PDA

Ver Versão Completa : Relê de partida da G 650 GS



marcioabe
13-05-2020, 15:16
A moto não pegava e quando dava a partida ouvia sempre um tec, tec... resolvi então achar o relê de partida na moto e fiz ligação direta nos terminais. Funcionou!
Fui pesquisar o relê de partida e só encontrei no Mercado Livre, usado e com preço em torno de 300 reais.
Então resolvi procurar nos catálogos de fabricantes de relê de partida e encontrei um com tamanho e cilindrada equivalente, o da Yamaha XT, preço do novo R$27,00!

O relê de partida da Yamanha XT entra perfeitamente no suporte de borracha e só precisei fazer uma adaptação nos fios da partida.

1041010411

EvertonM
13-05-2020, 15:23
Legal ! Grato pela informação.

Gnegraes
13-05-2020, 19:28
A moto não pegava e quando dava a partida ouvia sempre um tec, tec... resolvi então achar o relê de partida na moto e fiz ligação direta nos terminais. Funcionou!
Fui pesquisar o relê de partida e só encontrei no Mercado Livre, usado e com preço em torno de 300 reais.
Então resolvi procurar nos catálogos de fabricantes de relê de partida e encontrei um com tamanho e cilindrada equivalente, o da Yamaha XT, preço do novo R$27,00!

O relê de partida da Yamanha XT entra perfeitamente no suporte de borracha e só precisei fazer uma adaptação nos fios da partida.

1041010411

Marcio,
Havia alguma informação de quantos Amperes era o relé original BMW e este da Yamaha?

marcioabe
14-05-2020, 14:16
Pior que não se encontra nada de especificação técnica sobre o relê de partida RC18-027

10412

alcsantos
01-06-2020, 21:19
Marcio,
Havia alguma informação de quantos Amperes era o relé original BMW e este da Yamaha?

Oi Marcio, Boa noite. Estou com o mesmo problema, tentei com outro relé, mas não deu certo, acho que foi devido ao modelo, era da SUZUKI YES.
Esse da que vc usou é XT600 ou XT660. funciona com perfeição?

Everton Fi
08-04-2022, 18:47
O da xt 225 da magnetron é exatamente igual. Só soltar o cabo e colocar na borracha suporte.

Luiba
16-01-2023, 13:44
O da xt 225 da magnetron é exatamente igual. Só soltar o cabo e colocar na borracha suporte.

Primeiro post no grupo. Boa tarde. Saudações a todos.

O relé da XT225 funcionou mesmo? Explico: comprei um da marca AHL para a Yamaha SJ650 XL700 XL760 WB700 WB800 SJ700 SV1200 FX700 WRA650 WRB650 700TL XA XL / XLT800 VN1100 SJ 650... no AliExpress. Cilindrada parecida e maior até. Fisicamente idêntico. Na segunda partida o motor de partida não desligou, indicando que o relé permaneceu armado. Perrengue! Drenou quase toda a bateria até eu desconectá-la.

Permaneço à procura de um confirmadamente equivalente. Alguma novidade sobre isso no grupo?

Gnegraes
16-01-2023, 14:43
Primeiro post no grupo. Boa tarde. Saudações a todos.

O relé da XT225 funcionou mesmo? Explico: comprei um da marca AHL para a Yamaha SJ650 XL700 XL760 WB700 WB800 SJ700 SV1200 FX700 WRA650 WRB650 700TL XA XL / XLT800 VN1100 SJ 650... no AliExpress. Cilindrada parecida e maior até. Fisicamente idêntico. Na segunda partida o motor de partida não desligou, indicando que o relé permaneceu armado. Perrengue! Drenou quase toda a bateria até eu desconectá-la.

Permaneço à procura de um confirmadamente equivalente. Alguma novidade sobre isso no grupo?


Componente elétrico não depende nunca de formato, tamanho, cor, cheiro, cilindrada da moto ou preço para se saber se é equivalente....
As características elétricas é que são as únicas a serem levadas em consideração...

Luiba
16-01-2023, 15:49
Componente elétrico não depende nunca de formato, tamanho, cor, cheiro, cilindrada da moto ou preço para se saber se é equivalente....
As características elétricas é que são as únicas a serem levadas em consideração...

Sim, claro. Só o que eu tenho é o formato (não alteraria o método de fixação) e a cilindrada, que deve ter alguma correlação com a corrente que deve comutar. Quanto às demais características que vc apontou...

Obrigado assim mesmo.

Minha dúvida permanece.

Abs.

Reiner
16-01-2023, 18:06
Luiz,

Experimente o da XT225, da magnetron. Conforme recomendação anterior.
O problema do produto comprado na aliexpress tem muito
a ver com a qualidade construtiva.
Rele de partida é muito básico no caso de uso em motos, e se o fixação é igual, compensa testar.
Mas, convém testar antes todo o circuito de acionamento se está perfeito. Pode ser que o defeito não seja só o relé. Veja aí....

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

Luiba
16-01-2023, 18:41
Luiz,

Experimente o da XT225, da magnetron. Conforme recomendação anterior.
O problema do produto comprado na aliexpress tem muito
a ver com a qualidade construtiva.
Rele de partida é muito básico no caso de uso em motos, e se o fixação é igual, compensa testar.
Mas, convém testar antes todo o circuito de acionamento se está perfeito. Pode ser que o defeito não seja só o relé. Veja aí....

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

Também pensei na possibilidade do relé que recebi estar com defeito. Xingling e tal... Ele permanece armando e desarmando, mas eu voltei com o anterior também porque desconheço as especificações. Acabei de comprar o da XT225. Só que queria saber se ele não deixou alguém aqui na mão, ou seja, se não seria mais uma substituição "no escuro". Se acontece na rua o que aconteceu comigo na garagem, enquanto testava, é pra sentar e chorar, além do risco elétrico.

Valeu pela resposta.

Abraços.

Gnegraes
19-01-2023, 10:51
Consultei Fóruns na Alemanha e obtive um dado importante para o motor de partida: potência de 900W.
Se quer usar relés de partida de outras motos, busque um que seja para um motor de partida de potência igual ou maior.
Esse componente assim como outros nos elementos elétricos básicos de motores, são padronizados pelos grandes fabricantes como Bosch e Valeo por exemplo. Que eu saiba, BMW usa Bosch.

Luiba
22-01-2023, 08:33
Prezados, bom dia.

Troquei o relé pelo Magnetron da XT225, como recomendado. O problema do relé "xing ling" se repetiu, ou seja, lá pela quarta partida (a moto já montada), o relé "colou" e o motor de partida ficou ligado. Tive de abrir tudo rapidinho e desligar a bateria. Eu tinha esse medo e tenho a impressão de que tinha postado esse problema aqui.

"Colou" por quê? Excesso de corrente (motor de partida com problema)? Relé também fora da especificação?

Vou continuar a minha busca. Alguma dica?

Obrigado antecipadamente.

Luiba
22-01-2023, 08:45
Obrigado pela informação, Guilherme. Infelizmente a informação da carga comutável (corrente, potencia) dos relés não está disponível nos sites de venda, no site da Magnetron e sequer na embalagem do relé :-(.

A luta continua.

Reiner
22-01-2023, 08:52
Prezados, bom dia.

Troquei o relé pelo Magnetron da XT225, como recomendado. O problema do relé "xing ling" se repetiu, ou seja, lá pela quarta partida (a moto já montada), o relé "colou" e o motor de partida ficou ligado. Tive de abrir tudo rapidinho e desligar a bateria. Eu tinha esse medo e tenho a impressão de que tinha postado esse problema aqui.

"Colou" por quê? Excesso de corrente (motor de partida com problema)? Relé também fora da especificação?

Vou continuar a minha busca. Alguma dica?

Obrigado antecipadamente.Luiz, vc nao mencionou exatamente, mas se o rele descolou ao desligar a bateria, o defeito não está no rele . Verifica o circuito de comando, principalmente o botão de partida. Acho que vc economizará tempo e dinheiro consultando um bom eletricista automotivo.

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

Gnegraes
22-01-2023, 10:10
Luiz, vc nao mencionou exatamente, mas se o rele descolou ao desligar a bateria, o defeito não está no rele . Verifica o circuito de comando, principalmente o botão de partida. Acho que vc economizará tempo e dinheiro consultando um bom eletricista automotivo.

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk


Luiz e Reiner.

Se o motor de partida fica acionado, a causa não é o relé, mas a bobina solenóide que movimenta o conjunto para se acoplar ao volante de inércia do motor, sistema esse que ficou marcado pelo nome do fabricante e que todo "mecânico" usa: o Bendix.

O vídeo abaixo tem o objetivo de mostrar como o sistema se movimenta. Não é um diagnóstico...

https://www.youtube.com/watch?v=s5aU4CFHX2o (esse Mecânico" usa Bendix...)

Este outro vídeo da Mahle é interessante também:

https://www.youtube.com/watch?v=_0S_fYYlefM

Os motores de partida nas motos são bem expostos do conjunto e fáceis de desmontar.
Via de regra são conjuntos modulares nos fabricantes, que fornecem alguns modelos para dezenas de motores diferentes.
Levar a um bom auto-elétrico, talvez seja a solução e a mais barata.

Luiba
22-01-2023, 11:36
Oi, Marcos, obrigado pela resposta. Sim, o relé desarmou qdo eu desliguei a bateria. Retornei o relé antigo e, por enquanto, funcionamento normal.

Penso mesmo na possibilidade do problema ser do motor de partida, mas pq o relé antigo operaria normal, fora o tec-tec em algumas partidas?

Não creio que seja problema no botão de partida porque a chave desligada o desabilita.

Um relé poderia se manter armado pelo simples excesso de corrente entre os bornes de comutação da carga? Estou verificando isso. Isso evidenciaria a inadequação dos relés que comprei. Por isso perguntei lá no princípio se a solução com o relé da XT ainda funcionava.

Não vou prosseguir, até pq o teste definitivo seria com um relé original, que está $$$.

Vou mesmo consultar um eletricista.

Quando eu tiver uma solução eu posto aqui.

Obrigado pelas dicas e pela paciência de vcs.

Abraços.

Luiba
22-01-2023, 11:43
Luiz e Reiner.

Se o motor de partida fica acionado, a causa não é o relé, mas a bobina solenóide que movimenta o conjunto para se acoplar ao volante de inércia do motor, sistema esse que ficou marcado pelo nome do fabricante e que todo "mecânico" usa: o Bendix.

O vídeo abaixo tem o objetivo de mostrar como o sistema se movimenta. Não é um diagnóstico...

https://www.youtube.com/watch?v=s5aU4CFHX2o (esse Mecânico" usa Bendix...)

Este outro vídeo da Mahle é interessante também:

https://www.youtube.com/watch?v=_0S_fYYlefM

Os motores de partida nas motos são bem expostos do conjunto e fáceis de desmontar.
Via de regra são conjuntos modulares nos fabricantes, que fornecem alguns modelos para dezenas de motores diferentes.
Levar a um bom auto-elétrico, talvez seja a solução e a mais barata.

Oops, só vi seu post agora.

Obrigado, Guilherme.

Gnegraes
22-01-2023, 12:27
Oops, só vi seu post agora.

Obrigado, Guilherme.

Luiz,

Acho que você deve retirar o motor de partida e testá-lo em bancada, auto-elétrico competente pode resolver o problema.
Como BMW é alemã, creio que o motor deva ser fabricado pela Bosch ou Mahle, com certeza há peças aqui no mercado.

Não descarto problema no relé, mas você deve checar tudo. Só acho que ficar testando relé desconhecido pode te causar outros problemas.
O relé novo na Europa custa 100 Euros, aqui no CC deve ser algo ao redor de R$1.000,00

Você pode tentar comprar na UK, lá tem um site de venda de peças com procedência:

https://www.motorworks.co.uk/

Você precisa saber o Part number da peça e isso depende do VIN da tua moto (7 últimos campos alfanuméricos do numeral completo).

JPTonello
04-05-2024, 11:43
Estou com o mesmo problema, foram 3 reles da Yes (foram os únicos que achei com 4 fios na cidade) em um mês, já levei em todos os mecânicos e ninguém sabe o que fazer!

Gnegraes
04-05-2024, 18:12
Estou com o mesmo problema, foram 3 reles da Yes (foram os únicos que achei com 4 fios na cidade) em um mês, já levei em todos os mecânicos e ninguém sabe o que fazer!

Cuidado ao instalar componentes elétricos sem ter as especificações deles....
Só por que tem 4 fios não quer dizer que sirva!!!

É muito fácil ter um curto-circuito e um probleminha virara um problemão.

Se nenhum "mecânico" soube te dar uma orientação sensata, fuja deles como o diabo da cruz.
O mínimo que deveriam ter te dito era para comprar a peça original.

Você tem certeza que é o relê de partida que está com problemas?
Muitas vezes o "tec-tec" ao dar a partida pode ser sinal que as escovas do motor de arranque estejam gastas ou sujas.
Fácil de desmontar e de verificar.