PDA

Ver Versão Completa : Sensor de ar



Fds Brasil
10-03-2020, 19:08
Então pessoal comecei a observar um tec tec na frente da moto levei na loja ond comprei e o mecânico de lá tirou as carenagens ali na frente e me mostrou um sensor q segundo ele abre e fecha quando acelera só q agora ele tá fazendo esse tec tec antes acho q não fazia ele disse ser normal acho q é sensor ou válvula da caixa de ar ou só sensor de ar alguém já teve esse problema a minha é uma adventure 2018 com 13 mil km

Iceman
11-03-2020, 14:50
Cara, nunca ouvi falar desse "sensor que abre e fecha".
Para mim isso está cheirando a rebimboca da parafuseta que entupiu a grampoleta.
Esse seu mecânico é de confiança?
Talvez valha a pena levar numa autorizada, só para ter um diagnóstico mais confiável.

P.ALMEIDA
11-03-2020, 15:14
Leva em outro mecânico urgente e passa o endereço deste pra eu não passar na porta.

Fds Brasil
11-03-2020, 18:19
Mais tem essa peça sensor válvula da caixa de ar fica a direita do estojo da moto só q em baixo da carenagem na verdade são dois outro é mais perto da bateria

CM-R1200-GS
12-03-2020, 16:44
Então pessoal comecei a observar um tec tec na frente da moto levei na loja ond comprei e o mecânico de lá tirou as carenagens ali na frente e me mostrou um sensor q segundo ele abre e fecha quando acelera só q agora ele tá fazendo esse tec tec antes acho q não fazia ele disse ser normal acho q é sensor ou válvula da caixa de ar ou só sensor de ar alguém já teve esse problema a minha é uma adventure 2018 com 13 mil km

Nunca ouvi falar disso.
Meio estranho, leve em um mecanico de confiança

matheus19
01-03-2024, 14:00
Boa tarde, apesar de ter se passado quase 4 anos de abertura do topico, vou deixar aqui a minha contribuição...

a minha também faz um tec (tipo um click na verdade) em determinada rpm/condição e sim existe um atuador/solenoide ali que libera a passagem de ar, conhecido como sistema secundário de ar, que permite a passagem ar fresco que vem da caixa do filtro de ar, para o sistema de escape, é um dos métodos utilizado para reduzir emissões, eu tenho uma Honda XR250 Tornado 2007 e essa válvula também existe, mas o seu funcionamento é pneumático através do vácuo gerado no coletor de admissão.

11700
Peça Nº6

11699
Peça Nº4 e 5

Gnegraes
01-03-2024, 15:17
Colocar ar no escapamento para diluir os gases de queima????
Primeiro: onde está o duto que liga a caixa de ar ao escapamento???

Bullshit....

matheus19
01-03-2024, 17:22
Sim isso mesmo, jogar ar "fresco" na saída dos gases de escape, para ajudar a queimar os resto de combustível que não foi queimado
https://en.wikipedia.org/wiki/Secondary_air_injection

no caso da f800gs a ligação e feita na tampa do cabeçote...
Peça Nº2
11701
A 2 peças Nº3 são válvulas do tipo palheta, para não deixar os gases de escape retornar no sentido oposto, em direção ao filtro.

11703

A bendita válvula
https://www.ebay.com/itm/364012287135

Gnegraes
02-03-2024, 09:40
Sim isso mesmo, jogar ar "fresco" na saída dos gases de escape, para ajudar a queimar os resto de combustível que não foi queimado
https://en.wikipedia.org/wiki/Secondary_air_injection

no caso da f800gs a ligação e feita na tampa do cabeçote...
Peça Nº2
11701
A 2 peças Nº3 são válvulas do tipo palheta, para não deixar os gases de escape retornar no sentido oposto, em direção ao filtro.

11703

A bendita válvula
https://www.ebay.com/itm/364012287135


A tampa do cabeçote não tem ligação com gases de exaustão e nem poderia poderia ter, já que tem ligação com o cárter do motor, com ar e névoa de óleo aquecido existente no interior do motor.
Esses sistemas via de regra purgam esse ar + óleo e o colocam na entrada da câmara de combustão para que a névoa de óleo seja queimada.

Parte ínfima de combustível nos gases de escape estão a baixa pressão e sem fonte de ignição.
Os motores modernos possuem sonda Lambda para controle rigoroso da quantidade de combustível injetada, evitando duas coisas: 1- mistura pobre (funde o motor) e 2- mistura rica levando a baixo desempenho, aumento do consumo e polução.

Adicionar ar fresco ao escapamento dificilmente levará à queima de combustível residual.
Injetar ar no escapamento dilui os gases de combustão e tem de ser muito ar para burlar as emissões permitidas por Norma.

A "bendita" válvula é uma válvula de retenção, o símbolo e sentido de fluxo está gravado no corpo da válvula.

Tuco10
04-03-2024, 16:23
Essa válvula joga os gases internos no motor para queimar, nao joga direto no escape, ate pq a pressao do escape é bem maior que a pressao interna do motor. a injeção de ar no escape era usado antes do catalizador, agora com catalizador isso nao acontece.
Em alguns veiculos é ate recirculado os gases do escape para adimissao novamente, para controlar poluentes e baixar a temperatura da camara de combustao no caso de motor a diesel famosa EGR.
Mas nas motos a recirculação é para a caixa de filtro de ar.

matheus19
09-03-2024, 19:14
Bom, eu fiz um post respondendo e mostrando esses detalhes, com varias fotos já tem uma semana, mas por algum motivo não apareceu aqui, parece que algum administrador tem que aprovar o post algo assim, ou o post foi parar no limbo

Rromagnani
09-03-2024, 19:56
Bom, eu fiz um post respondendo e mostrando esses detalhes, com varias fotos já tem uma semana, mas por algum motivo não apareceu aqui, parece que algum administrador tem que aprovar o post algo assim, ou o post foi parar no limbo

Matheus, não há novos posts para moderação…. Acabei de ver…. Se puder postar novamente, todos nós agradeceremos!


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

matheus19
09-03-2024, 20:03
Matheus, não há novos posts para moderação…. Acabei de ver…. Se puder postar novamente, todos nós agradeceremos!


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

então foi pro limbo kkkk, sorte que eu tinha salvo uma parte no bloco de notas vou tentar postar novamente...

matheus19
09-03-2024, 20:59
A tampa do cabeçote não tem ligação com gases de exaustão e nem poderia poderia ter, já que tem ligação com o cárter do motor, com ar e névoa de óleo aquecido existente no interior do motor.
Esses sistemas via de regra purgam esse ar + óleo e o colocam na entrada da câmara de combustão para que a névoa de óleo seja queimada.



Existem 2 ligações na tampa do cabeçote nesse motor, a ventilação do motor/cárter e o do sistema de ar secundário, as 2 são feitas na tampa do cabeçote, a diferença é que a do sistema de ar secundário (como o próprio manual técnico da bmw chama) ele entra pela tampa e desce ate a parte inferior do cabeçote, até o duto da saída de escape.

Vista da tampa de válvula por cima
11723

Vista da tampa de válvula por baixo
11724

Parte de cima do cabeçote onde é feito a ligação do sistema de ar secundário
11725

Agora os prints que eu tirei do manual Técnico da F800GS, ele deixa claro o nome: Secondary Air System ou em português Sistema secundário de ar, outras montadoras chamam esse sistema de PAIR


11726
11727



Parte ínfima de combustível nos gases de escape estão a baixa pressão e sem fonte de ignição.
Os motores modernos possuem sonda Lambda para controle rigoroso da quantidade de combustível injetada, evitando duas coisas: 1- mistura pobre (funde o motor) e 2- mistura rica levando a baixo desempenho, aumento do consumo e polução.

Adicionar ar fresco ao escapamento dificilmente levará à queima de combustível residual.
Injetar ar no escapamento dilui os gases de combustão e tem de ser muito ar para burlar as emissões permitidas por Norma.

Controle de emissões, é um assunto que eu não domino, então pelo que já li/ouvi esse ar fresco que é admitido nos gases de escape tem algo haver com o catalisador, ai fui dar uma pesquisada e achei algumas repostas:

Site da Hella "O sistema de ar secundário reduz os componentes nocivos dos gases de escape durante a fase de partida a frio."
Fonte: https://www.hella.com/techworld/br/Tecnica/Eletrica-Eletronica/Sistema-de-ar-secundario-3296/

Site da Honda: "Sistema de Controle de Emissões. A válvula PAIR presente nesse sistema realiza o envio de ar filtrado para a saída da câmara de combustão, diminuindo a emissão de gases nocivos."
Fonte: https://www.honda.com.br/pos-venda/motos/guia-tecnico

Site renngrib Trecho traduzido para Pt-Br: "O sistema PAIR nas modernas motocicletas esportivas e de rua, injeta ar fresco no escapamento. Ao fazer isso, minimiza a quantidade de combustível não queimado que chega à atmosfera. É por isso que o estalo ocorre em desacelerações fortes, já que o combustível não queimado está em combustão no final."
Fonte: https://renngrib.de/en/shop/pair-system-eliminator-pse-02-honda-kawasaki-ktm-suzuki-yamaha-healtech/

Por curiosidade olha só o sistema da Honda CBR 1000RR
11722

já viu um motor ligado sem escapamento? Quando você acelera e desacelera você vai ver as labaredas de fogo que saem
Veja esse exemplo:
https://www.youtube.com/shorts/tEeUvdtQ3lQ

então pelo que eu entendi, esse sistema só atua nas desacelerações, e na marcha lenta quando o catalisador não tingiu a temperatura ideal para a conversão catalítica dos gases nocivos.



A "bendita" válvula é uma válvula de retenção, o símbolo e sentido de fluxo está gravado no corpo da válvula.
Sinceramente para mim que atua na área da elétrica/eletrônica esse símbolo é de um diodo, provavelmente essa válvula tem polaridade

Gnegraes
10-03-2024, 09:58
Sinceramente para mim que atua na área da elétrica/eletrônica esse símbolo é de um diodo, provavelmente essa válvula tem polaridade[/QUOTE]


Matheus,

Todos os fenômenos básicos em mecânica (cinemática e dinâmica), mecânica dos fluidos, eletricidade e eletrônica são idênticos e tem similaridade, apenas que as grandezas físicas são específicas de cada área:

Mecanica dos fluidos & Elétrica

pressão = tensão
vazão = corrente
perda de carga ao fluxo = queda de tensão em condutores

O que você conhece como Diodo na eletrônica, na engenharia de tubulações é o símbolo de uma válvula de retenção que só dá passagem de fluidos em um sentido...
No caso da foto, é uma válvula de retenção de fluido gasoso.

Na mecânica e em equipamentos de tubulações, não há polaridade..... Polaridade apenas quando se trata de cargas elétricas.