PDA

Ver Versão Completa : Cuidado! Alguns suportes para baú podem quebrar o quadro!



rodpcastro
17-08-2020, 10:41
O assunto não é novo, eu mesmo já tinha comentado isso em um tópico aqui há anos. Mas me apareceram várias perguntas sobre isso num grupo de whatsapp e eu resolvi "desenhar" para explicar direito.

Os suportes mais comuns e mais vendidos para a F800R podem trincar o quadro da moto. Falha óbvia de projeto, fixação muito mal pensada.

https://youtu.be/4eCUXsscrcI

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

shw
17-08-2020, 12:11
Acontece que estes suportes e quadro servem para carregar 5kg a 7kg no maximo...

O TOP CASE original BMW VARIO para as R1200GS e F800 850GS são de 35L e 6.5KG de carga.
O TOP case original BMW de Aluminio para R1200GS e F800 850GS é de 32L e 5KG de carga.

Isso que estamos falando de motos BIG Trail feitas para carregar peso

No casso da F800R o topcase original é de 23L deve carregar no máximo 3KG o problema não é o projeto do quadro e sim o exagero, o top case foi feito para guardar luvas, capa de chuva, carteira e não para encher de roupa e viajar


Mas ai o pessoal compra estas marcas paralelas de TOP CASE e coloca um TOP case de 57L com o tamanho de um caixão, e socam 15KG de bagagem vai quebrar mesmo... algumas fabricantes como mostra no video faz uma base para suportar este peso maior, mas sabemos quanto mais peso na traseira pior a ciclistica da moto, por isso vemos muitos caras que não usam topcase em grandes viagens





Esta é a forma correta de viajar se for levar mais de 7 KG atrás, usando uma bolsa apoiada nos baus laterais e tirando o peso da traseira

https://blog.touratech-usa.com/wp-content/uploads/2016/04/wZzXSD-1.jpg

https://blog.touratech-usa.com/wp-content/uploads/2016/04/wZzXSD-7.jpg

rodpcastro
17-08-2020, 12:17
Não é o peso o problema. Pelo jeito você não viu o vídeo. Se andar vazio vai dar o mesmo problema, talvez até mais...





Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

Gnegraes
17-08-2020, 12:24
Acontece que estes suportes e quadro servem para carregar 5kg a 7kg no maximo...

O TOP CASE original BMW VARIO para as R1200GS e F800 850GS são de 35L e 6.5KG de carga.
O TOP case original BMW de Aluminio para R1200GS e F800 850GS é de 32L e 5KG de carga.

Isso que estamos falando de motos BIG Trail feitas para carregar peso

No casso da F800R o topcase original é de 23L deve carregar no máximo 3KG o problema não é o projeto do quadro e sim o exagero, o top case foi feito para guardar luvas, capa de chuva, carteira e não para encher de roupa e viajar


Mas ai o pessoal compra estas marcas paralelas de TOP CASE e coloca um TOP case de 57L com o tamanho de um caixão, e socam 15KG de bagagem vai quebrar mesmo... algumas fabricantes como mostra no video faz uma base para suportar este peso maior, mas sabemos quanto mais peso na traseira pior a ciclistica da moto, por isso vemos muitos caras que não usam topcase em grandes viagens





Esta é a forma correta de viajar se for levar mais de 7 KG atrás, usando uma bolsa apoiada nos baus laterais e tirando o peso da traseira

https://blog.touratech-usa.com/wp-content/uploads/2016/04/wZzXSD-1.jpg

https://blog.touratech-usa.com/wp-content/uploads/2016/04/wZzXSD-7.jpg

Concordo com o Marcel.
Suporte de topcase não tem resistência muito grande por que ele não foi desenhado para pesos grandes por um motivo simples: está em ponto alto na moto e na extremidade traseira da moto, muda a estabilidade.
Carga se leva nos baús laterais, mais baixos e mais próximos ao CG da moto. Observem como as ferragens de baús laterais são reforçados.

rodpcastro
17-08-2020, 12:25
Mais um que não viu o vídeo. É moda nova comentar sem conhecer o assunto?

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

rodpcastro
17-08-2020, 12:28
1. O problema não está no quadro da moto.
2. O bagageiro da própria BMW e o da SW-MOTECH não quebram
3. O problema independe do peso
4. Assistam antes de comentar.

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

Gnegraes
17-08-2020, 12:57
Mais um que não viu o vídeo. É moda nova comentar sem conhecer o assunto?

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

Rods,

Eu vi o vídeo, a terminação inferior do suporte da Givi ou da Scam deveria entrar dentro da peça até chegar no quadro, por este motivo quebra o parafuso pois este está sendo flexionado. Neste caso o parafuso é o "fusível mecânico" da estrutura, que como você disse, tem esta falha de projeto e que eu concordo inteiramente. Quando você trocou por um parafuso mais resistente de aço inóx, eliminou o "fusível"....

Apenas aproveitei o caso para concordar com o Marcel que a distribuição de peso na moto na maioria das vezes é negligenciado.
E é mesmo.

shw
17-08-2020, 13:44
Eu vi o video, o problema é o peso, isso de quebrar o quadro acontece muito na Yamaha XT 660 pois estas motos não foram feitas para levar peso atrás... alias a XT nem bagageiro tinha...

Com o BOOOM das Big Trail varias empresas começaram a lançar suportes universais para fazer Baus maiores que os originais "dizendo melhor custo beneficio em litragem/preço! e acontece isso, outro dia vi um video que o sujeito estava metendo o pau na BMW pq o suporte de plastico da R1200GS quebrou.. mas ai ele estava usando um bau de 58L na moto... ou seja 23L maior que o projetado!!


Esta é um F800R com o TopCase BMW de 23L mais os Baus laterias

http://www.bmw-motorrad-bilder.de/albums/f800r/f800r_de_14.jpg

Esta é uma F800R com topcase GIVi e um suporte de reforço para não quebrar o quadro ou parafuso

https://www.carpimoto.com/Images/Products/Zoom/Givi_BMW-F800R_Back.jpg

rodpcastro
17-08-2020, 13:56
O bagageiro da Givi e da Scam, se utilizados com suportes laterais, ficam estabilizados por parafusos nas pedaleiras do garupa e deste modo, não transferem a vibração para a ponte final do quadro. Sem os suportes laterais, que não são necessariamente vendidos e nem instalados juntos, concentram a vibração em uma solda específica e quebram o quadro ou seus parafusos inferiores.

Mas eu reforço, não é problema de peso. Pode andar vazio que vai quebrar. Vibração em alavanca, bem simples. As pessoas não percebem de cara porque a carenagem lateral traseira impede a visualização de como, efetivamente, se está prendendo as coisas.

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

rodpcastro
17-08-2020, 13:58
O bagageiro traseiro original da BMW e o da SW-MOTECH podem ser utilizados sem suportes laterais sem nenhum problema. Completamente outro projeto. Eles inclusive reforçam a parte final do quadro.



Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

Karluf
09-09-2021, 20:46
Rods,

Eu vi o vídeo, a terminação inferior do suporte da Givi ou da Scam deveria entrar dentro da peça até chegar no quadro, por este motivo quebra o parafuso pois este está sendo flexionado. Neste caso o parafuso é o "fusível mecânico" da estrutura, que como você disse, tem esta falha de projeto e que eu concordo inteiramente. Quando você trocou por um parafuso mais resistente de aço inóx, eliminou o "fusível"....

Apenas aproveitei o caso para concordar com o Marcel que a distribuição de peso na moto na maioria das vezes é negligenciado.
E é mesmo.

Aproveitando a analogia do fusível, como técnico em eletrônica, lhe alerto, quando você elimina um fusível, automaticamente você comprometera algo mais, isso, na eng. ocorre de mesmo modo.
Oque se deve fazer, é respeitar os limites indicados e sempre, distribuir as cargas.

rodpcastro
09-09-2021, 21:05
O que realmente deve fazer é usar um bagageiro com projeto bom, como o original ou o SW-Motech.

Uso o SW-Motech há uma porção de anos, montes de viagens e zero problema. Bauzão Givi 46 litros com tudo dentro e pau na maquina. O modelo original da BMW é igualmente ótimo. Totalmente outra fixação que esses baratinhos abordados no vídeo. Que eu já tive, aliás.

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

Gnegraes
10-09-2021, 14:43
Não importa a marca do Topcase ou dos baús laterais, podem ter o volume que for, mas o único ponto a ser respeitado sem questionamento é o peso da carga útil.

No caso do Topcase da BMW, é indicada a carga útil máxima de 5kgf.
Para fazer analogia com outros fabricantes, temos de adicionar a tara do Topcase BMW e com isso ter a carga total que a estrutura traseira das BMWs suporta.
Vou pesar o meu Topcase e depois informo aqui.

No caso dos baús laterais é mais complicado, pois até um determinado ano (2012) a suportação era uma, depois passou a ser outra.
Não creio que seja difícil que alguns de vocês possam nos informar as taras dos baús laterais a.IIMMXII e d.IIMMXIII...

Com isso poderemos fazer uma tabela bem simples da máxima carga total que a (N-1) BMWs (qualquer uma...) suporta, seja na traseira ou nas laterais.
NB.: na equação(N-1), 1 é S1200RR....:cool:

rodpcastro
10-09-2021, 16:56
Ah, importa sim. Projetos diferentes tem impactos diferentes na estrutura da motocicleta.

O projeto dos suportes abordados no vídeo traz problemas com qualquer peso, ou até vazios. É uma questão bem simples de física.

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

Gnegraes
10-09-2021, 17:50
Ah, importa sim. Projetos diferentes tem impactos diferentes na estrutura da motocicleta.

O projeto dos suportes abordados no vídeo traz problemas com qualquer peso, ou até vazios. É uma questão bem simples de física.

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

Qualquer coisa fixada fora dos pontos de ancoragem definidos em projeto, vai dar merda....
E se os esforços devido ao peso total forem maiores que os previstos, idem...
Não há o que discutir sobre isso...

Marivaldo
11-09-2021, 12:06
O limite de 5 kg no baú original inclui uma margem de segurança, pois o fabricante não impôs uma distribuição equilibrada da carga, nem quaisquer outras ressalvas. Obterei as taras dos meus baús e postarei aqui, atendendo a sugestão do colega.

EvertonM
11-09-2021, 12:30
Conforme o manual, considerando o baú original (de alumínio):

Velocidade máxima para condução com mala de alumínio: máx. 180 km/h

Carga útil por mala de alumínio: máx. 10 kg

Carga útil do topcase de alumínio: máx. 5 kg

Assim que possível vou pesar os meus baús.

Gnegraes
12-09-2021, 20:47
A BMW aqui no Brasil para proteger seus CCs, bloqueia no site brasileiro o acesso a lista de todos os acessórios oficiais da marca e te quer te redirecionar para o CC mais próximo.

Mas no site alemão está, como deveria ser aqui também, a lista completa e com todos os preços.

Para as GS antes de 2013, as malas laterais Vario estão disponíveis e criaram um suporte novo para que você use as malas atuais, as antigas malas não estão mais a venda.

- topcase: 35 litros 5kgf
- baús laterais: 29/38 litros 8kgf

A linha em alumínio é em média cerca de 15% mais cara que os em PE.
Mas em todos eles, não importa de qual material sejam feitos, tem os seguintes limites de carga útil:

- topcase 35 litros 5kgf
- baús laterais: 36/38 litros 8kgf e 44 litros 8kgf

Os pesos próprios sejam em Alumínio ou em PE são baixos e devem ser muito próximos um do outro.
Assim que conseguirmos pesar as peças vazias, teremos o peso total de cada modelo e que sirva de parâmetro na escolha de marca paralela.
Assim se preserva a estrutura dos suportes e não se altera de modo significativo a estabilidade da moto.

Sempre lembrando que existe um peso máximo recomendado para a Moto + 2 pessoas + Bagagem.
E isso não é frescura, é segurança...