PDA

Ver Versão Completa : Compra de óleo não falsificado!!!



mapamotos
16-03-2021, 17:00
Olá amigos. Alguém indica algum site confiável para compra de óleo?? Estou querendo o Motul. Com as reclamações de falsificação de óleo fica a dúvida. Alguém conhece esse Top oil Premium?? Os valores da motul estão bem baratos. https://uploads.tapatalk-cdn.com/20210316/9ccc4b0b6274c2aed1fe84a26fdbdb31.jpg

Enviado de meu SM-G930F usando o Tapatalk

Iceman
17-03-2021, 08:30
Não conheço, mas como dizem: "Não existe almoço grátis" ou ainda: "Quando a esmola é grande, o santo desconfia"

Eu sei que hoje em dia é muito fácil e cômodo comprar as coisas pela internet, mas determinadas coisas eu ainda confio mais em lojas físicas.

shw
17-03-2021, 17:09
Olá amigos. Alguém indica algum site confiável para compra de óleo?? Estou querendo o Motul. Com as reclamações de falsificação de óleo fica a dúvida. Alguém conhece esse Top oil Premium?? Os valores da motul estão bem baratos. https://uploads.tapatalk-cdn.com/20210316/9ccc4b0b6274c2aed1fe84a26fdbdb31.jpg

Enviado de meu SM-G930F usando o Tapatalk

cara vai na BMW e compra o OLEO deles mais fácil..

Reiner
18-03-2021, 12:27
Ainda tenho o Castrol específico para R1200GS, mas na próxima troca, com certeza usarei um lubrax na mesma especificação ou superior. Pois, acredito que o uso praticado, não demanda nada especial....
A diferença do preço que me sobrar usarei em beneficência ou em gasolina pra rodar.....

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

diogomail
18-03-2021, 17:20
Ainda tenho o Castrol específico para R1200GS, mas na próxima troca, com certeza usarei um lubrax na mesma especificação ou superior. Pois, acredito que o uso praticado, não demanda nada especial....
A diferença do preço que me sobrar usarei em beneficência ou em gasolina pra rodar.....

Enviado de meu SM-A530F usando o TapatalkUsei o castrol na última troca e estou gostando muito. Motul está impraticável...

Diogo Emanuel Maia [emoji1054]

rodpcastro
18-03-2021, 18:28
Não tenho a mesma moto, mas passei a usar Petronas Sprinta F900 100% sintético na F800R. Bem mais em conta que o semi da Motul e muito melhor por ser full sinth.

A Petronas é uma das maiores petroleiras mundiais e seus óleos são utilizados pela equipe Mercedes na F1 e pela equipe atual de Rossi na MotoGP.

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

Gnegraes
19-03-2021, 15:07
Todos os óleos importados variam seus preços com o US$.
Mesmo os nacionais tiveram aumento de preço.
E não me venham dizer que o Bolsonaro é o culpado....

Agora, eu costumo sempre fazer contas.
O custo por km rodado é baixo e mesmo o impacto da taxa do câmbio não chega a inviabilizar rodar com as motos, podem ter certeza.
E óleo depois do período de amaciamento deve ser sintético puro, a diferença é gritante. Qualquer outro especifcação só em caso de emergência.

Dei uma Googlada e achei preços de todos os tamanhos. Para não pegar um preço de um ilustre desconhecido no ML, na Paulinho Motos aqui em Sampa está R$70 o litro do Castrol 10W50 Power Rancing Sintético.

Vou fazer as contas para o meu caso:

4 litros x R$70,00/litro = R$ 280,00. Com troca de óleo a cada 10k me custa:
R$280,00 / 10.000km = R$0,028 / km rodado.
Arredondando, custa 3 CENTAVOS por km rodado.

Digamos que eu rode 1.500 km / mês (kkkkkkk..... gosto de fazer piada de mim mesmo), minha despesa com óleo será de R$ 42,00 / mês.
Jamais vou colocar óleo semi sintético ou óleo "lado B do disco" para economizar R$ 7,29 no custo mensal....
É o que chamo de Economia Burra. Também gosta da expressão Economia Porca.

Essa conversa parece aquela que surge aqui de vez em quando sobre pastilhas de freio.
O camarada tem uma moto top, premium no mercado mundial e fica querendo descobrir se pastilha traseira da Kombi serve na dianteira da moto dele.
É outro item que o custo do Km rodado é baixíssimo, as marcas topo de mercado tem preços acessíveis, como Brembo p/ex, que eu particularmente acho das melhores no mundo.

Mas aí já não é um problema de bolso curto, é a cultura entranhada dentro do cara. Ou a falta "de".
E isso não tem jeito.

Ahhh !!!! E já ia me esquecendo: óleo bom é a coisa mais importante no teu motor.....

P.S.: esta é minha sincera opinião. E respeito todas as outras diversas da minha.

Reiner
19-03-2021, 17:00
Todos os óleos importados variam seus preços com o US$.
Mesmo os nacionais tiveram aumento de preço.
E não me venham dizer que o Bolsonaro é o culpado....

Agora, eu costumo sempre fazer contas.
O custo por km rodado é baixo e mesmo o impacto da taxa do câmbio não chega a inviabilizar rodar com as motos, podem ter certeza.
E óleo depois do período de amaciamento deve ser sintético puro, a diferença é gritante. Qualquer outro especifcação só em caso de emergência.

Dei uma Googlada e achei preços de todos os tamanhos. Para não pegar um preço de um ilustre desconhecido no ML, na Paulinho Motos aqui em Sampa está R$70 o litro do Castrol 10W50 Power Rancing Sintético.

Vou fazer as contas para o meu caso:

4 litros x R$70,00/litro = R$ 280,00. Com troca de óleo a cada 10k me custa:
R$280,00 / 10.000km = R$0,028 / km rodado.
Arredondando, custa 3 CENTAVOS por km rodado.

Digamos que eu rode 1.500 km / mês (kkkkkkk..... gosto de fazer piada de mim mesmo), minha despesa com óleo será de R$ 42,00 / mês.
Jamais vou colocar óleo semi sintético ou óleo "lado B do disco" para economizar R$ 7,29 no custo mensal....
É o que chamo de Economia Burra. Também gosta da expressão Economia Porca.

Essa conversa parece aquela que surge aqui de vez em quando sobre pastilhas de freio.
O camarada tem uma moto top, premium no mercado mundial e fica querendo descobrir se pastilha traseira da Kombi serve na dianteira da moto dele.
É outro item que o custo do Km rodado é baixíssimo, as marcas topo de mercado tem preços acessíveis, como Brembo p/ex, que eu particularmente acho das melhores no mundo.

Mas aí já não é um problema de bolso curto, é a cultura entranhada dentro do cara. Ou a falta "de".
E isso não tem jeito.

Ahhh !!!! E já ia me esquecendo: óleo bom é a coisa mais importante no teu motor.....

P.S.: esta é minha sincera opinião. E respeito todas as outras diversas da minha.Guilherme, eu entendo e aceito seu ponto de vista....
Só não concordo com o termo" economia porca"...
Eu sei perfeitamente a diferença de um tecido de Boa qualidade, de um alimento de Boa qualidade, uma pastilha ou pneu de Boa qualidade. Ou Boa procedência.
Bateria tbem, e gasolina, diesel idem.
Vc sempre tem que procurar escolher o melhor, principalmente no que tange à segurança.....
Daí a usar um óleo ou produto com determinada Marca, pagando muito mais caro, só porque é original, é uma opção, nem digo que é burrice ou dinheiro sobrando, é uma opção.
Até porque alguns produtos, tais como o óleo, são fornecidos por terceiros.
E somar despesas por Km/r é interessante, por que vc deve fazer a conta com todas as peças, pneus, pastilhas, freios, desgaste motor, depreciação, seguro, gasolina, etc ou então não fazê-las , que é o meu caso, pois se colocar preço no uso, vou achar caro.
E continuando, gosto da Toyota Hilux, gosto da R1200GS BMW, da Yamaha e peças de segurança ou específicas tais como coxins, bieletas, alternador e outras peças específicas do projeto das montadoras faço questão de usar original e recomendo veementemente o uso.
Muitos fazem questão da originalidade do veículo, inclusive das peças e fluidos de reposição outros não....é opção.
Outros conseguiram comprar o veículo e querem gastar um pouco menos na manutenção, talvez faz diferença....
Só não devem utilizar filtros, pastilhas , óleos de procedência desconhecida, falsos ou sem nenhuma garantia do fornecedor.
A melhor maneira de se garantir é fazer tudo na CC. Mas tem opções.
Finalmente, acho um lubrax 100 sintético tão bom pra minha moto qto um Motul ou Castrol....
E qdo o veículo tem que fazer revisão levo na CC ou não, escolho a minha melhor opção. E respondo por ela.



Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Gnegraes
19-03-2021, 17:12
Guilherme, eu entendo e aceito seu ponto de vista....
Só não concordo com o termo" economia porca"...
Eu sei perfeitamente a diferença de um tecido de Boa qualidade, de um alimento de Boa qualidade, uma pastilha ou pneu de Boa qualidade. Ou Boa procedência.
Bateria tbem, e gasolina, diesel idem.
Vc sempre tem que procurar escolher o melhor, principalmente no que tange à segurança.....
Daí a usar um óleo ou produto com determinada Marca, pagando muito mais caro, só porque é original, é uma opção, nem digo que é burrice ou dinheiro sobrando, é uma opção.
Até porque alguns produtos, tais como o óleo, são fornecidos por terceiros.
E somar despesas por Km/r é interessante, por que vc deve fazer a conta com todas as peças, pneus, pastilhas, freios, desgaste motor, depreciação, seguro, gasolina, etc ou então não fazê-las , que é o meu caso, pois se colocar preço no uso, vou achar caro.
E continuando, gosto da Toyota Hilux, gosto da R1200GS BMW, da Yamaha e peças de segurança ou específicas tais como coxins, bieletas, alternador e outras peças específicas do projeto das montadoras faço questão de usar original e recomendo veementemente o uso.
Muitos fazem questão da originalidade do veículo, inclusive das peças e fluidos de reposição outros não....é opção.
Outros conseguiram comprar o veículo e querem gastar um pouco menos na manutenção, talvez faz diferença....
Só não devem utilizar filtros, pastilhas , óleos de procedência desconhecida, falsos ou sem nenhuma garantia do fornecedor.
A melhor maneira de se garantir é fazer tudo na CC. Mas tem opções.
Finalmente, acho um lubrax 100 sintético tão bom pra minha moto qto um Motul ou Castrol....
E qdo o veículo tem que fazer revisão levo na CC ou não, escolho a minha melhor opção. E respondo por ela.



Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Reiner,

Tua posição está correta.
Em nenhum momento disse que comprar um óleo sintético da Shell ou Petrobrás é economia porca.
Desde que dentro de especificações mínimas aceitáveis, OK...
Mas a diferença de custo entre um óleo semi sintético e um sintético, não justifica a opção pelo semi sintético. Isso para mim é economia "porca", a diferença em desempenho é gritantemente melhor e o que se economiza é muito, mas muito pouco.

No caso de óleo sintético, não sei se um Castrol é mais caro que um Petrobrás ou Petronas como o Rods mencionou. As diferenças de preço acabam sendo pequenas e se levarmos ao custo por km rodado, só de fazer a conta já deu prejuízo. Hoje há muito modismo com Motul na minha opinião. Castrol tem muito mais experiência e know-how que a Motul, sem desmerecê-la.

Em qualquer veículo há dois itens sagrados, pelo menos para mim: segurança e desempenho do trainpower.

- segurança: são pneus, pastilhas, discos de freio, fluidos de freio. Só os melhores de mercado e que sejam recomendados/usados pela marca e dentro das validades de uso.
- desempenho do trainpower: gasolina, velas de ignição, filtros, óleos lubrificantes e graxas: não só as especificações da marca, como os tope que encontrar no mercado. Esses garantem não só desempenho, mas durabilidade do conjunto e CONFIABILIDADE ao rodar, você deve se cercar de certezas que vai... e que volta para casa.

É isso....

guirpm
20-03-2021, 17:15
A minha moto, segundo manual é o óleo 5W40.
Aqui em Goiânia, tem o Motul, o orginal BMW e o Castrol. Qual a diferença deles? Praticamente nenhuma. Castrol é o "original" da Triumph e o Motul é o mais queridinho hoje.
Vou trocar essa semana e vou utilizar o Castrol. 75 o litro contra 95 do original e do Motul. Não vejo motivo pra usar o mais carro sendo que todos estão classificados na mesma categoria.

O que não dá é querer mudar a viscosidade ou mudar de sintético pra semi pra economizar uma merreca.
Ah, e já vi cara colocando oleo mais fino(5w40) da GS800 pq ele acha que é melhor. Moto com 80k KM com óleo mais fino.... Ai é pedir pra ter problema

Gnegraes
21-03-2021, 10:02
A minha moto, segundo manual é o óleo 5W40.
Aqui em Goiânia, tem o Motul, o orginal BMW e o Castrol. Qual a diferença deles? Praticamente nenhuma. Castrol é o "original" da Triumph e o Motul é o mais queridinho hoje.
Vou trocar essa semana e vou utilizar o Castrol. 75 o litro contra 95 do original e do Motul. Não vejo motivo pra usar o mais carro sendo que todos estão classificados na mesma categoria.

O que não dá é querer mudar a viscosidade ou mudar de sintético pra semi pra economizar uma merreca.
Ah, e já vi cara colocando oleo mais fino(5w40) da GS800 pq ele acha que é melhor. Moto com 80k KM com óleo mais fino.... Ai é pedir pra ter problema

Xará,

Até pouco tempo atrás a Castrol era o fornecedor OEM da BMW. Hoje é Shell, são acordos comerciais, todos fazem.
Particularmente gosto do Castrol, sempre foram óleos de alto desempenho.
As especificações devem ser encaradas como as mínimas, em outras palavras, não quer dizer que todos os óleos sejam iguais, muito pelo contrário.

Mais uma coisa: 5W40 não é "óleo fino". Apenas que a faixa de temperatura do ar ambiente na média é mais fria que a indicada para um 10W50.
Óleos multigraduados possuem uma viscosidade quase constante na faixa da temperatura indicada, a variação é muito pequena.
Exemplo do 10W50: viscosidade @ 0 graus C = 66 cSt e @ 50 graus C = 48 cSt

Cuidado: os "números" da indicação SAE para óleos são adimensionais, não tem relação direta com a viscosidade.
Exemplo:
- óleo "de câmbio" W90 (na realidade é um óleo para caixa de engrenagens) que o povo diz ser "óleo grosso", tem uma viscosidade entre a mínima de 13,5 cSt e a máxima de 18,5 cSt.
- óleo 5W40 que como você disse é "fino", tem viscosidade entre a mínima de 12,5 cSt e a máxima de 16,3 cSt.
Posso te dizer que as viscosidades são idênticas...

guirpm
21-03-2021, 11:10
Xará,

Até pouco tempo atrás a Castrol era o fornecedor OEM da BMW. Hoje é Shell, são acordos comerciais, todos fazem.
Particularmente gosto do Castrol, sempre foram óleos de alto desempenho.
As especificações devem ser encaradas como as mínimas, em outras palavras, não quer dizer que todos os óleos sejam iguais, muito pelo contrário.

Mais uma coisa: 5W40 não é "óleo fino". Apenas que a faixa de temperatura do ar ambiente na média é mais fria que a indicada para um 10W50.
Óleos multigraduados possuem uma viscosidade quase constante na faixa da temperatura indicada, a variação é muito pequena.
Exemplo do 10W50: viscosidade @ 0 graus C = 66 cSt e @ 50 graus C = 48 cSt

Cuidado: os "números" da indicação SAE para óleos são adimensionais, não tem relação direta com a viscosidade.
Exemplo:
- óleo "de câmbio" W90 (na realidade é um óleo para caixa de engrenagens) que o povo diz ser "óleo grosso", tem uma viscosidade entre a mínima de 13,5 cSt e a máxima de 18,5 cSt.
- óleo 5W40 que como você disse é "fino", tem viscosidade entre a mínima de 12,5 cSt e a máxima de 16,3 cSt.
Posso te dizer que as viscosidades são idênticas...

Mais uma vez, valeu pela aula.

Na prática, qual a diferença entre um 5w40 e 10w50?

Gnegraes
21-03-2021, 11:55
Mais uma vez, valeu pela aula.

Na prática, qual a diferença entre um 5w40 e 10w50?

A classificação SAE diz que:

- o primeiro dígito tem a ver com a temperatura do ar na partida do motor frio; quanto menor for o número, menor a temperatura do ar (inverno).
- o segundo dígito refere-se às máximas temperaturas do ar no verão, ou em regiões desérticas na faixa do Equador, onde sempre é verão.

O gráfico abaixo é uma referência da BMW para a escolha de graduação de óleos do motor. No termômetro, a faixa superior é de Graus C e a inferior de Graus Fahrenheit.

10796

Há um tempo atrás publiquei aqui alguns textos sobre óleos lubrificantes e seus códigos e usos.

Para nós aqui no Brasil, acaba sendo mais importante ter um óleo para altas temperaturas. No nosso inverno um 5W40 ou um 10W50 funcionam sem problemas

rodpcastro
21-03-2021, 13:30
Desculpe, mas não é isso.

O 1o número se refere a viscosidade do óleo em temperatura baixa. Há uma temperatura de referência para os testes. Um óleo 5W é sim bem mais fino em temperatura baixa que o 10W. Os indices de viscosidade que você pode ver nas fichas tecnicas de cada um deles mostram claramente.

O segundo número é a viscosidade do óleo aquecido a 100 graus. E como são óleos multigraus, no 10W-50 indica que o o óleo se comporta como um óleo 50 quando aquecido a 100 graus. Fosse um 10W-40, se comportaria como 40 aquecido, ou seja menos viscoso.

O único número que tem relação com temperatura ambiente é o primeiro. Que vai ter relação com o motor frio. Depois de aquecido o motor, tanto faz quantos graus está a temperatura ambiente, quem vai manter a temperatura na faixa de operação é o conjunto do sistema de refrigeração da moto.

Antigamente os óleos eram monoviscosos e noa países frios era necessário fazer uma troca no inverno. Depois da descoberta dos aditivos variadores de viacosidade não é mais necessário.

Essas informações que passei estão nos sites dos fabricantes de óleo.

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

rodpcastro
21-03-2021, 13:32
https://youtu.be/IKdhgKUZhPA

https://youtu.be/fZE2RfCt3lw

https://youtu.be/69iUhlqFJFk

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

Gnegraes
21-03-2021, 18:05
Abaixo vão as tabelas da SAE:

- para motores SAEJ300

10797

- para caixas de engrenagens SAE J306

10798

De modo a facilitar a visualização, segue novamente a tabela com recomendações da BMW em função da temperatura do ar ambiente:

10799

rodpcastro
21-03-2021, 18:23
A temperatura ambiente afeta apenas a viscosidade na partida a frio. Creio que você não tenha assistido os vídeos indicados.

O segundo número, conforme mostram as fichas técnicas dos produtos e os sites dos fabricantes, se refere à viscosidade em temperatura de operação. Nos testes, medida a 100 graus.

E a mudança de um para outro está longe de ser irrelevante. Altera a pressão de óleo do motor.

https://youtu.be/i-F8Uda7Cb4

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

guirpm
21-03-2021, 20:36
A temperatura ambiente afeta apenas a viscosidade na partida a frio. Creio que você não tenha assistido os vídeos indicados.

O segundo número, conforme mostram as fichas técnicas dos produtos e os sites dos fabricantes, se refere à viscosidade em temperatura de operação. Nos testes, medida a 100 graus.

E a mudança de um para outro está longe de ser irrelevante. Altera a pressão de óleo do motor.

https://youtu.be/i-F8Uda7Cb4

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

Bem interessante esse vídeo.