PDA

Ver Versão Completa : Troca de óleo do cardã (diferencial) R 1200 GS



Piragibe
04-10-2019, 09:18
Bom dia, comprei uma R 1200 GS (ano 2012) e gostaria de saber se alguém sabe me informar com qual quilometragem é necessária a troca do óleo do cardã e também qual á quantidade (ml) e o tipo de óleo indicado. Dei uma olhada no manual que veio com a moto e não encontrei essa informação. Se alguém souber, fico grato.

Gnegraes
04-10-2019, 12:12
Bom dia, comprei uma R 1200 GS (ano 2012) e gostaria de saber se alguém sabe me informar com qual quilometragem é necessária a troca do óleo do cardã e também qual á quantidade (ml) e o tipo de óleo indicado. Dei uma olhada no manual que veio com a moto e não encontrei essa informação. Se alguém souber, fico grato.

Renato,

O óleo da caixa de engrenagens traseira deve ser semi-sintético ou sintético, viscosidade 75W90.
O volume é de 0,2 litros (aproveite e troque junto o do câmbio que são exatos 0,8 litros e o mesmo óleo).
A frequência de troca é a cada 40.000 km.

Abaixo vai a tabela de manutenções periódicas:

https://1drv.ms/b/s!AtiZ5VhZnVBGhfAi7R-WJfpGmAUn8w?e=xxBt1M

Piragibe
04-10-2019, 15:28
Obrigado pelas dicas e pela tabela, vlw

CARLIM
04-10-2019, 20:00
Por precaução sempre troquei o óleo do diferencial junto com a troca de óleo do motor, isto é, a cada 10.000 kms. Mas, acho que o maior problema das GS 1200, não é o diferencial, mas sim o cardã que enferruja se entrar água. Por isso, uma inspeção na coifa de proteção a cada viagem é sempre bem vinda.

Gnegraes
04-10-2019, 22:53
Por precaução sempre troquei o óleo do diferencial junto com a troca de óleo do motor, isto é, a cada 10.000 kms. Mas, acho que o maior problema das GS 1200, não é o diferencial, mas sim o cardã que enferruja se entrar água. Por isso, uma inspeção na coifa de proteção a cada viagem é sempre bem vinda.

Carlos,

Acho que a inspeção nas coifas deve ser uma rotina, como fazemos com pneus, por exemplo.
E três detalhes muito, mas muito importantes: primeiramente que as coifas estejam montadas corretamente, segundo que estejam lubrificadas internamente com a graxa correta e terceiro, que os estriados tanto na saída do câmbio como na entrada da caixa traseira estejam lubrificados com a graxa correta, para poder desmontar na próxima manutenção (se colar, é uma f&d@....)