PDA

Ver Versão Completa : Dúvida de novato: Freio dianteiro ou traseiro?



Kerber
15-08-2020, 15:55
Pessoal, já falei em outro tópico e não tenho vergonha de esconder. Minha primeira moto, to aprendendo ainda, e só tenho conseguido andar no final de semana. Devo ter andado umas 2h no total com ela, kkk.

Enfim, nas práticas para tirar a carteira falam pra usar só o freio traseiro, tanto que acostumei com ele. Porém já li aqui nesse fórum que as BMW ao aplicar o dianteiro acabam distribuindo um pouco da frenagem pro traseiro, e que usam o dianteiro. Isso vale nas 310 também?

Falando especificamente dela, o correto no dia a dia é usar dianteiro ou traseiro?

O dianteiro me parece segurar menos a moto, mas pode ser falta de jeito, já que não acostumei a usar ele.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

EvertonM
15-08-2020, 21:17
Minha experiência: sempre melhor usar os dois freios, com um pouco mais de intensidade no dianteiro (algo como 70x30 %). O freio dianteiro é o que segura a moto (veja que em vários modelos de motos na frente há dois discos e na traseira um). É claro que nunca se deve "alicatar" (ainda que a moto tenha ABS).
Cuidado especial em curvas - aí o freio dianteiro pode ser perigoso. Normalmente usa-se o traseiro para corrigir a trajetória, quando necessário (ele "endireita" a moto).
Importante: se sua moto tiver freio combinado, freando um, aciona ambos, na proporção adequada.

EvertonM
15-08-2020, 21:21
Amigo, dê uma olhada neste artigo:
https://viagemdemoto.com/dicas-para-viagens/3674-como-frear-uma-moto

Rromagnani
16-08-2020, 09:42
O Everton disse tudo!

Mude o mais rápido possível a forma de pilotar... em uma frenagem mais forte, usar só o traseiro é a fórmula do acidente.

Lembre-se... o que para a moto efetivamente é o dianteiro e o traseiro serve para estabiliza-lá e serve como auxiliar da frenagem...

70/30 é a proporção correta que tb é usada nos freios combinados.

Apenas uma dica de quem aprendeu a pilotar em moto sem Eletronica... em curvas não se freia!kkk. A frenagem deve acontecer antes da curva! Hj, com o AbS tudo mudou, mas continuo pilotando “as antigas”...


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

EvertonM
16-08-2020, 14:23
Fazendo link com o comentário do Roberto.
Como sou das antigas também, continuo acionando os freios dianteiros e traseiros, apesar da moto ter freio combinado. E uso a manete da embreagem, apesar do kick Shift.
Talvez seja "mania de velho", mas acredito que assim procedendo, não vou me atrapalhar quando tiver que rodar numa moto sem esses recursos.
Uma ressalva importante: se alguém alegar que provavelmente, em pouco tempo, todas as motos terão freio combinado e kick shift, ainda resta o motiivo inicial: "mania de velho" ! rsrsrs
Bons ventos e boas estradas

shw
19-08-2020, 16:43
Nas BMW novas o freio é combinado logo se freio do da frente o traseiro é acionado, mas se vc andar de F800GS por exemplo isso não acontece!! ai vai se vc dosar o pé na traseira!

emersoncl
07-09-2020, 11:58
O colega já foi bem objetivo na explicação. Depende da situação. Em uma frenagem de emergência, em que você está em deslocamento linear (não está em curva) o freio dianteiro deve ser acionado com maior intensidade. Eu particularmente aperto tudo ao mesmo tempo: 'mato' o motor na embreagem, e vou com mão e pé no freio, tudo ao mesmo tempo. Existe essa proporção de 70/30, mas ninguém tem dinamômetro na mão pra saber disso. Como o Frazão da BMW Experience diz, a frenagem/força que você aplica na manete deve ser progressiva. A partir do momento que a moto transfere a força-peso para frente, você vai aumentando a força na manete. No freio traseiro, eu costumo só pousar o pé em cima do pedal, que já é suficiente e me concentro na mão do freio dianteiro que é o que faz a moto parar de verdade. Mas em situações de curva, quando se entra rápido demais e você começa a abrir a trajetória para fora da curva, o freio traseiro levemente acionado te põe de volta na trajetória, e deve ser evitado ao máximo o uso do freio dianteiro na curva, pois corre o risco da moto sair de frente e você cair. O ideal nessa situação é entrar lento e sair da curva acelerando, ou seja, reduzir antes da curva.