PDA

Ver Versão Completa : Troca de óleo g310gs



Marcius
01-05-2020, 17:39
Boa tarde, Meus caros.


Minha 310 esta com 4milKM, e estava pensando em fazer a troca de óleo com 5k e depois na revisão novamente com 10k. Porém após ligar na CC fiquei meio desanimado pois R$410,00 só para trocar um óleo me desanimou, quase o preço da revisão. Vocês trocam em 10-10 mil como fala no manual ou fazem trocas antes? é confiável esperar os 10 mil? devo completar com o óleo original e aguardar a revisão?

Não manjo muito de moto, pois é praticamente minha primeira moto.

Agradeço, abraço!!

Reiner
01-05-2020, 17:51
Boa tarde Marcius,
Se vc fez a primeira revisão de 1000 km, aguarde a revisão de 10kkm. E somente complete o óleo com as mesmas especificações, se for necessário.

Sds

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

EvertonM
01-05-2020, 18:37
Penso que fazer a troca em km menor que o previsto no manual é importante apenas se a motocicleta não roda "normalmente". Pouco uso, durante longo tempo, recomenda a troca do óleo. Mas, não sendo esse o caso, segue o manual.

DanielAdv
05-05-2020, 09:34
Não vejo necessidade.. a minha troco de 10 em 10 mil km.. ou 1 ano..

Marcius
05-05-2020, 12:05
Obrigado pelas respostas meus caros deu uma esclarecida como somente uso para ir e voltar do trabalho, vou seguir os 10k Km. Abraços

shw
05-05-2020, 13:13
Estou na minha 3 bmw, sempre troquei de 10 em 10 mil, por zelo pode-se trocar de 5 em 5 mas .. se está no manual de 10 em 10 faça o que esta lá!!

Jairo Rapo
30-11-2022, 15:44
A minha moto é gs 310, porém a cada 5k troco somente o óleo, visto que rodo bem...fui orientado por mecânico que deveria ser assim, visto que nem carro se troca o óleo de 10 em 10k. É apenas questão de cuidar e conservar a relação

Gnegraes
01-12-2022, 07:21
Bom dia Jairo,

Sugerimos que você se apresente ao grupo no tópico Apresentações Pessoais, é o primeiro deles...

Óleos lubrificantes hoje são dotados de alta tecnologia, pode trocar no intervalo indicado pelo fabricante SIM.
Quem conhece teu veículo é o fabricante que o projetou.
Use sempre óleos multigraduados na faixa recomendada e de preferência Óleo Sintético, nas motos os melhores são Castrol Power Racing e Motul 7100.

Teu mecânico é quem troca teus óleos certo??? A conclusão é implícita na recomendação dele.....
Teu mecânico ou é desonesto ou conhece pouco de mecânica de motores e transmissões. Espero que não seja os dois....

EvertonM
03-12-2022, 13:15
Então, Jairo, vou compartilhar minha experiência. Era bastante comum a troca com 5 mil kms (ou até menos) em motocicletas que usavam óleo mineral.
Os motores mais novos são projetados para lubrificação com óleo sintético (ou pelo menos semissintético), que possuem melhor performance e maior tempo de preservação de suas características lubrificantes.
Na minha avaliação, a troca com 5 mil kms seria recomendada apenas se você utiliza óleo mineral e/ou roda muito com a moto em estradas de terra ou locais de muita poeira - pois eventualmente pode haver contaminação do óleo - ou no caso de uma pilotagem muito "hard" (alto giro, esticando marcha além do normal, etc).
Vi num manual da sua moto (que encontrei na internet) que o tempo de troca é a cada 10 mil kms ou a cada ano (o que ocorrer primeiro) e o óleo recomendado é o SAE 15W50 - API SJ / JASO MA2.
O site da Castrol confirma isso e indica o óleo semissintético API SL:
https://www.castrol.com/pt_br/brazil/home/motor-oil-and-fluids/motor-oil-fluids-finder.html?gclid=CjwKCAiAhKycBhAQEiwAgf19erqlL67k uHXdMt2lOJK-uEL-Lnd6t5piF_3XMR1LiAGG9exJ7bp_9xoClp0QAvD_BwE#!/veiculo/c1aed06b-43ac-4d28-8caf-f39065c8dc13
Diante disso, sugiro avaliar se não estaria investindo dindin mais do que o necessário. Espero ter colaborado. Boa sorte e bons ventos.

PS: indicações da Motul
https://www.motul.com/br/pt-BR/lubricants/recommendations/9c46fe400803bc8e818a984e01717449?category_id=4null&model_id=d0f909151b6d2b38&type_name=G+310+GS+%282017-+%29

Alisha
15-03-2023, 03:49
A minha moto é gs 310, porém a cada 5k troco somente o óleo, visto que rodo bem...fui orientado por mecânico que deveria ser assim, visto que nem carro se troca o óleo de 10 em 10k. É apenas questão de cuidar e conservar a relação

While it is true that modern vehicles, including cars and motorcycles, can often go longer between oil changes than in the past, it is still important to follow the manufacturer's recommended maintenance schedule for your specific make and model.

In the case of your GS 310, BMW recommends an oil change every 6,000 miles or once a year, whichever comes first. While your mechanic may have advised that it's okay to go longer between oil changes, it's important to note that engine oil is the lifeblood of your motorcycle's engine and plays a crucial role in keeping it running smoothly and efficiently. (https://gbplusmod.com/download-fm-whatsapp/)

Reiner
15-03-2023, 07:16
Bem vindo, Alisha, assim que for possível se apresente no tópico específico. As recomendações da BMW Motorrad para o Brasil são basicamente iguais, 10000km ou 1 ano de uso.

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

DanielAdv
16-03-2023, 07:26
A minha moto é gs 310, porém a cada 5k troco somente o óleo, visto que rodo bem...fui orientado por mecânico que deveria ser assim, visto que nem carro se troca o óleo de 10 em 10k. É apenas questão de cuidar e conservar a relação

Não vejo muito sentido em trocar apenas o óleo e deixar o filtro com o óleo "velho" afinal irá "contaminar" o óleo novo rapidamente.

luiz baum
16-03-2023, 09:13
Não vejo muito sentido em trocar apenas o óleo e deixar o filtro com o óleo "velho" afinal irá "contaminar" o óleo novo rapidamente.

Se, por uma necessidade extrema, eu tivesse que trocar somente o óleo eu retiraria o filtro para escorrer o óleo velho...

Luiz Baum

Gnegraes
16-03-2023, 09:48
Se, por uma necessidade extrema, eu tivesse que trocar somente o óleo eu retiraria o filtro para escorrer o óleo velho...

Luiz Baum

Concordo Luiz, na emergência vale quase tudo...

Não trocar o filtro é uma grande bobagem, até por ser uma peça das mais baratas.
Os filtros da Mahle são os utilizados pela BMW, mesmo sendo importados da Áustria são muito baratos, o da minha custa cerca de R$75,00 no ML (economia de escala...)

EvertonM
18-03-2023, 12:07
"cadum é cadum", mas eu prefiro rodar 10 mil kms e trocar óleo e filtro, ao invés de fazer uma trocar parcial a cada 5 mil kms.
Hoje temos disponibilidade de bons óleos que suportam 10 mil kms (ou 1 ano) - considerando o uso "civilizado" da motocicleta - além de ser o intervalo previsto no manual (ao menos da minha moto).
Por sinal, tenho como mantra: "siga o manual" !

Gnegraes
18-03-2023, 12:24
"cadum é cadum", mas eu prefiro rodar 10 mil kms e trocar óleo e filtro, ao invés de fazer uma trocar parcial a cada 5 mil kms.
Hoje temos disponibilidade de bons óleos que suportam 10 mil kms (ou 1 ano) - considerando o uso "civilizado" da motocicleta - além de ser o intervalo previsto no manual (ao menos da minha moto).
Por sinal, tenho como mantra: "siga o manual" !


Everton está certíssimo: SEMPRE siga o manual de proprietário...

Rromagnani
19-03-2023, 10:35
"cadum é cadum", mas eu prefiro rodar 10 mil kms e trocar óleo e filtro, ao invés de fazer uma trocar parcial a cada 5 mil kms.
Hoje temos disponibilidade de bons óleos que suportam 10 mil kms (ou 1 ano) - considerando o uso "civilizado" da motocicleta - além de ser o intervalo previsto no manual (ao menos da minha moto).
Por sinal, tenho como mantra: "siga o manual" !


Estou nessa tb! Nada de acostumar mal a moto! KKKKK

Gnegraes
19-03-2023, 11:07
Estou nessa tb! Nada de acostumar mal a moto! KKKKK


São as duas coisas mais importantes na vida e no desempenho de um motor: Óleo Lubrificante e qualidade da Gasolina.

Marivaldo
25-03-2023, 01:28
Tenho trocado óleo e filtro pela idade (1 ano) na concessionária, e a moto está fora da garantia. Na última troca havia rodado menos de 7 mil km. Fica registrado e carimbado no manual.
Detalhe: o motor funciona sensivelmente mais "liso" depois da troca. Vale a pena.