PDA

Ver Versão Completa : Manutenção R 1200 GS (Exclusive) 18.18



Well Lex
13-08-2021, 11:31
Pessoal,

Acredito aqui já estão ate carecas de saber, que muitas vezes manutenção só na (Autorizada não adianta) principalmente assunto cardan, que muitos acham que nao precisar fazer nada....e poucos lembram de trocar o oleo do diferencial.

Este topico não tem intuito julgar, mas sim servir como base para aqueles que não possuem tanto conhecimento, ou são novos na marca como eu e aqueles que irão entrar no futuro neste forum.

estou fazendo a manutenção (pós compra) algo que ja tenho o habito, mas agora levanto mais a serio do que tenho de costume, como por exemplo adiantar a revisão dos 20k (atualmente com 18k) e tambem uma checagem na parte eletrica (milhas instalados diretamente na bateria), o correto nos pos chave e outras coisinhas normais de uma moto de 2º mão...

Esse topico provavelmente irei add fotos e comentarios conforme a revisão esta sendo executada.

1 - Reforço na alça do bagageiro

10941
10942

2 - Limpeza de troca fluidos freio

10943
10944
10949
3 - Verificação Folga Valvulas

10945
10946

4 - troca de oleo e filtro

10947
1094810948

5 - Limpeza TBI e Tanque

10949
10950
10951

6 - Troca de Velas

10952
10953

7 - Cardan..esse e o dilema...moto com 18k, tomas manutenções na autorizada, mas nunca foi desmontado e engraxado, resumindo, precisou deixar de molho no oleo, cortar a coifa, dar umas batidas e entao agora limpar cardan, estrias, cruzetas, pintar e lubrificar com a graxa ideal....esse serviço e recomendavel a cada 10k rodados ou apos o uso Off Road, Passar por rios, Mar....uso mais severo.

10954
10955
10956

Por enquanto e isso....irei atualizando conforme vai finalizando a manutenção, a oficina que esta cuidado da minha moto e a MASTER

Rogerio RA
13-08-2021, 11:54
Bom dia Well, Eu tbm sou novo aqui no portal e adquiri uma moto de 2º mão, uma R1200GS 2018 premiun com 7800km e estou querendo trocar o óleo do motor. qual o óleo você utiliza?

Rogerio RA
13-08-2021, 11:55
Tem alguma oficina para indicar?

Well Lex
13-08-2021, 11:56
CASTROL POWER 1 RACING 5W40
FILTRO DE ÓLEO MAHLE OC 619

Não esqueca, o principal, olhe o cardan, lubrifique e troque o oleo dele....

Well Lex
13-08-2021, 12:02
Coloquei no Topico oficinas recomendadas....

nome: MASTER MOTORRAD LTDA
cidade: São Paulo
endereço: AV. SÃO JOÃO, 1086 - CENTRO São Paulo - SP, 01036-903
SHOPPING ADVENTURE - LOJA 10 - PISO TERREO
tel: (11) 3221-1254 / 97692-5010
email: não possui
website: não possui
contatos: PAULO

Marcelo DC
13-08-2021, 19:22
Tem alguma oficina para indicar?Existe um tópico com indicações de oficina para as bm.

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk

Marcelo DC
13-08-2021, 19:26
Pessoal,

Acredito aqui já estão ate carecas de saber, que muitas vezes manutenção só na (Autorizada não adianta) principalmente assunto cardan, que muitos acham que nao precisar fazer nada....e poucos lembram de trocar o oleo do diferencial.

Este topico não tem intuito julgar, mas sim servir como base para aqueles que não possuem tanto conhecimento, ou são novos na marca como eu e aqueles que irão entrar no futuro neste forum.

estou fazendo a manutenção (pós compra) algo que ja tenho o habito, mas agora levanto mais a serio do que tenho de costume, como por exemplo adiantar a revisão dos 20k (atualmente com 18k) e tambem uma checagem na parte eletrica (milhas instalados diretamente na bateria), o correto nos pos chave e outras coisinhas normais de uma moto de 2º mão...

Esse topico provavelmente irei add fotos e comentarios conforme a revisão esta sendo executada.

1 - Reforço na alça do bagageiro

10941
10942

2 - Limpeza de troca fluidos freio

10943
10944
10949
3 - Verificação Folga Valvulas

10945
10946

4 - troca de oleo e filtro

10947
1094810948

5 - Limpeza TBI e Tanque

10949
10950
10951

6 - Troca de Velas

10952
10953

7 - Cardan..esse e o dilema...moto com 18k, tomas manutenções na autorizada, mas nunca foi desmontado e engraxado, resumindo, precisou deixar de molho no oleo, cortar a coifa, dar umas batidas e entao agora limpar cardan, estrias, cruzetas, pintar e lubrificar com a graxa ideal....esse serviço e recomendavel a cada 10k rodados ou apos o uso Off Road, Passar por rios, Mar....uso mais severo.

10954
10955
10956

Por enquanto e isso....irei atualizando conforme vai finalizando a manutenção, a oficina que esta cuidado da minha moto e a MASTERBem completa a revisão. Depois poste o que achou de tudo. A minha é igual a sua mas 17. Beira a 93k km. 100k vou fazer o pastilhamento das valvulas provavelmente no Val em Rio Claro. Ja comprei a embreagem e platôr para a futura troca. Semana passada troquei as velas e a coifa que tava meio mole e fluídos do radiador. Devagar vou mantendo ela. Ultimo fim de semana foram mais 1000km....

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk

Gnegraes
14-08-2021, 13:18
Marcelo,

Sei que se trata de um vício de linguagem, mas as BMWs não possuem um diferencial traseiro.

Elas possuem uma caixa de redução traseira dotada de 1 par engrenagens cônicas, tipo coroa e pinhão. A relação entre os seus números de dentes explicita a taxa de redução de rotações entre a entrada (pinhão) e a saída (coroa).

Diferencial é uma caixa de redução com saída para 2 semieixos. Ele possui um par de engrenagens cônicas coroa e pinhão e engrenagens cônicas satélites, que permitem que os 2 semieixos possam girar a rotações diferentes. Dai vem o termo diferencial = rotações diferentes.
O vídeo abaixo mostra como isso funciona:

https://www.youtube.com/watch?v=8AYt0sNHjHs

Marcelo DC
14-08-2021, 14:51
Marcelo,

Sei que se trata de um vício de linguagem, mas as BMWs não possuem um diferencial traseiro.

Elas possuem uma caixa de redução traseira dotada de 1 par engrenagens cônicas, tipo coroa e pinhão. A relação entre os seus números de dentes explicita a taxa de redução de rotações entre a entrada (pinhão) e a saída (coroa).

Diferencial é uma caixa de redução com saída para 2 semieixos. Ele possui um par de engrenagens cônicas coroa e pinhão e engrenagens cônicas satélites, que permitem que os 2 semieixos possam girar a rotações diferentes. Dai vem o termo diferencial = rotações diferentes.
O vídeo abaixo mostra como isso funciona:

https://www.youtube.com/watch?v=8AYt0sNHjHsInteressante. Bem claro o video.

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk

Well Lex
16-08-2021, 09:37
Otimo isso, a troca de conhecimento, isso fortalece o forum.....

Well Lex
16-08-2021, 09:42
Segue mais referente a manutenção da motoca...

10970
10971
10972
10973

Manutenção concluida, com troca pastilha traseira original Brembo (Dourada) - Sinterizada e agora esta tudo ok

Gnegraes
16-08-2021, 10:51
Que mal pergunte, para que lambuzar as partes externas do eixo e das juntas cardã com graxa? Vai proteger o que? Ao girar vai fazer o famoso "espalha merd@"....
Na peça mostrada, só há necessidade de usar graxa com partículas de Cobre nos estriados das juntas cardã (graxa Optimoly TA da Castrol nos CCs), que se encaixam na saída do câmbio e na entrada da caixa de redução traseira. O eixo não necessita ser "engraxado".....
A graxa que foi utilizada possui Cobre?

Na foto dá para ver que o estado da coifa de borracha traseira está péssimo. O estado das coifas é fundamental para evitar entrada de pó e água na balança.
É necessário usar graxa especial nas partes internas das 2 coifas (graxa Staburags NBU 30 PTM - Klüber (Mercado Livre).

Tuco10
17-08-2021, 09:59
Lembrando que essa graxa que vc passou no cardan, ela ataca a coifa !!! e vai espalhar.

Reiner
17-08-2021, 20:12
Uma graxinha a mais ainda passa, acabei de receber um vídeo de uma oficina que abriu um motor da GS e achou uma lanterna no cabeçote....só pode ser armação .http://cloud.tapatalk.com/s/611c42535bc13/VID-20210817-WA0044.mp4

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

EvertonM
17-08-2021, 22:33
Possivelmente é fake. Tive uma Lander em cujo cabeçote caiu uma pequena arruela. O barulho era tão forte e diferente que seria impossível não notar. Foi para a oficina na hora (e a Yamaha acabou arcando com o conserto, pois chegaram à conclusão que caiu durante a montagem das válvulas).

Gnegraes
18-08-2021, 15:42
Possivelmente é fake. Tive uma Lander em cujo cabeçote caiu uma pequena arruela. O barulho era tão forte e diferente que seria impossível não notar. Foi para a oficina na hora (e a Yamaha acabou arcando com o conserto, pois chegaram à conclusão que caiu durante a montagem das válvulas).

Também achei impossível esse motor rodar com a lanterna no cabeçote....

Causo de peça dentro do motor.....
No PNT Nelson Piquet o nosso amigo Sturlini estava achando a Gilera dele meio estranha na tomada de tempos....
Resolveu regular as válvulas, daí para desmontar os balancins foi um pulo... e a desgraça aconteceu!!!
Uma porca caiu dentro do tubo guia da vareta !!! Achamos que ela caiu e desceu para o cárter. Fizemos uma junta "médica" para decidir se a "cirurgia" de peito aberto seria feita ou não, já que outra porca estava disponível...
OK, decidimos abrir e procurar a maledeta... Achamos: estava encaixada entre o ressalto do cames e a parte inferior da vareta.
Como o Sturlini havia levado o manual da moto, havia todo o motor desmontado em vistas explodidas. Nos dividimos em dois grupos: um grupo de "cirurgiões" no motor e outro na documentação e identificando qual peça / parte ia onde e em que ordem de montagem.
Fecharam o "peito" do paciente, regulamos as válvulas, ponto de ignição, abertura do platinado, avanço, etc... Duas pedaladas e o motor roncou firme, forte... Foi terceiro na categoria dele, motos até 350cc.

Well Lex
19-08-2021, 09:48
a coifa foi comprada nova, devido ter sido necessario rasgar a mesma para remover o eixo.....estava muito preso, apos pesquisas e consultas informais, o antido dono usou muito no litoral e vai saber se nao colocou na areia de praia.....foi sufoco soltar o eixo....a graxa externa tb penso irar fazer uma lambança...mas ta feito.