PDA

Ver Versão Completa : Segurança e verificação periódica de apertos



FCRUZ17
28-06-2021, 16:15
Amigos,

Recentemente vi na internet duas publicações que me deixaram um pouco preocupado.

Foram 2 casos de relatos de acidente com suposta soltura da pinça de freio das motos durante a condução.

Ambas as postagens envolviam a GS1200. Em um caso o relato envolvia a pinça dianteira da moto, no outro, o problema foi com a traseira. Aparentemente pelas fotos que vi, a pinça havia soltado e entrado no meio da roda, arrebentando todos os raios e ocasionando o acidente.

Com alguma experiência que tenho, em uma análise inicial, achei essas postagens bastante estranhas, mas em um dos casos vi o comentário de um mecânico conhecido de Catanduva (O Piu), falando que já tinha visto 3 casos assim.

Fico me perguntando se a causa seria falta de manutenção das motos e de fato qual seria a forma de evitar um problema do tipo. Há alguma recomendação de checagem dos apertos?

Eu mesmo não confiro os apertos da minha minha moto com frequência. Apenas nas manutenções periódicas.

Como forma de controle, pensei que fazer algumas marcas em alguns parafusos mais sensíveis, iguais aquelas marcas com tinta que as concessionárias fazem em motos zero km. A ideia seria só bater o olho e verificar se houve movimentação de parafusos de roda,pinças etc?

Faz sentido ou é uma preocupação desnecessária pra quem cuida bem da manutenção da moto?

Abs,

Felipe

Gnegraes
28-06-2021, 18:04
Amigos,

Recentemente vi na internet duas publicações que me deixaram um pouco preocupado.

Foram 2 casos de relatos de acidente com suposta soltura da pinça de freio das motos durante a condução.

Ambas as postagens envolviam a GS1200. Em um caso o relato envolvia a pinça dianteira da moto, no outro, o problema foi com a traseira. Aparentemente pelas fotos que vi, a pinça havia soltado e entrado no meio da roda, arrebentando todos os raios e ocasionando o acidente.

Com alguma experiência que tenho, em uma análise inicial, achei essas postagens bastante estranhas, mas em um dos casos vi o comentário de um mecânico conhecido de Catanduva (O Piu), falando que já tinha visto 3 casos assim.

Fico me perguntando se a causa seria falta de manutenção das motos e de fato qual seria a forma de evitar um problema do tipo. Há alguma recomendação de checagem dos apertos?

Eu mesmo não confiro os apertos da minha minha moto com frequência. Apenas nas manutenções periódicas.

Como forma de controle, pensei que fazer algumas marcas em alguns parafusos mais sensíveis, iguais aquelas marcas com tinta que as concessionárias fazem em motos zero km. A ideia seria só bater o olho e verificar se houve movimentação de parafusos de roda,pinças etc?

Faz sentido ou é uma preocupação desnecessária pra quem cuida bem da manutenção da moto?

Abs,

Felipe


Felipe,

Não é uma preocupação desnecessária. Todo veículo deve ser torqueado de tempos em tempos.
A frequência depende do tipo de piso onde você mais pilota, muito irregular pede algum cuidado.

O sistema de marcar a cabeça do parafuso ou a sua porca com caneta de tinta indelével, neste caso não vai adiantar nada. Se houver um movimento mesmo que muito pequeno, o parafuso já estará solto e você vai saber logo, pode ter certeza.
Esse sistema de marcar a cabeça de parafusos visa saber se determinada parte de um motor por exemplo foi mexido, é conhecido como dedo-duro.

Para torquear você vai precisa de três coisas:
- 2 torquímetros de estalo de boa marca, um para baixos torques e outro para altos torques.
- Manual de oficina da moto.

Parafusos não são todos iguais, existem muitas diferenças entre eles e suas características são: diâmetro da rosca, passo da rosca, material do parafuso, tipo de cabeça. As características de materiais são a Classe do Parafuso e possuem códigos padronizados gravados na cabeça do mesmo.
O torque de aperto é normalizado para o parafuso, a projetista/montadora segue a norma. Os únicos parafusos que não são padronizados são os prisioneiros de cabeçote, que são projetados pela engenharia de projeto dos motores.

Para entender como a coisa funciona, veja abaixo:

10906

O código numérico te informa o seguinte:

10907

As tabelas de torque indicam qual deve ser o torque de aperto do parafuso. Não existe esse negócio de "aqui não precisa apertar tanto, assim está bom". Todo parafuso é projetado pelo Projetista no equipamento para seu torque normalizado, portanto siga a tabela.

https://1drv.ms/b/s!AtiZ5VhZnVBGhfAjJ5m5ffk2pvMgJA?e=tUhdVa

O Manual de oficina é necessário pelo fato que muitas vezes você não consegue identificar o parafuso só por sua cabeça, pois ele está montado e você não vai desmontá-lo para torqueá-lo.

Exemplo: existem 3 parafusos dimensionalmente idênticos, mas diferentes e que são:
M10 x 1,5 8.8
M10 x 1,5 10.9
M10 x 1,5 12.9

Cada um pede um torque específico: 38Nm, 56Nm 62Nm

Muitos parafusos na BMW vem com um filme plástico na rosca para impedir que ele se solte. A fábrica inclusive recomenda que ele seja trocado toda vez que for retirado. Tem gente que prefere usar o trava rosca líquido tipo Loctite. Mas aí também temos um problema: existem 3 tipos de trava rosca líquido: baixo, médio e alto torque. Qual usar? O bom senso diz seria usar usar o médio torque, mas será o correto???

Parafusos do chassis, da balança traseira, da mesa e suspensão dianteira e dos freios devem ser verificados. Motor, câmbio, caixa de engrenagens traseira não necessitam ser checados, pois suas carcaças são estáticas.

Os casos citados de pinças de freio terem se soltado é claramente um erro de montagem na troca de pastilhas. O mecânico não usou torquimetro e nem apertou com o torque correto indicado no manual. Simples assim.....

EvertonM
29-06-2021, 08:52
Tive conhecimento de um único caso. Um amigo trocou as pastilhas de freio dianteiras e o mecânico da CC não fez o aperto corretamente. Com a trepidação, uma das pinças soltou. Como ele estava na cidade e em baixa velocidade, não houve maiores consequências.
Acredito que a manutenção inadequada seja a causa das ocorrências. Todavia, a partir dessa experiência dele, passei a checar visualmente (e "manualmente") alguns componentes da moto antes de sair com ela (talvez não seja o ideal, mas acredito que ajuda a antecipar problemas).

FCRUZ17
29-06-2021, 11:18
Felipe,

Não é uma preocupação desnecessária. Todo veículo deve ser torqueado de tempos em tempos.
A frequência depende do tipo de piso onde você mais pilota, muito irregular pede algum cuidado.

O sistema de marcar a cabeça do parafuso ou a sua porca com caneta de tinta indelével, neste caso não vai adiantar nada. Se houver um movimento mesmo que muito pequeno, o parafuso já estará solto e você vai saber logo, pode ter certeza.
Esse sistema de marcar a cabeça de parafusos visa saber se determinada parte de um motor por exemplo foi mexido, é conhecido como dedo-duro.

Para torquear você vai precisa de três coisas:
- 2 torquímetros de estalo de boa marca, um para baixos torques e outro para altos torques.
- Manual de oficina da moto.

Parafusos não são todos iguais, existem muitas diferenças entre eles e suas características são: diâmetro da rosca, passo da rosca, material do parafuso, tipo de cabeça. As características de materiais são a Classe do Parafuso e possuem códigos padronizados gravados na cabeça do mesmo.
O torque de aperto é normalizado para o parafuso, a projetista/montadora segue a norma. Os únicos parafusos que não são padronizados são os prisioneiros de cabeçote, que são projetados pela engenharia de projeto dos motores.

Para entender como a coisa funciona, veja abaixo:

10906

O código numérico te informa o seguinte:

10907

As tabelas de torque indicam qual deve ser o torque de aperto do parafuso. Não existe esse negócio de "aqui não precisa apertar tanto, assim está bom". Todo parafuso é projetado pelo Projetista no equipamento para seu torque normalizado, portanto siga a tabela.

https://1drv.ms/b/s!AtiZ5VhZnVBGhfAjJ5m5ffk2pvMgJA?e=tUhdVa

O Manual de oficina é necessário pelo fato que muitas vezes você não consegue identificar o parafuso só por sua cabeça, pois ele está montado e você não vai desmontá-lo para torqueá-lo.

Exemplo: existem 3 parafusos dimensionalmente idênticos, mas diferentes e que são:
M10 x 1,5 8.8
M10 x 1,5 10.9
M10 x 1,5 12.9

Cada um pede um torque específico: 38Nm, 56Nm 62Nm

Muitos parafusos na BMW vem com um filme plástico na rosca para impedir que ele se solte. A fábrica inclusive recomenda que ele seja trocado toda vez que for retirado. Tem gente que prefere usar o trava rosca líquido tipo Loctite. Mas aí também temos um problema: existem 3 tipos de trava rosca líquido: baixo, médio e alto torque. Qual usar? O bom senso diz seria usar usar o médio torque, mas será o correto???

Parafusos do chassis, da balança traseira, da mesa e suspensão dianteira e dos freios devem ser verificados. Motor, câmbio, caixa de engrenagens traseira não necessitam ser checados, pois suas carcaças são estáticas.

Os casos citados de pinças de freio terem se soltado é claramente um erro de montagem na troca de pastilhas. O mecânico não usou torquimetro e nem apertou com o torque correto indicado no manual. Simples assim.....

Guilherme, obrigado pelos esclarecimentos!

Tenho um torquímetro de vareta da Gedore que comprei no passado. Não é o mais adequado, pois a escala não é tão precisa, mas para essa finalidade irá servir.

Vou passar a conferir alguns parafusos com maior frequência, principalmente aqueles cuja soltura poderia ocasionar algum acidente.

Gnegraes
29-06-2021, 11:24
Guilherme, obrigado pelos esclarecimentos!

Tenho um torquímetro de vareta da Gedore que comprei no passado. Não é o mais adequado, pois a escala não é tão precisa, mas para essa finalidade irá servir.

Vou passar a conferir alguns parafusos com maior frequência, principalmente aqueles cuja soltura poderia ocasionar algum acidente.



O torquímetro de vareta pode servir desde que seja possível atingir o torque máximo que é de 110Nm.

Normalmente os de vareta tem pouca precisão nos torques baixos, leve isso em consideração.
Cuidado: excesso de torque quebra parafuso mais hora menos hora.

Gnegraes
29-06-2021, 11:26
Tive conhecimento de um único caso. Um amigo trocou as pastilhas de freio dianteiras e o mecânico da CC não fez o aperto corretamente. Com a trepidação, uma das pinças soltou. Como ele estava na cidade e em baixa velocidade, não houve maiores consequências.
Acredito que a manutenção inadequada seja a causa das ocorrências. Todavia, a partir dessa experiência dele, passei a checar visualmente (e "manualmente") alguns componentes da moto antes de sair com ela (talvez não seja o ideal, mas acredito que ajuda a antecipar problemas).

Prevenção é o segredo !!!

Só não deixe que jornalistas e senadores da CPI fiquem sabendo, senão será taxado de negacionista e genocida e convidado a depor....

Marivaldo
29-06-2021, 12:22
Já que o assunto é reaperto, não deixem de verificar de vez em quando se há raios "frouxos" (motocicletas com rodas raiadas). Não conheço dicas de como reapertar os raios frouxos sem prejudicar o balanceamento/simetria das rodas. Na falta de uma recomendação apurada, penso que reapertá-los com um torque um pouco inferior aos raios bem mais tensionados é melhor do que nada...

Reiner
29-06-2021, 12:38
Marivaldo,
Você pode dar o torque necessário sem alterar o balanceamento e alinhamento.
Desde que a roda não tenha sido afetada por pancadas....
Normalmente com 1/3 de volta, o raio fica afinado...pode dar uma pancadinha para certificar o som agudo....
E muito importante, dentro de cada porca dos raios existe um pequeno parafuso trava que deve ser solto com uma chave allen para efetuar o torque do raio....



Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Marivaldo
29-06-2021, 17:44
Boa orientação, Reiner. Verei ao chegar em casa.

Marivaldo
02-07-2021, 06:02
Encontrei 1 raio frouxo na roda dianteira. O parafusinho dentro da "porca" de aperto funciona como se fosse uma contra-porca. Bem bolado.
Vai uma dica: não pode tensionar muito, senão esse raio puxa pra si toda a "responsabilidade", e os raios vizinhos passarão afrouxos.

Barra
02-07-2021, 07:44
Por essas e outra que o Piu trabalha sozinho e é muito rigoroso na montagem das peças, quando fui lá pela primeira vez ele me contou um relato desse de pinça traseira mal instalada que ocasionou um acidente.

luiz baum
03-09-2021, 21:16
Estranho...
Até hoje eu nunca desmontei uma pinça ou soltei ela da bengala (ou balança) para trocar pastilhas.

Luiz Baum

Gnegraes
04-09-2021, 10:47
Estranho...
Até hoje eu nunca desmontei uma pinça ou soltei ela da bengala (ou balança) para trocar pastilhas.

Luiz Baum

Se você necessitar retirar uma roda, você tem de soltar a(s) pinça(s).
Nada de complicado, mas como em toda e qualquer parte onde haja um parafuso, é OBRIGATÓRIO uso de torquímetro.

Reiner
04-09-2021, 11:49
Guilherme,
Só um aparte,
Em motos com corrente de transmissão e balança traseira normal, não precisa tirar as pinças, nem dianteira e nem traseira. Tira o eixo e solta a roda. No caso de furos ou troca de pneu, balanceamento etc, não se mexe nem nas pastilhas....


Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Gnegraes
04-09-2021, 12:23
Guilherme,
Só um aparte,
Em motos com corrente de transmissão e balança traseira normal, não precisa tirar as pinças, nem dianteira e nem traseira. Tira o eixo e solta a roda. No caso de furos ou troca de pneu, balanceamento etc, não se mexe nem nas pastilhas....


Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Para remontar uma roda, o correto é se ter a(s) pinça(s) desmontadas.
Coloca-se a roda no lugar e depois de montada e corretamente apertada, com a pinça de freio nas mãos abre-se o espaço necessário para encaixar o disco pressionando-se com cuidado os pistões.
Desta forma a operação é feita com mais cuidado e sem forçar os pistões da pinça na introdução do disco, já que o conjunto da pinça é leve e fácil de se manobrar na montagem.

No caso de roda dianteira com dois discos, fica bastante difícil abrir as duas pinças simultaneamente e encaixar os discos nos gaps e encaixar a roda na posição correta para introduzir o eixo da roda.

Gnegraes
04-09-2021, 12:34
O manual RSD indica fazer isso: desmontar a(s) pinça(s) para remoção da roda, no caso a dianteira.

10980

10981

Marivaldo
04-09-2021, 18:38
Boa noite!
Troquei as pastilhas de freio traseiras na última quarta-feira. Com a moto no cavalete central e para facilitar o serviço, soltei a roda traseira e em seguida soltei as pinças.
Removi os 2 grampos que prendem um pino que retem as pastilhas. Retirei as pastilhas que estavam com pouco mais de 1 mm de espessura. Tive que pressionar os pistões pra reencaixar as pinças no disco. Montei na ordem inversa ao que descrevi. Não substituí os parafusos que prendem as pinças, usei os mesmos. Usei um pouco do produto adesivo líquido de alto torque (esqueci o nome do troço) pra prender os 2 parafusos. Acho fiz tudo certo.
Depois de andar uns 30 km na cidade, vim pra Brasilia com a garupatroa numa boa ... foram cerca de 440 km. Por enquanto, não tenho o que reclamar.
Sobre o consumo de combustível / autonomia, falarei noutro tópico.

luiz baum
04-09-2021, 19:24
Se você necessitar retirar uma roda, você tem de soltar a(s) pinça(s).
Nada de complicado, mas como em toda e qualquer parte onde haja um parafuso, é OBRIGATÓRIO uso de torquímetro.


Ainda falando de troca de pastilhas, nunca precisei retirar roda dianteira ou traseira para efetuar o serviço.

E também nunca tive problema para retirar ou montar rodas sem desmontar pinças.

Na hora de montar a roda vale a dica de afastar um pouco o pistão para facilitar o serviço.

Nunca tive moto com 2 discos na frente então não tenho idéia da dificuldade extra que isto representa.

Luiz Baum

luiz baum
04-09-2021, 19:32
Boa noite!
Troquei as pastilhas de freio traseiras na última quarta-feira. Com a moto no cavalete central e para facilitar o serviço, soltei a roda traseira e em seguida soltei as pinças.
Removi os 2 grampos que prendem um pino que retem as pastilhas. Retirei as pastilhas que estavam com pouco mais de 1 mm de espessura. Tive que pressionar os pistões pra reencaixar as pinças no disco. Montei na ordem inversa ao que descrevi. Não substituí os parafusos que prendem as pinças, usei os mesmos. Usei um pouco do produto adesivo líquido de alto torque (esqueci o nome do troço) pra prender os 2 parafusos. Acho fiz tudo certo.
Depois de andar uns 30 km na cidade, vim pra Brasilia com a garupatroa numa boa ... foram cerca de 440 km. Por enquanto, não tenho o que reclamar.
Sobre o consumo de combustível / autonomia, falarei noutro tópico.

Muito provável que na próxima vez que tiver que retirar os parafusos onde aplicou a trava química de alto torque terá que aquecer os parafusos.

Luiz Baum

Reiner
04-09-2021, 22:32
O manual RSD indica fazer isso: desmontar a(s) pinça(s) para remoção da roda, no caso a dianteira.

10980

10981Interessante Guilherme,
Talvez seja para valorizar o serviço na autorizada. Pois em nada compromete vc retirar uma roda colocar novos pneus e remonta-la sem mexer nos freios. Em todas as motos fiz isso e todos montadores de pneus profissionais fazem assim, inclusive na moto GP, em todos os fabricantes. Todos pode ser um exagero, mas é bem próximo disso.
Você está certo em atentar para o manual do fabricante, mas não é isso que acontece no mundo real....

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Gnegraes
05-09-2021, 08:40
Interessante Guilherme,
Talvez seja para valorizar o serviço na autorizada. Pois em nada compromete vc retirar uma roda colocar novos pneus e remonta-la sem mexer nos freios. Em todas as motos fiz isso e todos montadores de pneus profissionais fazem assim, inclusive na moto GP, em todos os fabricantes. Todos pode ser um exagero, mas é bem próximo disso.
Você está certo em atentar para o manual do fabricante, mas não é isso que acontece no mundo real....

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Reiner,

Os manuais de produto não existem para valorizar CCs... São as instruções corretas de como desmontar, ajustar e montar novamente qualquer coisa no produto.

Há uns 3 meses precisei trocar a válvula do pneu dianteiro.
Fiz o serviço na Pneus Alemão, que inclusive relatei aqui.
Não só retiraram as 2 pinças como ainda me surpreendi com o uso de 2 bolsas para colocar as pinças e seus parafusos que ficaram amarradas por fitas nos garfos, de modo a não ficarem soltas penduradas pelas mangueiras e não deixar os parafusos "fugirem", eles adoram fazer isso....

E no MotoGP, em caso de chuva ou outro motivo, o piloto troca de moto, não os pneus.

Gnegraes
05-09-2021, 08:42
Muito provável que na próxima vez que tiver que retirar os parafusos onde aplicou a trava química de alto torque terá que aquecer os parafusos.

Luiz Baum

Luiz,

Não acredito que a trava química se solte com temperatura.
As pinças são aquecidas e muito ao frear.

luiz baum
05-09-2021, 21:56
Luiz,

Não acredito que a trava química se solte com temperatura.
As pinças são aquecidas e muito ao frear.

Os trava roscas de alto torque requerem aquecimento para a retirada dos parafusos onde se usou este expediente.

O risco de não aquecer é espanar a cabeça do parafuso ou mesmo quebrá-lo.
O procedimento de aquecimento consta na orientação de uso do trava rosca.
Inclusive consultei no manual de manutenção da minha moto.
Há alguns parafusos no quadro que usam trava rosca.
A orientação é aquecer o parafuso até 250 graus C.
Dureza fazer isto sem chamuscar tudo.

Luiz Baum

Gnegraes
06-09-2021, 11:24
Os trava roscas de alto torque requerem aquecimento para a retirada dos parafusos onde se usou este expediente.

O risco de não aquecer é espanar a cabeça do parafuso ou mesmo quebrá-lo.
O procedimento de aquecimento consta na orientação de uso do trava rosca.
Inclusive consultei no manual de manutenção da minha moto.
Há alguns parafusos no quadro que usam trava rosca.
A orientação é aquecer o parafuso até 250 graus C.
Dureza fazer isto sem chamuscar tudo.

Luiz Baum

Luiz,

O manual de manutenção da tua moto é o RSD?

Gnegraes
06-09-2021, 12:19
Verifiquei no manual RSD BMW apenas para a minha moto, R1200GS.
Acredito que a recomendação seja a mesma para todos os modelos, já que pinças de freio possuem a mesma função e características.

No manual não há recomendação de uso de trava química para rosca nos parafusos de fixação de pinças de freio.
Tanto nas pinças dianteiras como na traseiras.

Recomendam, como para todas as partes da moto, o torque correto de aperto.

luiz baum
06-09-2021, 20:31
Luiz,

O manual de manutenção da tua moto é o RSD?

Não sei ao certo.
É uma cópia em CD que consegui no fórum específico de g650.
Tem todos os serviços de manutenção...com a mesma "apresentação" desses prints que vc posta aqui.

Luiz Baum

Gnegraes
06-09-2021, 21:02
Trava química via de regra se utiliza em parafusos e suas porcas que estejam submetidos a movimentos rotatórios.
A arruela funciona como mancal de deslizamento no aperto destes, no torque adequado. Sem a arruela não há deslizamento durante o aperto e este pode se dar de forma inadequada e até romper o parafuso devido ao atrito da cabeça e a sede de apoio.

Em todos os parafusos / prisioneiros usados em máquinas e dispositivos que funcionam somente submetidos à tração, não se usa trava química.
A trava química é necessária quando há movimentação rotatória da(s) peça(s)e que pode levar a porca ou o parafuso que esteja montado dentro de furo roscado a se soltar.

Gnegraes
06-09-2021, 21:09
Não sei ao certo.
É uma cópia em CD que consegui no fórum específico de g650.
Tem todos os serviços de manutenção...com a mesma "apresentação" desses prints que vc posta aqui.

Luiz Baum

Posso te afirmar que a informação recomendando trava química nos parafusos das pinças de freio é errada.
Use o RSD da BMW para obter informações técnicas corretas, para qualquer modelo até setembro de 2016 (infelizmente o último que temos acesso...).
Tudo o que for necessário para desmontar, recuperar, verificar, ajustar e remontar está lá.

Nada, por mais que digam e afirmem, será mais correto e preciso que as informações lá contidas.
É a única fonte confiável para os produtos BMW.

Tuco10
08-09-2021, 09:40
Sobre os parafusos do freio traseiro, o manual de serviço BMW orienta a obrigação de substituição dos parafusos toda vez que soltar eles.

Reiner
08-09-2021, 13:51
Sobre os parafusos do freio traseiro, o manual de serviço BMW orienta a obrigação de substituição dos parafusos toda vez que soltar eles.Um pitaco, eu não troco os parafusos. Monto os mesmos com uma gota de trava química de médio torque. E uso o valor de torque do manual para aperta-los. Faço por minha conta e risco.

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

luiz baum
08-09-2021, 14:00
Um pitaco, eu não troco os parafusos. Monto os mesmos com uma gota de trava química de médio torque. E uso o valor de torque do manual para aperta-los. Faço por minha conta e risco.

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Eu só desmontei os parafusos da pinça dianteira quando retirei as bengalas para trocar rolamentos da caixa de direção.
E fiz da mesma forma que vc...um pingo de trava rosca de médio torque e aperto "oficial".

Luiz Baum