PDA

Ver Versão Completa : Militec



DIDI DIAS
25-12-2019, 22:43
Boa noite galera... quanto ao uso do Militec nas BMW, alguém já usou e recomenda? Sempre a famosa dúvida se o Militec faz bem ao motor ou não. Obrigado...

Gnegraes
26-12-2019, 07:41
Boa noite galera... quanto ao uso do Militec nas BMW, alguém já usou e recomenda? Sempre a famosa dúvida se o Militec faz bem ao motor ou não. Obrigado...

Edson,

O Militec é um aditivo genérico copiado do original Molykote.
O bissulfeto de molibdênio é um excelente lubrificante, mas nas BMWs há problemas sérios: o produto reage com o revestimento das camisas dos cilindros.
Está declarado explicitamente nos manuais de proprietário das motos que não deve ser utilizado, recomendo ler.

Rromagnani
26-12-2019, 10:04
Eu usei uma vez...

Sinceramente não notei absolutamente nada nem para melhor, nem para pior.

Conclui que não vale a pena!

Enviado de meu Mi 9T usando o Tapatalk

Gnegraes
26-12-2019, 10:56
Eu usei uma vez...

Sinceramente não notei absolutamente nada nem para melhor, nem para pior.

Conclui que não vale a pena!

Enviado de meu Mi 9T usando o Tapatalk

Roberto,

Que me lembre você usou apenas uma vez, talvez não tenha causado danos perceptíveis.
Mas está lá no manual RSD.

https://www.bmwgsbrasil.com.br/attachment.php?attachmentid=10098&d=1544963965

Lembro de ter pesquisado no site alemão e o que um dos gurus lá me disse que há uma reação química adversa por conta do Nickasil que é um revestimento depositado em arco plasma nas paredes dos cilindros. Este revestimento torna a superfície extremamente dura e resistente ao desgaste superficial. Troca-se pistões e anéis, mas não as camisas, por não sofrerem desgaste. O bissulfeto de molibdênio reage quimicamente com o Nickasil. A BMW colocou no Manual por que os alemães usam Molykote há décadas, assim evita-se que usem pelo hábito que tem nos seus outros motores. Molykote é muito conhecido pelos alemães.

DIDI DIAS
28-12-2019, 15:44
- Obrigado, vou ler o manual e considerar a dica...

Rromagnani
28-12-2019, 17:24
Sim, usei só uma vez!

Não atentei ao manual... Se tivesse lido, não teria usado!

Enviado de meu Mi 9T usando o Tapatalk

Gnegraes
29-12-2019, 08:31
Roberto e Edson,

A informação que passei está no RSD, não manual de proprietário.

Paulork
06-01-2020, 18:31
Conheci o Militec nos anos 74/75/76 quando fiz o colégio técnico de mecânica, numa aula de laboratório.
O teste feito na época é o mesmo aplicado em demonstração até hoje, ou seja, o atrito de um eixo banhado em óleos comerciais de diversas marcas, antes e depois de adicionado o Militec.
A diferença da lubrificação é muito grande, que aprendi traz muitos benefícios e desde meu primeiro carro/moto sempre o utilizei.
Para muitos esse é um assunto polêmico como aquele que pergunta qual é a melhor gasolina para minha moto kkk

Gnegraes
07-01-2020, 07:41
Conheci o Militec nos anos 74/75/76 quando fiz o colégio técnico de mecânica, numa aula de laboratório.
O teste feito na época é o mesmo aplicado em demonstração até hoje, ou seja, o atrito de um eixo banhado em óleos comerciais de diversas marcas, antes e depois de adicionado o Militec.
A diferença da lubrificação é muito grande, que aprendi traz muitos benefícios e desde meu primeiro carro/moto sempre o utilizei.
Para muitos esse é um assunto polêmico como aquele que pergunta qual é a melhor gasolina para minha moto kkk

O Militec é um produto genérico do Molykote alemão. Aqui no Brasil, o Molykote é comercializado desde os anos 60.
Para quem conhece mecânica e lubrificantes, não é polêmico.
Infelizmente não podemos usar nos motores BMW.
Mas uso no câmbio e na caixa de redução traseira.