PDA

Ver Versão Completa : Gerenciamento do motor gs 1250 avisando no painel



ride
03-01-2021, 05:23
Sou novo por aqui, mas espero que alguem possa me ajudar, se ja aconteceu com alguem.
Proximo dos 10.000 km começou a dar aviso de gerenciamento eletronico do motor, bem hora dava e hora
nao dava....ligava o motor ligava....depois de uns minutos desligava andei 800km bate e volta e nada.
No dia seguinte ligou de novo, levei na concessionaria e passaram o scaner, e pimba problema nos (cames).
Fizeram atualização do sistema e dai sumiu o erro, depois voltou novamente, agora o aviso é constante, e fica sempre o trinagulo amarelo aceso.....
Se alguem teve ou conhece o problema agradeço. Obrigado.

Gnegraes
03-01-2021, 08:49
Sou novo por aqui, mas espero que alguem possa me ajudar, se ja aconteceu com alguem.
Proximo dos 10.000 km começou a dar aviso de gerenciamento eletronico do motor, bem hora dava e hora
nao dava....ligava o motor ligava....depois de uns minutos desligava andei 800km bate e volta e nada.
No dia seguinte ligou de novo, levei na concessionaria e passaram o scaner, e pimba problema nos (cames).
Fizeram atualização do sistema e dai sumiu o erro, depois voltou novamente, agora o aviso é constante, e fica sempre o trinagulo amarelo aceso.....
Se alguem teve ou conhece o problema agradeço. Obrigado.

Bom dia Egon,

Problema nos cames significa problema no comando de válvulas? Foi isso que a CC e informou?

ride
03-01-2021, 15:53
bom tarde, Guilherme, o que me passaram é colocariam um parafuso maior de ambos os lados, e que pederiam para chegar e o problema seria resolvido, aquele parafuso maior do lado de baixo do motor boxer na parte lateral. isso que me falaram, acho que é o mesmo que tenciona, a corrente na parte interna.....como esta na garantia vou leval-la la novamente.
Mas mudando, gostaria de saber onde fica esse sensor de cames, que é o que pode estar dando problema, se voce ou alguem souber agradeço. como a moto é muito tecnologica entao pode ser ate mal contacto. obrigado pelo retorno abraços.

ride
03-01-2021, 15:55
tem a oficina em rio claro da motorpoint, vou ligar-la essa semana e uma outra em lençois paulista de um amigo meu, e vamos ver o que falam.....ok

Gnegraes
03-01-2021, 18:55
bom tarde, Guilherme, o que me passaram é colocariam um parafuso maior de ambos os lados, e que pederiam para chegar e o problema seria resolvido, aquele parafuso maior do lado de baixo do motor boxer na parte lateral. isso que me falaram, acho que é o mesmo que tenciona, a corrente na parte interna.....como esta na garantia vou leval-la la novamente.
Mas mudando, gostaria de saber onde fica esse sensor de cames, que é o que pode estar dando problema, se voce ou alguem souber agradeço. como a moto é muito tecnologica entao pode ser ate mal contacto. obrigado pelo retorno abraços.

Egon,

Do que sei dessa nova geração de motor boxer, há o Shiftcam que é um sistema sofisticado de configuração do comando de válvulas.
Ele é variável, isso significa que dependendo do modo de pilotagem ou da aceleração que você solicita ao motor, o eixo comando com os cames se desloca axialmente alterando o ângulo de início de abertura das válvulas e o ângulo de permanência aberta, conferindo ao motor desempenhos diferenciados.

O que movimenta o eixo comando é um sistema elétrico, tipo motor de passo, que desloca o eixo. O filme anexo, a partir do tempo 1:00, mostra em detalhes como ele opera.

Se a moto está em garantia, exija e faça escândalo para que resolvam o problema. Não me parece que o problema seja do esticador da corrente.
Caso a CC perto de você não te atenda (deve ser a de Sorocaba), traga para CC em SP.
Essas peças custam caro.

Na garantia você obrigatoriamente tem de levar em CC, sob pena d perder a mesma. Se vier a SP, recomendo a Beto motos, poderiam te dar um diagnóstico seguro.
CCs aqui temos a Caltabiano e Gran Brasil (que assumiu o corpo técnico da Eurobike que fechou aqui na cidade de SP).

https://www.youtube.com/watch?v=brNIxQ7Cwns

drluipe
04-01-2021, 08:54
Egon,

Do que sei dessa nova geração de motor boxer, há o Shiftcam que é um sistema sofisticado de configuração do comando de válvulas.
Ele é variável, isso significa que dependendo do modo de pilotagem ou da aceleração que você solicita ao motor, o eixo comando com os cames se desloca axialmente alterando o ângulo de início de abertura das válvulas e o ângulo de permanência aberta, conferindo ao motor desempenhos diferenciados.

O que movimenta o eixo comando é um sistema elétrico, tipo motor de passo, que desloca o eixo. O filme anexo, a partir do tempo 1:00, mostra em detalhes como ele opera.

Se a moto está em garantia, exija e faça escândalo para que resolvam o problema. Não me parece que o problema seja do esticador da corrente.
Caso a CC perto de você não te atenda (deve ser a de Sorocaba), traga para CC em SP.
Essas peças custam caro.

Na garantia você obrigatoriamente tem de levar em CC, sob pena d perder a mesma. Se vier a SP, recomendo a Beto motos, poderiam te dar um diagnóstico seguro.
CCs aqui temos a Caltabiano e Gran Brasil (que assumiu o corpo técnico da Eurobike que fechou aqui na cidade de SP).

https://www.youtube.com/watch?v=brNIxQ7Cwns

Esse tipo de problema enfraquece a credibilidade e tranquilidade para comprar produtos da marca e retornar à CC...

Gnegraes
04-01-2021, 10:07
Esse tipo de problema enfraquece a credibilidade e tranquilidade para comprar produtos da marca e retornar à CC...

Me parece ser um problema pontual nesta moto.
Problemas em CCs fazem parte da história veicular no Brasil, a imensa maioria pensa que somos todos idiotas, desde os mecânicos, passando pelas gerencias e indo até os donos.
Todas as marcas tem histórias cabeludas, dá para escrever um livro...

Sempre tivemos problemas no Brasil com a formação técnica em todas as áreas.
O apagão de Mão-de-Obra está cada vez mais forte. E não vai melhorar, só piorar, veio para ficar.
Acostumem-se com a realidade...

Reiner
04-01-2021, 13:57
Por isso acho esse fórum de suma importância, pois com a ajuda de diversos profissionais e pessoas interessadas, com espírito cooperativo, muitos tabus podem ser quebrados no uso e manutenção dos veículos....favorecendo profissionais sérios que tratam com respeito seus clientes.


Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

drluipe
04-01-2021, 14:56
Me parece ser um problema pontual nesta moto.
Problemas em CCs fazem parte da história veicular no Brasil, a imensa maioria pensa que somos todos idiotas, desde os mecânicos, passando pelas gerencias e indo até os donos.
Todas as marcas tem histórias cabeludas, dá para escrever um livro...

Sempre tivemos problemas no Brasil com a formação técnica em todas as áreas.
O apagão de Mão-de-Obra está cada vez mais forte. E não vai melhorar, só piorar, veio para ficar.
Acostumem-se com a realidade...

Concordo problema pontual, mas a marca é líder do segmento no mercado, mas liberaram o veículo novinho com uma falha esquisita a beça, com falha mantida, talvez sendo necessário igual o amigo disse fazer um show pirotécnico local. Diversas marcas nem se importam de ultrajar seus consumidores e sobre formação técnica nem vamos falar sobre...agora precisar de sorte ou rezar para não ter azar depois de pagar (ou pendurar a alma em financeiras) por todo o valor embutido no preço deprime o caboclo.

ride
06-01-2021, 14:51
ola, pessoal resolvi o problema do gerenciamento eletronico do motor.....pasme....o problema era um conector solto embaixo do motor olhando a moto de frente do lado direito, tem um sensor ou tomada que sai do bloco do motor, bem em baixo quase que enfrente ao filtro do oleo, estava conectado entre aspas, pois colocando a mão e olhando percebi que estava solto, desencaixei de vez, aproveitei passei um limpa contato, e reintalei: e pronto problema resolvido.

agora a pergunta que não que calar:
fiz a revisao dos 10.000km na germanica em sorocaba....atendimento até bom, mas poxa não olha nem os sensores visiveis....foi pura sorte eu descobrir, pois o mesmo estava dentro mas não travado. (logicamente faltava sinal de energia, uma vez conectado corretamente ...resolvido.
fica ai a dica para os amigos detalhe a minha é a 1250 gs exclusive....não sei se todas são iguais . abraços a todos.:)

Gnegraes
06-01-2021, 17:37
ola, pessoal resolvi o problema do gerenciamento eletronico do motor.....pasme....o problema era um conector solto embaixo do motor olhando a moto de frente do lado direito, tem um sensor ou tomada que sai do bloco do motor, bem em baixo quase que enfrente ao filtro do oleo, estava conectado entre aspas, pois colocando a mão e olhando percebi que estava solto, desencaixei de vez, aproveitei passei um limpa contato, e reintalei: e pronto problema resolvido.

agora a pergunta que não que calar:
fiz a revisao dos 10.000km na germanica em sorocaba....atendimento até bom, mas poxa não olha nem os sensores visiveis....foi pura sorte eu descobrir, pois o mesmo estava dentro mas não travado. (logicamente faltava sinal de energia, uma vez conectado corretamente ...resolvido.
fica ai a dica para os amigos detalhe a minha é a 1250 gs exclusive....não sei se todas são iguais . abraços a todos.:)

Informe à Gerência e diretoria da CC.
Esse tipo de descaso e falha no atendimento técnico precisa ter um fim.
Se ninguém reclama, quem tem o poder de decisão não fica sabendo e a merd@ continua a boiar e seguir em frente....

Patrique
22-06-2021, 15:28
Retirei minha primeira BMW sábado (19/06/2021), a realização de um sonho. Adquiri uma linda F 750 GS Premium na cor Azul, minha cor preferida. Dei minha primeira volta, com a Dona Patroa na garupa, no sábado a noite (53km). A moto é confortável, linda e bem equipada; tudo de "bão"... No domingo pela manhã peguei a motoca e fui ao clube, e foi ao retornar para casa que a mesma mensagem desse post apareceu: "Erro no sistema de gerenciam. do motor." :(

A BMW tem me surpreendido positivamente com seus serviços desde minha primeira visita, será que iria me decepcionar com o seu produto???

Mandei mensagem, com a foto do erro anexada, no instante do problema para o consultor que me vendeu a moto. Este me orientou a levar a moto na concessionária segunda (21/06/2021). Pesquisei a mensagem de erro e encontrei esse post, assim ao entregar a moto na concessionária já teria algo para direcionar os esforços dos mecânicos.

Hoje (22/06/2021), recebi a feliz mensagem que encontraram um cabo no motor mal conectado. Ao realizar a limpeza e encaixe correto, o erro desapareceu e a motoca está pronta para que eu possa buscá-la.

Agradeço pelas informações registradas aqui e fica meu depoimento para futuros usuários que possam ter esse probleminha.

Ps.: Não culpo a BMW pelo erro. Entendo que peças podem afrouxar ou se desconectar da moto quando foram transportados de tão longe para Brasília. Por isso, acredito ser importante seguir as orientações da montadora durante os primeiros 1.000 quilômetros, e até encontrar pequenos defeitos como esse do post.

Patrique de Sà
Brasília - DF