PDA

Ver Versão Completa : Disco de Freio



Doix
04-01-2021, 13:47
Boa Tarde

Tudo bem?!

Galera, alguém já precisou trocar o disco de freio da gs 650?

Usava pastilha EBC não comeu o disco. Coloquei Cobreq Racing (ceramica), tive um gasto absurdo ...Estou desconfiado que seja essa pastilha...

Comprei novamente a EBC(olho da cara)

alguém usou fabreck ou mr?

Disco na concessionária é r$2500,00 (fora da casinha)

Vlww

Vieirafef
04-01-2021, 14:00
Boa Tarde

Tudo bem?!

Galera, alguém já precisou trocar o disco de freio da gs 650?

Usava pastilha EBC não comeu o disco. Coloquei Cobreq Racing (ceramica), tive um gasto absurdo ...Estou desconfiado que seja essa pastilha...

Comprei novamente a EBC(olho da cara)

alguém usou fabreck ou mr?

Disco na concessionária é r$2500,00 (fora da casinha)

Vlww

Certamente vc encontra no ML. Creio q não seja da mesma qualidade. Porém 600 reais eu já acharia caro, 2500 sem condições


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Gnegraes
04-01-2021, 14:30
Boa Tarde

Tudo bem?!

Galera, alguém já precisou trocar o disco de freio da gs 650?

Usava pastilha EBC não comeu o disco. Coloquei Cobreq Racing (ceramica), tive um gasto absurdo ...Estou desconfiado que seja essa pastilha...

Comprei novamente a EBC(olho da cara)

alguém usou fabreck ou mr?

Disco na concessionária é r$2500,00 (fora da casinha)

Vlww

No atrito entre duas peças, a mais mole vai se desgastar mais rapidamente que a outra mais dura.
Funciona para quaisquer materiais.
Na Europa o disco custa 160 Euros, o que dá cerca de R$1600.

Pergunta boba: por que não usa pastilhas recomendadas pela BMW?
Sugiro ler o tópico a respeito, com detalhes do Thomas (Iceman) sobre discos de freio...

Iceman
05-01-2021, 08:07
Segue o post com a explicação à qual o Guilherme se referiu:



Já forneci máquinas (tornos) para a BOSCH Freios em Campinas, para usinagem de acabamento do disco de freio.
É um dos processos mais delicados que existem, tirando eixos comando, virabrequim. pistões e camisas de cilindro do bloco do motor.
É uma máquina importada, bem cara e complexa, devido à alta precisão necessária para usinar discos de freio.
A espessura não é tão crítica, mas o paralelismo e a rugosidade exigidas pela BOSCH tornaram a aprovação da máquina extremamente complicada e demorada.
A máquina possui inclusive um sistema de detecção de força de usinagem, para detectar uma eventual quebra da ferramenta ou falta/excesso de sobremetal.
Nesta última etapa de usinagem (acabamento final) são retirados apenas 0,020 mm de material, para garantir o paralelismo e rugosidade.
Após esta etapa, o disco passa por uma máquina de balanceamento totalmente computadorizada, para somente então ser liberado para entrega.
Isso tudo sem falar nas especificações para fundição da peça bruta (composição do aço, porosidade máxima admissível, etc.).
Isso explica o preço de peças originais, provenientes de fabricantes de primeira linha.

Conhecendo o mercado de fornecedores paralelos como eu conheço, dúvido muito, mas muito mesmo, que esses fornecedores tenham este tipo de equipamento.
Se tivessem, seria inviável vender o produto a esse preço.

Se o disco estiver empenado ou fora de paralelismo, poderá perder eficiência na frenagem.
Se estiver com a rugosidade fora do padrão, pode "comer" suas pastilhas com farinha.
Se estiver desbalanceado, poderá gerar vibrações.
Se estiver com porosidades, provenientes de uma fundição de baixa qualidade, poderá sim, em casos extremos, quebrar.


Como já foi dito aqui, "Não existe almoço grátis".

Quem não está familiarizado com processos de fabricação de peças, tende a achar que, se uma peça original custa 1.000 e uma paralela custa 200, a diferença é somente o lucro/ganância da marca, que no fundo as peças são iguais.
Na prática não é bem assim.

E é por essa razão, que JAMAIS aceitei opção de oficinas, autorizadas ou não, de dar "passe" no disco de freio.
Como expliquei acima a última etapa de usinagem é a mais delicada e requer equipamento de alta precisão. Um "passe" equivale a refazer esta etapa.
Nem mesmo as CC tem máquinas apropriadas para isso, que dirá o mecânico do bairro, por mais que entenda de BMW.

P.ALMEIDA
05-01-2021, 11:17
Não existe almoço grátis. Uso EBC faz tempo e sem problemas.

Gnegraes
05-01-2021, 13:09
Não existe almoço grátis. Uso EBC faz tempo e sem problemas.

Quanto você paga nas pastilhas EBC?
As Brembo custam na média R$300....

P.ALMEIDA
05-01-2021, 15:12
Mesmo valor das EBC hoje pelo ML. Paguei R$ 250 na última EBC traseira faz algum tempo, eu mesmo troco. O Beto Motos SP também tem pastilhas AP Racing by Brembo.

Gnegraes
05-01-2021, 15:42
Mesmo valor das EBC hoje pelo ML. Paguei R$ 250 na última EBC traseira faz algum tempo, eu mesmo troco. O Beto Motos SP também tem pastilhas AP Racing by Brembo.

Pelo mesmo valor entre Brembo e EBC, não pestanejo em usar Brembo.
Mesmo se for mais cara, ainda opto pelo maior fabricante de freios de alto desempenho do mundo.

Doix
05-01-2021, 15:44
No atrito entre duas peças, a mais mole vai se desgastar mais rapidamente que a outra mais dura.
Funciona para quaisquer materiais.
Na Europa o disco custa 160 Euros, o que dá cerca de R$1600.

Pergunta boba: por que não usa pastilhas recomendadas pela BMW?
Sugiro ler o tópico a respeito, com detalhes do Thomas (Iceman) sobre discos de freio...

Tardeee


Comprei a ebc novamente e vou observar o disco de freio..Não vou dar passo...Mas dependendo, tenho que trocar na próxima troca.

a pastilha ebc durou 20.000 km.

Achei que Cobreq ia bem, me ferrei..!!

Antonio
05-01-2021, 16:28
Pelo mesmo valor entre Brembo e EBC, não pestanejo em usar Brembo.
Mesmo se for mais cara, ainda opto pelo maior fabricante de freios de alto desempenho do mundo.

Guilherme logo mais vou ter que trocar a pastilha traseira e vi a Brembo vermelha sintetizada por R$ 345,00 e a Brembo azul de carbono por R$ 249,00 . Na CC esta saindo R$ 960,00 . Vi em outro tópico que a certa seria a azul , o que você acha ?

Gnegraes
05-01-2021, 16:56
Tardeee


Comprei a ebc novamente e vou observar o disco de freio..Não vou dar passo...Mas dependendo, tenho que trocar na próxima troca.

a pastilha ebc durou 20.000 km.

Achei que Cobreq ia bem, me ferrei..!!


Disco de freio deve ser trocado sempre em duas situações:

- ao atingir a espessura mínima. Este informação deve constar no manual RSD
- empenamento.

Gnegraes
05-01-2021, 17:10
Guilherme logo mais vou ter que trocar a pastilha traseira e vi a Brembo vermelha sintetizada por R$ 345,00 e a Brembo azul de carbono por R$ 249,00 . Na CC esta saindo R$ 960,00 . Vi em outro tópico que a certa seria a azul , o que você acha ?

Publiquei em 18/08/20 um resumo muito bom da Brembo sobre as pastilhas de freio.
De acordo com a Brembo, as traseiras originais são de carbono cerâmica e as dianteiras originais são sinterizadas.
Comecem a ler desta data em diante.

https://www.bmwgsbrasil.com.br/showthread.php/8657-Pastilhas-traseiras-1250

Antonio
05-01-2021, 17:24
Publiquei em 18/08/20 um resumo muito bom da Brembo sobre as pastilhas de freio.
De acordo com a Brembo, as traseiras originais são de carbono cerâmica e as dianteiras originais são sinterizadas.
Comecem a ler desta data em diante.

https://www.bmwgsbrasil.com.br/showthread.php/8657-Pastilhas-traseiras-1250

Legal , esse negocio de pastilha é um pouco confuso . Vi no youtube um cara da GS22 ensinando como trocar a pastilha traseira e no video ele usava uma Brembo vermelha . A Azul deve durar menos mas deve agredir menos o disco .Valeu .

Gnegraes
06-01-2021, 07:20
Legal , esse negocio de pastilha é um pouco confuso . Vi no youtube um cara da GS22 ensinando como trocar a pastilha traseira e no video ele usava uma Brembo vermelha . A Azul deve durar menos mas deve agredir menos o disco .Valeu .

De acordo com a Brembo, as traseiras originais são carbono cerâmica (azuis) e as dianteiras originais são sinterizadas (vermelhas).

Doix
07-01-2021, 12:29
boa Tarde

Alguém sabe a diferença da SFA213 para a FA213HH?

Gnegraes
07-01-2021, 15:02
Tardeee


Comprei a ebc novamente e vou observar o disco de freio..Não vou dar passo...Mas dependendo, tenho que trocar na próxima troca.

a pastilha ebc durou 20.000 km.

Achei que Cobreq ia bem, me ferrei..!!


Na G650GS, a espessura mínima dos discos de freio dianteiro e traseiro é de 4,5mm. Deve ser medido com micrometro.
Ao chegar nesta espessura, trocar.

rodrigobor
29-03-2022, 06:20
Quando eu tinha uma F800 tive uma experiência péssima com uma Brembo que comprei no ML acreditando ser original. Instalei na moto e rodei menos de 5000 km e percebi um desgaste excessivo no disco além do fato de que não freava como as originais.
Conversando com outros motociclistas, desconfiei que eram falsificadas (existem muitas no mercado nesta condição vindas da China).
Hoje tenho uma 1200 que está quase pedindo pastilha traseira e digo a vocês, ou eu coloco a impagável original que recentemente cotei na CS por R$ 1025,00 (código 34218562163 - sinterizada) ou opto pela EBC por R$300,00 com Helder Pastilhas.

Gnegraes
29-03-2022, 07:51
Quando eu tinha uma F800 tive uma experiência péssima com uma Brembo que comprei no ML acreditando ser original. Instalei na moto e rodei menos de 5000 km e percebi um desgaste excessivo no disco além do fato de que não freava como as originais.
Conversando com outros motociclistas, desconfiei que eram falsificadas (existem muitas no mercado nesta condição vindas da China).
Hoje tenho uma 1200 que está quase pedindo pastilha traseira e digo a vocês, ou eu coloco a impagável original que recentemente cotei na CS por R$ 1025,00 (código 34218562163 - sinterizada) ou opto pela EBC por R$300,00 com Helder Pastilhas.



Rodrigo,

Como tudo na vida, a gente tem de saber o caminho correto....

Entrar na web e comprar pelo primeiro anúncio do ML que aparece é temeroso. Mas vamos lá:

- Brembo é uma marca internacional e top.
- Neguinho vendendo pastilhas Brembo ou é contrabandista ou vende gato por lebre....

Procure sempre saber se há representante oficial do produto.
Em havendo, entre em contato....

No caso da Brembo: https://distribuidorbrembo.com.br/
No site há uma lista enorme de revendedores oficiais e separados por estado....

A durabilidade das pastilhas geralmente é grande.
Se você fizer a conta de quanto custa o km rodado, é irrisório...
Freios são segurança. Não economize nisso nunca....