PDA

Ver Versão Completa : Óleo - Porque pagar mais caro?



bybecker
26-05-2021, 15:52
Assunto recorrente: Qual o melhor óleo para sua moto?
Resposta: O que o fabricante recomenda, ou outro com especificações API iguais.

Porque afirmo isso? Porque o que torna um óleo diferente do outro é a classificação API, e especialmente a especificação JASO MA2 que é exclusiva para motos com embreagem imersa em óleo.

A classificação API só é forncida após análise laboratorial e comprovação de que o óleo atende integralmente a norma API.

Então, por exemplo, se a BMW recomenda para sua BMW o 5W40 API SN ADVANTEC, voce pode pagar desde uns 90 reais o litro até 211 reais (na Eurobike) pelo mesmo litro de óleo....

MAS, se pesquisar, pode comprar um óleo igual, recomendado pela BMW até 2016(acho), que é o CASTROL Power1 Racing 5w40 API SN, ou seja, absolutamente e técnicamente o mesmo óleo, pelo preço de +- 65 reais.

Fica a dica. (que vale para qualquer óleo com classificação API igual)

Iceman
27-05-2021, 07:49
Se não me engano existem diferenças no sistema de embreagem das motos BMW, entre modelos diferentes e até entre o mesmo modelo de anos diferentes.
Era banhada a óleo e virou seca ou ao contrário, não me lembro.

Só avisando pq um óleo recomendado para motos de um ano pode não ser adequado para motos de anos diferentes.

diogomail
27-05-2021, 08:11
Tenho utilizado o óleo Castrol 5w40 e percebo um funcionamento mais suave do motor, além dos engates das marchas mais macio. Isso comparado ao óleo que usava anteriormente (Motul 7100).
O melhor de tudo é o preço, que custa no máximo 70% do preço do Motul.

Diogo Emanuel Maia [emoji1054]

Gnegraes
27-05-2021, 19:03
Se não me engano existem diferenças no sistema de embreagem das motos BMW, entre modelos diferentes e até entre o mesmo modelo de anos diferentes.
Era banhada a óleo e virou seca ou ao contrário, não me lembro.

Só avisando pq um óleo recomendado para motos de um ano pode não ser adequado para motos de anos diferentes.

Thomas,

Historicamente os motores boxer eram com embreagem monodisco a seco. Depois mudaram para multidisco banhada a óleo.
A especificação JASO japonesa classifica os óleos para trabalhar com embreagens banhadas a óleo, JASO2 indica esse uso.
Mas isso não quer dizer que não se possa usar com embreagem monodisco a seco.

Óleo de última geração pode ser usado em qualquer motor mais antigo não importando o ano de fabricação, o contrário não é verdadeiro.... Cuidado !!!

A alteração do sistema de embreagem para multdisco a óleo se deve a dois fatos:

- embreagem banhada a óleo é resfriada pelo óleo do cárter, funciona mais fria.
- embreagem multidisco permite que se tenha embreagem deslizante, para controle anti travamento da roda traseira em caso de redução de marcha muito violenta e controles de tração incorporados na eletrônica embarcada.

Mas existem sistemas de embreagem multidisco a seco. Exemplo? Motores Ducati, que inclusive possuem a tampa da embreagem toda ranhurada e aberta, para que o ar resfrie o sistema. Acho simplesmente lindo ver a bichinha girando....

Gnegraes
27-05-2021, 19:10
Tenho utilizado o óleo Castrol 5w40 e percebo um funcionamento mais suave do motor, além dos engates das marchas mais macio. Isso comparado ao óleo que usava anteriormente (Motul 7100).
O melhor de tudo é o preço, que custa no máximo 70% do preço do Motul.

Diogo Emanuel Maia [emoji1054]

Diogo,

Usava o semi sintético Motul 5100, troquei pelo Castrol sintético e notei uma diferença brutal, seja em ruído do motor, seja no regime de temperaturas do motor, está mais "frio" pois os atritos são menores....

Gosto muito do óleos Castrol. Tenho amigos que usam os alemães Liqui Molly, são produtos de alta performance também e iniciando a tomar espaço no mercado europeu. Castrol vem do tempo de lubrificar cubo de roda de carroça (brincadeira...), estão na estrada há muitos anos....

Reiner
27-05-2021, 19:40
Só realçando, óleo para a R1200GS ou todas as motos com embreagem banhada, tem que ser específico para motos. No caso do Castrol, pode ser o Racing 4T 5w40....
Óleo porreta.....

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Reiner
02-06-2021, 07:19
Pessoal, alguém já utilizou ou conhece o óleo GULF....?
O preço dele é bem mais em conta que o Castrol....

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Gnegraes
02-06-2021, 10:21
Pessoal, alguém já utilizou ou conhece o óleo GULF....?
O preço dele é bem mais em conta que o Castrol....

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Não tenho quaisquer referências de lubrificantes deste fabricante Gulf e não conheço quem tenha usado.

Reiner
02-06-2021, 12:06
Não tenho quaisquer referências de lubrificantes deste fabricante Gulf e não conheço quem tenha usado.Guilherme, você vai lembrar agora. Quem não se lembra do filme GranPrix de 1966, meio do século passado, com James Garner, Jessica Walter, Yves Montand entre outros....patrocinador mais visualizado era a GULF......kkkkk.
A marca é antiga, mas quem toma conta dela hoje? Não sei..


Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Iceman
03-06-2021, 07:27
Guilherme, você vai lembrar agora. Quem não se lembra do filme GranPrix de 1966, meio do século passado, com James Garner, Jessica Walter, Yves Montand entre outros....patrocinador mais visualizado era a GULF......kkkkk.
A marca é antiga, mas quem toma conta dela hoje? Não sei..


Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Inicio da F1 também. Gulf e STP eram as marcas mais associadas ao automobilismo em geral. (acabamos de entregar a idade kkkkk)

Gnegraes
03-06-2021, 07:59
Inicio da F1 também. Gulf e STP eram as marcas mais associadas ao automobilismo em geral. (acabamos de entregar a idade kkkkk)

STP para aditivos...

Pesquisei na web e a Gulf saiu do Brasil em 1959, vendeu a operação aqui e que se transformou na Ipiranga. Voltaram ao mercado local mais recentemente.

diogomail
22-10-2021, 10:15
Aproveitando essa informação do Guilherme sobre a Gulf, alguém já utilizou seus óleos?
Tenho visto algumas pessoas utilizando essa marca na GS1200/1250 e o preço me pareceu muito bom. Segue o óleo recomendado:

http://www.gulfdobrasil.com.br/produtos/linha-moto-e-nautica/syntrac-4t-5w40-sl-1-lt/

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1231301518-gulf-gulf-syntrac-4t-5w40-bmw-kawasaki-suzuki-yamaha-_JM#position=2&search_layout=grid&type=item&tracking_id=93ee2714-6ef9-47d4-b608-a28d5c99cf3a

OBS: não vendo o referido produto e também não conheço o anunciante do ML. Envio apenas para exemplificar o preço

Gnegraes
22-10-2021, 11:44
Aproveitando essa informação do Guilherme sobre a Gulf, alguém já utilizou seus óleos?
Tenho visto algumas pessoas utilizando essa marca na GS1200/1250 e o preço me pareceu muito bom. Segue o óleo recomendado:

http://www.gulfdobrasil.com.br/produtos/linha-moto-e-nautica/syntrac-4t-5w40-sl-1-lt/

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1231301518-gulf-gulf-syntrac-4t-5w40-bmw-kawasaki-suzuki-yamaha-_JM#position=2&search_layout=grid&type=item&tracking_id=93ee2714-6ef9-47d4-b608-a28d5c99cf3a

OBS: não vendo o referido produto e também não conheço o anunciante do ML. Envio apenas para exemplificar o preço

Diogo,

Minha posição pessoal é a seguinte: existem vários fabricantes de óleos lubrificantes e como em qualquer empresa, o meu óleo é o melhor...

A Gulf não tem mais nenhuma tradição, aqui inclusive posso dizer que é "desconhecida".
Prefiro usar lubrificantes de empresas reconhecidamente top na área, como Castrol por exemplo.
E pensando no custo, com trocas a cada 10k km, o que se ganha na realidade???

Estamos discutindo se teremos palitos à mesa do banquete ou não.

E lembrando sempre: use os melhores lubrificantes que você puder, eles são a maior garantia de longevidade e desempenho de motores, câmbios, etc.

Reiner
24-02-2022, 17:49
Pessoal, insistindo neste assunto, resumidamente, o óleo especificado 5w40 seria adequado para regiões muito frias. Mas, quem mora em regiões quentes com temperatura mínimas acima de 10° no inverno, pode utilizar sem problemas um óleo 10w40?
No caso da R1200GS LC...
Qual a opinião dos entendidos?


Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Gnegraes
24-02-2022, 19:02
Pessoal, insistindo neste assunto, resumidamente, o óleo especificado 5w40 seria adequado para regiões muito frias. Mas, quem mora em regiões quentes com temperatura mínimas acima de 10° no inverno, pode utilizar sem problemas um óleo 10w40?
No caso da R1200GS LC...
Qual a opinião dos entendidos?


Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Reiner,

Ter um óleo para partida para clima mais frio (5w40) em nada vai alterar seu desempenho partindo o motor em clima mais ameno.
A situação contrária seria um problema, exemplificando: óleo 20W40 na Patagônia, quando deveria usar um 5W40 ou 0W40.

Relembrando:

- o 1o. dígito do código SAE indica faixas de temperaturas ambientes; na faixa o óleo garante que há viscosidade tal que possa ser bombeado a frio, para atingir as partes superiores do motor. Depois de alguns poucos minutos, o motor se aquece, o óleo também e o sistema funcionará nas temperaturas internas normais, com poucas alterações devido às variações da temperatura do ar externo.

- o 2o. dígito do código SAE trata das faixas de temperatura do ar ambiente com o motor em funcionamento normal. Altos números indicam óleos para temperaturas elevadas, onde estabilizantes mantém a viscosidade mínima do óleo, impedindo que esta cai em demasia devido ao calor excessivo do ar.

O importante é que a tua faixa recomendada esteja dentro da faixa do óleo que vai comprar. Exemplo:
Um óleo 20W-40 é requerido pelo fabricante, o motor funcionará normalmente com um óleo 10W-40 ou 20W-50 ou 10W50 sem sofrer nenhum dano.

Veja este gráfico cuja fone é a BMW:

11095

A parte superior do termômetro é em graus Farenheit e óleos monoviscosos, a inferior em graus C.

Veja que com temperaturas do ar entre 0grau e 80graus C (!!!!) há uma gama de diferentes óleos para serem usados.
Veja que a grande preocupação é com a partida a frio, onde há diferentes óleos para cada clima mais frio !!!

Eu no momento estou usando um Castrol Sintético Power Racing 1 10W50, uma ampla faixa de uso.
Sabe quando vou dar a partida no motor a -20graus C? Nunca...
Sabe quando estarei pilotando com temperatura do ar a +50graus C? Nunca também.....

Reiner
30-03-2022, 21:24
Pessoal, alguém já utilizou ou conhece o óleo GULF....?
O preço dele é bem mais em conta que o Castrol....

Enviado de meu SM-A530F usando o TapatalkUfa!!!! Enfim uma confirmação de uso em outro tópico.....valeu!!!

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

diogomail
10-03-2023, 11:06
Depois de pouco mais de 5k rodados com o óleo Gulf 5w40 100% sintético trago algumas considerações:
- Minha moto é ano 2017 e desde que saiu da garantia vinha utilizando o Castrol Power 1 Racing 5w40
- Foi a primeira utilização do óleo Gulf
- Condições de pilotagem foram exatamente as mesmas e nenhuma longa viagem nos últimos 2 anos
Meu parecer é que não percebi nenhuma mudança no comportamento e funcionamento da moto. Ruído de motor, vibração e suavidade ao passar marchas permaneceram exatamente os mesmos. Se houve alguma mudança foi tão sutil a ponto de não ser percebida.
Vou continuar utilizando o óleo com apenas mudança na viscosidade para 10w40. Moro no nordeste e não faz sentido continuar no 5w40. O preço é muito melhor comparado aos óleos de marcas consagradas.

Diogo Emanuel [emoji1054]

Reiner
10-03-2023, 12:51
Obrigado pelo diário de bordo,
Continue nos informando....valeu!!!

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

luiz baum
10-03-2023, 16:25
Thomas,

Historicamente os motores boxer eram com embreagem monodisco a seco. Depois mudaram para multidisco banhada a óleo.
A especificação JASO japonesa classifica os óleos para trabalhar com embreagens banhadas a óleo, JASO2 indica esse uso.
Mas isso não quer dizer que não se possa usar com embreagem monodisco a seco.

Óleo de última geração pode ser usado em qualquer motor mais antigo não importando o ano de fabricação, o contrário não é verdadeiro.... Cuidado !!!

A alteração do sistema de embreagem para multdisco a óleo se deve a dois fatos:

- embreagem banhada a óleo é resfriada pelo óleo do cárter, funciona mais fria.
- embreagem multidisco permite que se tenha embreagem deslizante, para controle anti travamento da roda traseira em caso de redução de marcha muito violenta e controles de tração incorporados na eletrônica embarcada.

Mas existem sistemas de embreagem multidisco a seco. Exemplo? Motores Ducati, que inclusive possuem a tampa da embreagem toda ranhurada e aberta, para que o ar resfrie o sistema. Acho simplesmente lindo ver a bichinha girando....

Há coisa de 40 anos tive uma HD 1949.
Ela tinha 3 marchas à frente e marcha à ré.
E a embreagem era multi discos a seco.

Luiz Baum

Marivaldo
11-03-2023, 02:25
Excelente feedback. Depois conte onde conseguiu adquirir o produto dessa marca.

diogomail
13-03-2023, 10:17
Excelente feedback. Depois conte onde conseguiu adquirir o produto dessa marca.Comprei pelo shopee. Na época os 4l saíram por R$ 140

Diogo Emanuel [emoji1054]

Gnegraes
13-03-2023, 10:23
Comprei pelo shopee. Na época os 4l saíram por R$ 140

Diogo Emanuel [emoji1054]


Diogo,

Qual a origem do óleo, já que foi comprado pelo Shopee?

Dei uma busca de óleos Gulf Sintéticos na Alemanha e quase não comercializam por lá.
Na UK achei embalagem de 4 litros (mais barato que com embalagem de 1 litro) e o litro custa R$85,00 lá na UK.
Nos USA achei o mesmo acima e o litro custa R$ 90,00 lá nos USA.

Acho que o preço pago é baixo demais, cerca de metade do preço lá fora....

Reiner
13-03-2023, 12:26
Guilherme, o óleo é o Gulf Syntrac.
Fabricado no Brasil, em Ipero.
Muitas oficinas estão utilizando, e na Internet vc nao encontra quem reclame dele. Pelo menos na última vez que pesquisei.
Tenho ele aqui, vou passar as fotos....comprei no ML, com NF e recomendações ótimas do fornecedor. A VarellaMotos vende por 59,00 o litro.
Pesquise pela GufdoBrasil....
Abraços....https://uploads.tapatalk-cdn.com/20230313/a5b799cedca0f8a137867044b437be14.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20230313/e6e90e17f6d176ebc2192d016f92eb9b.jpg

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

crmendesme
13-03-2023, 17:15
Guilherme, o óleo é o Gulf Syntrac.
Fabricado no Brasil, em Ipero.
Muitas oficinas estão utilizando, e na Internet vc nao encontra quem reclame dele. Pelo menos na última vez que pesquisei.
Tenho ele aqui, vou passar as fotos....comprei no ML, com NF e recomendações ótimas do fornecedor. A VarellaMotos vende por 59,00 o litro.
Pesquise pela GufdoBrasil....
Abraços....https://uploads.tapatalk-cdn.com/20230313/a5b799cedca0f8a137867044b437be14.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20230313/e6e90e17f6d176ebc2192d016f92eb9b.jpg

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

Em 2018 havia uma parceria entre a Gulf e a Motorrad (Gulf BMW Road Racing Team), a BMW aqui em Vitoria-ES chegou a usar produtos da Gulf na falta do com selo BMW.

Gnegraes
13-03-2023, 17:45
Em 2018 havia uma parceria entre a Gulf e a Motorrad (Gulf BMW Road Racing Team), a BMW aqui em Vitoria-ES chegou a usar produtos da Gulf na falta do com selo BMW.


Se Castrol e Motul não fabricam no Brasil por razões de escala de produção, imaginem a Gulf....
Eu acho que é importado e embalado aqui.

De qualquer forma, o preço que o Diogo informou é semelhante a óleo mineral.
Shopee é chinês, trás coisas de fora, notadamente da Ásia....

Para saber se um óleo é bom, ensaios de laboratório é o único caminho.
Publiquei aqui relatório de ensaios de Castrol e outro óleo, talvez Motul, não me lembro....
Opinião de oficina e usuário, não são fontes segura para análise séria.

Gnegraes
13-03-2023, 18:00
Achei o tópico na seção BMW R 1250GS / R 1200GS / R 1150GS / R 1100GS - Mecânica e Manutenção:

Teste comparativo de Óleos de Motor - publicado em 14/09/2022

Sem relatórios de ensaio como os feitos com Castrol e Motul, não é possível dizer nada realmente sério.

crmendesme
13-03-2023, 19:12
Achei o tópico na seção BMW R 1250GS / R 1200GS / R 1150GS / R 1100GS - Mecânica e Manutenção:

Teste comparativo de Óleos de Motor - publicado em 14/09/2022

Sem relatórios de ensaio como os feitos com Castrol e Motul, não é possível dizer nada realmente sério.

Boa noite Guilherme, qual óleo você usa na sua GS ?
Estou usando o motul 5100 15w50 semi sintetico com trocas a cada 5000km ou 6 meses, vou passar para sintetico e trocar a cada 10.000km ou 12 meses.

Gnegraes
14-03-2023, 07:36
Boa noite Guilherme, qual óleo você usa na sua GS ?
Estou usando o motul 5100 15w50 semi sintetico com trocas a cada 5000km ou 6 meses, vou passar para sintetico e trocar a cada 10.000km ou 12 meses.



Cristiano,

Uso o Castrol 4T 10W50 Power Racing 1.
Usava o Motul 5100 e notei muita diferença com o sintético, menos ruído e aquece menos.

Recomendação BMW:

Óleo de motor a cada 10.000km ou 01 ano.
Óleo de câmbio (se <20213) e caixa de engrenagens traseira, troca a cada 40.000km (óleo 75W90)

Gnegraes
14-03-2023, 17:20
E ainda há outro problema típico brasileiro: há muito óleo falsificado a venda no mercado, em postos, em lojas e para variar no campeão de peças roubadas: o ML.

Desconfiem de preços muito baixos, ninguém faz milagre....
Na hora de compra, examine cuidadosamente a embalagem, ela não deve conter erros, falta de alguma informação, impressão borrada ou mal feita.
Fotografe uma embalagem do site do fabricante, eles costumam fazer isso para ajudar o cliente a não ser enganado....
Analise a loja física sempre.

Entrem no Google e façam pesquisa no verbete "óleo lubrificante falsificado"...
Todas as grandes marcas tem produtos pirata no mercado....

https://www.youtube.com/watch?v=CwsebRZR7Sg

https://youtu.be/QcMQBDPOXuc


Esse site é muito bom, recomendo: Olho no Óleo

https://www.youtube.com/watch?v=jOWYS9W0Dso

https://www.youtube.com/watch?v=JMz5R5mSFSA

diogomail
14-03-2023, 17:49
Diogo,

Qual a origem do óleo, já que foi comprado pelo Shopee?

Dei uma busca de óleos Gulf Sintéticos na Alemanha e quase não comercializam por lá.
Na UK achei embalagem de 4 litros (mais barato que com embalagem de 1 litro) e o litro custa R$85,00 lá na UK.
Nos USA achei o mesmo acima e o litro custa R$ 90,00 lá nos USA.

Acho que o preço pago é baixo demais, cerca de metade do preço lá fora....Guilherme você está equivocado em relação à plataforma shopee. Trata-se de um market place assim como o mercado livre. Comprei de uma loja que vende dentro da plataforma inclusive com nota fiscal. Além do óleo da marca Gulf eles vendem de várias outras marcas. Sobre o preço percebi que é esse praticado pelo mercado, com oscilações normais a depender do local de compra.

Meu mecânico falou que o óleo é excelente e que muitos o ignoram por desconhecimento, dando preferência às marcas conhecidas.
Acho que a nossa maior preocupação são os óleos falsificados e lhe digo que certamente os mais visados são de marcas consagradas.

https://www.google.com/amp/s/quatrorodas.abril.com.br/noticias/oleo-lubrificante-falso-esta-mais-comum-e-condena-motores-a-longo-prazo/amp/

Abs,

Diogo Emanuel [emoji1054]
https://uploads.tapatalk-cdn.com/20230314/e6c8410d4ac3a6c7096845ffaaa02edb.jpg

Gnegraes
15-03-2023, 12:15
Web ajuda muito quando se quer pesquisar.

O site da ANP Agência Nacional do Petróleo tem página dedicada a fornecer informações de todos os lubrificantes a venda no Brasil.
Você pode filtrar pelo fabricante (Petros-Indústria e Comércio) que é quem fornece os óleos Gulf. Como eu havia mencionado só pelo tamanho do mercado deles aqui, é uma empresa Importadora e Exportadora, não fabrica nada aqui.

O óleo que vocês estão usando ainda não foi testado pela ANP.
Mas outros óleos o foram e baixei as informações de 1 deles: Gulf Ultrasynth X 5W40.
Vejam as informações abaixo:


Gulf Ultrasynth X 5W40

11515

Teste amostrou aditivação AUSENTE


Como os dados que coletei mostraram desvios na aditivação, estou depreendendo que importam óleo base e complementam aqui no Brasil para determinado desempenho ou uso. Mas não o fazem corretamente para economizar, já que os aditivos são a parte cara do produto.

Produto muito barato me acende a luz de alerta.
Foi o caso. Sinceramente não usaria nenhum óleo deles, até me provem o contrário....

Os óleos vendidos por eles aqui mostram alguns Conforme e outros Não Conforme
Tem problemas sérios de controle de qualidade, o que me confirma não ser um fornecedor confiável no Brasil.

crmendesme
01-04-2023, 19:49
Comprei o óleo Gulf no ML, produto com embalagem e lacre com boa qualidade, achei a cor dele um cobreado muito mais escuro que o motul. Coloquei o óleo e filtro novo com deve ser feito e pretendo trocar com 6455 km, agora é aguardar o resultado.

.https://uploads.tapatalk-cdn.com/20230402/95a4a210961906131c97999d9f580077.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20230402/5f3f271228aaf68f3a7143ed736bc29e.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20230402/ae06c65cdc30df7c1ac59f42b0a51aeb.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20230402/2be76280171deca20147e1940cfddfba.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20230402/caafb4fe79742c45f223cd6c4fecc0ae.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20230402/99f68b3ef4b79778909b92c3e66400f9.jpg

diogomail
02-04-2023, 09:06
Comprei o óleo Gulf no ML, produto com embalagem e lacre com boa qualidade, achei a cor dele um cobreado muito mais escuro que do motul. Coloquei o óleo e filtro novo com deve ser feito e.pretento trocar com 6455 km, agora é aguardar o resultado.

.https://uploads.tapatalk-cdn.com/20230402/95a4a210961906131c97999d9f580077.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20230402/5f3f271228aaf68f3a7143ed736bc29e.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20230402/ae06c65cdc30df7c1ac59f42b0a51aeb.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20230402/2be76280171deca20147e1940cfddfba.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20230402/caafb4fe79742c45f223cd6c4fecc0ae.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20230402/99f68b3ef4b79778909b92c3e66400f9.jpgPode rodar despreocupado. Estou usando esse mesmo óleo e não vi diferenças para os óleos de grandes marcas. Meu mecânico é preparador e chefe de equipe de corrida de moto e recomendou fortemente esse óleo.

Diogo Emanuel [emoji1054]

Gnegraes
02-04-2023, 17:47
Cristiano,

Fui pesquisar no site da Gulf aqui no Brasil a respeito do óleo que você comprou, o Power Track 4T.
Fiz download do Data Sheet do óleo e qual a minha surpresa em verificar que a descrição fala em um mix de óleos básicos e mais aditivos.
O problema é que na embalagem descreve o óleo com sendo sintético. Parece me que deva ser semi-sintético e mais aditivos....

11518

11519


Para poder comparar a "linguagem" usada pela empresa, fiz download do Data Sheet do óleo Syntrac 4T.
A descrição é clara: óleos básicos sintéticos. Fica claro aqui tratar-se de óleo sintético e mais aditivos.

11520

11521

Verificando os dados de laboratório de ambos os óleos (não são muitos) o Índice de Viscosidade de acordo com teste ASTM D2270 é de 151 para o Power Track e 156 para o Syntrac.
O índice de viscosidade mede a estabilidade da viscosidade quando se varia a temperatura de 40C e 100C. Quanto maior o número, mais estável é a viscosidade. Comparativamente o Castrol Powr Racing tem índice de viscosidade 197.


Achei muito estranha a postura da empresa em indicar na embalagem um produto que não condiz com o óleo fornecido.

crmendesme
02-04-2023, 21:42
Cristiano,

Fui pesquisar no site da Gulf aqui no Brasil a respeito do óleo que você comprou, o Power Track 4T.
Fiz download do Data Sheet do óleo e qual a minha surpresa em verificar que a descrição fala em um mix de óleos básicos e mais aditivos.
O problema é que na embalagem descreve o óleo com sendo sintético. Parece me que deva ser semi-sintético e mais aditivos....

11518

11519


Para poder comparar a "linguagem" usada pela empresa, fiz download do Data Sheet do óleo Syntrac 4T.
A descrição é clara: óleos básicos sintéticos. Fica claro aqui tratar-se de óleo sintético e mais aditivos.

11520

11521

Verificando os dados de laboratório de ambos os óleos (não são muitos) o Índice de Viscosidade de acordo com teste ASTM D2270 é de 151 para o Power Track e 156 para o Syntrac.
O índice de viscosidade mede a estabilidade da viscosidade quando se varia a temperatura de 40C e 100C. Quanto maior o número, mais estável é a viscosidade. Comparativamente o Castrol Powr Racing tem índice de viscosidade 197.


Achei muito estranha a postura da empresa em indicar na embalagem um produto que não condiz com o óleo fornecido.Guilherme o verso da embalagem não tem essa informação conforme foto anexo, amanhã vou ligar para a Gulf e cobrar esclarecimento pois as informações são conflitantes.https://uploads.tapatalk-cdn.com/20230403/d63d740eb25bd2315105b39276835d95.jpg

Enviado de meu M2102J20SG usando o Tapatalk

Gnegraes
03-04-2023, 07:47
Guilherme o verso da embalagem não tem essa informação conforme foto anexo, amanhã vou ligar para a Gulf e cobrar esclarecimento pois as informações são conflitantes.https://uploads.tapatalk-cdn.com/20230403/d63d740eb25bd2315105b39276835d95.jpg

Enviado de meu M2102J20SG usando o Tapatalk



Oi Cristiano,

O que define um óleo semi-sintético é a sua formulação: óleos base ( origem mineral = petróleo) e um pouco de óleo sintético para melhorar o desempenho lubrificante. A sua denominação já descreve o que é, um blend de dois óleos de origem distinta.
Todos os fabricantes de óleos mencionam isso nas suas descrições de produto, tanto na embalagem como nos Data Sheets.

O curioso é que todos os fabricantes de óleos possuem apenas 1 produto denominado Sintético, e naturalmente com as variações de graduação SAE de temperatura do ar ambiente.
Me parece não fazer o menor sentido ter 2 óleos sintéticos no mercado...
O óleo sintético é composto de 1 óleo produzido artificialmente e mais a penca de aditivos necessários ao seu desempenho.

Veja que em ambos os DataSheets o texto é exatamente o mesmo, apenas que no Syntrax há o termo sintético.

Fui no site americano da Gulf e os Data Sheets aqui são uma tradução exata dos originais em inglês. Busquei fotos das embalagens no site americano e não encontrei.

Erro de impressão na embalagem? Duvido.
Má fé???? Tire suas conclusões. A minha conclusão já a tenho....

crmendesme
09-04-2023, 14:51
Oi Cristiano,

O que define um óleo semi-sintético é a sua formulação: óleos base ( origem mineral = petróleo) e um pouco de óleo sintético para melhorar o desempenho lubrificante. A sua denominação já descreve o que é, um blend de dois óleos de origem distinta.
Todos os fabricantes de óleos mencionam isso nas suas descrições de produto, tanto na embalagem como nos Data Sheets.

O curioso é que todos os fabricantes de óleos possuem apenas 1 produto denominado Sintético, e naturalmente com as variações de graduação SAE de temperatura do ar ambiente.
Me parece não fazer o menor sentido ter 2 óleos sintéticos no mercado...
O óleo sintético é composto de 1 óleo produzido artificialmente e mais a penca de aditivos necessários ao seu desempenho.

Veja que em ambos os DataSheets o texto é exatamente o mesmo, apenas que no Syntrax há o termo sintético.

Fui no site americano da Gulf e os Data Sheets aqui são uma tradução exata dos originais em inglês. Busquei fotos das embalagens no site americano e não encontrei.

Erro de impressão na embalagem? Duvido.
Má fé???? Tire suas conclusões. A minha conclusão já a tenho....
Guilherme após rodar 900km com o Gulf, notei um traço a menos na temperatura além da redução no ruído (barulho de corrente e válvulas, que só os doidos escutam) no motor também.

Enviado usando o Tapatalk

Gnegraes
10-04-2023, 10:31
Mais uma informação de sites na Alemanha: não há determinação e/ou indicação da BMW para que se troque o óleo do cárter anualmente, independentemente da kilometragem rodada... Conferi no Manual de Proprietário e é isso mesmo.

E faz sentido!!! Senão vejamos: óleos da caixa de redução traseira e de câmbio (pré 2013 AC), não há recomendação de troca por tempo, apenas por kilometragem.
Não há razão para a troca por tempo. Vejam qualquer embalagem de óleo lubrificante: validade por tempo indeterminado.

O óleo do cárter com o motor em funcionamento se altera devido ao atritos sob pressão (= redução da viscosidade), temperatura alta (= oxidação) contaminantes da câmara de combustão, etc.

O óleo de cárter com o motor parado não sofre nenhuma ação, seja ela química ou mecânica.

Reiner
10-04-2023, 16:37
Vejam isso...http://cloud.tapatalk.com/s/64346564265d3/VID-20230410-WA0007.mp4

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

Gnegraes
10-04-2023, 17:35
Vejam isso...http://cloud.tapatalk.com/s/64346564265d3/VID-20230410-WA0007.mp4

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk


Gostaria de saber de onde e como ele deduziu que óleos lubrificantes no Brasil usam parcialmente óleos reciclados.
Ele percebeu também que a viscosidade mudou.... Deve ter usado o famoso viscosímetro "Polegar+Indicador".
A única coisa que ele pode afirmar neste caso de comparação é no tocante a cor e odor.
O resto é Bullshit....

Entrei no site da Motul e consegui informações apenas para o Motul 5000+ 20W50.
É um óleo semi sintético, o Índice de Viscosidade 126 é baixo (estabilidade da viscosidade nas alterações de temperatura), TBN é razoável 7,4 mgKOH/g.
É um óleo de médio desempenho (é um óleo semi sintético) mas produzido pela Motul, uma empresa séria.
Quem não é sério é o mecânico que fez o vídeo.


Data Sheet Motul 5000 20W50

11542


Data Sheet Motul 5000+ 20W50

11543


No Motul importado o Índice de Viscosidade é um pouco melhor do que no óleo nacional: 135 versus 126

Jà o TBN do óleo produzido aqui é melhor que o francês: 7,4 versus 6,6 mgKOH/g

Gnegraes
13-04-2023, 14:36
Navegando pelos sites BMW na Alemanha, achei uma discussão sobre óleos de cárter.

Interessante que um dos colegas publicou duas respostas da BMW enviadas a ele sobre o assunto.
Abaixo vai a tradução ao português:


Prezado Sr Buchholz,
Muito obrigado pelo seu e-mail.

Para a BMW R 1200 GS refrigerada a água, apenas o óleo do motor da classe de viscosidade SAE 5 W - 40, API SL/JASO MA2, é aprovado de fábrica. Desde que o óleo atenda a essas especificações, é seguro usá-lo.

Para obter o desempenho ideal da pilotagem (por exemplo, embreagem), a BMW Motorrad recomenda o uso de óleos Castrol Power 1 Racing 4T ou BMW Motorrad Advantec Ultimate (disponível no seu parceiro BMW Motorrad), cada um com uma viscosidade de SAE 5 W - 40.

Atenciosamente
Stephen Kraft
--
BMW Motorrad Direct
80788 Munique


A especificação API SL/JASO MA2 nas instruções de operação da R 1200 GS pode ser vista da seguinte forma: A classe API SM seria permitida se o óleo também atendesse JASO MA2 ao mesmo tempo. Se, por outro lado, o óleo não for classificado de acordo com JASO, o óleo deve corresponder à classificação API SL. Classes superiores não seriam permitidas, pois esses óleos contêm redutores de fricção especiais que podem causar problemas na embreagem (derrapagem da embreagem).

Atenciosamente
Stephen Kraft
--
BMW Motorrad Direct
80788 Munique

Leandro M
04-08-2023, 10:47
Pode rodar despreocupado. Estou usando esse mesmo óleo e não vi diferenças para os óleos de grandes marcas. Meu mecânico é preparador e chefe de equipe de corrida de moto e recomendou fortemente esse óleo.

Diogo Emanuel [emoji1054]

Excelente discussão. Sempre cuidei muito disso. Em especial na Gs tem sido custoso. E antes que alguém diga ..... sim está caro manter, não deveria ter a moto? Talvez, faço alguns sacrifícios pessoais para manter o meu gosto/sonho sobre duas rodas. A GS nem é meu estilo, mas adoro a moto, e cuido como tudo o que tenho. Talvez alguns não precisem disso, paga e pronto, mas hj preciso economizar. Eu mesmo faço a troca, sempre fiz, de todos os fluídos/óleos, mas mesmo assim está puxado .... Encarei até a revisão do cardã, mas essa é outra história.

Estou tendencioso a experimentar esse Gulf, quem o usa teve alguma ressalva? Dá pra comprar no mercado livre mesmo? Valeria a pena um 10W40?

Minha Gs é 2013, tem 58.000, está comigo desde os 20.000. Quando comprei, fiz uma revisão e o mecânico aqui indicou o 10w40, mas acabei seguindo o manual e trocando eu mesmo.

diogomail
04-08-2023, 11:59
Excelente discussão. Sempre cuidei muito disso. Em especial na Gs tem sido custoso. E antes que alguém diga ..... sim está caro manter, não deveria ter a moto? Talvez, faço alguns sacrifícios pessoais para manter o meu gosto/sonho sobre duas rodas. A GS nem é meu estilo, mas adoro a moto, e cuido como tudo o que tenho. Talvez alguns não precisem disso, paga e pronto, mas hj preciso economizar. Eu mesmo faço a troca, sempre fiz, de todos os fluídos/óleos, mas mesmo assim está puxado .... Encarei até a revisão do cardã, mas essa é outra história.

Estou tendencioso a experimentar esse Gulf, quem o usa teve alguma ressalva? Dá pra comprar no mercado livre mesmo? Valeria a pena um 10W40?

Minha Gs é 2013, tem 58.000, está comigo desde os 20.000. Quando comprei, fiz uma revisão e o mecânico aqui indicou o 10w40, mas acabei seguindo o manual e trocando eu mesmo.Leandro,

Aproveito sua pergunta para passar minha impressão após 6 meses e aproximadamente 4k rodados com o óleo Gulf:
No início não senti absolutamente nenhuma mudança na moto, seja funcionamento, ruído, aquecimento e principalmente no passar de marchas. Hoje minha opinião mudou e EU não voltarei a utilizar esse óleo. Motivo: o passar de marchas ficou pesado e ruidoso.
Assino em baixo sua opinião sobre o custo de se manter uma moto dessa e muitos sacrifícios são feitos para ter o sonho. Infelizmente a grana não cai do céu e no que puder ser feito para tentar alguma economia eu farei (MINHA OPINIÃO).
Vou continuar com os testes e a minha próxima troca será com o Petronas Sprinta F900 10w40. Óleo 100% sintético e com classificação SN, superior ao Gulf que é SL. O preço é bastante similar.

Diogo Emanuel [emoji1054]

Gnegraes
04-08-2023, 12:18
Diogo,

Não sei quanto você pagou pelo Gulf, mas o Castrol Power Racing 1 10W40 custa em média R$100,00 o litro.
Será que vale a pena economizar R$100, R$150 em uma autonomia de 10.000km, que é o que se roda a cada troca em condições normais?

Gnegraes
04-08-2023, 12:20
Excelente discussão. Sempre cuidei muito disso. Em especial na Gs tem sido custoso. E antes que alguém diga ..... sim está caro manter, não deveria ter a moto? Talvez, faço alguns sacrifícios pessoais para manter o meu gosto/sonho sobre duas rodas. A GS nem é meu estilo, mas adoro a moto, e cuido como tudo o que tenho. Talvez alguns não precisem disso, paga e pronto, mas hj preciso economizar. Eu mesmo faço a troca, sempre fiz, de todos os fluídos/óleos, mas mesmo assim está puxado .... Encarei até a revisão do cardã, mas essa é outra história.

Estou tendencioso a experimentar esse Gulf, quem o usa teve alguma ressalva? Dá pra comprar no mercado livre mesmo? Valeria a pena um 10W40?

Minha Gs é 2013, tem 58.000, está comigo desde os 20.000. Quando comprei, fiz uma revisão e o mecânico aqui indicou o 10w40, mas acabei seguindo o manual e trocando eu mesmo.

Leandro,

Quem indica a especificação de óleos é a BMW, não é o mecânico.

O mercado está cheio de picaretas. Como você bem disse, é moto cara e mantê-la custa, não cometa erros bobos...

Os bons mecânicos nas boas oficinas seguem rigorosamente as especificações da fábrica e que constam do teu manual de proprietário.

Leandro M
04-08-2023, 12:47
Obrigado pela sua resposta Diogo! Poderia ser mais simples mas a gente tem que se virar. Quem sabe eu te ajudo nesse teste, rsrsrsrs. Eu ainda tenho alguns kms na manga, nas speeds era a cada 3.000 sem choro, vou amadurecer um pouco mais a ideia.

Valeu!!!

diogomail
04-08-2023, 12:54
Diogo,

Não sei quanto você pagou pelo Gulf, mas o Castrol Power Racing 1 10W40 custa em média R$100,00 o litro.
Será que vale a pena economizar R$100, R$150 em uma autonomia de 10.000km, que é o que se roda a cada troca em condições normais?Grande Guilherme,

O preço comparado com o Castrol nem se compara. Paguei na época R$ 134 nos 4 litros. Usei o Castrol por muitos anos e conheço a qualidade indiscutível.
Agora vamos de Petronas...https://uploads.tapatalk-cdn.com/20230804/0933c17f14850ddac1a405b31ee2a3c0.jpg

Diogo Emanuel [emoji1054]

Gnegraes
04-08-2023, 14:42
Grande Guilherme,

O preço comparado com o Castrol nem se compara. Paguei na época R$ 134 nos 4 litros. Usei o Castrol por muitos anos e conheço a qualidade indiscutível.
Agora vamos de Petronas...https://uploads.tapatalk-cdn.com/20230804/0933c17f14850ddac1a405b31ee2a3c0.jpg

Diogo Emanuel [emoji1054]



Diogo,

Acredite: o barato sempre sai caro. Não há milagre possível.... pagou preço de óleo queimado.
Dei uma olhada no Petronas, também está na casa de R$40 o litro... chega a ser mais barato que semi-sintético Motul!!!!

Se o teu problema é custo, sugiro colocar um semi-sintético de marca procedente e boa como Motul, vais pagar na média R$60 o litro.

E se você está sentindo um comportamento estranho no motor / câmbio, troque o óleo já.

diogomail
04-08-2023, 19:18
Diogo,

Acredite: o barato sempre sai caro. Não há milagre possível.... pagou preço de óleo queimado.
Dei uma olhada no Petronas, também está na casa de R$40 o litro... chega a ser mais barato que semi-sintético Motul!!!!

Se o teu problema é custo, sugiro colocar um semi-sintético de marca procedente e boa como Motul, vais pagar na média R$60 o litro.

E se você está sentindo um comportamento estranho no motor / câmbio, troque o óleo já.Guilherme o custo se torna um problema quando se roda pouco. Fiz a revisão da moto em janeiro com pouco mais de 5k rodados em 1 ano. Nesse ano já consegui rodar um pouco mais, entretanto, sigo uma filosofia que nem tudo que é mais caro é o melhor. A procedência do Castrol/Motul é algo que não questiono pois conheço na prática e não apenas pelo nome. A pergunta é: por que não dar chance a outras marcas? Usei o Gulf, não gostei e vou partir para outra. Se pesquisar no YT tem muitas pessoas que usam o Gulf e recomendam fortemente. Meu próprio mecânico falou muito bem desse óleo.
Nesse meu caso de fato o barato vai sair mais caro pois como rodo pouco só iria trocar o óleo na próxima revisão e agora trocarei precocemente, mas penso que também poderia ter acontecido o oposto e o óleo ter superado as expectativas. Seria um custo-benefício imbatível.

Diogo Emanuel [emoji1054]

crmendesme
04-08-2023, 22:25
Guilherme o custo se torna um problema quando se roda pouco. Fiz a revisão da moto em janeiro com pouco mais de 5k rodados em 1 ano. Nesse ano já consegui rodar um pouco mais, entretanto, sigo uma filosofia que nem tudo que é mais caro é o melhor. A procedência do Castrol/Motul é algo que não questiono pois conheço na prática e não apenas pelo nome. A pergunta é: por que não dar chance a outras marcas? Usei o Gulf, não gostei e vou partir para outra. Se pesquisar no YT tem muitas pessoas que usam o Gulf e recomendam fortemente. Meu próprio mecânico falou muito bem desse óleo.
Nesse meu caso de fato o barato vai sair mais caro pois como rodo pouco só iria trocar o óleo na próxima revisão e agora trocarei precocemente, mas penso que também poderia ter acontecido o oposto e o óleo ter superado as expectativas. Seria um custo-benefício imbatível.

Diogo Emanuel [emoji1054]


Diogo estou usando o Gulf ja rodei 4.000km vou fazer a troca com 5000km. até o momento aparenta tudo ok, baixou 1 ponto na temperatura e não percebi nenhum barulho diferente.

Gnegraes
05-08-2023, 08:33
Guilherme o custo se torna um problema quando se roda pouco. Fiz a revisão da moto em janeiro com pouco mais de 5k rodados em 1 ano. Nesse ano já consegui rodar um pouco mais, entretanto, sigo uma filosofia que nem tudo que é mais caro é o melhor. A procedência do Castrol/Motul é algo que não questiono pois conheço na prática e não apenas pelo nome. A pergunta é: por que não dar chance a outras marcas? Usei o Gulf, não gostei e vou partir para outra. Se pesquisar no YT tem muitas pessoas que usam o Gulf e recomendam fortemente. Meu próprio mecânico falou muito bem desse óleo.
Nesse meu caso de fato o barato vai sair mais caro pois como rodo pouco só iria trocar o óleo na próxima revisão e agora trocarei precocemente, mas penso que também poderia ter acontecido o oposto e o óleo ter superado as expectativas. Seria um custo-benefício imbatível.

Diogo Emanuel [emoji1054]

Diogo,

Com todas as informações disponíveis hoje e sua facilidade em acessá-las, nada como ler testes de laboratório e dados oficiais.
Achismos de "mecânicos" são perigosos. Vídeos no YouTube idem...

guirpm
07-08-2023, 10:37
um assunto um pouco além...

Vc deixa sua BMW na concessionaria pra uma troca de óleo. E o que vc espera? que coloquem o óleo original que esta no manual.
Mas eu vi (ninguém me contou) dentro da oficina da concessionária caixas e caixas de óleo gulf.

1. Eles enganam os clientes
2. Gulf é tão ruim assim a ponto da concessionaria utilizar como se fosse original?
3. Eles estão se lixando sabendo que gulf é ruim... e foda-se o cliente?

nº1 é verdadeiro.

Qual a resposta para 2 e 3?

Gnegraes
07-08-2023, 11:02
um assunto um pouco além...

Vc deixa sua BMW na concessionaria pra uma troca de óleo. E o que vc espera? que coloquem o óleo original que esta no manual.
Mas eu vi (ninguém me contou) dentro da oficina da concessionária caixas e caixas de óleo gulf.

1. Eles enganam os clientes
2. Gulf é tão ruim assim a ponto da concessionaria utilizar como se fosse original?
3. Eles estão se lixando sabendo que gulf é ruim... e foda-se o cliente?

nº1 é verdadeiro.

Qual a resposta para 2 e 3?


Por que não tirou uma foto com o celular?
Isso é caso sério....

Acho que as três são verdadeiras.... a segunda tem sua comprovação na terceira resposta...

diogomail
07-08-2023, 11:18
um assunto um pouco além...

Vc deixa sua BMW na concessionaria pra uma troca de óleo. E o que vc espera? que coloquem o óleo original que esta no manual.
Mas eu vi (ninguém me contou) dentro da oficina da concessionária caixas e caixas de óleo gulf.

1. Eles enganam os clientes
2. Gulf é tão ruim assim a ponto da concessionaria utilizar como se fosse original?
3. Eles estão se lixando sabendo que gulf é ruim... e foda-se o cliente?

nº1 é verdadeiro.

Qual a resposta para 2 e 3?Pois é, pois é, pois é...
Eu sempre tive uma certa desconfiança com concessionária, mas isso de fato é grave. Se eles não têm o óleo original o correto é informar ao cliente e deixar nesse a opção de escolha.
Sobre o óleo Gulf já manifestei minha opinião...

Diogo Emanuel [emoji1054]