PDA

Ver Versão Completa : Moto suja estraga?



Olive
16-01-2021, 13:38
Boa tarde, meus caros. Sei que há milhares de dicas na internet sobre lavagem de motos, mas como eu morro de preguiça de lavar a minha, queria, na realidade, opiniões sobre se há grandes riscos de estragos deixando a moto suja. Só saio nos fins de semana, mas rodo muito e é raro um fim de semana sem eu sair. Ás vezes mando lavar nas revisões a cada 10 mil km (nem sempre); ela passa a semana em garagem coberta e sem capa.

Reiner
16-01-2021, 14:24
Rondon, na minha opinião, a sujidade do asfalto não trás nenhum problema para a moto, a minha fica as vezes 3 meses sem lavar, uso garagem coberta, com um pano por cima.
Evito fezes de pássaros, pois deixa manchas. No resto lavou, tá novo....
Na Europa, qdo tive oportunidades de ir, reparei que limpeza não é o forte deles, principalmente na França....da pra ver nitidamente que a moto de 20 anos nunca foi lavada....rsrsrs

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Reiner
16-01-2021, 14:25
Alias, completando, acho que lavar demais é que estraga....

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Benicio
16-01-2021, 14:59
Também estou no grupo que não lava a moto com frequência, no máximo uma vez a cada revisão (10 k km).
Limpo o tanque, painel, retrovisores e o banco com pano úmido e pronto!
Estou atento ao tópico!
Obrigado

Olive
16-01-2021, 17:28
Marcos, há até quem diga que tomar banho todos os dias também estraga a pele..rsrs Pra não dizer que não faço nada por ela, eu também limpo bolha, farol e outras partes ali na frente pra tirar os mosquitos pregados, Benício. Costumo usar um spray lava-seco. Tiro também os mosquitos das grelhas das entradas de ar, mas como não gosto das rodas douradas, estou deixando elas ficarem pretas de sujeira...rs

Benicio
16-01-2021, 18:20
Exatamente Olive, e acho que fica ótimo [emoji848]

Marcelo DC
16-01-2021, 18:26
Lavo muito pouco minhas motos e só jogo uma agua quando tem barro e sujeiras muito grossas. Apenas chego em casa e limpo a bolha e as laterias com uma esponja úmida e ja passo uma toalha para quando for sair estar sem muita sujeira.

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk

Rromagnani
16-01-2021, 20:16
Eu estou do lado oposto da história... costumo lavar a moto ao menos cada 15 dias, sempre em lava motos!

Felizmente nunca tive maiores problemas com a moto!


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

EvertonM
16-01-2021, 21:47
Tenho certeza que moto suja não estraga, nem carro sujo. Sou a prova viva dessa afirmação. Além disso, espanta "mau olhado".

Reiner
16-01-2021, 22:10
Eu estou do lado oposto da história... costumo lavar a moto ao menos cada 15 dias, sempre em lava motos!

Felizmente nunca tive maiores problemas com a moto!


Enviado do meu iPad usando TapatalkAí Roberto, tirando o cardam travado e os apagões.....rsrsrs

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Olive
17-01-2021, 10:08
Imagino que a história do pessoal que anda muito na terra deve ser diferente mesmo.Apesar de andar só no asfalto, confesso que às vezes fico preocupado com ferrugens, ressecamento de borrachas, plásticos, caso a moto fique suja muito tempo...

EvertonM
17-01-2021, 13:38
Certamente a sujeira não elimina esse risco, mas acredito que o ressecamento de borrachas e plásticos, além de ferrugem, é mais provável com a lavagem constante, devido aos produtos químicos usados (mesmo somente o sabão neutro).

Rromagnani
17-01-2021, 14:46
Aí Roberto, tirando o cardam travado e os apagões.....rsrsrs

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Kkkkk. O máximo que aconteceu foi o túnel do carda estar cheio de água na primeira vez que abri... foi só limpar e lubrificar, já que não estava travado. Depois dessa vez em todas as revisões mandei abrir.

Detesto motos e carros sujos... parece que eu não tomei banho! [emoji23][emoji23][emoji23][emoji23]


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

guirpm
17-01-2021, 16:45
Certamente a sujeira não elimina esse risco, mas acredito que o ressecamento de borrachas e plásticos, além de ferrugem, é mais provável com a lavagem constante, devido aos produtos químicos usados (mesmo somente o sabão neutro).

É ai que a maioria se engana.
Estou aprendendo um pouco sobre lavagem com um amigo, no qual comprei dele no mes passado a GS850adv (eu tinha uma 800adv).
Ele tem um conhecimento de profissional na limpeza e utiliza os produtos corretos. E isso faz a diferença em ter uma moto 19/20 com estado de 0km. Tem moto do mesmo ano que vc olha e acha que tem 5. Tudo pelo cuidado.

Porém isso tem um custo. De shampoo a cera, são produtos de altíssimo nivel. Hj entendo quando cobram R$500 uma lavagem detalhada (essas que o cara faz pra vender).

Mas entendo que isso vai do gosto (e do olho clínico) de cada um. Uns gostam de ver a moto sempre limpa com aparência de nova, outros não se importam.

Gnegraes
17-01-2021, 17:36
É ai que a maioria se engana.
Estou aprendendo um pouco sobre lavagem com um amigo, no qual comprei dele no mes passado a GS850adv (eu tinha uma 800adv).
Ele tem um conhecimento de profissional na limpeza e utiliza os produtos corretos. E isso faz a diferença em ter uma moto 19/20 com estado de 0km. Tem moto do mesmo ano que vc olha e acha que tem 5. Tudo pelo cuidado.

Porém isso tem um custo. De shampoo a cera, são produtos de altíssimo nivel. Hj entendo quando cobram R$500 uma lavagem detalhada (essas que o cara faz pra vender).

Mas entendo que isso vai do gosto (e do olho clínico) de cada um. Uns gostam de ver a moto sempre limpa com aparência de nova, outros não se importam.

Xará,

A própria BMW em uma renca de produtos para o cuidado da moto.
Não é necessário comprar deles, mas no manual de Proprietário (sempre ele...) há recomendações sobre determinados materiais e partes da moto, alerta para não usar silicone nas borrachas por exemplo.
Bom senso e algum conhecimento de produtos ajuda bastante. Na dúvida, pergunte, se informe.

shw
18-01-2021, 10:52
Eu costumo lavar a cada 3 meses ou na revisão.. ou quando eu viajo e pego muita terra ou barro!

Olive
18-01-2021, 15:15
Acho que posso chegar à conclusão que deixar a moto suja não estraga e que também lavar não estraga. Em outras palavras, essa questão não tem realmente importância, depende de como cada um se sente. Vou continuar tirando meus mosquitos semanalmente e lavando nas revisões. Obrigado a todos pelo comentários.

Iceman
18-01-2021, 17:43
Também estou no grupo que não lava a moto com frequência, no máximo uma vez a cada revisão (10 k km).
Limpo o tanque, painel, retrovisores e o banco com pano úmido e pronto!
Estou atento ao tópico!
Obrigado

Faço o mesmo Benicio.
Aliás, acabou de ser lavada na revisão dos 30k :D
De resto, pano úmido com água de vez em quando.
Nem a pau deixo esses lava-rápido encostar na minha moto com aquela Vap dos infernos.

Benicio
18-01-2021, 20:54
Tamos juntos! [emoji1303][emoji1303][emoji1303]

Nicolau
09-02-2021, 16:35
só faço questão de lavar quando ando na praia, sem maquina de pressão, só mangueira do jardim , fora isso só um pano úmido para tirar o pó e os insetos do parabrisa, painel para ver bem a velo,retrovisor tanque ,banco mas estética do que lavagem mesmo, e peço para não lavar nas revisões com as karcher da vida

Barra
10-02-2021, 13:14
A minha é praticamente o cascão, não toma banho.

Em anos usando motos, finalmente achei um cara bom que lava com cuidado, ele tbm tem motos e não usa ativado e outros produtos que detonam a moto.

Marivaldo
10-02-2021, 20:59
Eu prefiro lavar eu mesmo à minha maneira, e muito raramente. Bastam um pano e detergente neutro diluído na água. Não vejo dificuldades, com exceção dos aros das rodas raiadas.

Aimar
14-02-2021, 00:49
Salve Olive.

Rodo pouco, mas mantenho a moto limpa sempre, e coberta com capa de nylon leve, com respiros.
No passado usei capa de pvc sem respiros e a umidade causou problemas de corrosão de parafusos e mesmo mau contato no acionamento das setas. Reparei isso com WD40 (desmontando). Os parafusos foram restaurados.

As capas com respiros no alto, na altura do guidão, de nylon ou PVC permitem ao ar quente úmido sair pelos respiros e com isso a moto se mantém seca.
Para ser convincente, tenho de dizer que usei as capas sem respiro por um ano e tive todos os problemas. Desde quando adotei as capas com respiros, há uns 15 anos, não tive mais nenhum problema.

Quanto a lavar, o maior problema não é tanto a frequência. Tenho uma GS1150 há 16 anos impecável. Sem manter limpa e sem usar a capa certamente não estaria mais impecável. Então tudo depende de quanto tempo quer ficar com a moto e em que estado quer vendê-la. Mantendo-a limpa sempre e coberta, ela estará sempre bonita.

O perigo é lavar com coisas agressivas como produtos ou jatos fortes de água ou ar. A maior parte do tempo nem detergente eu uso. Água pode ser suficiente. Claro que as rodas podem exigir um pouco de detergente. Mas o uso de detergente em toda a moto vai retirar o silicone que tiver sido usado nas partes de borracha, nos plásticos pretos. Então melhor evitar. Para desengordurar as partes de baixo do motor uso querosene e um pincel. Retiro o querosene com muita Água e com a esponja.

Outra coisa perigosa é o uso de Água sob pressão (velocidade do jato) que pode penetrar nos retentores, pela violência do jato, e com isso estragar a lubrificação e corroer mancais e rolamentos. Usar uma boa WAP é possível, mas de muito longe, evitando mirar o jato para centro do guidão, rolamentos das rodas, tomadas e interruptores. A minha regra é nunca usar a WAP, e usar um jato de água muito fraco mesmo com uma mangueira. O que limpa é uma esponja macia, não o jato d'água. Terceiros en geral usam jatos fortes e pior: secam a moto com um potente jato de ar comprimido que empurra líquido para dentro dos retentores e contatos elétricos. Um crime. Enxugar só com panos limpos.

Dica para bolha: chegou da viagem, água para tirar insetos antes que ressequem e uma aplicação generosa de WD40, que se retira a seco com uma flanela. Este WD40 aplicado reduzirá¡ muito a aderência de insetos na próxima viagem, facilitando sua remoção.

Entendo que muita coisa é questão de opinião, claro, mas também tenho de dizer que já errei muito com manutenção de motos e vi as consequências ruins.
Alguns de nós encontram mais prazer cuidando da moto e outros menos. É claro que isso terá impacto no estado da moto depois de alguns anos.

Abraço.

Olive
14-02-2021, 18:24
Obrigado pelo relato, Aimar. Os comentários de quem tem uma 1150 ano 2000 conservada merecem toda a credibilidade...Por tudo que foi dito, entendo que o grande segredo pra manter uma moto limpa é ter tempo pra ela. Os produtos agressivos e águas sob pressão usados pela maioria dos lavadores, têm o claro objetivo de ganhar tempo, então o melhor mesmo acho que é lavar em casa com uma mangueirinha, paninho, detergente, pincel, uma cerinha no tanque e, pra quem gosta, umas cervejinhas numa tarde de domingo, uma vez por... Depois deste tópico aqui, acredito que nem nas revisões vou deixar lavar mais...

guirpm
14-02-2021, 22:19
Salve Olive.

Rodo pouco, mas mantenho a moto limpa sempre, e coberta com capa de nylon leve, com respiros.
No passado usei capa de pvc sem respiros e a umidade causou problemas de corrosão de parafusos e mesmo mau contato no acionamento das setas. Reparei isso com WD40 (desmontando). Os parafusos foram restaurados.

As capas com respiros no alto, na altura do guidão, de nylon ou PVC permitem ao ar quente úmido sair pelos respiros e com isso a moto se mantém seca.
Para ser convincente, tenho de dizer que usei as capas sem respiro por um ano e tive todos os problemas. Desde quando adotei as capas com respiros, há uns 15 anos, não tive mais nenhum problema.

Quanto a lavar, o maior problema não é tanto a frequência. Tenho uma GS1150 há 16 anos impecável. Sem manter limpa e sem usar a capa certamente não estaria mais impecável. Então tudo depende de quanto tempo quer ficar com a moto e em que estado quer vendê-la. Mantendo-a limpa sempre e coberta, ela estará sempre bonita.

O perigo é lavar com coisas agressivas como produtos ou jatos fortes de água ou ar. A maior parte do tempo nem detergente eu uso. Água pode ser suficiente. Claro que as rodas podem exigir um pouco de detergente. Mas o uso de detergente em toda a moto vai retirar o silicone que tiver sido usado nas partes de borracha, nos plásticos pretos. Então melhor evitar. Para desengordurar as partes de baixo do motor uso querosene e um pincel. Retiro o querosene com muita Água e com a esponja.

Outra coisa perigosa é o uso de Água sob pressão (velocidade do jato) que pode penetrar nos retentores, pela violência do jato, e com isso estragar a lubrificação e corroer mancais e rolamentos. Usar uma boa WAP é possível, mas de muito longe, evitando mirar o jato para centro do guidão, rolamentos das rodas, tomadas e interruptores. A minha regra é nunca usar a WAP, e usar um jato de água muito fraco mesmo com uma mangueira. O que limpa é uma esponja macia, não o jato d'água. Terceiros en geral usam jatos fortes e pior: secam a moto com um potente jato de ar comprimido que empurra líquido para dentro dos retentores e contatos elétricos. Um crime. Enxugar só com panos limpos.

Dica para bolha: chegou da viagem, água para tirar insetos antes que ressequem e uma aplicação generosa de WD40, que se retira a seco com uma flanela. Este WD40 aplicado reduzirá¡ muito a aderência de insetos na próxima viagem, facilitando sua remoção.

Entendo que muita coisa é questão de opinião, claro, mas também tenho de dizer que já errei muito com manutenção de motos e vi as consequências ruins.
Alguns de nós encontram mais prazer cuidando da moto e outros menos. É claro que isso terá impacto no estado da moto depois de alguns anos.

Abraço.

Ótimo relato! Penso assim tb... Manter pra ter uma coisa que agrade os olhos (mais uma vez, isso é pessoal) e que no dia que for vender, vender rápido e com valor acima da média.

Essa dica da capa é bem interessante. Nunca tinha pensado nesse detalhe da umidade.

Eu te indico a não usar detergentes (se for esses lava louças que estiver usando). Compre um shampoo específico para veículos, assim vc não agride a pintura com esses detergentes comuns.

Quanto ao silicone, esse era usado lá nos anos 80 e hj existe muita coisa boa que vai manter as borrachas com uma cor original e proteger do sol. Silicone além de dar uma cor que não é original, vai ajudar a acumular sujeira.

Para limpeza da relação, o velho e bom querosene é muito eficiente. Mas depois de usá-lo, vai precisar passar um detergente para tirar o excesso, e depois disso lubrificar a corrente. É bem trabalhoso mas eficiente. Existe um produto da marca Finisher que faz o serviço do querosene e do detergente ao mesmo tempo. Ainda não utilizei, mas logo logo vou testar (preciso colocar o cavalete central pra facilitar essa tarefa). E tudo isso é claro, se vc se preocupa em manter sua relação em bom estado e com um vida útil bem longa.

As maquinas de pressão realmente são perigosas. Temos alguns relatos aqui...

Quantos aos panos, utilize de microfibra pra lavar e um pano mágico pra secar. Vai ver a diferença quando fizer.

O custo não é alto e tem muito produto bom no mercado. Mas, isso requer dedicação. Comparo com um jardim: se quer um em casa, precisa gostar e dedicar seu tempo.

EvertonM
15-02-2021, 12:31
Eita !! Acho que estou na contramão... já lavei muito carro e moto, quase toda semana. Há alguns anos resolvi usar e não me preocupar tanto com isso.
A vantagem de não lavar muito a moto é que, quando lava, ela fica bonita e parece que é moto nova. Então tenho uma moto nova a cada 6 meses ! rsrs
Brincadeira à parte, também penso que é uma escolha pessoal, como foi dito, que depende ainda do tempo disponível e de ter local apropriado, entre outras coisas (o que, infelizmente, não tenho neste momento).
Quanto à preservação e valorização na venda, avalio que é um aspecto relativo. A meu ver, o cuidado com a motocicleta não está diretamente relacionado a lavá-la constantemente (ainda que isso talvez possa ajudar na conservação). O cuidado no uso e na manutenção também auxiliam "no conjunto" e, por vezes, fazem muita diferença - nem sempre uma moto limpa é a melhor cuidada.
Enfim... o importante é ser feliz !! Bons ventos e boas estradas.

Paulork
19-02-2021, 10:46
Meu pitaco: moto suja pode estragar, começando pela pintura.
Outra coisa é quem faz off, terra é abrasiva e areia corrosiva.
Eu, assim como outros daqui, não gosto de moto e de carro sujo, nesse aspecto não sou "raiz" kkkkk

Reiner
19-02-2021, 14:28
Entre a "limpesa técnica " onde desmontam quase tudo e o barro da trilha, tem um espaço bem amplo onde eu me encaixo. ...


Sent from my SM-T700 using Tapatalk