PDA

Ver Versão Completa : 1200 GS ADV 2011 morrendo em baixa rotação...



Attila
22-07-2019, 00:31
Prezados,

preciso de uma ajuda. Adquiri a 6 meses, uma BMW 1200 GS ADV 2011, está com 26000km. Ela apaga em baixa rotação, quando reduz de terceira marcha para segunda, em lombada, sinaleiro, etc. É uma situação bem desconfortável e insegura.
Alguém já teve um problema parecido ou tem alguma dica do que pode ser ? Scaner não acusa nada. Troca de "borboletas" e sonda lambda também não resolveram.
Para piorar, o problema não é constante, mas tem surgido cada vez com mais frequência.

Grato pela atenção,

Attila.

P.ALMEIDA
22-07-2019, 10:53
A minha GSA14-15 apagava algumas vezes quando ia reduzindo, mas sempre em muito baixa rotação, como manobrando pra parar e / ou parando em pedágio, esgotei a gasolina e usei Podium por um tempo e melhorou muito. Boa sorte.

FCRUZ17
22-07-2019, 17:20
Attila,

A minha moto é exatamente igual a sua e já ocorreu algo parecido. O que acontece é que quando venho por exemplo para parar em um farol e a moto vem desacelerando e eu dou uma acelerada na reduzida, ela eventualmente morre. Já aconteceu algumas vezes. Só em baixa rotação e quando eu dou uma leve acelerada entre as reduzidas.

Attila
22-07-2019, 21:24
Obrigado pela atenção, Paulo e Felipe.

No começo me disseram que era gasolina "batizada", mas já descartei essa hipótese, tenho usado a pódium direto, de diferentes postos, sem resultado.
Quanto a aceleração nas reduzidas, não tenho o hábito, apesar de parecer bem semelhante com o problema da tua moto Felipe.

EvertonM
22-07-2019, 22:24
Já olhou o filtro de gasolina ?

Reiner
23-07-2019, 19:01
Ou mesmo o filtro de ar....

Sds

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

danilo4820
23-07-2019, 21:33
Estava com um problema igual o seu, inclusive a moto do mesmo ano.
O que eu fiz resolveu, primeiro verifiquei se o filtro estava limpo, depois vi a situação das velas, não resolveu.
Mandei fazer uma limpeza nos bicos injetores, melhorou um pouco.
Removi o tanque e fiz uma retro lavagem no filtro que fica acoplado a bomba, foi o que resolveu meu problema, saiu muita sujeira, muita mesmo.

Gnegraes
23-07-2019, 22:36
All,

Esse assunto foi discutido há uns meses atrás, mas vai novamente a operação de limpeza, inclusive com filme

No site alemão de BMWs do qual faço parte há pouco tempo, consegui a informação que há muito tempo me intrigava: Filtro de Combustível.
Ele existe sim, mas não está visível e também não é possível trocá-lo. A informação da Alemanha é que ele é life-time, mas nossos colegas de lá são sarcásticos ... yes, it's life-time, but the life is too short....

Na foto abaixo vocês vêem um bomba fora do tanque:

10245

O filtro se localiza dentro da cabeça da bomba, a parte preta da peça. Após passar pelo filtro preenche o reservatório branco de combustível que está abaixo. Do fundo dele sai a mangueira espiralada que se conecta com a sucção da bomba de pressurização de combustível.

Na foto abaixo vai a foto dessa bomba desmontada: o filtro parece ser confeccionado em lã de rocha, com inúmeras dobras de forma circular para aumentar a área de passagem da gasolina. A gasolina entra pelo lado externo , passa pelo filtro e entra no tubo central:

10246

Muitos já devem ter tido problemas de falta de combustível no motor, parecendo ser um defeito da bomba, mas se este filtro comatar (entupir), não haverá gasolina nos bicos injetores.

Mas há uma boa notícia: é possível limpar este filtro sem retirá-lo da carcaça da bomba.
A limpeza é feita através de retro-lavagem, utilizando-se uma mistura de 75ml de solvente para limpeza de bico injetor, dissolvido em 500ml de gasolina premium.
Primeiro se deixa o corpo da bomba completa imersa nessa solução por uns 15 minutos, para amolecer a sujeira.
Depois com o auxílio de uma seringa grande, se faz a retro-lavagem do filtro, repetindo 3 vezes a operação.
O sentido de injeção da mistura é o oposto do fluxo normal da gasolina. A cada retro-lavagem usar uma nova mistura de solvente e gasolina.

Aqui vai um pequeno filme mostrando toda a operação: https://www.youtube.com/watch?v=v7w6d6YrWv0

Acho que deveríamos fazer a limpeza a cada 50k. Não vale a pena esperar comatar o filtro.....

Acredito que esta operação de limpeza possa ser feita em vários modelos de motores, onde não existe filtro de combustível de linha e descartável.

Gosto muito da idéia deste filtro da Guglatec. Monta-se no bocal do tanque e a gasolina é filtrada assim que abastecemos. Tem a grande vantagem que podemos inspecionar e trocar caso esteja muito sujo.

https://guglatech.it/en/

Attila
23-07-2019, 22:46
Guilherme,

no final do ano passado levei a cc para realizar um recall que consistia na troca da bomba de gasolina e flange. Pelo que entendi esse filtro fica dentro da bomba ? Ou vc acredita que o filtro deve ser o dela ainda ?

Gnegraes
24-07-2019, 08:17
Guilherme,

no final do ano passado levei a cc para realizar um recall que consistia na troca da bomba de gasolina e flange. Pelo que entendi esse filtro fica dentro da bomba ? Ou vc acredita que o filtro deve ser o dela ainda ?

Esse filtro fica dentro do conjunto e não é possível acesso, a não ser cortando e danificando a estrutura.
A única forma de limpeza é através de retrolavagem.

Attila
24-07-2019, 20:00
Então,

se foi trocado a bomba de gasolina e flange no recall de 7 meses atrás, teoricamente tenho um filtro "novo" na máquina.
Obrigado pela dica Guilherme e Senhores que colaboraram. Se tiverem o nome do tópico e a data de quando foi postado tenho interesse em pesquisar e ler mais.
Muito obrigado.

Attila
30-07-2019, 01:05
Então senhores,

a moto foi internada novamente na cc hoje !
A falha voltou forte este final de semana. Com a troca da bomba de gasolina no recall de dezembro, acredito que entupimento do filtro localizado dentro da bomba, está descartado. Pesquisei algo sobre diferença de resistência das bobinas, e comentei na cc.
Não nego meu descontentamento com a máquina, pelo valor e tecnologia embarcada esperava mais robustez. É desanimador tentar dar a volta na quadra numa moto manca, máquina que foi feita para dar a volta ao mundo. E o pior, ninguém conseguir identificar onde está o problema.

:(

Gnegraes
30-07-2019, 18:31
Então senhores,

a moto foi internada novamente na cc hoje !
A falha voltou forte este final de semana. Com a troca da bomba de gasolina no recall de dezembro, acredito que entupimento do filtro localizado dentro da bomba, está descartado. Pesquisei algo sobre diferença de resistência das bobinas, e comentei na cc.
Não nego meu descontentamento com a máquina, pelo valor e tecnologia embarcada esperava mais robustez. É desanimador tentar dar a volta na quadra numa moto manca, máquina que foi feita para dar a volta ao mundo. E o pior, ninguém conseguir identificar onde está o problema.

:(

Attila,
Se você quiser resolver, te dou a dica de mandar a moto para Sampa, aqui tem algumas oficinas e mecânicos excepcionais.
Coloca ela sobre uma plataforma e despacha direto para a oficina aqui.
Não sai tão caro assim... e resolvendo, de quebra toma umas cervejas conosco e volta para casa pilotando...

Attila
30-07-2019, 22:32
Attila,
Se você quiser resolver, te dou a dica de mandar a moto para Sampa, aqui tem algumas oficinas e mecânicos excepcionais.
Coloca ela sobre uma plataforma e despacha direto para a oficina aqui.
Não sai tão caro assim... e resolvendo, de quebra toma umas cervejas conosco e volta para casa pilotando...

Foi a melhor dica até agora, rsrsrsr...
Ficaram de me entregar no sábado a máquina, ainda tenho esperança.
Valeu, obrigado.

motorrad
31-07-2019, 07:06
oi Amigo,
acho que você precisa verificar alguns itens:
Filtro de ar—>Inspeção visual.
Velas originais em bom estado. —>Inspeção visual e —>Inspeção com espessimetro + literatura.
Filtro de combustivel e bomba. —>Inspeção com a literatura. Limpeza,Teste de vazao e estanqueidade.
Limpeza do controlador de marcha lenta. —> boa vontade,cuidado e literatura.
Limpeza de bicos injetores:Retire os bicos injetores e leve em uma loja de limpar bico.

e o principal depois de ter verificado todos itens acima:
Verificar a equalização da entrada de ar no corpo de borboleta.
Como fazer isso? leve sua moto e uma concessionária BMW e peça o mecânico para colocá-la no computador deles e verificar se os dois lados do motor boxer estão com a mesma quantidade de ar na entrada. se por acaso a entrada de ar estiver desregulada, O mecânico vai regular o parafuso da entrada no corpo de borboleta. sem o computador da BMW é muito difícil de regular essa entrada de ar. paguei R$200 pra fazer isso na minha moto.

Gnegraes
31-07-2019, 10:29
oi Amigo,
acho que você precisa verificar alguns itens:
Filtro de ar—>Inspeção visual.
Velas originais em bom estado. —>Inspeção visual e —>Inspeção com espessimetro + literatura.
Filtro de combustivel e bomba. —>Inspeção com a literatura. Limpeza,Teste de vazao e estanqueidade.
Limpeza do controlador de marcha lenta. —> boa vontade,cuidado e literatura.
Limpeza de bicos injetores:Retire os bicos injetores e leve em uma loja de limpar bico.

e o principal depois de ter verificado todos itens acima:
Verificar a equalização da entrada de ar no corpo de borboleta.
Como fazer isso? leve sua moto e uma concessionária BMW e peça o mecânico para colocá-la no computador deles e verificar se os dois lados do motor boxer estão com a mesma quantidade de ar na entrada. se por acaso a entrada de ar estiver desregulada, O mecânico vai regular o parafuso da entrada no corpo de borboleta. sem o computador da BMW é muito difícil de regular essa entrada de ar. paguei R$200 pra fazer isso na minha moto.

A moto JÁ está no concessionário....
A equalização das borboletas é feita conectando-se manômetros em cada venturi de alimentação de ar. As indicações de pressão devem ser idênticas em ambos os lados.

Gnegraes
31-07-2019, 11:40
"Filtro de combustivel e bomba. —>Inspeção com a literatura.

Não é possível fazer inspeção no filtro primário da bomba de combustível, está lacrado dentro do corpo do tanque alimentador da bomba.
Se abrir, destrói a peça.

Attila
06-08-2019, 00:14
oi Amigo,
acho que você precisa verificar alguns itens:
Filtro de ar—>Inspeção visual.
Velas originais em bom estado. —>Inspeção visual e —>Inspeção com espessimetro + literatura.
Filtro de combustivel e bomba. —>Inspeção com a literatura. Limpeza,Teste de vazao e estanqueidade.
Limpeza do controlador de marcha lenta. —> boa vontade,cuidado e literatura.
Limpeza de bicos injetores:Retire os bicos injetores e leve em uma loja de limpar bico.

e o principal depois de ter verificado todos itens acima:
Verificar a equalização da entrada de ar no corpo de borboleta.
Como fazer isso? leve sua moto e uma concessionária BMW e peça o mecânico para colocá-la no computador deles e verificar se os dois lados do motor boxer estão com a mesma quantidade de ar na entrada. se por acaso a entrada de ar estiver desregulada, O mecânico vai regular o parafuso da entrada no corpo de borboleta. sem o computador da BMW é muito difícil de regular essa entrada de ar. paguei R$200 pra fazer isso na minha moto.

Oi Carlos,
conferimos 100% dos itens desta tua lista. Exceto o filtro de combustível e bomba, que faz 7 meses que foi trocado em um recall na cc, portanto é novo, e não deveria ser o problema.
Peguei a moto no sábado na cc, parece que com o pouco que andei solucionaram o problema. Era algo que já havia sido testado em outra oficina, o tal do TPS, ou borboleta. O problema que me explicaram na cc, é que não basta pegar o TPS de outra moto e apenas instalar na tua e andar. É necessário configurar o TPS instalado com o módulo para que funcione. O que não tenho certeza se foi feito na outra oficina.
Estou rodando com um TPS usado para ver se é este o problema. Hoje peguei transito pesado de final de tarde, justamente onde o problema aparece, em baixa rotação, e a máquina se comportou muito bem, sem apagar e com rotação lenta constante e bem equilibrada.
O maior problema vai ser o preço, na cc me disseram que um TPS novo vai custar R$1.500,00 , salgado, alguém tem alguma sugestão de onde conseguir mais barato, e rápido ?
Existe a possibilidade de ficar com esse usado pela metade do preço, mas não me parece ser um bom negócio, afinal sabe lá quanto tempo já rodou e quem sabe se daqui a pouco tb não pifa que nem o que já estava na moto ?

Obrigado pela atenção Carlos e Guilherme.

Attila.

Attila
08-08-2019, 00:52
oi Amigo,
acho que você precisa verificar alguns itens:
Filtro de ar—>Inspeção visual.
Velas originais em bom estado. —>Inspeção visual e —>Inspeção com espessimetro + literatura.
Filtro de combustivel e bomba. —>Inspeção com a literatura. Limpeza,Teste de vazao e estanqueidade.
Limpeza do controlador de marcha lenta. —> boa vontade,cuidado e literatura.
Limpeza de bicos injetores:Retire os bicos injetores e leve em uma loja de limpar bico.

e o principal depois de ter verificado todos itens acima:
Verificar a equalização da entrada de ar no corpo de borboleta.
Como fazer isso? leve sua moto e uma concessionária BMW e peça o mecânico para colocá-la no computador deles e verificar se os dois lados do motor boxer estão com a mesma quantidade de ar na entrada. se por acaso a entrada de ar estiver desregulada, O mecânico vai regular o parafuso da entrada no corpo de borboleta. sem o computador da BMW é muito difícil de regular essa entrada de ar. paguei R$200 pra fazer isso na minha moto.

Oi Carlos,

então, foi revisado praticamente 100% da sua relação aí de cima. Exceção apenas do filtro de combustível que foi trocado em um recall na cc em dezembro.
Peguei a moto agora no sábado, e ainda estou testando a máquina. Parece que o defeito foi solucionado. O problema é que foi em uma peça que já havia sido trocada anteriormente em uma oficina que levei. Quando digo trocada, é que pegam a peça de outra moto em uso e instalam na minha. A peça é o TPS, ou "borboleta", sensor que controla a rotação lenta do motor. Na cc me disseram que não basta colocar a peça, tem que configurar todo o sistema em função dela. A cc acredita que isso não foi feito na primeira tentativa. Tudo isso sugundo a versão da cc.
O problema é q a cc não tem essa peça nova em estoque, e estou testando essa usada para ter certeza que é este o problema. Me passaram o valor de R$1.500,00 na peça nova, e R$750,00 nesta usada.
Achei salgado, alguém tem uma dica onde eu consiga encontrar essa peça com valor mais baixo e com entrega rápida ?

Obrigado Carlos e Guilherme, pela atenção.

Attila.

Gnegraes
08-08-2019, 08:04
Oi Carlos,

então, foi revisado praticamente 100% da sua relação aí de cima. Exceção apenas do filtro de combustível que foi trocado em um recall na cc em dezembro.
Peguei a moto agora no sábado, e ainda estou testando a máquina. Parece que o defeito foi solucionado. O problema é que foi em uma peça que já havia sido trocada anteriormente em uma oficina que levei. Quando digo trocada, é que pegam a peça de outra moto em uso e instalam na minha. A peça é o TPS, ou "borboleta", sensor que controla a rotação lenta do motor. Na cc me disseram que não basta colocar a peça, tem que configurar todo o sistema em função dela. A cc acredita que isso não foi feito na primeira tentativa. Tudo isso sugundo a versão da cc.
O problema é q a cc não tem essa peça nova em estoque, e estou testando essa usada para ter certeza que é este o problema. Me passaram o valor de R$1.500,00 na peça nova, e R$750,00 nesta usada.
Achei salgado, alguém tem uma dica onde eu consiga encontrar essa peça com valor mais baixo e com entrega rápida ?

Obrigado Carlos e Guilherme, pela atenção.

Attila.

Me parece que o preço está correto. Se trouxer a peça de fora, com os impostos e frete, sairá a mesma coisa que comprar no CC, além de demorar mais.
Como não tenho teu VIN, parece que a peça na Max BMW é esta:

item Part number description weight price
02 13 54 7 714 408 IDLE CONTROL DEVICE 0.16 $173.56

Attila
08-08-2019, 23:56
Me parece que o preço está correto. Se trouxer a peça de fora, com os impostos e frete, sairá a mesma coisa que comprar no CC, além de demorar mais.
Como não tenho teu VIN, parece que a peça na Max BMW é esta:

item Part number description weight price
02 13 54 7 714 408 IDLE CONTROL DEVICE 0.16 $173.56

Guilherme,

muito obrigado pelas informações e atenção. Assim fica mais fácil decidir.

Valeu.