PDA

Ver Versão Completa : Consumo G650GS



XikoGS
31-01-2020, 23:16
Boa noite, adquiri uma G650GS, 2010, com 7.000km aproximadamente, achei estranho a Km tão baixa, porém os pneus são de 2010. A relação nunca foi ajustada. Então mediante a isso achei um bom negócio. Consultei a moto não havia nenhuma pendência.
Estou muito feliz com a moto, porém o consumo está totalmente fora do que vi dizerem por aí.
A minha moto está fazendo 16km/L.
Alguém, por gentileza poderia indicar algo que eu poderia fazer para que esse consumo melhore?
Obrigado

Gnegraes
01-02-2020, 08:42
Boa noite, adquiri uma G650GS, 2010, com 7.000km aproximadamente, achei estranho a Km tão baixa, porém os pneus são de 2010. A relação nunca foi ajustada. Então mediante a isso achei um bom negócio. Consultei a moto não havia nenhuma pendência.
Estou muito feliz com a moto, porém o consumo está totalmente fora do que vi dizerem por aí.
A minha moto está fazendo 16km/L.
Alguém, por gentileza poderia indicar algo que eu poderia fazer para que esse consumo melhore?
Obrigado

Alguns comentários:

- consumo
Depende de muita coisa: peso do piloto, tipo de tráfego diário, tipo de tocada, calibragem de pneus, temperatura média ambiente, etc.
Nunca me esqueço de uma citação do Jackie Steward, o escocês voador da F1, que ao ser perguntado como preservar mecanicamente seu automóvel e ter um bom consumo de gasolina, disse: dirijo sempre como se estivesse fazendo a mudança da minha avó e carregando todos os cristais e louças dela no banco de trás....

- pneus
Pneus tem vida útil por tempo de vida. Os teus estão mais do que na hora de serem trocados. E pneu é segurança na moto...

Cladocera
01-02-2020, 09:14
Oi Francisco!
Se você não anda esgoelando o consumo me parece alto mesmo.
A minha fazia no mínimo 20-21 km/l na cidade e eu sou bem pesado rsss
Na estrada por muitas vezes rodava 300km até acender a reserva e ao abastecer entrava perto de 10L, ou seja, estava próximo dos 30km/l.
Mas a média cidade/estrada ficava entre 24-26 km/l.
Calibração dos pneus está ok?


Enviado de meu SM-G925I usando o Tapatalk

Reiner
01-02-2020, 12:04
Francisco, é falta de uso...
Experimente trocar o par de pneus, por seguranca, troque oleo e filtro, limpe o filtro de ar ou troque, lubrificar bem a corrente, girar as rodas levantadas pra ver se nao tem barulho estranho ou peso ao movimentar, lubrificar cabos e manetes e fazer uma pequena viagem, uns 300km, ida e volta....motor embucha por falta de giro.
Pode ser que tudo se ajuste.


Boa sorte

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

toffy
01-02-2020, 22:12
Eu numa utilização diária mista (50% urbano e 50% vias rápidas) faço normalmente 27km / Lt

(A minha é a F650gs de 50 cv, mono cilíndrica, quem eu acho é igual a tua)

Enviado do meu P022 através do Tapatalk

XikoGS
02-02-2020, 14:50
Alguns comentários:

- consumo
Depende de muita coisa: peso do piloto, tipo de tráfego diário, tipo de tocada, calibragem de pneus, temperatura média ambiente, etc.
Nunca me esqueço de uma citação do Jackie Steward, o escocês voador da F1, que ao ser perguntado como preservar mecanicamente seu automóvel e ter um bom consumo de gasolina, disse: dirijo sempre como se estivesse fazendo a mudança da minha avó e carregando todos os cristais e louças dela no banco de trás....

- pneus
Pneus tem vida útil por tempo de vida. Os teus estão mais do que na hora de serem trocados. E pneu é segurança na moto...


Boa tarde Amigo!
Muito obrigado pela dica!

XikoGS
02-02-2020, 14:54
Oi Francisco!
Se você não anda esgoelando o consumo me parece alto mesmo.
A minha fazia no mínimo 20-21 km/l na cidade e eu sou bem pesado rsss
Na estrada por muitas vezes rodava 300km até acender a reserva e ao abastecer entrava perto de 10L, ou seja, estava próximo dos 30km/l.
Mas a média cidade/estrada ficava entre 24-26 km/l.
Calibração dos pneus está ok?


Enviado de meu SM-G925I usando o Tapatalk
Boa tarde Elton, primeiramente obrigado pela mensagem!

Eu tenho um mecanico de confiança, que eu acho mto bom. Fiz troca de óleo, filtro, corrente lubrificada, e não ando esgoelando não.
Ontem eu aumentei a velocidade na estrada pra ver se muda um pouco o ritmo do motor. Ela é pouco rodada pelo ano. Com isso, como Reiner disse abaixo, talvez ainda não deu tempo nem de amassear o motor.
A calibração do pneu está ok!

Mais uma vez. Obrigado pelas dicas!

XikoGS
02-02-2020, 14:57
Muito obrigado pela dica Reiner. Como eu disse, meu Mecanico disse que a moto está ok. Trocou óleo e filtros, e disse pra eu rolar um pouco, e passando um pouquinho mais de tempo, vou fazer as demais trocas. O pneu tá muito bom, mas como é um pneu velho deve ter de trocar.


Obrigado.

Abraços.

XikoGS
02-02-2020, 14:59
Francisco, é falta de uso...
Experimente trocar o par de pneus, por seguranca, troque oleo e filtro, limpe o filtro de ar ou troque, lubrificar bem a corrente, girar as rodas levantadas pra ver se nao tem barulho estranho ou peso ao movimentar, lubrificar cabos e manetes e fazer uma pequena viagem, uns 300km, ida e volta....motor embucha por falta de giro.
Pode ser que tudo se ajuste.


Boa sorte

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk


Eu numa utilização diária mista (50% urbano e 50% vias rápidas) faço normalmente 27km / Lt

(A minha é a F650gs de 50 cv, mono cilíndrica, quem eu acho é igual a tua)

Enviado do meu P022 através do Tapatalk

Obrigado pela resposta Luis.

A minha é a 2010.

Mas esse consumo pra mim seria o sonho.

Mas vou fazer os ajustes e ele melhorará com certeza!

A moto está em mto bom estado de conservação, mas acredito que por ser tão pouco rodada, prejudique o consumo.

Abraço

wyll_san
27-02-2020, 22:35
Cara a minha está com o mesmo problema, comprei uma 2013 com 43mil rodados, fiz a revisão, lubrifique tudo, todos os mecânicos que olharam elogiaram o bom estado de tudo, só troquei os pneus pelo Scorpions 2 , mas o consumo está entre 13 e 15km/L, com aditivada, só rodo na cidade e normalmente percursos curtos, fico meio apreensivo com os consumos que vejo na internet mas aparentemente ela não tem problema algum, será que podem ter modificado a relação de consumo no computador de bordo ou algo do tipo? Alguém já houvio fala de algo assim?

drluipe
27-02-2020, 23:09
pitaco todo mundo tem um... mesmo seu mecânico sendo de confiança, pondere avaliar bicos, admissão, pois moto com 10 anos com menos de 10milkm, pensaria em revisão da parte de cima do motor e talvez até a parte de baixo... principalmente se o antigo dono tiver feito apenas 1 revisão, enquanto deveria ter realizado 10, no mínimo, independente de quilometragem.

Talmann
28-05-2020, 15:52
Boa noite, adquiri uma G650GS, 2010, com 7.000km aproximadamente, achei estranho a Km tão baixa, porém os pneus são de 2010. A relação nunca foi ajustada. Então mediante a isso achei um bom negócio. Consultei a moto não havia nenhuma pendência.
Estou muito feliz com a moto, porém o consumo está totalmente fora do que vi dizerem por aí.
A minha moto está fazendo 16km/L.
Alguém, por gentileza poderia indicar algo que eu poderia fazer para que esse consumo melhore?
Obrigado

Seja bem vindo Francisco! com relação ao consumo, a minha tem feito 24km/L na cidade... pilotando com as dicas do "Jackie Steward"... #risos... em todo abastecimento eu calibro os pneus.

FCRUZ17
29-05-2020, 13:22
Consumo urbano de 24km/l e estrada por volta de 27km/l. Minha moto ainda está amaciando o motor (4.300KMS)... Acredito que esse consumo ainda deve melhorar um pouco.

Norges
03-10-2020, 11:50
Tá precisando de uma geral... que a esta altura já deve ter sido feita...
Estou com a minha 2014 há 45 dias, 29mkm, numa viagem com garupa e 2 baus laterias cheios, à media de 120 fez 21kml

PedroTLN
05-08-2021, 21:05
pode ser o mesmo que aconteceu comigo, o odometro está marcando em milhas e parece que nao tem conserto, paciencia

Gnegraes
06-08-2021, 07:57
pode ser o mesmo que aconteceu comigo, o odometro está marcando em milhas e parece que nao tem conserto, paciencia

Deve ser bug de software. Basta reinstalar na ZFE em CC.

Marivaldo
09-08-2021, 23:04
Não confie no consumo indicado pelo computador de bordo. Anote o km ou resete o odômetro parcial e encha o tanque. No próximo abastecimento, quando o tanque estiver menos de 1/4, veja quanto rodou e quantos litros coube. Esse é o método para verificar o consumo médio real.

Elker
15-08-2021, 21:27
A minha tá fazendo 22km/l uso misto entre rodovia e trânsito urbano. Sou pesado e ando acompanhado, além de bau e bauletos laterais.

DenisGarci
24-10-2021, 11:30
Minha G650 GS 2015 está fazendo 16 por litro.
Já revisei tudo.
Rolamentos.
Velas trocadas, corrente lubrificada , filtro de gasolina trocado.
Conseguiu melhorar seu consumo?
O que era?
Se sim, como resolveu...

DenisGarci
24-10-2021, 11:36
Gostaria de saber se resolveram o consumo e como.
Minha G 650 GS 2015 está com 22 mil km.
Revisei tudo.
Velas trocadas, corrente lubrificada, rolamentos engraxados, coxim de roda traseiro trocado, tudo ok.
Filtro de ar trocado.
Pastilhas de freios trocadas.
Óleo trocado
Mas não passa de 16 por litro.
Só ando na cidade.
Mas acho que está gastando muito.
Comprei esperando que fizesse pelo menos 20 por litro.
Alguém sabe o que pode ser?
Vou fazer limpeza de bicos.

Gnegraes
24-10-2021, 18:03
Gostaria de saber se resolveram o consumo e como.
Minha G 650 GS 2015 está com 22 mil km.
Revisei tudo.
Velas trocadas, corrente lubrificada, rolamentos engraxados, coxim de roda traseiro trocado, tudo ok.
Filtro de ar trocado.
Pastilhas de freios trocadas.
Óleo trocado
Mas não passa de 16 por litro.
Só ando na cidade.
Mas acho que está gastando muito.
Comprei esperando que fizesse pelo menos 20 por litro.
Alguém sabe o que pode ser?
Vou fazer limpeza de bicos.

Denis,

Não mexeria nos bicos. Dificilmente são eles a causa.

Se você roda a maior parte do tempo em São Sebastião em SP, a cidade é minúscula, o transito é lento e travado, típico de cidade pequena.
Não tem como querer melhorar o desempenho no tocante a consumo.

DenisGarci
25-10-2021, 17:15
Será que está normal????
16 km / l na cidade?

Gnegraes
26-10-2021, 15:05
Será que está normal????
16 km / l na cidade?

Além do tipo de cidade que você roda, tem também a maneira como você pilota.
Tudo influencia no consumo.

luiz baum
26-10-2021, 20:09
Será que está normal????
16 km / l na cidade?


Uma sugestão:
Encha o tanque e faça um percurso de 300 km numa estrada "normal":sem grandes serras, subidas, descidas, trânsito travado etc.
Ao final dos 300 km faça a média considerando a distância que rodou a partir do tanque cheio.
Andando sem garupa, sem malas, em última marcha e com velocidade até 110 a média deverá ficar acima de 26 km/h.
A minha faz mais que isso.
Está com 100 mil km.
Nunca limpei bico.
Vai matar a dúvida.

Luiz Baum

DenisGarci
30-10-2021, 01:26
Tenho um amigo que anda no mesmo percurso que eu com uma F800 Gs e faz 21 km/ lts.
Andando na manha nesta última medição fiz 18.
Raramente passo do 4 mil RPM.
Acho que devia fazer uns 20 a 22 ....pelo que leio por aí....
Estou até pensando em um remap, caso não seja bico...

DenisGarci
30-10-2021, 01:30
Tenho um amigo que anda no mesmo percurso que eu com uma F800 Gs e faz 21 km/ lts.
Andando na manha nesta última medição fiz 18.
Raramente passo do 4 mil RPM.
Acho que devia fazer uns 20 a 22 ....pelo que leio por aí....
Estou até pensando em um remap, caso não seja bico...
Os pneus que vieram com ela novos são Pirelli mais off Road, talvez tenha uma influência também, mas acredito que não tanta.
Andando sem ficar segurando a mão, como gosto, ela faz 16....acho pouco, minha XT 600 97 carburada fazia 12 com escape torbal....

Reiner
30-10-2021, 11:07
Tenho um amigo que anda no mesmo percurso que eu com uma F800 Gs e faz 21 km/ lts.
Andando na manha nesta última medição fiz 18.
Raramente passo do 4 mil RPM.
Acho que devia fazer uns 20 a 22 ....pelo que leio por aí....
Estou até pensando em um remap, caso não seja bico...
Os pneus que vieram com ela novos são Pirelli mais off Road, talvez tenha uma influência também, mas acredito que não tanta.
Andando sem ficar segurando a mão, como gosto, ela faz 16....acho pouco, minha XT 600 97 carburada fazia 12 com escape torbal....Denis, o pneu realmente faz aumentar o consumo, sem dúvida. Outra coisa que deve ser verificado, é a relação corrente, coroa e pinhão. Se ela foi encurtada com a troca de coroa ou pinhão, para a prática de off Road, o consumo dispara também. Veja isso.

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Valdemir S
27-03-2022, 08:58
Bom dia! A minha moto faz 30 km nas BRs, em pista mista, faz 25 km/lt.