PDA

Ver Versão Completa : Faróis auxiliaires



milacs
30-08-2020, 15:21
Olá pessoal,

Queria instalar faróis auxiliares na R1250GS. Pesquisei o preço dos originais da concessionária e estão saindo por R$6254. Acho que não valem tudo isso.
Pesquisei os da Givi e tem dois:
- S310 halógenos por R$1045
- S322 em LED por R$2250

Encontrei esses da marca Interphone (tenho intercomunicadores deles)
- https://interphonebrasil.com.br/produto/farol-auxiliar-led-990-lumens/

Tem também uns "genéricos" tipo esse:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1539355592-farol-milha-led-auxiliar-usb-moto-bmw-r1200gs-r-1200-gs-f700-_JM

Perguntas pra vocês:
- Será que vale a pena o investimento?
- Tem diferença entre lâmpadas halógenas e LED? Dizem que pra neblina as halógenas são melhores, e também são mais baratas.
- Será que a instalação viola a garantia? Mexe na parte elétrica, então tenho medo; mas vejo na estrada que muita gente tem.

Enviado de meu motorola one hyper usando o Tapatalk

Reiner
30-08-2020, 15:45
Mila,
Minha opinião, não instale nada elétrico ou que altere a estrutura da moto.
Você pode ter problemas com a garantia ou com a Polícia Rodoviária.
Se fizer modificações, tipo farol adicional, medidas de pneu, troca de escapamentos ou cor, você terá que alterar documentos.

Sds

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

milacs
30-08-2020, 15:51
Se fizer modificações, tipo farol adicional, medidas de pneu, troca de escapamentos ou cor, você terá que alterar documentos

Sim, isso de alterar documentos eu tinha ouvido falar. Mas é só fazer uma vistoria, não é?
Quanto a perder a garantia, é meu maior medo. Mas acho que consultando a concessionária não tem problema, desde que seja plug and play, sem cortar o chicote.

Enviado de meu motorola one hyper usando o Tapatalk

Benicio
30-08-2020, 16:05
Concordo plenamente.
Não instalaria nada.

Reiner
30-08-2020, 16:54
Sim, isso de alterar documentos eu tinha ouvido falar. Mas é só fazer uma vistoria, não é?
Quanto a perder a garantia, é meu maior medo. Mas acho que consultando a concessionária não tem problema, desde que seja plug and play, sem cortar o chicote.

Enviado de meu motorola one hyper usando o TapatalkNão é muito simples, pelo menos pra nós aqui em Minas....
Concessionária só é boazinha se não tiver que arcar com algum defeito provocado por instalações fora dela....

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Reiner
30-08-2020, 17:06
Mila, alguns protetores vc pode instalar, principalmente vc que faz algum off....
Um slider no monobraco, protetor do pistão hidráulico do freio traseiro, etc.

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

milacs
30-08-2020, 17:11
Mila, alguns protetores vc pode instalar, principalmente vc que faz algum off....
Um slider no monobraco, protetor do pistão hidráulico do freio traseiro, etc.

Enviado de meu SM-A530F usando o TapatalkVou procurar esses, ainda não conheço

Enviado de meu motorola one hyper usando o Tapatalk

Gnegraes
30-08-2020, 18:03
Olá pessoal,

Queria instalar faróis auxiliares na R1250GS. Pesquisei o preço dos originais da concessionária e estão saindo por R$6254. Acho que não valem tudo isso.
Pesquisei os da Givi e tem dois:
- S310 halógenos por R$1045
- S322 em LED por R$2250

Encontrei esses da marca Interphone (tenho intercomunicadores deles)
- https://interphonebrasil.com.br/produto/farol-auxiliar-led-990-lumens/

Tem também uns "genéricos" tipo esse:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1539355592-farol-milha-led-auxiliar-usb-moto-bmw-r1200gs-r-1200-gs-f700-_JM

Perguntas pra vocês:
- Será que vale a pena o investimento?
- Tem diferença entre lâmpadas halógenas e LED? Dizem que pra neblina as halógenas são melhores, e também são mais baratas.
- Será que a instalação viola a garantia? Mexe na parte elétrica, então tenho medo; mas vejo na estrada que muita gente tem.

Enviado de meu motorola one hyper usando o Tapatalk

Mila,

O preço em princípio é esse mesmo. Ano passado fiz orçamento em CC na Alemanha e os faróis auxiliares, chicote, suportes, etc, saia por Euro 540. Convertendo pelo câmbio e multiplicando por 2, chegasse no preço local.

Os faróis auxiliares de alguma empresas são muito parecidos com os originais e o local de montagem idem. Dificilmente um Policial Rodoviário identificaria se BMW ou SW Motech.

Agora garantia é coisa séria. Aguarde um pouquinho e espere passar a "quarentena".

EvertonM
30-08-2020, 19:08
Alterar a "originalidade" do veículo pode ser uma dor de cabeça. Seja porque quando tiver que usar a garantia é mais um fator para a CC recusar o benefício, seja porque é uma oportunidade de criarem dificuldade numa eventual fiscalização. Conforme dito, por conta da primeira hipótese eu também esperaria passar a "quarentena". Já para a segunda situação, a única alternativa é não instalar o acessório (ou apostar no bom senso do agente).
Todavia, além disso, penso na utilidade dos faróis auxiliares - é imprescindível para sua condução ? Já pensei em instalar na minha moto e cheguei à conclusão que o farol principal, de led, atende bem para o uso que faço. O investimento não é barato (para um bom conjunto).
Mas, "cadum é cadum" (em bom minerês).
Boa escolha e bons ventos.

Gnegraes
30-08-2020, 19:20
Alterar a "originalidade" do veículo pode ser uma dor de cabeça. Seja porque quando tiver que usar a garantia é mais um fator para a CC recusar o benefício, seja porque é uma oportunidade de criarem dificuldade numa eventual fiscalização. Conforme dito, por conta da primeira hipótese eu também esperaria passar a "quarentena". Já para a segunda situação, a única alternativa é não instalar o acessório (ou apostar no bom senso do agente).
Todavia, além disso, penso na utilidade dos faróis auxiliares - é imprescindível para sua condução ? Já pensei em instalar na minha moto e cheguei à conclusão que o farol principal, de led, atende bem para o uso que faço. O investimento não é barato (para um bom conjunto).
Mas, "cadum é cadum" (em bom minerês).
Boa escolha e bons ventos.

Uai sô, nun é latin??? :D

Reiner
30-08-2020, 20:48
Uai sô, nun é latin??? :DSabe nada denois.....kkkkkkk

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

EvertonM
30-08-2020, 21:36
Mila, alguns protetores vc pode instalar, principalmente vc que faz algum off....
Substituir o suporte inferior do bagageiro por um de metal também acho uma boa medida. O original, de plástico, é bastante frágil.
https://www.bmwgsbrasil.com.br/showthread.php/7637-Ba%C3%BA-Atacama-%28-algu%C3%A9m-j%C3%A1-usou-%29/page3?highlight=bagageiro (ver página 3)

milacs
30-08-2020, 21:39
Substituir o suporte inferior do bagageiro por um de metal também acho uma boa medida. O original, de plástico, é bastante frágil.
https://www.bmwgsbrasil.com.br/showthread.php/7637-Ba%C3%BA-Atacama-%28-algu%C3%A9m-j%C3%A1-usou-%29/page3?highlight=bagageiro (ver página 3)Ah, isso eu fiz! Já instalei o baú do no suporte da Scam.

Enviado de meu motorola one hyper usando o Tapatalk

Iceman
31-08-2020, 09:34
Mila, a primeira pergunta é: para que você quer os faróis auxiliares?

Pergunto porque, no meu caso, uso estritamente urbano, eu queria "ser visto".
Para tanto, instalei um par de farois xing-ling de LED, que não ilumina muito bem a estrada, mas dá para ver de longe no retrovisor do carro à frente, mesmo de dia.
Parecido com esse, só que de um unico LED: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1621535884-60w-super-farol-led-10000lm-forte-auxiliar-milha-drl-moto-_JM?matt_tool=86155663&matt_word&gclid=Cj0KCQjwv7L6BRDxARIsAGj-34qsx18vv6xxZJXf8NIQCJpqdDyNsnUB7-hvheU6WfXam3EDe5yqbIYaAgMAEALw_wcB&quantity=1

Paguei barato e já duram 5 anos.
Para a minha necessidade, eu acho que foi um excelente negocio.
Agora, se fosse para aumentar o nível de iluminação, eu teria jogado dinheiro fora.

Eu liguei os milhas na parte inferior do adaptador 12V que fica na frente do tanque (normalmente usado para ligar o celular ou o GPS).
Deste modo, o CanBus não sabe se são os LEDS, ou qualquer acessório que eu ligasse nesta tomada.

shw
31-08-2020, 09:35
Eu colocaria estes que idênticos aos originais

https://pt.aliexpress.com/item/32988904008.html?spm=a2g0o.productlist.0.0.61c8258 cj1yabM&algo_pvid=0de59fc4-95b0-4503-b169-5fb3d7cffe90&algo_expid=0de59fc4-95b0-4503-b169-5fb3d7cffe90-1&btsid=0be3743b15988772867354246e91ae&ws_ab_test=searchweb0_0,searchweb201602_,searchweb 201603_

Olive
07-09-2020, 20:37
Instalei os da BMW em 2016 na minha primeira 1200. Rodei 80 mil km e nunca fui parado por polícia nenhuma. Vendi a moto e tirei os faróis. Estão na 1250 que comprei há 6 meses (11 mil km). Os faróis auxiliares ajudam muito você ser visto (a) mais rapidamente por motoristas nas rodovias. Acho que é acessório essencial.Sou entusiasta deles. Gosto mais dos de LED.Se não forem os originais, poderá ter problemas se precisar da garantia. Aliás, mesmo se não instalar nada na moto poderá ter problemas com a garantia...

profCarlos
18-10-2020, 14:55
Olá pessoal,

Queria instalar faróis auxiliares na R1250GS. Pesquisei o preço dos originais da concessionária e estão saindo por R$6254. Acho que não valem tudo isso.
Pesquisei os da Givi e tem dois:
- S310 halógenos por R$1045
- S322 em LED por R$2250

Encontrei esses da marca Interphone (tenho intercomunicadores deles)
- https://interphonebrasil.com.br/produto/farol-auxiliar-led-990-lumens/

Tem também uns "genéricos" tipo esse:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1539355592-farol-milha-led-auxiliar-usb-moto-bmw-r1200gs-r-1200-gs-f700-_JM

Perguntas pra vocês:
- Será que vale a pena o investimento?
- Tem diferença entre lâmpadas halógenas e LED? Dizem que pra neblina as halógenas são melhores, e também são mais baratas.
- Será que a instalação viola a garantia? Mexe na parte elétrica, então tenho medo; mas vejo na estrada que muita gente tem.

Enviado de meu motorola one hyper usando o TapatalkPrezado, na época eu comprei os faróis em NYC e paguei para instalar aqui em UDI, ca CC. Foi a melhor coisa que fiz, nunca deu problema.
Abs

Enviado de meu SM-P905M usando o Tapatalk

Gnegraes
18-10-2020, 17:54
Prezado, na época eu comprei os faróis em NYC e paguei para instalar aqui em UDI, ca CC. Foi a melhor coisa que fiz, nunca deu problema.
Abs

Enviado de meu SM-P905M usando o Tapatalk

Carlos,

Se você instalar faróis não originais, creio que viola a garantia no tocante a qualquer problema com a ZFE e outras ligações elétricas.
Mesmo mais caras, acho que LED sempre vale a pena por dois motivos: baixa corrente de alimentação e durabilidade muitas vezes maior que todas as outras lâmpadas.

Há dois anos fiz orçamento para instalar as originais, incluindo a compra da peça adicional da manopla esquerda que tem o botão liga/desliga dela.
Mesmo comprando na Alemanha achei que não valia a pena, quase Euro 600, desistí.

willrod81
18-10-2020, 21:14
Olá pessoal,

Queria instalar faróis auxiliares na R1250GS. Pesquisei o preço dos originais da concessionária e estão saindo por R$6254. Acho que não valem tudo isso.
Pesquisei os da Givi e tem dois:
- S310 halógenos por R$1045
- S322 em LED por R$2250

Encontrei esses da marca Interphone (tenho intercomunicadores deles)
- https://interphonebrasil.com.br/produto/farol-auxiliar-led-990-lumens/

Tem também uns "genéricos" tipo esse:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1539355592-farol-milha-led-auxiliar-usb-moto-bmw-r1200gs-r-1200-gs-f700-_JM

Perguntas pra vocês:
- Será que vale a pena o investimento?
- Tem diferença entre lâmpadas halógenas e LED? Dizem que pra neblina as halógenas são melhores, e também são mais baratas.
- Será que a instalação viola a garantia? Mexe na parte elétrica, então tenho medo; mas vejo na estrada que muita gente tem.

Enviado de meu motorola one hyper usando o Tapatalk

Mila, boa noite, tudo bem?
Eu vendi a minha GS Premium e estou vendendo os milhas originais que tinham nela, comprei em Portugal na BMW Borkar, como vc disse, na concessionária aqui no Brasil é um absurdo, lá fora também não sairá barato já que o euro está nas alturas...
Detalhe é que meus milhas já são o modelo nano led, que saiu em 2018 nas motos com TFT, a única diferença para sua moto é que o botão é cinza, mas de resto tudo igual!
A concessionária vai te cobrar 200 reais para instalar e habilitar via scanner, segue anúncio:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1665375116-farol-neblina-auxiliar-bmw-r-1200-gs-original-completo-13-20-_JM


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

QuinnBr
22-10-2020, 17:36
A utilidade de faróis auxiliares para mim é ser mais visto. Dificilmente rodo a noite, mas quanto mais vc chamar atenção, melhor para nós. Em outro discussão aqui no forum falamos do Hex exCan, um acessório que vc instala no Can-Bus da moto e te permite instalar buzina, GPS, faróis entre outras coisas sem fazer nenhuma gambiarra, mas não tem no Brasil, só lá fora...Sobre a garantia, do que eu li la fora não há problema mas Brasil é Brasil. Fiz revisão de 10.000 com ele instalado e ninguém disse nada....

Iceman
22-10-2020, 23:56
Somente mais uma observação, com relação ao "slider no monobraço" que alguem mencionou aqui.

NÃO FAÇA ISSO!

Se fizer, em uma queda do lado do monobraço, este absorverá todo peso da moto e ele não foi projetado para isso.
Dependendo do tombo, pode até trincar o monobraço, como acho que já aconteceu com um colega aqui do fórum (ou ele relatou que soube de um caso).
Ai sim, a garantia não cobre e o prejuízo é infinitamente maior que uma carenagem de plástico ralada.

Reiner
23-10-2020, 08:11
Thomaz, a ideia foi minha,
Baseado na confiança que a Touratech inspira, pois consta em seu catálogo a peça.
Tenho em minha moto um chinês, comprado via aliexpress.com. tenho certeza que ele não suporta o primeiro esforço, portanto vai servir como um fusível....
A foto é da touratech....
Nos USA vendem um que atravessa o eixo traseiro com um parafuso, um trambolho ....esse nao recomendaria de forma alguma.
Sdshttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20201023/9bbe45c561697e811e56af8b64759f60.jpg

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Iceman
23-10-2020, 08:24
Reiner, esse que aparece na foto está OK, pois ele não fica acima do cubo principal, em caso de tombos.

O que eu me refiro (e já vi gente usando) é esse que você falou, que vai no furo do eixo principal é é bem grande. Ai sim, pode dar M...

O dia que a sua moto tombar para esse lado (todas tombarão um dia kkkkk), observe que o cubo principal do cardã não encosta no chão, portanto não sofre esforço lateral.
Agora, se tiver esse "slider" ai sim o slider encosta no chão antes do resto da moto, transferindo o esforço/peso para um ponto que não foi projetado para isso.

Vc falou que o seu é xing-ling e provavelmente irá quebrar. Ai eu fico pensando: Se vai quebrar, para que colocar então? :p ;)

P.ALMEIDA
23-10-2020, 10:00
e o seguro não vai cobrir....

Gnegraes
23-10-2020, 10:34
Thomaz, a ideia foi minha,
Baseado na confiança que a Touratech inspira, pois consta em seu catálogo a peça.
Tenho em minha moto um chinês, comprado via aliexpress.com. tenho certeza que ele não suporta o primeiro esforço, portanto vai servir como um fusível....
A foto é da touratech....
Nos USA vendem um que atravessa o eixo traseiro com um parafuso, um trambolho ....esse nao recomendaria de forma alguma.
Sdshttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20201023/9bbe45c561697e811e56af8b64759f60.jpg

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

SW Motech da Alemanha tem o mesmo modelo.

Reiner
23-10-2020, 10:38
Thomas,
Em mecanica, e principalmente em eletricidade, existem gatilhos ou fusiveis.....se caso ela tombar, as vezes o slider pode proteger....mas, se caso cair em velocidade, nao vou me preocupar com a moto, mas, se ela estiver arrastando e o slidaer for suficientemente resistente e encontrar uma quina, talvez ele vai provoque a quebra da parte mais fraca que é de aluminio, com certeza acontecera com o slider estado unidense...
Nao sou nem um pouco didático, me desculpe....
Ah, e ficou bonito....
So nao entendi com relação ao seguro....se caso acontecer um acidente, o seguro nao me pagará porque a moto tem slider? Baseado em que? E os outros acessórios e protetores?

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Gnegraes
23-10-2020, 10:53
Thomas,
Em mecanica, e principalmente em eletricidade, existem gatilhos ou fusiveis.....se caso ela tombar, as vezes o slider pode proteger....mas, se caso cair em velocidade, nao vou me preocupar com a moto, mas, se ela estiver arrastando e o slidaer for suficientemente resistente e encontrar uma quina, talvez ele vai provoque a quebra da parte mais fraca que é de aluminio, com certeza acontecera com o slider estado unidense...
Nao sou nem um pouco didático, me desculpe....
Ah, e ficou bonito....
So nao entendi com relação ao seguro....se caso acontecer um acidente, o seguro nao me pagará porque a moto tem slider? Baseado em que? E os outros acessórios e protetores?

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Acho que se cair parado o risco de quebrar é pequeno pois deverá se apoiar somente.
Se supusermos que a moto irá se apoiar apenas em dois pontos, dividindo o peso dela por dois, dá algo como 110kgf.
E para uma estrutura que sustenta a parte traseira da moto toda e mais as cargas dinâmicas em movimento com choques na pista, essa carga é irrisória....

Funciona em velocidade, o nome já indica para que serve, slider = deslizador.
A energia cinética da moto em velocidade é enorme, se houver um desnível abrupto na pista ao deslizar, nada impedirá a quebra, seja lá o que for....

P.ALMEIDA
23-10-2020, 12:06
Fale com seu corretor, aquela parte onde fica o Cardan é cara e normalmente é o que ajuda a gerar PT e se tiver algo não original ali pode te causar problemas.

Reiner
23-10-2020, 13:25
Valeu, obrigado pela orientação....

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Gnegraes
27-10-2020, 08:15
Submetí o assunto do Slider na balança da suspensão traseira poder quebrar a manga do eixo ou outra parte qualquer do conjunto, a dois fóruns alemães de BMW.

Não tem notícia de danos na balança devido ao Slider em caso de queda.
Muitos usam inclusive no eixo dianteiro com o mesmo objetivo, existe também para o protetor do motor.

Reiner
27-10-2020, 09:44
Obrigado Guilherme,
Proteção para a moto e proteção para o piloto nunca devem ser considerados como justificativas para abusos ou uso incorreto do veiculos....pois, por algum exagero, nao tem capacete ou protetor de motor que resiste à uma sargeta ou defensa na estrada....
A melhor maneira de proteger o piloto ou moto é a direção defensiva e consciente.

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

FCRUZ17
09-06-2021, 11:19
Amigos, preciso de uma ajuda com os faróis auxiliares.

Minha GSA 2011 já veio de fábrica com os milhas originais com lâmpadas halógenas. Quem tem a moto sabe que esses milhas iluminam muito pouco e quase não fazem diferença no quesito visibilidade.

Gostaria de substituir os originais pelo modelo LED que é vendido pelo Aliexpress

https://pt.aliexpress.com/item/1005001356761171.html?spm=a2g0o.cart.0.0.4e0b3c00e 0xol8&mp=1

Pretendo usar o chicote original da minha moto e fazer a adaptação apenas na conexão do farol mesmo.

Minha dúvida é a seguinte: se eu instalar o LED terei problemas com aquele aviso "LAMP" no painel? Sei que o LED trabalha com potência diferente, dessa forma queria saber se posso ter problemas com isso, pois caso contrário irei desistir da instalação.

Obrigado.

Felipe

Reiner
09-06-2021, 11:36
Obrigado Guilherme,
Proteção para a moto e proteção para o piloto nunca devem ser considerados como justificativas para abusos ou uso incorreto do veiculos....pois, por algum exagero, nao tem capacete ou protetor de motor que resiste à uma sargeta ou defensa na estrada....
A melhor maneira de proteger o piloto ou moto é a direção defensiva e consciente.

Enviado de meu SM-A530F usando o TapatalkFelipe,

Se vc desconectar um dos faróis auxiliares ou os dois a indicação no painel se acende?
Caso negativo, não terá problemas em trocar os faróis auxiliares. Caso positivo, a melhor maneira é testar com lâmpadas Leds automotivas, (alimentação 12v). Pois se o monitoramento eletrônico for por continuidade, certamente não terá problemas, mas se for por carga, com certeza terá....
Espero ter ajudado um pouco....

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

FCRUZ17
09-06-2021, 12:21
Felipe,

Se vc desconectar um dos faróis auxiliares ou os dois a indicação no painel se acende?
Caso negativo, não terá problemas em trocar os faróis auxiliares. Caso positivo, a melhor maneira é testar com lâmpadas Leds automotivas, (alimentação 12v). Pois se o monitoramento eletrônico for por continuidade, certamente não terá problemas, mas se for por carga, com certeza terá....
Espero ter ajudado um pouco....

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Reiner, acho que você matou a charada!!!

Já tentei trocar as lâmpadas halogenas por LED no passado e mesmo assim não ficou bom, mas lembro que não acusava nada no painel não.

Obrigado pela resposta.

Abs

Felipe

Gnegraes
09-06-2021, 14:10
Amigos, preciso de uma ajuda com os faróis auxiliares.

Minha GSA 2011 já veio de fábrica com os milhas originais com lâmpadas halógenas. Quem tem a moto sabe que esses milhas iluminam muito pouco e quase não fazem diferença no quesito visibilidade.

Gostaria de substituir os originais pelo modelo LED que é vendido pelo Aliexpress

https://pt.aliexpress.com/item/1005001356761171.html?spm=a2g0o.cart.0.0.4e0b3c00e 0xol8&mp=1

Pretendo usar o chicote original da minha moto e fazer a adaptação apenas na conexão do farol mesmo.

Minha dúvida é a seguinte: se eu instalar o LED terei problemas com aquele aviso "LAMP" no painel? Sei que o LED trabalha com potência diferente, dessa forma queria saber se posso ter problemas com isso, pois caso contrário irei desistir da instalação.

Obrigado.

Felipe


Felipe,

Acho que há um problema de entendimento aqui.
Os dois faróis auxiliares que você menciona não são faróis de milha, de grande alcance.
São faróis de neblina, com ângulo de faixo aberto e de curto alcance.

Em todo circuito elétrico existe a chamada impedância.
Para substituir algum elemento do circuito, há necessidade que a impedância do circuito se mantenha, de outro modo alarmará.
A ZFE mede a corrente que circula no circuito e caso haja diferença e para menor corrente, interpreta como algo estando queimado.

FCRUZ17
09-06-2021, 14:26
Felipe,

Acho que há um problema de entendimento aqui.
Os dois faróis auxiliares que você menciona não são faróis de milha, de grande alcance.
São faróis de neblina, com ângulo de faixo aberto e de curto alcance.

Em todo circuito elétrico existe a chamada impedância.
Para substituir algum elemento do circuito, há necessidade que a impedância do circuito se mantenha, de outro modo alarmará.
A ZFE mede a corrente que circula no circuito e caso haja diferença e para menor corrente, interpreta como algo estando queimado.

Guilherme,

Sobre o ponto 1, realmente não tinha esse conhecimento. Meu objetivo com a troca é tornar a moto mais "visível" durante a condução diurna em rodovias, e nesse aspecto, os faróis de milha de LED me parecem mais adequados dos que os meus atuais, que não cumprem bem esse papel.

Sobre o ponto 2, fiquei confuso e confesso que não sei se entendi muito bem sua explicação pois do pouco que entendo de moto, sou mais mecânica do que elétrica, dessa forma, preciso da sua ajuda para interpretar os conceitos. Vejamos: Os faróis atuais utilizam lâmpadas H11/12V/55W. Os faróis que pretendo comprar em LED são 12V e 20W cada, ou seja, essa diferença de 55w para 20w pode ser um problema?

Reiner
09-06-2021, 14:55
Guilherme,

Sobre o ponto 1, realmente não tinha esse conhecimento. Meu objetivo com a troca é tornar a moto mais "visível" durante a condução diurna em rodovias, e nesse aspecto, os faróis de milha de LED me parecem mais adequados dos que os meus atuais, que não cumprem bem esse papel.

Sobre o ponto 2, fiquei confuso e confesso que não sei se entendi muito bem sua explicação pois do pouco que entendo de moto, sou mais mecânica do que elétrica, dessa forma, preciso da sua ajuda para interpretar os conceitos. Vejamos: Os faróis atuais utilizam lâmpadas H11/12V/55W. Os faróis que pretendo comprar em LED são 12V e 20W cada, ou seja, essa diferença de 55w para 20w pode ser um problema?Só um pitaco aqui,
Há 40 anos atrás, já havia diversas maneiras de monitorar um circuito elétrico, então não há necessidade de detalhar....
Por isso sugeri o teste antes.
Agora com relação à carga, pode instalar o faróis sem susto, a bateria, cabos e o comutador vão agradecer muito.....
E aproveitando, depois de muito postergar, decidi instalar um par na minha moto...ficaram perfeitos em termos de seguranca ativa, o que era também minha principal intenção ... https://uploads.tapatalk-cdn.com/20210609/ed1fe9388b6c51b9654f8d967af311c8.jpg

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Gnegraes
09-06-2021, 15:26
Guilherme,

Sobre o ponto 1, realmente não tinha esse conhecimento. Meu objetivo com a troca é tornar a moto mais "visível" durante a condução diurna em rodovias, e nesse aspecto, os faróis de milha de LED me parecem mais adequados dos que os meus atuais, que não cumprem bem esse papel.

Sobre o ponto 2, fiquei confuso e confesso que não sei se entendi muito bem sua explicação pois do pouco que entendo de moto, sou mais mecânica do que elétrica, dessa forma, preciso da sua ajuda para interpretar os conceitos. Vejamos: Os faróis atuais utilizam lâmpadas H11/12V/55W. Os faróis que pretendo comprar em LED são 12V e 20W cada, ou seja, essa diferença de 55w para 20w pode ser um problema?

Felipe,

Ponto 1
Faróis de longo alcance, que chamamos de "milha", possuem um conjunto de espelho refletor, lâmpada e lente externa cujo faixo de luz tem ângulo fechado e longo alcance.
Você está querendo trocar somente as lâmpadas e creio que o resultado não será o pretendido, pois o ângulo e alcance do faixo são dependentes do espelho refletor e lente externa. Vai apenas aumentar a luminosidade sem alterar um alcance maior, vai apenas incomodar motoristas em sentido contrário.
E tem mais: faróis de longo alcance ou "de milha" são proibidos em motos.

Ponto 2
Você já respondeu. Há diferença de potência entre as duas lâmpadas: 55W e 20W.
A conta é fácil de fazer e se baseia na velha e conhecida Lei de Ohm (Ω) :

U (tensão em V) = R (resistência em Ohms Ω) x I (corrente em A)

e dela sai também esta equação:

P (potencia em Watt) = U (V) x I (A)

A tensão você sabe qual é, 12 V.
Se você diminui a Potencia do circuito de 55W para 20W, automaticamente a corrente será menor e proporcional à diminuição da potencia.

Fazendo as contas:

Lâmpada original: 55W = 12V x I A, daí temos que a corrente é I = 55 / 12 = 4,58A
Lâmpada LD: 20W = 12V x I A, daí temos I = 20 / 12 = 1,66A

FCRUZ17
09-06-2021, 15:40
Felipe,

Ponto 1
Faróis de longo alcance, que chamamos de "milha", possuem um conjunto de espelho refletor, lâmpada e lente externa cujo faixo de luz tem ângulo fechado e longo alcance.
Você está querendo trocar somente as lâmpadas e creio que o resultado não será o pretendido, pois o ângulo e alcance do faixo são dependentes do espelho refletor e lente externa. Vai apenas aumentar a luminosidade sem alterar um alcance maior, vai apenas incomodar motoristas em sentido contrário.
E tem mais: faróis de longo alcance ou "de milha" são proibidos em motos.

Ponto 2
Você já respondeu. Há diferença de potência entre as duas lâmpadas: 55W e 20W.
A conta é fácil de fazer e se baseia na velha e conhecida Lei de Ohm (Ω) :

U (tensão em V) = R (resistência em Ohms Ω) x I (corrente em A)

e dela sai também esta equação:

P (potencia em Watt) = U (V) x I (A)

A tensão você sabe qual é, 12 V.
Se você diminui a Potencia do circuito de 55W para 20W, automaticamente a corrente será menor e proporcional à diminuição da potencia.

Fazendo as contas:

Lâmpada original: 55W = 12V x I A, daí temos que a corrente é I = 55 / 12 = 4,58A
Lâmpada LD: 20W = 12V x I A, daí temos I = 20 / 12 = 1,66A

Guilherme, mais uma vez, obrigado pelos esclarecimentos.

Na verdade, quero trocar todo o conjunto, ou seja, substituir um farol pelo outro e não só as lâmpadas. Talvez não tenha ficado claro esse ponto.

A minha dúvida ainda persiste e vou explicar porque.

A sugestão do Reiner seria colocar lampadas de led no conjunto atual e verificar se o painel acusa algum erro. De fato, me lembrei que isso já foi feito no passado. Cheguei a comprar duas lampadas de led e instalar no conjunto original. O resultado em termos de iluminação não foi o pretendido pelas razões que você já explicou, mas me recordo que mesmo sendo lâmpadas com potências diferentes, não havia aquele mensagem de erro "lamp" no painel.

Meu objetivo atual é trocar todo o conjunto mas não quero que o painel fique acusando esse erro, e de acordo com essa lógica acima, isso não deveria ocorrer.

FCRUZ17
10-06-2021, 11:16
Atualizando...

Fiz o teste ontem com duas lâmpadas de led, 8W de potência cada. Nenhuma mensagem de erro no painel.

Assim, comprei os milhas de led no Aliexpress e posto futuramente o resultado da instalação.

Obrigado pelo suporte.

Felipe

FCRUZ17
30-06-2021, 12:09
Galera,

Apenas postando a atualização aqui. Os faróis de led auxiliares chegaram. Entre a compra e o recebimento, foram cerca de 15 dias. Passaram na RFB sem tributação.

Vou deixar o link pra quem tiver interesse (https://pt.aliexpress.com/item/1005001356761171.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.7da8b9 0aSKrlDH).

A qualidade dos faróis é bastante satisfatória em razão do baixo custo.

Fiz um teste preliminar e não há nenhum tipo de mensagem de erro no painel (Lamp). A iluminação melhora muito se comparado ao farol auxiliar halógeno original.

Estou aguardando a chegada de uns plugues que comprei no padrão de soquete H11 para montar uma conexão plug and play.

Assim que estiver com tudo completo, posto um tutorialzinho aqui.

Abs,

Felipe

IsraelSant
30-06-2021, 20:25
Boa noite a todos,

Bom dia, nas K50 (R 1200 GS, R 1250 GS) (10/2011 - 07/2021) e K51 (R 1200 GS Adv., R 1250 GS Adv.) (09/2012 - 07/2021) é possivel usar um chicote para ligar na tomada auxiliar, esse chicote é vendido no mercado Livre:Conector Bmw R1250 1200 R1200 Gs Para Tomada 12v Gps Usb (https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1880017036-conector-bmw-r1250-1200-r1200-gs-para-tomada-12v-gps-usb-_JM#&gid=1&pid=1)


10961


O Conector faz Y na tomada auxiliar (+) Positivo pós a ignição, bom de tomar atenão que a corrente máxima suportada pela soma de todas tomadas é 5A. Caso vá usar algo que seja maior que 5A, necessario colocar um rele auxiliar, mas utilizando este sistema, nenhum cabo descascado ou danificado. Nem fazendo ligação direto da bateria, que possibilita esquecer o acessorio ligado e retornar com a bateria morta.


10962


10963


Exemplo usando um Relê auxiliar.

10964