PDA

Ver Versão Completa : Bauleto pode quebrar o bagageiro da F 750 GS?



RAQP
18-07-2019, 10:26
Bom dia. Instalei uma base para bauleto GIVI diretamente no bagageiro da minha 750. Notei que a SCAM vende uma base apoiada num tubo que não apoia no bagageiro e a CHAPAM vende um reforço para colocar por baixo do bagageiro. Pergunto: será que isso é mesmo necessário? O próprio bagageiro da 750 me pareceu muito resistente. Obrigado.

Iceman
18-07-2019, 11:15
Ricardo, os suportes originais são projetados para suportar uma certa carga, cujo limite pode ser encontrado no manual do proprietário.
Caso este limite seja ultrapassado, podem sim ocorrer danos na moto.

P. ex: na minha R1200GS LC 2014 eu coloquei o suporte para o bau GIVI de 42 Litros. O peso máximo que me sobraria para colocar neste bau, considerando o peso do adaptador+bauleto e o limite original de fábrica, sería de apenas 9 kg.
Como fatalmente, em um volume de 42 litros, o peso da carga seria maior do que os 9 kilos (do contrário faria mais sentido comprar um baú menor), eu instalei o reforço de aço da Motopoint em Rio Claro.

O reforço em sí não foi muito caro e a instalação bem simples. Foi só remover o suporte original de plástico e substituir pelo novo de aço.

Então, em minha modesta opinião, na dúvida eu colocaria o reforço sim. Sai mais barato do que ter que trocar alguma parte da moto no futuro e você fica mais tranquilo.
Sem contar que se o suporte original quebrar com a moto em movimento pode causar um acidente.

RAQP
18-07-2019, 11:28
Entendi. Vou fazer isso. Na verdade o reforço da Chapam é bem barato. Não era pelo valor, mas pelo trabalho extra, mas já vi que vale a pena ser cauteloso. Realmente as peças da BMW não são nada baratas. Abraços e muito obrigado pela ajuda.

Rromagnani
18-07-2019, 21:08
Não conheço exatamente como é a base da 750, mas no meu caso (GSA 1200), o suporte do baú quebrou em ambas as laterais.

Mandei soldar na Motopoint em Rio Claro e coloquei um reforço estilo mão francesa. Problema resolvido.

No seu lugar eu colocaria o reforço, exceto se vc. For utilizar a caixinha de yakisoba (baú original da bmw), pois nesse caso, o peso nao sera problema, exceto se vc carregar chumbo derretido! Kkkkkkk


Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro

Gnegraes
18-07-2019, 22:01
Na minha 2009, sobre o bagageiro de cor prata, se instala a base do topcase.
Ele ainda tem uma "mão francesa" em aço que estrutura a extremidade da base e que se apoia acima da lanterna traseira, impedindo que trepide e se quebre, já que está em balanço.
O conjunto é bastante rígido.

10244

luizcv
19-07-2019, 07:44
esses são aqueles suportes scam ou chapam que vendem no ML? e eles aceitam aqueles baús da Givi? trecker outback? que são monokeys? interessante essa solução.


Sent from my iPhone using Tapatalk

Gnegraes
19-07-2019, 07:48
esses são aqueles suportes scam ou chapam que vendem no ML? e eles aceitam aqueles baús da Givi? trecker outback? que são monokeys? interessante essa solução.


Sent from my iPhone using Tapatalk

Luiz,
Não, são itens originais e para o Topcase da BMW.

RAQP
19-07-2019, 09:23
Na minha 2009, sobre o bagageiro de cor prata, se instala a base do topcase.
Ele ainda tem uma "mão francesa" em aço que estrutura a extremidade da base e que se apoia acima da lanterna traseira, impedindo que trepide e se quebre, já que está em balanço.
O conjunto é bastante rígido.

10244

Muito obrigado pela dica. Vou instalar um reforço para não ter problemas.

luizcv
19-07-2019, 09:34
Luiz,
Não, são itens originais e para o Topcase da BMW.https://www.parts.bmwgroup.com/webetk/SPoE?action=7&operation=startG&layoutMarke=&Dienst=Teilesuche

Obrigado, é que eu tinha visto o pessoal falando sobre os da chapam... como estou querendo comprar o top case de 58L pelo peso um reforço cairia bem!


Sent from my iPhone using Tapatalk

Rromagnani
19-07-2019, 10:37
Obrigado, é que eu tinha visto o pessoal falando sobre os da chapam... como estou querendo comprar o top case de 58L pelo peso um reforço cairia bem!


Sent from my iPhone using Tapatalk

Luiz, outra alternativa é a www.motopointrc.com.br

Eles fabricam ótimos acessórios exclusivos pra BMW.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

Gnegraes
19-07-2019, 10:48
Luiz,

Para instalar um reforço, tem de haver lugar adequado para ele se apoiar.

Um topcase muito grande e pesado vai contribuir com a instabilidade ao pilotar. O ideal seria distribuir a carga em malas laterais que inclusive contribuiriam em abaixar o centro de gravidade da carga.

Dei uma olhada no catálogo de acessórios da BMW e o Topcase para ela tem 35 litros.
Você está querendo instalar um baú de motoboy??? rs,rs,rs,rs

luizcv
19-07-2019, 11:08
Luiz,

Para instalar um reforço, tem de haver lugar adequado para ele se apoiar.

Um topcase muito grande e pesado vai contribuir com a instabilidade ao pilotar. O ideal seria distribuir a carga em malas laterais que inclusive contribuiriam em abaixar o centro de gravidade da carga.

Dei uma olhada no catálogo de acessórios da BMW e o Topcase para ela tem 35 litros.
Você está querendo instalar um baú de motoboy??? rs,rs,rs,rs

Então já me falaram sobre essa instabilidade, mas estou querendo colocar o Givi Trekker outback 58L, como saio com a garupatroa, no fds nao tem que ficar carregando capacete e em viagens nao precisaria de alforges, por isso pensei em um baú desses, será que a instabilidade é tão grande assim, pois vejo muitas pessoas rodando com ele em F800 GSA, igual a minha... o que atrapalharia, sabe dizer? tem experiência com esses baús? confesso que um de 58L iria me resolver bem viu....


Sent from my iPhone using Tapatalk

Gnegraes
19-07-2019, 13:11
Então já me falaram sobre essa instabilidade, mas estou querendo colocar o Givi Trekker outback 58L, como saio com a garupatroa, no fds nao tem que ficar carregando capacete e em viagens nao precisaria de alforges, por isso pensei em um baú desses, será que a instabilidade é tão grande assim, pois vejo muitas pessoas rodando com ele em F800 GSA, igual a minha... o que atrapalharia, sabe dizer? tem experiência com esses baús? confesso que um de 58L iria me resolver bem viu....


Sent from my iPhone using Tapatalk

Olha Luiz, o manual da minha 1200 informa o seguinte: carga útil máxima do Topcase 5kgf e nas malas laterais 10kgf.
Acho que o que você colocar acima disso, é por conta e risco teu, tanto na estrutura do bagageiro como na estabilidade.
Sei que muitos andam com cargas imensas na moto e até engraçadas (na Índia são campeões), mas não custa nada avaliar...

EvertonM
19-07-2019, 20:26
Minha experiência é com a GS 1200.
Tenho um Givi Outback de 58 litros. Coloquei o suporte de alumínio. Nunca tive qualquer dificuldade. Ando sem garupa e a "carga" normalmente não é grande.
Vejo várias motos com o mesmo conjunto.
Até aqui tudo bem.

luizcv
22-07-2019, 12:47
Olha Luiz, o manual da minha 1200 informa o seguinte: carga útil máxima do Topcase 5kgf e nas malas laterais 10kgf.
Acho que o que você colocar acima disso, é por conta e risco teu, tanto na estrutura do bagageiro como na estabilidade.
Sei que muitos andam com cargas imensas na moto e até engraçadas (na Índia são campeões), mas não custa nada avaliar...

Boa, vlw, a ideia eh mais guardar as coisas em prada poder carregar as roupas com tranquilidade em viagens menores, nao passar de 5kg nao... viagens maiores incluir os baús laterais... mas obrigado pela informação.


Sent from my iPhone using Tapatalk

RAQP
24-07-2019, 16:49
Boa tarde. Instalei o reforço de bagageiro da CHAPAM. Muito bom! Estava um pouco receoso, pois ele diferentemente do reforço da SCAM, não tem uma estrutura tubular, ele simplesmente substitui o apoio original de plástico. Fiquei muito satisfeito ao notar que ele apoia diretamente no chassis da moto! Muito bom, pois é imperceptível, não tira em nada a originalidade da moto e é muito forte. Além de tudo custa uns $80. Agora estou tranquilo para transportar as tralhas no bauleto GIVI 40L. Posso anexar foto da instalação, se alguém quiser.

Rromagnani
24-07-2019, 18:15
Boa tarde. Instalei o reforço de bagageiro da CHAPAM. Muito bom! Estava um pouco receoso, pois ele diferentemente do reforço da SCAM, não tem uma estrutura tubular, ele simplesmente substitui o apoio original de plástico. Fiquei muito satisfeito ao notar que ele apoia diretamente no chassis da moto! Muito bom, pois é imperceptível, não tira em nada a originalidade da moto e é muito forte. Além de tudo custa uns $80. Agora estou tranquilo para transportar as tralhas no bauleto GIVI 40L. Posso anexar foto da instalação, se alguém quiser.

Muito bom saber!

Quanto às fotos, sim, queremos ver! Motociclista é uma raça curiosa! [emoji23][emoji23][emoji23][emoji23]


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

JP DF
02-08-2019, 19:37
Boa tarde. Instalei o reforço de bagageiro da CHAPAM. Muito bom! Estava um pouco receoso, pois ele diferentemente do reforço da SCAM, não tem uma estrutura tubular, ele simplesmente substitui o apoio original de plástico. Fiquei muito satisfeito ao notar que ele apoia diretamente no chassis da moto! Muito bom, pois é imperceptível, não tira em nada a originalidade da moto e é muito forte. Além de tudo custa uns $80. Agora estou tranquilo para transportar as tralhas no bauleto GIVI 40L. Posso anexar foto da instalação, se alguém quiser.


Tb gostaria de ver. Qual é esse suporte? Vou receber a GS Adventure 1250 no final do mês e tô pesquisando a respeito dos baús, inclusive o top case, nesse caso, tenho que colocar algum outro suporte fixado no original da moto para instalar o top case?
O que acham dessa configuração, pra quem anda com a esposa: Top case de 48 L e baús laterais de 44 e 36 L.

EvertonM
02-08-2019, 19:54
O que acham dessa configuração, pra quem anda com a esposa: Top case de 48 L e baús laterais de 44 e 36 L.
A depender da esposa, esses três são só para ela !! rsrsrs
Brincadeira à parte, eu uso um de 58 litros como top case (Givi - Outback). Acho que vale o investimento. Como viajo sozinho, é o único na moto e tem sido adequado. Sugiro avaliar se não vale a pena trocar o 48 pelo 58 litros.
O baú Givi tem um suporte próprio, que vai fixado na churrasqueira. Eu coloquei o suporte de alumínio, mas há um de plástico (pouca coisa mais barato).

Rromagnani
03-08-2019, 17:10
Tb gostaria de ver. Qual é esse suporte? Vou receber a GS Adventure 1250 no final do mês e tô pesquisando a respeito dos baús, inclusive o top case, nesse caso, tenho que colocar algum outro suporte fixado no original da moto para instalar o top case?
O que acham dessa configuração, pra quem anda com a esposa: Top case de 48 L e baús laterais de 44 e 36 L.

Se vc for colocar o suporte Givi, ele já acompanha um reforço ótimo.

Se não for, é muito aconselhável por sim!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

lucasabino
11-11-2022, 11:42
Instalei um top case Givi Trekker Outback de 42 Litros e o suporte original de plástico quebrou... é muito peso e alavanca, o reforço de metal deixa tudo muito mais rígido, instalei e ficou jóia!! Também tenho os baús laterais Trekker Outback na minha F750GS e ficaram ótimos, porém a moto fica impossível de andar no corredor, parece um triciclo kkkk

Gnegraes
11-11-2022, 12:11
Seja bem-vindo ao grupo Lucas!!!

Sugiro que se apresente ao grupo no tópico específico, é o primeiro deles...

O suporte original traseiro das motos não é frágil, apenas que ninguém observa a carga máxima estabelecida em manual de proprietário.
Não se trata apenas de não quebrar o suporte, mas sim sobre SEGURANÇA.
Você corre o risco de desequilíbrar a moto, pois está alocando peso acima do correto em ponto elevado e na parte traseira da moto, atrás da roda traseira.
Se não me falha a memória, a carga máxima no Topcase é de 5kgf.

EvertonM
11-11-2022, 20:57
Bem-vindo, Lucas - aproveite o Fórum.
O top case leva até 5 kgs de carga útil, segundo o manual. Concordando com o Guilherme, mas que isso pode forçar a estrutura do suporte.
Por sinal, já quebrei um bagageiro da 1200 usando um Outback de 48 litros.

Gnegraes
12-11-2022, 11:02
Bem-vindo, Lucas - aproveite o Fórum.
O top case leva até 5 kgs de carga útil, segundo o manual. Concordando com o Guilherme, mas que isso pode forçar a estrutura do suporte.
Por sinal, já quebrei um bagageiro da 1200 usando um Outback de 48 litros.


Para quem quer ou precisa carregar mais peso, use as malas ou alforges laterais, que por sinal podem ter carga de até 10kgf cada.
Além estar colocando o peso extra em ponto bem mais baixo, auxiliando o equilíbrio e ciclística da moto

EvertonM
12-11-2022, 14:21
É isso, Guilherme.
Todavia, por conta e risco do vivente que queira levar mais peso, sugiro colocar um reforço metálico que se compra no Mercado Livre - ajuda a prevenir a quebra da estrutura de apoio do baú (mas vai fazer pêndulo do mesmo jeito e isso pode refletir em outros perrengues).