, limpe internamente com cuidado para remover traços água com óleo.
Compre retentores e Orings ORIGINAIS para todos os casos acima.
Coloque óleo 75W90 ou W90, são exatos 200ml.

WViegas
18-06-2019, 19:49
Vou fazer isso agora no feriado. E vamos ver o que acontece. Valeu Danilo

WViegas
18-06-2019, 19:52
Gnegraes muito obrigado pela dica. Vou ter que desmontar para ver o isso. Neste feriado consigo fazer toda a verificação. E com as informações que consegui aqui me dá uma boa base para trabalhar neste problema. Valeu mesmo. Logo posto o resultado aqui

Gnegraes
19-06-2019, 08:03
Gnegraes muito obrigado pela dica. Vou ter que desmontar para ver o isso. Neste feriado consigo fazer toda a verificação. E com as informações que consegui aqui me dá uma boa base para trabalhar neste problema. Valeu mesmo. Logo posto o resultado aqui

Use os procedimentos de desmontagem e montagem constantes no RSD.
Par de engrenagens cônicas tem ajustes de alinhamento de engrenamento, verificação de backlash, etc. Além de procedimentos e algumas ferramentas especiais. Não é simples como trocar pastilhas do freio....

Gnegraes
19-06-2019, 17:13
Use os procedimentos de desmontagem e montagem constantes no RSD.
Par de engrenagens cônicas tem ajustes de alinhamento de engrenamento, verificação de backlash, etc. Além de procedimentos e algumas ferramentas especiais. Não é simples como trocar pastilhas do freio....

Wesley,
Publiquei hoje o procedimento de troca de rolamentos do eixo traseiro.
Lá você vai ver os retentores e Orings do diferencial traseiro.

WViegas
19-06-2019, 22:48
Wesley,
Publiquei hoje o procedimento de troca de rolamentos do eixo traseiro.
Lá você vai ver os retentores e Orings do diferencial traseiro.

Gnegraes valeu. Vou verificar. Obrigado mesmo

Gnegraes
20-06-2019, 12:18
Gnegraes valeu. Vou verificar. Obrigado mesmo

Wesley,

Já desmontei e montei muito motor na vida, de moto e de automóvel. Tenho bastante experiência como engenheiro mecânico.
Eu, pessoalmente, jamais me atreveria a desmontar e montar o meu diferencial, e por uma razão muito simples: hoje não tenho as ferramentas especiais requeridas, não tenho um relógio comparador, não tenho base magnética, etc. Abrir sem estes requisitos mínimos, a chance de dar merd@ é grande.

É o tipo de serviço que entrego aos meus mecânicos preferidos, que é da turma da BM Motos aqui em Sampa. Mexeria só em caso de emergência, quando não houvesse outra alternativa melhor.

WViegas
11-07-2019, 01:14
Boa noite.
Consegui substituir o sensor da traseira para a dianteira e realmente o sensor não estava funcionando. Logo quando substituí os dois já voltou a funcionar normalmente o velocímetro e o desligamento automático das setas. Agora minha última chance será testar a continuidade de todo o cabo do sensor defeituoso. Se estiver dando continuidade.....e não funcionar.... é comprar outro mesmo. Na concessionária aqui de Brasília custa R$ 1.100,00 achei bem caro mas vou verificar alguns que vi no mercado livre.....

danilo4820
23-07-2019, 11:38
Boa noite.
Consegui substituir o sensor da traseira para a dianteira e realmente o sensor não estava funcionando. Logo quando substituí os dois já voltou a funcionar normalmente o velocímetro e o desligamento automático das setas. Agora minha última chance será testar a continuidade de todo o cabo do sensor defeituoso. Se estiver dando continuidade.....e não funcionar.... é comprar outro mesmo. Na concessionária aqui de Brasília custa R$ 1.100,00 achei bem caro mas vou verificar alguns que vi no mercado livre.....

Se voce não tiver muita pressa achei este sensor para importar, novo, no custo de 77 libras o sensor, estimo mais 10 libras para frete, demora um pouco, mas é uma peça nova, de procedência por aproximadamente 400,00.
procure em https://www.motorworks.co.uk pelo item 34527677824

WViegas
13-01-2020, 13:50
Boa tarde,
Prezado Danilo4820 agradeço sua indicação, tentei fazer a compra do sensor no site indicado mas infelizmente não consigo efetivar o pagamento. estou tentando pagar para eles pelo PAYPAL.

WViegas
24-09-2020, 09:20
Bom dia.

Pessoal consegui resolver o problema da minha moto e descobri as falhas. Vamos lá.
Inicialmente comprei o sensor da motowork no treino Unido que o Danilo indicou mas aí chegar no Brasil na minha cidade o correio em um dia que não conseguiu entregar mandou de volta. Triste nosso serviço de correio.
Consegui em São Paulo dois sensores usados e substitui um e deu tudo certo tudo voltou a funcionar ABS e velocímetro. Também fiz a manutenção do óleo do cardã que não tinha nada a ver com o funcionamento do sensor. Mas estava na época de trocar o óleo mesmo. Em fim logo tive a queima do outro sensor e passei o scanner na moto e descobri um erro de falta de voltagem ou voltagem excessiva de comando. A bateria da moto estava dando uma amperagem muito baixa na partida troquei a bateria por uma de 14 a e resolver este problema. Voltei o outro sensor de ABS que já havia comprado e estou rodando com tudo normal ha meses. Foi difícil mas está resolvido.

Agradeço aos senhores as dicas e ajuda por aqui. Aprendi demais sobra a gs1200.
E se precisarem de algo deixo meu email macedo.wesley@hotmail.com.

Valeu pessoal

JONATASFS
06-12-2021, 11:00
Bom dia.

Pessoal consegui resolver o problema da minha moto e descobri as falhas. Vamos lá.
Inicialmente comprei o sensor da motowork no treino Unido que o Danilo indicou mas aí chegar no Brasil na minha cidade o correio em um dia que não conseguiu entregar mandou de volta. Triste nosso serviço de correio.
Consegui em São Paulo dois sensores usados e substitui um e deu tudo certo tudo voltou a funcionar ABS e velocímetro. Também fiz a manutenção do óleo do cardã que não tinha nada a ver com o funcionamento do sensor. Mas estava na época de trocar o óleo mesmo. Em fim logo tive a queima do outro sensor e passei o scanner na moto e descobri um erro de falta de voltagem ou voltagem excessiva de comando. A bateria da moto estava dando uma amperagem muito baixa na partida troquei a bateria por uma de 14 a e resolver este problema. Voltei o outro sensor de ABS que já havia comprado e estou rodando com tudo normal ha meses. Foi difícil mas está resolvido.

Agradeço aos senhores as dicas e ajuda por aqui. Aprendi demais sobra a gs1200.
E se precisarem de algo deixo meu email macedo.wesley@hotmail.com.

Valeu pessoal

Olá amigo,

Tenho uma GS 08/09 Premium, ela está com o mesmo sintoma, o velocímetro só marca depois de uns 4..5 minutos rodando, e o ABS parou de funciona, fica ligada direta no painel.
Nesse caso é melhor começar pelos cabos correto ? pois estava vendo muitos relatos de problema no motor eletrico do ABS... mas como meu velocimetro está marcando depois de alguns minutos rodando, to achando que pode ser o sensor, vc sabe qual deles marca a velocidade ? dianteiro ou traseiro ?

Gnegraes
06-12-2021, 13:08
Olá amigo,

Tenho uma GS 08/09 Premium, ela está com o mesmo sintoma, o velocímetro só marca depois de uns 4..5 minutos rodando, e o ABS parou de funciona, fica ligada direta no painel.
Nesse caso é melhor começar pelos cabos correto ? pois estava vendo muitos relatos de problema no motor eletrico do ABS... mas como meu velocimetro está marcando depois de alguns minutos rodando, to achando que pode ser o sensor, vc sabe qual deles marca a velocidade ? dianteiro ou traseiro ?

Jonatas,

Primeira providência é passar o scanner na moto, vai te dar um relatório de falhas e o caminho de encontrar as causas.