PDA

Ver Versão Completa : Ferramenta para testar o óleo do motor



rodpcastro
04-04-2021, 18:19
Vídeos de review e teste de funcionalidade de uma ferramenta para teste da qualidade do óleo do motor em uso na moto.

Vi essa ferramenta em um video do Canal High Torque e resolvi testar nas minhas motos. Quero saber se realmente dá para manter um óleo por 10.000km como recomenda o manual.

https://youtu.be/Qvu-jbtnKNM

https://youtu.be/tCwLXe85VS8

Vou fazer outros vídeos a cada 1000km rodados para ver como evolui.

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

Gnegraes
04-04-2021, 19:48
Vídeos de review e teste de funcionalidade de uma ferramenta para teste da qualidade do óleo do motor em uso na moto.

Vi essa ferramenta em um video do Canal High Torque e resolvi testar nas minhas motos. Quero saber se realmente dá para manter um óleo por 10.000km como recomenda o manual.

https://youtu.be/Qvu-jbtnKNM

https://youtu.be/tCwLXe85VS8

Vou fazer outros vídeos a cada 1000km rodados para ver como evolui.

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk


Rods,

Claramente este aparelho pode ser um turbidímetro.

A vida de todo óleo de cárter de um motor de combustão interna depende do seu Fator de Serviço, ou seja, do modo da condução do veículo, das condições ambientais (temperatura) e do tipo de transito mais frequente.
Os fabricantes adotam uma condução do veículo dita normal e mista entre cidade e rodovia.
Uso severo em transito pesado, baixas velocidades e temperaturas altas deterioram o óleo de cárter, ao contrário da condução predominante em velocidades constantes em rodovias.

A principal característica do óleo lubrificante é sua viscosidade e sua estabilidade ao longo do uso no motor. A perda de viscosidade pode levar a quebra do motor, por não atender mais aos requisitos de formação de filme lubrificante entre partes metálicas em atrito.
Para medir a viscosidade só com uso de um viscosímetro.

Outras características secundárias são obtidas por aditivos colocados nos óleos tais como:
- detergentes (para limpeza das partes internas do motor)
- anti espumantes.
- anti oxidantes.

O óleo pode até estar opaco por sujidades coloidais dissolvidas nele, mas se a viscosidade esta dentro da faixa especificada, nada impede continuar a rodar com este óleo. Sujeiras mais "grossas" / sólidas são retidas no filtro de óleo de cárter.
Motores já bem rodados possuem folgas maiores nos anéis dos pistões e entre os pistões e as camisas, o que leva a um aumento da queima de óleo de cárter na superfície das camisas e na câmara de combustão , cujos resíduos são absorvidos pelo óleo de cárter, deixando-o escuro mais rapidamente.

Em minha opinião este aparelho apenas lê o quão opaco está o óleo, ou seja sua turbidez.
Já que você tem o aparelho, experimente testar o óleo de um mesmo motor novo com baixa kilometragem e outro bastante rodado, de preferência com a mesma kilometragem rodada com o óleo.
A diferença na cor do óleo (turbidez) será enorme, sem necessariamente condenar o óleo do motor mais velho.

O fabricante indica que o limite do uso do óleo é 30%. São 30% de que? Qual a unidade de leitura do instrumento? Tem mais informações?

bybecker
26-05-2021, 16:00
Eu acredito que dezenas, talvez centenas de engenheiros das fábricas não recomendaria as trocas em tal quilometragem se não soubessem o que estão falando e principalmente testado muitas motos e os óleos por centenas de milhares de quilometros antes de dizer isso.

É claro que o "mechânico" ali da esquina, formado na escola da vida e que não concluiu nem o primeiro grau pode dizer diferente. Mas em quem acreditar?

Siga o manual e seja feliz, e conserve seu motor. Nunca economize em óleo, sempre use o recomendado pelo fabricante, ou outro que tenha a mesma classificação API. O resto é conversa fiada e achismo sem fundamento técnico.

bybecker
26-05-2021, 16:02
Este aparelho deve ser bom, desde que o olho do cara, e o viscosímetro entre-dedos sejam aferido pelo INMETRO...kkkk

diogomail
26-05-2021, 21:53
Eu acredito que dezenas, talvez centenas de engenheiros das fábricas não recomendaria as trocas em tal quilometragem se não soubessem o que estão falando e principalmente testado muitas motos e os óleos por centenas de milhares de quilometros antes de dizer isso.

É claro que o "mechânico" ali da esquina, formado na escola da vida e que não concluiu nem o primeiro grau pode dizer diferente. Mas em quem acreditar?

Siga o manual e seja feliz, e conserve seu motor. Nunca economize em óleo, sempre use o recomendado pelo fabricante, ou outro que tenha a mesma classificação API. O resto é conversa fiada e achismo sem fundamento técnico.Concordo....É muito simples e as pessoas complicam. Sigam o manual.

Diogo Emanuel Maia [emoji1054]

rodpcastro
03-07-2021, 16:34
Taí o resultado do teste de longa duração do óleo Petronas Sprinta F900 10W-40 100% sintético.

Será que chegou aos 10.000km indicados no manual?

https://youtu.be/RLUVRbdnPlM


Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

Reiner
03-07-2021, 20:22
Taí o resultado do teste de longa duração do óleo Petronas Sprinta F900 10W-40 100% sintético.

Será que chegou aos 10.000km indicados no manual?

https://youtu.be/RLUVRbdnPlM


Enviado de meu SM-G9600 usando o TapatalkOlá Rodrigo, muito bom o vídeo.
Só entendo que o óleo está cumprindo muito bem pelo menos uma das funções, que é a limpesa do motor. Talvez o filtro é que está falho...., outra coisa, achei bastante temerário condenar uma marca de óleo usando um aparelho sem aferição oficial do Inmetro. Espero, sinceramente, que você não venha a ter problemas com isso.



Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

rodpcastro
03-07-2021, 20:31
Ninguém condenou marca de óleo. 8.000 km é uma boa marca. Não sei ainda até onde as outras chegam, veremos. O próximo é o Repsol 100% sintético.

Ah, o filtro de óleo era HiFlo HF 160, excelente qualidade O filtro não é para esse tipo de contaminantes, mas para material particulado a partir de certo tamanho que eu não pesquisei.

Quanto a ter problemas com isso, são apenas fatos. Os testes foram feitos e o resultado é esse. Se o aparelho é aferido pelo Inmetro pouco me importa, eu não sou laboratório. Sou um usuário relatando minha experiência. Comprei o óleo com meu próprio dinheiro, usei na minhaa própria moto e fiz 3 testes consecutivos com o mesmo aparelho.

Ah, tem uma explicação bem interessante (como sempre) do Gnegraes mais acima nesse tópico, vale ler.

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

Reiner
03-07-2021, 20:40
Rodrigo, estou só expondo o que entendi....desculpa aí.


Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Gnegraes
04-07-2021, 10:24
Rodrigo,

Como já havia perguntado anteriormente, esse aparelho mede "algo" que não diz o que é e mostra um resultado desse algo em %.
Mais uma vez minhas perguntas:
- mede o que?
- indica uma % de que?

Se o aparelho não diz o que mede e apenas diz se o óleo está bom ou ruim, é uma enganação.
Se fosse um instrumento sério, diria com todas as letras o que faz e qual o critério adotado para dizer "OK" ou "Ruim".

A propriedade mais importante de um óleo é a sua viscosidade e sua capacidade de mantê-la ao longo do uso no motor.
Suas outras propriedades são importantes mas secundárias.

Os fabricantes de motores indicam a kilometragem recomendada para a troca do óleo de cárter, incluindo aí o filtro.
Nos dias de hoje e com uso dito normal, recomendam a troca a cada 10.000km.
Esse valor não é o limite, de outra forma com 10.100km por exemplo, surgiriam problemas.
Nenhum fabricante indica valor limite, mas um valor recomendado para a troca, visto que se inicia a perda gradual de suas propriedades.
Os atuais óleos lubrificantes de cárter são de alta tecnologia e aguentam muito desaforo no uso. As trocas feitas nos intervalos recomendados garantem bom desempenho e vida longa ao motor.

Gnegraes
04-07-2021, 10:31
Olá Rodrigo, muito bom o vídeo.
Só entendo que o óleo está cumprindo muito bem pelo menos uma das funções, que é a limpesa do motor. Talvez o filtro é que está falho...., outra coisa, achei bastante temerário condenar uma marca de óleo usando um aparelho sem aferição oficial do Inmetro. Espero, sinceramente, que você não venha a ter problemas com isso.



Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Reiner,

O filtro de óleo retêm partículas sólidas até um determinado tamanho.
A cor do óleo se altera pelas sujidades dissolvidas no óleo pelo seu agente detergente.
A troca dele é recomendada juntamente com o óleo para o filtro não comatar (entupir).
Se o filtro entope, a pressão interna sobe e a válvula de segurança interna se abre para que o fluxo de óleo não se interrompa, mas já não filtra mais nada....

rodpcastro
04-07-2021, 11:29
Rodrigo,

Como já havia perguntado anteriormente, esse aparelho mede "algo" que não diz o que é e mostra um resultado desse algo em %.
Mais uma vez minhas perguntas:
- mede o que?
- indica uma % de que?

Se o aparelho não diz o que mede e apenas diz se o óleo está bom ou ruim, é uma enganação.
Se fosse um instrumento sério, diria com todas as letras o que faz e qual o critério adotado para dizer "OK" ou "Ruim".

A propriedade mais importante de um óleo é a sua viscosidade e sua capacidade de mantê-la ao longo do uso no motor.
Suas outras propriedades são importantes mas secundárias.

Os fabricantes de motores indicam a kilometragem recomendada para a troca do óleo de cárter, incluindo aí o filtro.
Nos dias de hoje e com uso dito normal, recomendam a troca a cada 10.000km.
Esse valor não é o limite, de outra forma com 10.100km por exemplo, surgiriam problemas.
Nenhum fabricante indica valor limite, mas um valor recomendado para a troca, visto que se inicia a perda gradual de suas propriedades.
Os atuais óleos lubrificantes de cárter são de alta tecnologia e aguentam muito desaforo no uso. As trocas feitas nos intervalos recomendados garantem bom desempenho e vida longa ao motor.Às vezes tenho impressão que você não viu nenhum dos vídeos, mas ainda assim aprecio bastante seus comentários.

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

AAmorim
05-07-2021, 18:34
Às vezes tenho impressão que você não viu nenhum dos vídeos, mas ainda assim aprecio bastante seus comentários.

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

Vendo seu vídeo eu digo que tenho certeza. kkkkkk

Pq no início do vídeo vc explica perfeitamente o que o aparelho mede, não mede e quais aparelhos seriam os corretos para medir outras coisas. Além de deixar claro qual a intenção e finalidade da aferição do vídeo.

Pessoal antes de questionar ou tecer comentários, era interessante assistir o vídeo todo e prestar atenção ao que é falado explicado nele.

Reiner
05-07-2021, 19:33
Amorim,
Eu vi o vídeo todo, o aparelho deve medir a turbidez, mas não diz absolutamente nada....o vídeo, pra quem não viveu o suficiente, só leva à dúvidas. Deveria ser instrutivo e esclarecedor....é uma absoluta perda de tempo assisti -lo...
Tentei ser leve no meu comentário e fazer uma crítica que pudesse ajudar. Pois o fabricante pode questionar o vídeo. Pois a troca de óleo foi feita levando em conta o resultado totalmente duvidoso do aparelho, que ainda não sabemos o que mede. E divulgado.
Encerro, aqui.

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Nicolau
08-07-2021, 11:56
melhor maquina é o dedão e o indicador na testagem :D