PDA

Ver Versão Completa : Carregar bateria no cavalete



Zezaia
30-05-2020, 14:13
Ola pessoal.

Estou em isolamento intensivo e minha esposa relutante em permitir que eu saia com a moto, grupo de risco, etc...
Qual a opinião de vocês sobre deixar a Moto no cavalete para recarregar a bateria, engatada em 1a marcha?
A bateria antiga ja era, comprei outra porque estou preocupado em deixa-la parada por muto tempo...
Tenho uma 1200GS ADV 2009.

Reiner
30-05-2020, 14:41
Prof. Zaia,

Recomendo fortemente, pelo menos uma vez por semana dar um pulo na UH Euclides da Cunha. Carrega a bateria, faz bem pra moto e melhor ainda pra você....coloque uma máscara, vai, volta, não encoste em nada. E pede pra patroa ficar tranquila, se ela não quiser ir.....vai pôr mim....

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Zezaia
30-05-2020, 15:24
Ia sempre Reiner, agora a situação está tensa por aqui, kkkk

De Passos Reiner? O melhor é quando dava aula na UEMG, toda semana pela serrinha de São Pedro da União... desculpe-me, não estou me lembrando se nos conhecemos

EvertonM
30-05-2020, 16:21
Estou tendo todos os cuidados e mantendo o isolamento, mas a cada 15 dias dou uma volta de ao menos 100 km, sozinho, para manter a sanidade - minha e da moto. Creio que este seja o melhor método para recarregar as duas baterias.
Se não for possível essa escapada quinzenal com segurança, penso que rodar no cavalete não é a melhor alternativa. Li em algum lugar que engatar a roda traseira suspensa gera algum problema, mas não me lembro onde achei isso (se estiver errado, por gentileza me desculpem).
Uma solução é deixar ligada no carregador de baixa potência constantemente (ainda que alguns não recomendem manter a bateria ligada em fonte elétrica).

Gnegraes
30-05-2020, 16:33
Estou tendo todos os cuidados e mantendo o isolamento, mas a cada 15 dias dou uma volta de ao menos 100 km, sozinho, para manter a sanidade - minha e da moto. Creio que este seja o melhor método para recarregar as duas baterias.
Se não for possível essa escapada quinzenal com segurança, penso que rodar no cavalete não é a melhor alternativa. Li em algum lugar que engatar a roda traseira suspensa gera algum problema, mas não me lembro onde achei isso (se estiver errado, por gentileza me desculpem).
Uma solução é deixar ligada no carregador de baixa potência constantemente (ainda que alguns não recomendem manter a bateria ligada em fonte elétrica).

Para carregar a bateria, não é necessário engatar nenhuma marcha.
O motor em funcionamento movimenta sempre o alternador, que lembrando, é composto de uma parte estática chamada de estator e de uma parte girante, o rotor...
Deixar a moto ligada parada aquece o motor e não há refrigeração, a não ser que coloque um bom ventilador na parte frontal da moto, para resfriar o motor.
Ligar a moto 1 vez por semana por 10 minutos mantém tudo em ordem, desde que haja refrigeração.

Zezaia
30-05-2020, 18:12
Grato Guilherme, informação importantíssima, vindo de você fico tranquilo.
Na minha ignorância, achava que só ligada não adiantava nada.
A parte da refrigeração não estava considerando.
Obrigado meu caro.

Zezaia
30-05-2020, 18:16
Estou tendo todos os cuidados e mantendo o isolamento, mas a cada 15 dias dou uma volta de ao menos 100 km, sozinho, para manter a sanidade - minha e da moto. Creio que este seja o melhor método para recarregar as duas baterias.
Se não for possível essa escapada quinzenal com segurança, penso que rodar no cavalete não é a melhor alternativa. Li em algum lugar que engatar a roda traseira suspensa gera algum problema, mas não me lembro onde achei isso (se estiver errado, por gentileza me desculpem).
Uma solução é deixar ligada no carregador de baixa potência constantemente (ainda que alguns não recomendem manter a bateria ligada em fonte elétrica).

Everton, por mim saia semanalmente, mas minha esposa está em estado de pânico, eu tenho que respeitar. Moramos longe das nossas famílias e temos dois filhos com asma. O receio dela, além da possibilidade de contaminação, é de que eu me acidente. Ai ferrou

Reiner
31-05-2020, 09:24
Respeito é tudo.....
Vai ter o tempo de aproveitar a moto....
Alem dos comentários importantes acima, sugiro ainda, você movimentar a dentro a garagem, afaste o máximo possível, suba, engate e movimente até o frente.
Pois fazendo isto, você estará movimentando todas as articulações e girando rolamentos, engrenagens, pastilhas de embreagem e freios....evitando assim formações de possíveis pontos de oxidação.
Pode ser exagero, mas custa pouco.....sds.

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Zezaia
31-05-2020, 10:19
Respeito é tudo.....
Vai ter o tempo de aproveitar a moto....
Alem dos comentários importantes acima, sugiro ainda, você movimentar a dentro a garagem, afaste o máximo possível, suba, engate e movimente até o frente.
Pois fazendo isto, você estará movimentando todas as articulações e girando rolamentos, engrenagens, pastilhas de embreagem e freios....evitando assim formações de possíveis pontos de oxidação.
Pode ser exagero, mas custa pouco.....sds.

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Tamu junto meu Amigo, grato pela sugestão e a todos que contribuirão para minha dúvida.

Já superei minha angústia e vou seguir com as recomendações.

Abraços e bom domingo a todos

Nicolau
31-05-2020, 13:52
eu ando sozinho toda semana uns 200km sem parar e também comprei um carregador ,mais desanima tirar tantos parafusos para chegar na bateria , mais fácil e divertido andar toda semana

PabloTiago
01-06-2020, 11:22
Amigo, se nao tiver jeito mesmo de sair com a moto, você pode comprar um carregador/flutuador de bateria e deixar a moto conectada a tomada eletrica.
Custa uns 200 reias no ML.
Uso na minha 2012 e funciona super bem.
A moto ja chegou a ficar 45 dias parada e a bateria sempre está com a carga ok.

Zezaia
01-06-2020, 20:46
Amigo, se nao tiver jeito mesmo de sair com a moto, você pode comprar um carregador/flutuador de bateria e deixar a moto conectada a tomada eletrica.
Custa uns 200 reias no ML.
Uso na minha 2012 e funciona super bem.
A moto ja chegou a ficar 45 dias parada e a bateria sempre está com a carga ok.Obrigado Pablo, ja estou procurando.


Enviado de meu ASUS_Z01MD usando o Tapatalk

Gnegraes
02-06-2020, 10:01
Obrigado Pablo, ja estou procurando.


Enviado de meu ASUS_Z01MD usando o Tapatalk

Você acha bons carregadores no site Loja do Mecânico e com preços excelentes.

Procure carregadores que fazem a curva de carga de três pontos, conhecidos como carregadores inteligentes.
Devem ter baixa potência, quanto menor a corrente de carga melhor para a bateria.
Como as baterias de moto tem potencia baixa, carregadores de 0,5Ah são bons.
Tenho um da Vonder, veja o link:
https://www.lojadomecanico.com.br/produto/112844/19/188/carregador-inteligente-de-bateria-cib-003-moto-vd-12v-bivolt-vonder-6847003000

Zezaia
02-06-2020, 17:17
Você acha bons carregadores no site Loja do Mecânico e com preços excelentes.

Procure carregadores que fazem a curva de carga de três pontos, conhecidos como carregadores inteligentes.
Devem ter baixa potência, quanto menor a corrente de carga melhor para a bateria.
Como as baterias de moto tem potencia baixa, carregadores de 0,5Ah são bons.
Tenho um da Vonder, veja o link:
https://www.lojadomecanico.com.br/produto/112844/19/188/carregador-inteligente-de-bateria-cib-003-moto-vd-12v-bivolt-vonder-6847003000Obrigado Guilherme, experiência é tudo. Vindo de você fico tranquilo.

Enviado de meu ASUS_Z01MD usando o Tapatalk

profCarlos
05-06-2020, 15:28
Everton, por mim saia semanalmente, mas minha esposa está em estado de pânico, eu tenho que respeitar. Moramos longe das nossas famílias e temos dois filhos com asma. O receio dela, além da possibilidade de contaminação, é de que eu me acidente. Ai ferrouPrezado, admiro a atitude vossa de considerar as argumentações de sua esposa, frente ao risco. Afinal de contas, três lindas criaturas merecem vosso extremo cuidado. Como diz um amigo médico, cuidado com a estatística 0,0001% para quem pegar uma doença fatal é 100%.
Como disse o nosso amigo, já, já, estará rodando e sem o menor complexo de culpa.
Abs

Enviado de meu SM-A305GT usando o Tapatalk

Zezaia
24-06-2020, 09:12
Ola Guilherme

Chegou meu carregador, comprei o que voce recomendou, da Vonder, mas ainda não testei. Liguei a moto e a bateria está carregada.

Desculpe a amolação, mas embora esteja descrito no manual e que voce disse que retira (desconecta) a bateria da moto para carregar, acha que retirando apenas os polos, mas deixando a bateria na moto pode haver danos ou risco?

Outra coisa, coloco para carregar somente quando achar que a bateria está descarregada e desligo, seguindo este procedimento 1x por semana, por exemplo? Ou deixo o carregador conectado de forma permanente na bateria?
Obrigado
abraço

ps: a loja do mecânico é show, já havia feito compras de ferramentas para marcenaria, meu outro hobby, e agora vai ser minha referencia para as ferramentas da moto, tem de tudo.

Gnegraes
25-06-2020, 08:15
Ola Guilherme

Chegou meu carregador, comprei o que voce recomendou, da Vonder, mas ainda não testei. Liguei a moto e a bateria está carregada.

Desculpe a amolação, mas embora esteja descrito no manual e que voce disse que retira (desconecta) a bateria da moto para carregar, acha que retirando apenas os polos, mas deixando a bateria na moto pode haver danos ou risco?

Outra coisa, coloco para carregar somente quando achar que a bateria está descarregada e desligo, seguindo este procedimento 1x por semana, por exemplo? Ou deixo o carregador conectado de forma permanente na bateria?
Obrigado
abraço

ps: a loja do mecânico é show, já havia feito compras de ferramentas para marcenaria, meu outro hobby, e agora vai ser minha referencia para as ferramentas da moto, tem de tudo.

José Eduardo,

O risco está na bateria e não ao fato dela estar conectada ao veículo. Mesmo desconectada, se houver um curto-circuito interno, vai iniciar um incêndio... na tua moto.

Muitos podem achar que estou exagerando. Mas minha experiência profissional com bancos de bateria de serviço (muitas instalações e de todos os tamanhos, alguns deles com milhares de baterias) mostra que o risco existe. Para terem uma ideia, mais de 90% dos incêndios em Data Centers no mundo se iniciam nas salas de baterias. Vi muitos incêndios elétricos em instalações. E isso com ambiente refrigerado, renovação do ar, softwares de monitoração sofisticados, etc. Bateria até hoje é um equipamento "meio sem controle", do nada se inicia um curto interno e adeus.

As baterias de motos em geral são muito pequenas quando comparamos com as de carros por exemplo, reduzir ao limite mínimo espaço ocupado e peso. Se o motor for acionado no mínimo a cada 2 semanas, não deve em princípio se descarregar. Mesmo rodando diariamente, dificilmente uma bateria de moto tem a durabilidade de uma de carro, que também tem vida útil. Muito raro durarem mais de 5 anos.

Muitos deixam a bateria conectada no carregador. Após ter sido carregada integralmente, ela fica em tensão de flutuação, a energia consumida é mínima e cobre as perdas naturais. Mas, o risco de curto-circuito sempre existirá, pois está ativa em um circuito com circulação de corrente. Bateria com o motor e circuito elétrico desligado, não oferece risco.

Zezaia
25-06-2020, 09:15
José Eduardo,

O risco está na bateria e não ao fato dela estar conectada ao veículo. Mesmo desconectada, se houver um curto-circuito interno, vai iniciar um incêndio... na tua moto.

Muitos podem achar que estou exagerando. Mas minha experiência profissional com bancos de bateria de serviço (muitas instalações e de todos os tamanhos, alguns deles com milhares de baterias) mostra que o risco existe. Para terem uma ideia, mais de 90% dos incêndios em Data Centers no mundo se iniciam nas salas de baterias. Vi muitos incêndios elétricos em instalações. E isso com ambiente refrigerado, renovação do ar, softwares de monitoração sofisticados, etc. Bateria até hoje é um equipamento "meio sem controle", do nada se inicia um curto interno e adeus.

As baterias de motos em geral são muito pequenas quando comparamos com as de carros por exemplo, reduzir ao limite mínimo espaço ocupado e peso. Se o motor for acionado no mínimo a cada 2 semanas, não deve em princípio se descarregar. Mesmo rodando diariamente, dificilmente uma bateria de moto tem a durabilidade de uma de carro, que também tem vida útil. Muito raro durarem mais de 5 anos.

Muitos deixam a bateria conectada no carregador. Após ter sido carregada integralmente, ela fica em tensão de flutuação, a energia consumida é mínima e cobre as perdas naturais. Mas, o risco de curto-circuito sempre existirá, pois está ativa em um circuito com circulação de corrente. Bateria com o motor e circuito elétrico desligado, não oferece risco.


Bom dia Guilherme

Recado dado, recado ententido. Segurança em primeiro lugar, sempre. Não acho exagerada sua precaução e, como risco zero é quase impossível, a mitigação do risco é a melhor solução, em qualquer situação.

Obrigado mais uma vez.