PDA

Ver Versão Completa : Câmbio GS 1200 2018



Felici
27-10-2019, 07:09
Olá pessoal acabo de comprar um GS1200 2018 e gostaria de tirar uma dúvida: Notei que ao trocar a marcha (subindo marcha) o câmbio da um estalo, mesmo com a embreagem totalmente acionada. Isso eh normal ? Além disso o Quick shift nas primeiras marchas parece meio impreciso e quando passo as marchas a moto pula para frente. Alguém sabe me dizer se isso é comum neste modelo? Obrigado

alexandrej
27-10-2019, 08:41
Olá pessoal acabo de comprar um GS1200 2018 e gostaria de tirar uma dúvida: Notei que ao trocar a marcha (subindo marcha) o câmbio da um estalo, mesmo com a embreagem totalmente acionada. Isso eh normal ? Além disso o Quick shift nas primeiras marchas parece meio impreciso e quando passo as marchas a moto pula para frente. Alguém sabe me dizer se isso é comum neste modelo? ObrigadoMinha 1200 GSA esta com 2 anoa e meio e 40 mil km.

Do neuto pra a 1 marcha a minha tbm da um estado, um pequeno tranco ainda mas até então tenho esse fenomeno como normal.

As demais marchas subindo, com uso da embreagem nao tem qq barulho estranho.

Sem uso da embreagem, ou seja, usando o quick shifter as condicoes para troca de marca realmente sao mais eapecificas e fora disso da tranco seja pra subir ou reduzir. Por cezes ainda é duro para mover a alavanca. Isso ocorre qdo o giro nao é o mais ideal para a troca de marca - seja um giro muito altou ou muito baixo. Sinto em minha moto q tal recurso se encaixe melhor na estrada em velocidades um pouco maiores que mantem os giros ideais por mais tempo pro uso do quick shifter. Tal rotacao na minha moto vai ai de 3500 a 6000 giros.

Devido a essas condicoes, na rua, raramente uso o quick shifter.

Enviado de meu SM-G955F usando o Tapatalk

Felici
27-10-2019, 11:12
Muito obrigado Alexandre. Em relação ao Quick shifter tive a mesma percepção. Com relação a troca de marcha talvez possa ser ajuste da embreagem. Estou acostumado com S1000RR. Nunca tive uma GS. Valeu

alexandrej
27-10-2019, 16:36
Muito obrigado Alexandre. Em relação ao Quick shifter tive a mesma percepção. Com relação a troca de marcha talvez possa ser ajuste da embreagem. Estou acostumado com S1000RR. Nunca tive uma GS. ValeuA minha embreagem, e das gs de modo geral, basta apertar um pouquinho ela ja ta funcionando.

Isso é pq tem gente q usa so um ou dois dedos para aciona-la o q impossibilita de puxar ate o final.

Enviado de meu SM-G955F usando o Tapatalk

Sapi
30-10-2019, 21:15
Olá pessoal acabo de comprar um GS1200 2018 e gostaria de tirar uma dúvida: Notei que ao trocar a marcha (subindo marcha) o câmbio da um estalo, mesmo com a embreagem totalmente acionada. Isso eh normal ? Além disso o Quick shift nas primeiras marchas parece meio impreciso e quando passo as marchas a moto pula para frente. Alguém sabe me dizer se isso é comum neste modelo? Obrigado

Felici. tenho uma GS 2010 cambio alemao... engata macio, sem barulho, sem tranco, uma maravilha. Ja a minha GS 2019, com TFT Shift Assist, ESA, bla..bla bla..blaaaa.... tem um cambio Japones que sempre dah tranco, faz barulho, O shift assist uso pouco pois soh funciona bem em certas rotacoes...... a verdade eh que as BMW novas tem muito menos qualidade que as antigas ... em compensacao tem muita eletronica embarcada, que custa menos do que manter a qualidade de construcao como alguns anos atras...

Gnegraes
31-10-2019, 07:53
Felici. tenho uma GS 2010 cambio alemao... engata macio, sem barulho, sem tranco, uma maravilha. Ja a minha GS 2019, com TFT Shift Assist, ESA, bla..bla bla..blaaaa.... tem um cambio Japones que sempre dah tranco, faz barulho, O shift assist uso pouco pois soh funciona bem em certas rotacoes...... a verdade eh que as BMW novas tem muito menos qualidade que as antigas ... em compensacao tem muita eletronica embarcada, que custa menos do que manter a qualidade de construcao como alguns anos atras...

Todos os câmbios saem da fábrica de Berlin montados. Assim como os motores.
Nas montadoras da BMW (Brasil incluso) eles unem os pedaços do "Lego", ou seja, motor, câmbio, suspensão, quadro, etc.

A introdução da eletrônica não foi uma redução de custo, ao contrário, subiu o custo de produção, pois para cada ECU (Eletronic Control Unit) há necessidade de servosistemas mecânicos/hidráulicos/elétricos para realizar o efeito requerido. E ela foi introduzida para aumentar a segurança do veículo, senão vejamos para que servem:
- freios ABS
- suspensão ativa
- controle de tração
- controle de estabilidade

P.ALMEIDA
31-10-2019, 12:44
Felici. tenho uma GS 2010 cambio alemao... engata macio, sem barulho, sem tranco, uma maravilha. Ja a minha GS 2019, com TFT Shift Assist, ESA, bla..bla bla..blaaaa.... tem um cambio Japones que sempre dah tranco, faz barulho, O shift assist uso pouco pois soh funciona bem em certas rotacoes...... a verdade eh que as BMW novas tem muito menos qualidade que as antigas ... em compensacao tem muita eletronica embarcada, que custa menos do que manter a qualidade de construcao como alguns anos atras...

Outro dia falando com um mecânico ele me explicou que os modelos da GS antigos a ar tem a marcha lenta em neutro com menor nr. de RPM. As novas tem RPM maior no neutro e isso justificaria a pancada que dá ao engatar. Não sou técnico nem engenheiro pra contestar mas me pareceu razoável a explicação.

Gnegraes
31-10-2019, 13:45
Outro dia falando com um mecânico ele me explicou que os modelos da GS antigos a ar tem a marcha lenta em neutro com menor nr. de RPM. As novas tem RPM maior no neutro e isso justificaria a pancada que dá ao engatar. Não sou técnico nem engenheiro pra contestar mas me pareceu razoável a explicação.

Estórias que o povo conta.....

Não faz sentido algum, o câmbio quando você engata uma marcha está separado do motor pela embreagem, os dois sistemas estão desacoplados.
De outa forma, significa dizer que a embreagem não funciona....

Tuco10
31-10-2019, 15:33
Felici. tenho uma GS 2010 cambio alemao... engata macio, sem barulho, sem tranco, uma maravilha. Ja a minha GS 2019, com TFT Shift Assist, ESA, bla..bla bla..blaaaa.... tem um cambio Japones que sempre dah tranco, faz barulho, O shift assist uso pouco pois soh funciona bem em certas rotacoes...... a verdade eh que as BMW novas tem muito menos qualidade que as antigas ... em compensacao tem muita eletronica embarcada, que custa menos do que manter a qualidade de construcao como alguns anos atras...

Babozeira ...

Gnegraes
31-10-2019, 15:52
Babozeira ...

A minha não possui shift-assist e mesmo assim engato e reduzo todas as marchas sem uso da embreagem sem ruído e sem esforço no pedal, a menos óbviamente de 1a para 2a e vice-versa. Se necessitar, dá também para trocar essas marchas.

Mas como a embreagem está lá para ser usada, eu a uso sempre.

cberta
03-11-2019, 20:36
Mudei recentemente para a 2018. A diferença nos engates para a anterior (2015) salta aos olhos. Na 2015 a entrada da primeira marcha gerava uma pancada bem razoável. Esse efeito está minimizado na 2018. Em relação ao uso do quick shifter, ainda estou pegando o jeito, mas já percebi que, tanto subindo quanto descendo as marchas, dando um "toquinho" no acelerador, o câmbio "chupa" a marcha. Se estiver devagar consigo colocar no neutro e em primeira sem acionar a embreagem. Tudo a título de teste, é claro, porque também compartilho da opinião de que a embreagem está ali para ser usada. Na pista, retomando velocidade nas saídas de pedágio, o quick shifter permite engates mais rápidos e com menos trancos, o que evita as batidas de capacete do piloto e garupatroa.

Gnegraes
04-11-2019, 09:29
Mudei recentemente para a 2018. A diferença nos engates para a anterior (2015) salta aos olhos. Na 2015 a entrada da primeira marcha gerava uma pancada bem razoável. Esse efeito está minimizado na 2018. Em relação ao uso do quick shifter, ainda estou pegando o jeito, mas já percebi que, tanto subindo quanto descendo as marchas, dando um "toquinho" no acelerador, o câmbio "chupa" a marcha. Se estiver devagar consigo colocar no neutro e em primeira sem acionar a embreagem. Tudo a título de teste, é claro, porque também compartilho da opinião de que a embreagem está ali para ser usada. Na pista, retomando velocidade nas saídas de pedágio, o quick shifter permite engates mais rápidos e com menos trancos, o que evita as batidas de capacete do piloto e garupatroa.

A primeira coisa a se entender é que todos os pares de engrenagens de cada marcha no câmbio estão acoplados/engrenados. E não poderia ser diferente, pois são engrenagens de dentes helicoidais.

O chamado "engrenamento" de determinada marcha se dá através de um acoplador que ao se movimentar axialmente ao longo do eixo, acopla o par de engrenagens a este eixo, permitindo que a rotação seja transmitida através dele. O termo "engrenar marcha" vem lá do passado quando as engrenagens eram de dentes retos e se fazia o deslizamento da engrenagem sobre o eixo e se acoplava uma engrenagem a outra. Hábitos antigos como: "caiu a linha" do telefone (antigamente se rompia o cabo telefônico) ou acabou a "luz" (eletricidade nas casas no início era para iluminação...)

Há diferenças de rotação entre o eixo e o par de engrenagens. Ao se acelerar suavemente há aumento da rotação do eixo em relação ao par de engrenagens e que em determinado momento estas rotações estão muito próximas, facilitando que o acoplamento se realize.

Gnegraes
04-11-2019, 09:35
Mudei recentemente para a 2018. A diferença nos engates para a anterior (2015) salta aos olhos. Na 2015 a entrada da primeira marcha gerava uma pancada bem razoável. Esse efeito está minimizado na 2018. Em relação ao uso do quick shifter, ainda estou pegando o jeito, mas já percebi que, tanto subindo quanto descendo as marchas, dando um "toquinho" no acelerador, o câmbio "chupa" a marcha. Se estiver devagar consigo colocar no neutro e em primeira sem acionar a embreagem. Tudo a tÃ*tulo de teste, é claro, porque também compartilho da opinião de que a embreagem está ali para ser usada. Na pista, retomando velocidade nas saÃ*das de pedágio, o quick shifter permite engates mais rápidos e com menos trancos, o que evita as batidas de capacete do piloto e garupatroa.

A primeira coisa a se entender é que todos os pares de engrenagens de cada marcha no câmbio estão acoplados/engrenados. E não poderia ser diferente, pois são engrenagens de dentes helicoidas.

O chamado "engrenamento" de determinada marcha se dá através de um acoplador que ao se movimentar axialmente ao longo do eixo, acopla o par de engrenagens ao eixo, permitindo que a rotação seja transmitida através dele. O termo "engrenar marcha" vem lá do passado quando as engrenagens eram de dentes retos e se fazia o deslizamento da engrenagem sobre o eixo e se acoplava uma engrenagem a outra. Hábitos como: "caiu a linha" do telefone (antigamente se rompia o cabo telefônico) ou acabou a "luz" (eletricidade nas casas no inÃ*cio era para iluminação...)

Há diferenças de rotação entre o eixo e o par de engrenagens. Ao se acelerar suavemente há aumento da rotação do eixo em relação ao par de engrenagens e que em determinado momento estas rotações estão muito próximas, facilitando que o acoplamento se realize.

Gnegraes
04-11-2019, 09:49
No link abaixo está o desenho tridimensional do sistema de engate (trambulador) do câmbio.
Ao se movimentar o tambor seletor, os garfos se movimentam e os discos acopladores também, pois estão vinculados nos sulcos guia do tambor, são os chamados seguidores tipo cames.

https://1drv.ms/b/s!AtiZ5VhZnVBGhf9HLuChGLQtvKY2uQ?e=pePcaL

No link abaixo verão o desenho de um eixo, as engrenagens e o disco acoplador. O disco se movimenta ao longo do eixo conforme a posição do tambor seletor e o garfo, que ao ao ser acionado posiciona-o junto à engrenagem e acopla esta engrenagem ao eixo. Um outro modo de entender esse disco acoplador seria enxergá-lo como sendo uma "chaveta" móvel, que liga a engrenagem ao eixo e daí transmite rotação e torque.

https://1drv.ms/b/s!AtiZ5VhZnVBGhf9I2rFIrq7EusfRCg?e=lk4ZRy

Reiner
06-11-2019, 07:38
Bom dia!

A minha moto é uma gs1200r Premium 2015. O câmbio faz barulho em todas as marchas. Desde nova. Hoje está com 22kkm.
Entendo como característica do modelo.
Sds


Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Marcelo DC
06-11-2019, 22:07
Houve atualização do cambio a partir de 04/2017. Eles ficaram macios, embora a primeira marcha quando está fria também dá aquele tranco.

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk

Rromagnani
07-11-2019, 06:08
Houve atualização do cambio a partir de 04/2017. Eles ficaram macios, embora a primeira marcha quando está fria também dá aquele tranco.

Enviado de meu SM-G9650 usando o TapatalkE a diferença entre eles é gritante!

Enviado de meu SM-A205G usando o Tapatalk

Gnegraes
07-11-2019, 08:40
E a diferença entre eles é gritante!

Enviado de meu SM-A205G usando o Tapatalk

A minha é 2009, a 1a. marcha faz algum ruído, mas não é sempre. O restante tem engates precisos e sem ruídos.
Também não tenho dificuldades em colocar em neutro.

Rromagnani
07-11-2019, 08:51
A minha é 2009, a 1a. marcha faz algum ruído, mas não é sempre. O restante tem engates precisos e sem ruídos.
Também não tenho dificuldades em colocar em neutro.As LC tem o câmbio em duro... estranhei bastante quando comprei!

Enviado de meu SM-A205G usando o Tapatalk

Cladocera
22-11-2019, 06:55
Houve atualização do cambio a partir de 04/2017. Eles ficaram macios, embora a primeira marcha quando está fria também dá aquele tranco.

Enviado de meu SM-G9650 usando o TapatalkCurioso, na r1250 percebo que com o motor frio, logo após ligar pela primeira vez no dia, a primeira marcha entra macia sem solavancos.
Depois durante o uso a primeira dá um pequeno tranco ao ser engatada. Nada que incomode. A minha g650 anterior pulava mais rss.
Abs


Enviado de meu SM-G925I usando o Tapatalk

Reiner
22-11-2019, 15:13
Exatamente é o que acontece com a minha R1200GS Premium 2015.
Câmbio frio engate macio, depois sempre com pequenos trancos....

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk