PDA

Ver Versão Completa : Alguém usa Filtro de óleo não original??



mapamotos
25-04-2021, 12:15
Olá amigos. A diferença do valor de um filho original e o KeN é 100%. Então minha dúvida... alguém usa o filtro de óleo Q não original??https://uploads.tapatalk-cdn.com/20210425/ed0cd6bb35da34fc6e27683942e90e2f.jpg

Enviado de meu SM-G930F usando o Tapatalk

Reiner
25-04-2021, 12:44
Usei o k&N por 2 vezes, e agora vou usar o MAHLE, e tenho visto muitos mecânicos usando o Hiflo....

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

shw
25-04-2021, 14:52
K&N pode ir de boa... já usei tranquilo

Gnegraes
25-04-2021, 15:26
Uso Mahle, que é o original de fábrica BMW.

Rafaelmec
25-04-2021, 19:14
Para as 1200 gs/gsa 2014~ e 1250 salvo engano é o mahle OC619.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

mapamotos
26-04-2021, 19:18
Uso Mahle, que é o original de fábrica BMW.Caraca... é o original?? A BMW só coloca a marca... Mahle é 78 reais... para 250 reais... diferença grande. Obrigado

Enviado de meu SM-G930F usando o Tapatalk

mapamotos
26-04-2021, 19:19
Para as 1200 gs/gsa 2014~ e 1250 salvo engano é o mahle OC619.


Enviado do meu iPhone usando TapatalkPelo pesquisa é esse mesmo, OC 619

Enviado de meu SM-G930F usando o Tapatalk

mapamotos
26-04-2021, 20:02
Tava vendo um vídeo Gringo e olha o filtro usado com a marca BMW. MAHLE. É O ORIGINAL BMW .

https://www.youtube.com/watch?v=qgL_ElizcnIhttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20210426/f9e8251dce4b147626a1b5a92fbe4467.jpg

Enviado de meu SM-G930F usando o Tapatalk

Reiner
26-04-2021, 20:45
Tava vendo um vídeo Gringo e olha o filtro usado com a marca BMW. MAHLE. É O ORIGINAL BMW .

https://www.youtube.com/watch?v=qgL_ElizcnIhttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20210426/f9e8251dce4b147626a1b5a92fbe4467.jpg

Enviado de meu SM-G930F usando o TapatalkNo ML :
https://uploads.tapatalk-cdn.com/20210426/25f0a7d1abed6044562766c88f0bcda8.jpg

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Gnegraes
27-04-2021, 09:56
Caraca... é o original?? A BMW só coloca a marca... Mahle é 78 reais... para 250 reais... diferença grande. Obrigado

Enviado de meu SM-G930F usando o Tapatalk


Quem coloca o símbolo BMW no filtro é a própria Mahle.

Toda peça de empresa fabricante / montadora que é fornecida por terceiros, caso dos filtros por exemplo, custa muito mais caro que no fabricante.
Imagine que a montadora precisa comprar, pagar, receber a mercadoria, fazer seus controles internos, armazenar, enviar para todas as suas filiais e concessionárias.
Na concessionária há custos financeiros para comprar a peça, armazenar e vender para o cliente final.
No mundo inteiro é assim e para todas as marcas de veículos existentes. Tudo gera custo...

No caso de filtros não há como concorrer com o fabricante, pois sua cadeia de custos é impactada pela quantidade absurda de peças produzidas.
No caso da montadora os custos indiretos impactam diretamente muito sobre uma quantidade muito pequena de produtos.

E sem deixar de esquecer algo crucial, principalmente aqui no Brasil: os IMPOSTOS....
Toda vez que você compra algo para revender, impostos são inseridos no custo que impacta no preço de vendas.
Aqui quem ganha dinheiro são os governos estaduais (ICMS) e o Governo Federal (IPI)

leandro11
05-02-2025, 09:37
Meus últimos filtros Mahle OC619 eram "Made in Austria", mas agora foi pesquisar pra comprar outros e estou vendo que os vendidos por aqui não são mais feitos lá, e sim pela Metal Leve.
Os vendedores alegam que são os mesmos "usados em concessionárias da BMW", mas estamos no Brasil e já estou desconfiado que a qualidade não é mais a mesma.
Meu próximo filtro provavelmente será o Hiflo.

EvertonM
05-02-2025, 12:53
Olá, Leandro.
Por gentileza, você tem informação mais objetiva ou alguma experiência para que eu possa entender sua desconfiança ?
O fato de antes ser feito na Áustria e agora ser produzido pela Metal Leve, para mim não desqualifica o produto.
Acredito que em ambos os casos a Mahle avalia e controla a qualidade do produto, sob pena de risco de reputação e perda de mercado se assim não fizer.

Gnegraes
05-02-2025, 14:49
Leandro,

A dona da empresa Metal Leve é a Mahle alemã.
Os parâmetros de qualidade da empresa Mahle são mundiais, o país de fornecimento deve ter sido alterado por razões de custo.

Hiflo é um bom filtro também, empresa na UK e originalmente Tailandesa de 1955, dedicada a fazer filtro de ar, óleo, etc. para motos em geral.

Entre Mahle e Hiflo, fico com Mahle pois é empresa muito antiga e gigante na área.

Não sou fã de filtros que prometem melhora no desempenho do motor.
Isso significa que mais ar está sendo admitido e pode com muita certeza significar menor qualidade na filtragem = partículas sólidas entrando no corpo de borboleta, válvulas de admissão, câmara de combustão e válvulas de escape, o que não é nada saudável para avida do motor.

O grande problema das motos é que há pouco espaço para a instalação dos filtros de ar.
Pode-se fazer uma excelente filtragem aumentando-se a área de passagem do filtro, mas o espaço é muito pequeno para isso.

Não gosto dos K&N pois dependem da "qualidade" da aplicação do líquido no material do filtro, pode ser eficiente ou não...
Além do trabalho de se renovar o líquido de tempos em tempos, o que dá algum trabalho.
E, como prometem melhora de desempenho, alguma coisa fica devendo....

Gnegraes
05-02-2025, 14:57
Entrei no site da Hifo na UK e para a minha moto eles informam que o material filtrante é feito na Alemanha.

Como esse filtro é um fole de papel dobrado e fixado em uma moldura de silicone, tenho certeza que é fabricado inteiro na Alemanha.

Entrei no ML e lá os preços são:

Mahle R$70
Hiflo R$190

leandro11
06-02-2025, 08:30
Vamos acompanhar o desenrolar e ver se realmente os OC619 vão manter a mesma qualidade. A experiência me diz que não.



E, como prometem melhora de desempenho, alguma coisa fica devendo....
Se passa mais ar, passa mais sujeira. É lei da física.

Sobre os filtros de ar, eu já uso os Hiflo que são de papel e não possuem a característica de serem "esportivos" como o K&N.
Já tive K&N em motos anteriores (vieram com a moto) e o consumo da moto piorava em relação ao de papel, ao ponto de que aos 20 mil km (período geral de troca em quase todas as motos) o que gastei a mais de gasolina dava pra comprar 2 filtros premium de papel. A mão de obra de abrir e fazer a limpeza do K&N era a mesma de tirar o filtro velho e colocar o novo.

Aproveitando: vocês tem o código do filtro de ar Mahle para R1250GS Premium HP 2019/2020? Estou procurando no ML e só acho um modelo que não serve pra essa moto.

Gnegraes
06-02-2025, 14:53
Entrei no site da Hifo na UK e para a minha moto eles informam que o material filtrante é feito na Alemanha.

Como esse filtro é um fole de papel dobrado e fixado em uma moldura de silicone, tenho certeza que é fabricado inteiro na Alemanha.

Entrei no ML e lá os preços são:

Mahle R$70
Hiflo R$190


O filtro Mahle tem preço de venda baixo pelo fato da Mahle ser grande exportadora.
Empresa que exporta, pode importar sem impostos de importação, etc., operação chamada de drawn back.

Já a empresa que representa a Hiflo é uma importadora, paga impostos cheios. Vulgarmente conhecido como Custo Brasil....

Gnegraes
06-02-2025, 14:57
Vamos acompanhar o desenrolar e ver se realmente os OC619 vão manter a mesma qualidade. A experiência me diz que não.


Se passa mais ar, passa mais sujeira. É lei da física.

Sobre os filtros de ar, eu já uso os Hiflo que são de papel e não possuem a característica de serem "esportivos" como o K&N.
Já tive K&N em motos anteriores (vieram com a moto) e o consumo da moto piorava em relação ao de papel, ao ponto de que aos 20 mil km (período geral de troca em quase todas as motos) o que gastei a mais de gasolina dava pra comprar 2 filtros premium de papel. A mão de obra de abrir e fazer a limpeza do K&N era a mesma de tirar o filtro velho e colocar o novo.

Aproveitando: vocês tem o código do filtro de ar Mahle para R1250GS Premium HP 2019/2020? Estou procurando no ML e só acho um modelo que não serve pra essa moto.


Leandro,

Dificilmente uma empresa gigante como a Mahle iria se envolver com produtos de baixa qualidade pensando nos lucros.
Até por que esses filtros para moto são muito baratos e o volume baixo...