PDA

Ver Versão Completa : Gasolina



Gilberto35
18-09-2020, 15:45
Boa tarde, pessoal.

Que gasolina vcs usam na r1200? Comum, Aditivada ou podium?

Forte abraço

Iceman
18-09-2020, 16:03
Segundo orientações do fabricante, a gasolina recomendada para as R1200GS é a Podium (ou equivalente).
Em casos de emergência usar a comum.
Aditivada JAMAIS.

Eu sigo a risca essa recomendação e nunca tive problemas (moto 2014).

Tem colegas aqui que afirmam usar aditivada e nunca tiveram problemas, mas eu não arrisco.

Gilberto35
18-09-2020, 16:08
Top, Iceman...

Peguei a moto hoje....

Aí me surgiu essas dúvida..

Valeu, meu caro

Gnegraes
18-09-2020, 16:32
Segundo orientações do fabricante, a gasolina recomendada para as R1200GS é a Podium (ou equivalente).
Em casos de emergência usar a comum.
Aditivada JAMAIS.

Eu sigo a risca essa recomendação e nunca tive problemas (moto 2014).

Tem colegas aqui que afirmam usar aditivada e nunca tiveram problemas, mas eu não arrisco.

Exatamente o que o Thomas afirmou.
Gasolina quanto melhor e mais alta a octanagem, melhor.
Existe limite inferior "aceitável", superior não.

Rromagnani
18-09-2020, 17:26
Com minha antiga moto (GSA1200 2015) abasteci 80% das vezes com comum...
5% com aditivada
10% com alguma coisa que nem.tenho certeza se.era gasolina!

KKKKKKKK

Rodei 120.000 kms sem problemas!

Enviado de meu SM-N770F usando o Tapatalk

Gilberto35
18-09-2020, 18:09
Ahahahahah boa

Reiner
18-09-2020, 18:33
Me orientaram a utilizar a comum e faz 28000 que utilizo aditivada....ou comum as vezes.

Tudo tranqüilo....
Rodei rodei na terça 565km nas serras de Minas em 7,5h fazendo 19km/l....

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Gnegraes
18-09-2020, 18:45
O correto é seguir o que o manual informa.

Motor bom funciona até com cachaça se precisar.
Mas usar gasolina fora do padrão estipulado, leva a incrustações nas cabeças de pistões, sedes de válvulas, eletrodos das velas, sonda Lambda, etc.
Isso devido a uma qualidade de queima na câmara de combustão ligeiramente inferior ao que seria o desejado.
Ao longo do tempo e com uso contínuo de gasolina inferior em octanas.

Sem esquecer que o desempenho também fica menor, tanto em potência quanto em torque.
Motor de combustão interna é uma Máquina Térmica, quanto melhor a queima do combustível, melhor o desempenho e a durabilidade.

E sinceramente, pagamos uma pequena fortuna pelos nossos brinquedos, em busca de alto desempenho e confiabilidade, economizar alguns reais na gasolina não faz sentido.

Cladocera
18-09-2020, 19:21
Segundo orientações do fabricante, a gasolina recomendada para as R1200GS é a Podium (ou equivalente).
Em casos de emergência usar a comum.
Aditivada JAMAIS.

Eu sigo a risca essa recomendação e nunca tive problemas (moto 2014).

Tem colegas aqui que afirmam usar aditivada e nunca tiveram problemas, mas eu não arrisco.Saudações a todos!
Também concordo em sempre usar a de melhor qualidade possível.
Eu uso podium ou equivalente sempre que há disponível, mas na ausência delas costumo abastecer com aditivada.
Nunca usei comum...

Thomas,
Mas a duvida é, todos os aditivos que a gasolina aditivada possui a premium também possui não é?
A diferença é a octanagem maior e uma porcentagem um pouco menor de etanol (27% na comum e aditivada e 25% na premium)
Qual seria o motivo pra não usar aditivada?

Obs: quando retirei a moto da concessionária o vendedor também recomendou não usar aditivada.

Em tempo, o manual da r1250gs informa:
Qualidade recomendada do combustível
- Gasolina aditivada sem chumbo (mínimo 15%, máximo 30% de etanol, E20/E22/E27)
95 ROZ/RON
87 AKI

Qualidade do combustível alternativa
- Normal sem chumbo (restrições de desempenho e consumo) mínimo 15%, máximo 30% de etanol, E20/E22/E27)
91 ROZ/RON
87 AKI

Logo, o manual confirma que a gasolina recomendada se enquadra nas premium. Pede um índice de 95 RON e a podium tem 97 RON.
Já a qualidade alternativa pede 91 RON e a nossa gasolina comum e aditivada tem 92 RON.

Entendo que não há recomendação em não usar gasolina aditivada no manual.



Enviado de meu SM-G985F usando o Tapatalk

Reiner
18-09-2020, 20:31
A gasolina comum se enquadra na solicitação do manual, e utilizo a aditivada de posto com bandeira por experiência própria,
Rodei 45kkm na TDM 850, abri o carburador para limpeza e não tinha o que limpar, rodei 48kkm com a TDM 900, abri os bicos injetores para limpar e não tinha o que limpar...aí com a GS resolvi não alterar o que está dando certo. Em tempo troquei as velas com 20kkm e estão ótimas....

E na minha região o uso de gasolina Premium ou outra especial não é comum....

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

EvertonM
18-09-2020, 22:39
Essa história de gasolina é assunto que precisa de uma caixa de cerveja (ou duas, se as opiniões forem mais resistentes). rsrs
Sempre que possível uso aditivada - de postos com bandeira e VPower sempre que encontro - ou a Pódium.
Não vejo como a gasolina aditivada pode ser "pior" que a comum. Ao menos ela vai limpar o sistema de injeção. No consumo não vi diferença.
Comigo sempre deu certo desse jeito, mas "cadum é cadum".

Gnegraes
19-09-2020, 07:52
Saudações a todos!
Também concordo em sempre usar a de melhor qualidade possível.
Eu uso podium ou equivalente sempre que há disponível, mas na ausência delas costumo abastecer com aditivada.
Nunca usei comum...

Thomas,
Mas a duvida é, todos os aditivos que a gasolina aditivada possui a premium também possui não é?
A diferença é a octanagem maior e uma porcentagem um pouco menor de etanol (27% na comum e aditivada e 25% na premium)
Qual seria o motivo pra não usar aditivada?

Obs: quando retirei a moto da concessionária o vendedor também recomendou não usar aditivada.

Em tempo, o manual da r1250gs informa:
Qualidade recomendada do combustível
- Gasolina aditivada sem chumbo (mínimo 15%, máximo 30% de etanol, E20/E22/E27)
95 ROZ/RON
87 AKI

Qualidade do combustível alternativa
- Normal sem chumbo (restrições de desempenho e consumo) mínimo 15%, máximo 30% de etanol, E20/E22/E27)
91 ROZ/RON
87 AKI

Logo, o manual confirma que a gasolina recomendada se enquadra nas premium. Pede um índice de 95 RON e a podium tem 97 RON.
Já a qualidade alternativa pede 91 RON e a nossa gasolina comum e aditivada tem 92 RON.

Entendo que não há recomendação em não usar gasolina aditivada no manual.



Enviado de meu SM-G985F usando o Tapatalk

A nova especificação de gasolinas já em uso no Brasil melhorou bastante, agora tem no mínimo 92 octanas RON, o que garante poder ser usada como combustível alternativo - de acordo com o manual BMW - e com diminuição de potência e aumento de consumo.
A gasolina anterior comum tinha octanagem muito baixa, para dizer o mínimo.

Outra modificação extremamente importante foi o estabelecimento de densidade mínima para a gasolina. Ela deve ser hoje de no mínimo 715 kgf/m3. Impede que ela seja "batizada" com solventes e outros produtos, o que levaria a uma diminuição da sua densidade. E a densidade é fácil de se verificar: os densímetros colocados na linha de descarga da bomba mostram claramente se a densidade está correta ou não. Mexer e tentar alterar um densímetro é muito complicado e requer equipamentos sofisticados e caros.

willrod81
19-09-2020, 23:35
Boa noite, segue um vídeo de um amigo que explica bem a questão!

https://youtu.be/z_pEgdYQV3w


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Márcio850
29-09-2020, 09:59
Bom dia !!!
Eu já usei Podium, já usei aditivada e hoje uso só gasolina comum, nunca notei diferença, as motos que vem pra cá já são adaptadas para nosso combustível, conversei com vários mecânicos inclusive de concessionária, já tive honda, kawasaki, yamaha e agora bmw, único cuidado que eu acho que precisamos ter é abastecer em um posto com bandeira, minha opnião mesmo pq não tem podium em todos os lugares que vamos...

Gnegraes
29-09-2020, 10:37
Bom dia !!!
Eu já usei Podium, já usei aditivada e hoje uso só gasolina comum, nunca notei diferença, as motos que vem pra cá já são adaptadas para nosso combustível, conversei com vários mecânicos inclusive de concessionária, já tive honda, kawasaki, yamaha e agora bmw, único cuidado que eu acho que precisamos ter é abastecer em um posto com bandeira, minha opnião mesmo pq não tem podium em todos os lugares que vamos...

Márcio,

As especificações das gasolinas (a) recomendada 95RON e (b) com restrição de potencia e consumo 91RON, são exatamente as mesmas que constam nos manuais de proprietário na Alemanha e no resto do mundo.
Os motores não sofrem qualquer modificação mecânica na taxa de compressão e no mapeamento da injeção.

Veja o excerto de manual em português e em alemão:

10660

10661