PDA

Ver Versão Completa : Capa para cobrir moto



MCAFF
05-08-2020, 21:05
Pessoal, salve!
Não tenho certeza se este é o grupo correto para este post, mas vamos lá.
Preciso duma capa para deixar minha moto protegida pois ela vai ficar estacionada debaixo de sol e chuva. R1200GS.
Sera que alguem tem experiencia com isso e pode me indicar uma que seja de excelente qualidade? Tenho muito medo de uma capa vagabunda danificar os plasticos da moto. Não faço questao que seja barata, mas sim que seja boa.
Qualquer dica é bem vinda.

Abs e obrigado.

MarcioT
05-08-2020, 21:13
Procure aquelas que tem um forro de material anti-fogo que protegem muito bem a moto e o plástico da capa não fica em contato direto com a moto


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Reiner
05-08-2020, 21:24
Caro Mário,
O ideal seria um local mais adequado. Talvez uma cobertura qualquer.
A capa protege a moto e outros coleguinhas tbem. Tipo rato, aranha, formigas, mofo, o vapor corrosivo da bateria, etc.
Se a capa for a única opção, deve ser retirada a cada período, sugiro 3 dias no máximo.
Sds...

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Gnegraes
06-08-2020, 07:43
Bom dia Mário,

Você já especificou qual tipo de capa necessita, para sol e chuva.

Além do que os colegas já citaram, apenas um detalhe muito importante: como tua capa vai ser impermeável, você deve obrigatoriamente aguardar o resfriamento do motor antes de cobri-la.

A razão é simples. Como a capa é de material impermeável, o calor vai se acumular dentro deste enorme "saco com a boca virada para baixo".
Isto com o passar do tempo pode ser bastante prejudicial para muitas partes da moto.
Se cobrir a moto logo após estacionar, partes dela como os tubos do escapamento e o silencioso estarão muito quentes, o que pode danificar o tecido impermeável da capa. O ideal é aguardar umas duas horas antes de cobri-la.
Eu só cubro a minha após o motor esfriar.

Mesmo capas de tecido mais leve, poroso para proteção ao pó e que permitem que a moto "respire" um pouco, ainda assim acumula calor internamente.

Gnegraes
06-08-2020, 16:51
Caro Mário,
O ideal seria um local mais adequado. Talvez uma cobertura qualquer.
A capa protege a moto e outros coleguinhas tbem. Tipo rato, aranha, formigas, mofo, o vapor corrosivo da bateria, etc.
Se a capa for a única opção, deve ser retirada a cada período, sugiro 3 dias no máximo.
Sds...

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Reiner,
Cê tá moranu nu sítio???;)

Reiner
06-08-2020, 18:59
Kkkkk....
Mais ou menos, moro a 750 mts do centro da cidade....mas; colho 4 ovos por dia, mamão, banana, fruta conde, tomate, manga, etc, etc..tenho uma pequena irrigação e uma fonte de água....
A questão da capa foi experiência própria.....

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Gnegraes
06-08-2020, 20:50
Kkkkk....
Mais ou menos, moro a 750 mts do centro da cidade....mas; colho 4 ovos por dia, mamão, banana, fruta conde, tomate, manga, etc, etc..tenho uma pequena irrigação e uma fonte de água....
A questão da capa foi experiência própria.....

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

kkkkkk... tinha certeza dissu sô.
Nósss... esse trein di bicho purdibaixu das coisa nun é bão, arreda com eles daí...

MCAFF
13-08-2020, 12:42
Bom dia Mário,

Você já especificou qual tipo de capa necessita, para sol e chuva.

Além do que os colegas já citaram, apenas um detalhe muito importante: como tua capa vai ser impermeável, você deve obrigatoriamente aguardar o resfriamento do motor antes de cobri-la.

A razão é simples. Como a capa é de material impermeável, o calor vai se acumular dentro deste enorme "saco com a boca virada para baixo".
Isto com o passar do tempo pode ser bastante prejudicial para muitas partes da moto.
Se cobrir a moto logo após estacionar, partes dela como os tubos do escapamento e o silencioso estarão muito quentes, o que pode danificar o tecido impermeável da capa. O ideal é aguardar umas duas horas antes de cobri-la.
Eu só cubro a minha após o motor esfriar.

Mesmo capas de tecido mais leve, poroso para proteção ao pó e que permitem que a moto "respire" um pouco, ainda assim acumula calor internamente.

Perfeitamente, sei que precisa ser para sol e chuva. A grande dúvida é qual comprar. Alguém que já tenha usado pode dar dica da marca/modelo.

Quanto a aguardar a moto esfriar é algo que ja tinha em mente, faz todo o sentido.

MCAFF
13-08-2020, 12:44
Encontrei isto aqui enquanto pesquisava por formas alternativas de proteger a moto do tempo: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-736361059-garagem-flex-retratil-cobertura-capa-para-moto-tamanho-m-_JM
Garagem retrátil. Parece interessante.

Gnegraes
13-08-2020, 14:37
Mário,

Essa capa tem dois pontos positivos:
- fácil e rápido de cobrir a moto
- não toca em nenhuma parte da moto

Fica o lembrete de não cobrir a moto com motor quente.

Na Europa há umas soluções bacanas, fica a dica para quem quiser iniciar um bom negócio, já que aqui desconheço algo assim...

https://www.youtube.com/watch?v=qovkepHKv_0

https://www.youtube.com/watch?v=rUrSkrpHrC4

Iceman
14-08-2020, 00:21
Mário,

Essa capa tem dois pontos positivos:
- fácil e rápido de cobrir a moto
- não toca em nenhuma parte da moto

Fica o lembrete de não cobrir a moto com motor quente.

Na Europa há umas soluções bacanas, fica a dica para quem quiser iniciar um bom negócio, já que aqui desconheço algo assim...

https://www.youtube.com/watch?v=qovkepHKv_0

https://www.youtube.com/watch?v=rUrSkrpHrC4

Guilherme, essas que vc postou o vídeo são apropriadas para a Europa, onde as motos tem que "hibernar" no inverno.
Guardar a moto numa caixa metálica destas, no nosso calor, eu não faria.

Acho essa do ML mais interssante e a relação custo/benefício me parece boa.
Resta saber se suporta bem as intempéries.

A minha fica na garagem do prédio e eu cubro com uma capa que veio de brinde com ela da POWER MOTORRAD.
Ela é de um tipo de tecido/papel (esqueci o nome dessa desgraça), e é bem leve e fácil de guardar.
Entretanto, não creio que serviria para guardar a moto no tempo (fora da garagem).
Mas para proteger apenas do pó e de curiosos, atende bem.

Gnegraes
14-08-2020, 07:41
Guilherme, essas que vc postou o vídeo são apropriadas para a Europa, onde as motos tem que "hibernar" no inverno.
Guardar a moto numa caixa metálica destas, no nosso calor, eu não faria.

Acho essa do ML mais interssante e a relação custo/benefício me parece boa.
Resta saber se suporta bem as intempéries.

A minha fica na garagem do prédio e eu cubro com uma capa que veio de brinde com ela da POWER MOTORRAD.
Ela é de um tipo de tecido/papel (esqueci o nome dessa desgraça), e é bem leve e fácil de guardar.
Entretanto, não creio que serviria para guardar a moto no tempo (fora da garagem).
Mas para proteger apenas do pó e de curiosos, atende bem.

Fiquei pensando em fazer um projeto local da mini garagem, mas as duas paredes laterais seriam em janelas venezianas industriais de PRFV (fibra de vidro), material leve e barato.
A parte mais cara é o chassi e o trolley galvanizados a fogo, coisa simples de fazer.
Tudo é uma questão de preço de venda e se há mercado para o produto.
Vamos ver se sai coelho dessa toca...

Iceman
14-08-2020, 08:03
Fiquei pensando em fazer um projeto local da mini garagem, mas as duas paredes laterais seriam em janelas venezianas industriais de PRFV (fibra de vidro), material leve e barato.
A parte mais cara é o chassi e o trolley galvanizados a fogo, coisa simples de fazer.
Tudo é uma questão de preço de venda e se há mercado para o produto.
Vamos ver se sai coelho dessa toca...

Não esqueça de cuidar da ventilação.
Ninguem vai quere sua moto "assando" lentamente dentro de um forno kkkkk :p

Gnegraes
14-08-2020, 11:47
Não esqueça de cuidar da ventilação.
Ninguem vai quere sua moto "assando" lentamente dentro de um forno kkkkk :p

Foi pensando nisso que a primeira ideia que me veio à cabeça foi fazer as paredes laterais em venezianas, veja meu texto ....
Talvez uma foto explique melhor:

10586

Reiner
18-08-2022, 12:47
Pessoal, cuidado ao utilizar links na mensagem....

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Marivaldo
03-04-2023, 00:48
Guilherme, essas que vc postou o vídeo são apropriadas para a Europa, onde as motos tem que "hibernar" no inverno.
Guardar a moto numa caixa metálica destas, no nosso calor, eu não faria.

Acho essa do ML mais interssante e a relação custo/benefício me parece boa.
Resta saber se suporta bem as intempéries.

A minha fica na garagem do prédio e eu cubro com uma capa que veio de brinde com ela da POWER MOTORRAD.
Ela é de um tipo de tecido/papel (esqueci o nome dessa desgraça), e é bem leve e fácil de guardar.
Entretanto, não creio que serviria para guardar a moto no tempo (fora da garagem).
Mas para proteger apenas do pó e de curiosos, atende bem.

Iceman, não seria TNT ou "tecido não tecido", material de baixo custo, também usado para confecção de brindes ?

crmendesme
17-04-2023, 19:37
Iceman, não seria TNT ou "tecido não tecido", material de baixo custo, também usado para confecção de brindes ?

acredito que o TNT não aguentaria o tranco de coloca e tira, na minha moto uso uma capa de courvim revestido para não arranhar, mais particularmente não gosto é complicado para colocar e tirar. Tenho que usar para evitar que meu cachorro coma as borrachas da pedaleiras.

Gnegraes
18-04-2023, 14:18
acredito que o TNT não aguentaria o tranco de coloca e tira, na minha moto uso uma capa de courvim revestido para não arranhar, mais particularmente não gosto é complicado para colocar e tirar. Tenho que usar para evitar que meu cachorro coma as borrachas da pedaleiras.

Particularmente acho que tecidos leves e permeáveis sejam melhores, como tecidos tipo Lycra.
Materiais não permeáveis retém calor e umidade na moto. Creio que o tecido deva "respirar" e apenas proteger contra o pó.