PDA

Ver Versão Completa : Apresentação



Norges
03-10-2020, 11:30
Olá pessoal!

Sou o feliz proprietário de uma G650GS 2014.
Tenho 65 anos e uso a moto no dia a dia; To rodando bem, 4000 km em 45 dias!...
Encontrei este forum procurando especificação de óleos, pra fazer "minha" primeira troca. A troca anterior foi feita aos 26180 e agora estão chegando os 30000...
Não encontrei em lugar nenhum a km recomendada pela BMW pra troca!!
Tenho ouvido que o Motul 5100 15w50 roda 4000km.
Será isso? Cada um deve descobrir a troca ideal por experiência própria?
A BMW tem obrigação de divulgar esta informação!!
Encontrei o 5100 10W50 quase pela metade do preço do 15W50 e decidi usá-lo!!
Vamos ver o que acontece...
Abraços!

Reiner
03-10-2020, 11:57
Bem vindo Ibrahim,
Neste fórum com certeza encontrará as respostas às suas dúvidas....

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

EvertonM
03-10-2020, 12:04
Ibraim,

Com relação ao óleo, as informações do manual são as seguintes:

SAE 15W-50, API SJ / JASO MA2, Aditivos(p. ex., à base de molibdénio) não são permitidos,visto que os componentes revestidos do motorsão corroídos, A BMW Motorrad recomenda óleo BMW Motorrad ADVANTEC Pro, SAE 15W-50

2,3 l, Quantidade total de enchimento (com substituição do filtro) 0,25 l, Diferença entre MIN e MAX

A BMW Motorrad recomenda a não utilização de aditivos para óleo, visto que estes podem degradar o funcionamento da embraiagem. A BMW Motorrad recomenda que, nos primeiros 10000 km, não se utilizem óleos sintéticos.

O 10W50 da Motul/5100 é API SM / SL e JASO MA2 e atende à especificação do manual. É semi-sintético, então 4-5 mil km cada troca acredito que esteja razoável.

Segue abaixo link onde você pode encontrar o manual:
https://beemer.com.br/manual-bmw-g-650-gs/

Cladocera
03-10-2020, 13:37
Bem vindo Ibraim!
Parabéns pela motoca. Já tive uma igual e só me trouxe alegrias.
Enquanto estava com ela fiz todas as revisões na concessionária e ela recomendava trocar o óleo original a cada 10.000km ou 1 ano.
Eu rodava muito pouco e acabava trocando por tempo, anualmente.
Abs


Enviado de meu SM-G985F usando o Tapatalk

Gnegraes
03-10-2020, 17:35
Seja bem-vindo Ibraim !!!

Trocas de óleo nas BMW se faz a cada 10.000km, mas depende do tipo de uso. Troque o filtro de óleo também. Você encontra os filtros Mahle bem mais baratos que os originais na CC. Os filtros da BMW são Mahle.
Se o uso for o chamado severo (urbano, tráfego intenso) a troca deve ser abreviada. Ninguém diz quanto, mas eu diria que 5000km é bastante razoável.

Os óleos semi-sintéticos e sintéticos de 1a. linha - Motul / Castrol / Shell - em condições normais de rodagem são para 10.000km. O Motul que você citou é um semi-sintético. Você pode optar por sintéticos na próxima troca, são 50-60% mais caros, mas são muito melhores. Até uns 2 anos atrás o óleo da BMW era Castrol e hoje é Shell, mas estes são acordos comerciais da fábrica com os fornecedores. Qualquer uma destas 3 marcas, é excelente. Vai também da preferência do usuário e sua experiência.

Não se esqueça também do fluido de freio, que deve ser trocado no máximo a cada 2 anos e obrigatoriamente na troca de pastilhas.

A frequência de troca do filtro de ar também depende do uso. Os manuais falam a cada 20.000km, mas inspeções rotineiras vão mostrar se está na hora de trocar ou não.

Iceman
03-10-2020, 20:15
Seja bem vindo Ibraim :)

Paulork
04-10-2020, 11:59
Bem vindo Ibrahim