PDA

Ver Versão Completa : Câmeras de ação (action cameras)



Gnegraes
20-09-2021, 19:37
All et caterva,

Sobre câmeras de ação (Action Cameras) GoPro e genéricas (algumas delas espetaculares), já as ví serem montadas:

- no topo do capacete.
- no "queixo" do capacete.
- na lateral do capacete.
- sobre o tanque da moto.
- nas laterais da moto.

Gostaria de ouvir opiniões, prós e contras de cada possibilidade de quem usa e edita vídeos.

Particularmente acho interessante instalar no topo do capacete, mas no transito da cidade há inconvenientes, pelo menos aqui em Sampa... Se você mora em Não-me-Toque no RS com suas 17.000 almas (cidade pequena não tem habitantes, tem almas...) não me venha dizer que transito não faz diferença. Não-me-Toque não tem nem semáforo....

Geralmente quanto maior a altura da câmera, melhor para uma visão panorâmica por onde se está rodando, pensando que a paisagem deva ser o ponto alto da filmagem.

Marcelo DC
20-09-2021, 21:27
Guilherme, acho a parte superior do capacete com uma visão melhor. Na parte lateral, perde-se um pequeno pedaço do campo pelo capacete e existe o risco de perder parte do horizonte também. Comecei a abrir mais o campo de visualizaçao para evistar isso, mas fica dificil ver alguns detalhes pequenos. Já na moto, uso proximo aos retrovisores. O problema que a imagem tende a ser mais fixa, enquanto no capacete vc olha e muda o campo e direção da imagem. A gopro 9 vem com uma função que deveria estabilizar automaticamente o horizonte. Em uma viagem ao Ushuaia, perdi muita imagem por ter ficado com o horizonte muito baixo. É interessante tb ter a gopro em uma posição que fique facil limpar a lente no caso de chuva e pó. Também não sou um expert, pois as edições tomam muito tempo, mas em viagems diferentes ou passeios com os colegas gosto de gravar algo.

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk

Gnegraes
20-09-2021, 21:52
Guilherme, acho a parte superior do capacete com uma visão melhor. Na parte lateral, perde-se um pequeno pedaço do campo pelo capacete e existe o risco de perder parte do horizonte também. Comecei a abrir mais o campo de visualizaçao para evistar isso, mas fica dificil ver alguns detalhes pequenos. Já na moto, uso proximo aos retrovisores. O problema que a imagem tende a ser mais fixa, enquanto no capacete vc olha e muda o campo e direção da imagem. A gopro 9 vem com uma função que deveria estabilizar automaticamente o horizonte. Em uma viagem ao Ushuaia, perdi muita imagem por ter ficado com o horizonte muito baixo. É interessante tb ter a gopro em uma posição que fique facil limpar a lente no caso de chuva e pó. Também não sou um expert, pois as edições tomam muito tempo, mas em viagems diferentes ou passeios com os colegas gosto de gravar algo.

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk

Marcelo,

Na última viagem trouxe da Alemanha uma Rollei 4K, comprei também mais duas baterias adicionais e carregador para elas.
A qualidade de imagem é espetacular, mas infelizmente não tive tempo de me dedicar a ela e verificar todas as possibilidades de configuração, etc.

Concordo que o topo do capacete é melhor mas entre "aspas"... Você pode não ficar com a cabeça no melhor ângulo. Já fixo na moto você define a visão que quer, ângulo e horizonte.
Como veio com vários tipos de fixadores diferentes, acho que a ideia é colar vários em diferentes posições e mudar a câmera de lugar e ver no que dá.

Marcelo DC
21-09-2021, 08:35
Marcelo,

Na última viagem trouxe da Alemanha uma Rollei 4K, comprei também mais duas baterias adicionais e carregador para elas.
A qualidade de imagem é espetacular, mas infelizmente não tive tempo de me dedicar a ela e verificar todas as possibilidades de configuração, etc.

Concordo que o topo do capacete é melhor mas entre "aspas"... Você pode não ficar com a cabeça no melhor ângulo. Já fixo na moto você define a visão que quer, ângulo e horizonte.
Como veio com vários tipos de fixadores diferentes, acho que a ideia é colar vários em diferentes posições e mudar a câmera de lugar e ver no que dá.Ahh com certeza, Guilherme. Nada como esperimentar as opções que estão disponíveis. Esse final de semana vou brincar um pouco com ela filmando os offs dos amigos. Testando um suporte novo na frente da motoca. Vamos ver se dá certo.

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk

diogomail
21-09-2021, 15:28
Ultimamente tenho utilizado com bastante frequência minha câmera, apesar de ser "antiga", uma Gopro Hero 4, a qualidade dos vídeos é muito boa. Até pensei em comprar uma mais moderna, mas veio a pergunta: vale a pena gastar mais de 2k numa câmera nova e fazer basicamente o mesmo da minha atual? Obviamente uma mais nova tem recursos adicionais, mas achei melhor gastar com gasolina rsrsrsrs.
Optei em fixar recentemente no queixo, apesar de já ter utilizado na parte superior e lateral no capacete. Dá uma visão mais real da pilotagem. Segue abaixo o link do último passeio.

https://youtu.be/0dnjIruD8gw

Diogo Emanuel Maia [emoji1054]

isaianet
21-09-2021, 15:39
All et caterva,

Sobre câmeras de ação (Action Cameras) GoPro e genéricas (algumas delas espetaculares), já as ví serem montadas:

- no topo do capacete.
- no "queixo" do capacete.
- na lateral do capacete.
- sobre o tanque da moto.
- nas laterais da moto.

Gostaria de ouvir opiniões, prós e contras de cada possibilidade de quem usa e edita vídeos.

Particularmente acho interessante instalar no topo do capacete, mas no transito da cidade há inconvenientes, pelo menos aqui em Sampa... Se você mora em Não-me-Toque no RS com suas 17.000 almas (cidade pequena não tem habitantes, tem almas...) não me venha dizer que transito não faz diferença. Não-me-Toque não tem nem semáforo....

Geralmente quanto maior a altura da câmera, melhor para uma visão panorâmica por onde se está rodando, pensando que a paisagem deva ser o ponto alto da filmagem.

Quando se trata de fixação no capacete, eu ainda considero a fixação no queixo a melhor delas, por 2 motivos:
1- É a visão mais "próxima" da visão do piloto, mostrando inclusive o painel da moto sem precisar baixar muito a cabeça.
2- Dependendo da câmera e do case instalado nela, é possivel captar a voz do piloto sem precisar utilizar um microfone externo.

Quanto a fixação na moto, gosto muito dos suportes da RAM-Mount para o guidão da moto, onde tu pode tanto virar a câmera para frente, como virar para trás filmando o piloto.

Mas talvez o mais importante disto tudo é ter uma câmera com uma boa estabilização, caso contrário acaba ficando tudo bem tremido e complica ficar olhando depois por muito tempo.

diogomail
21-09-2021, 18:46
Gosto de fazer vídeos de passeios e ultimamente tenho usado a câmera no queixo. Essa posição proporciona uma visão mais realista da pilotagem e interferir menos na aerodinâmica.

Segue um vídeo curto do último passeio.

https://youtu.be/0dnjIruD8gw

Diogo Emanuel Maia [emoji1054]

adriel
21-09-2021, 21:45
Com certeza não existe um ponto que atenda 100% das situações, mas depois de muito usar fiquei convencido com a fixação no topo do capacete. Muitas vezes vejo paisagens magníficas que não estavam no roteiro. Ligo a câmera e capturo a direção que estou olhando com boa altura.

A posição no queixo é boa caso queira capturar com mais detalhes o painel da moto. Como raramente dou foco nesse ponto, acabo não usando.


Sent from my iPhone using Tapatalk

Iceman
23-09-2021, 07:58
A minha (quando usava) ficava no topo do capacete.

Creio que, além da qualidade da imagem, também deva ser levado em consideração a segurança.
Fico pensando no que pode ocorrer com uma câmera presa no queixo, ou na lateral, no caso de uma queda. Será que não irá piorar as coisas?

Prefiro no KP7 pois acho mais fácil de focar em coisas interessantes.
Imagina vc andando de moto e de repente emparelha uma Ferrari conversível, pilotada por uma gata de biquini? Se a camera estiver fixa na moto, vai perder a imagem kkkkk
Além disso, creio que no capacete o vídeo replique melhor a experiência real do piloto.
Mas, gosto é gosto.

Já vi gente fazendo os dois: Uma camera no KP7 e outra fixa na moto. Depois na edição você junta os dois vídeos.

shw
23-09-2021, 15:29
No meu canal do YouTube eu testei diversas formas, a que eu gostei mais foi na parte lateral do capacete:

Na lateral:

1 - melhor para ver se a câmera esta ligada
2 - melhor para ligar e desligar
3 - tem um visual de todo painel e o trabalho de guiar a moto!
4 - se a câmera não tiver estabilização aqui fica melhor!

Visão lateral

10986


No top:

1- Aerodinamicamente não é bom,
2 - é ruim de ligar e desligar
3 - é não da para ver se ela esta ligada rs
4 - se cair vc não percebe
5 - se a camera não tiver estabilização a tremedeira é maior que na lateral

Visão do TOP

10987


No queixo usei pouco, mas acho que a imagem fica muito no painel e também achei que o peso da camera desequilibra o capacete!



Sobre o meu Setup:

Eu uso agora uma Go Pro 7 com adaptador de microfone gravo em 2.7K a 60 FPS, com estabilização ON, com todos os ajustes de cores desligados, e no máximo ISO 800
Edito no FinaCut Pro, ai faço correção de cores, aumento nitidez e contraste, também usando LetterBox para criar aquelas faixar pretas, e uso Color Lut para dar uma cor diferente no video.
Exporto para o Youtube em 1080p 30fps, um video de 20m da aproximadamente 5GB de saída!
*Tento fazer uma edição para ver em TV e não PC e Celular


https://www.youtube.com/watch?v=PaUqcYJWMZU

Vale lembrar que se você tem um canal pequeno o youtube não manda o video com a qualidade 100%, bit-rate alto, o YouTube vai matar é triste mas é real!!

AAmorim
30-09-2021, 23:31
No capacete também prefiro no queixo ou na lateral. O angulo fica mais próximo da altura dos olhos e por estar no capacete a chance da imagem ficar tremida é muito pequena.

Também acho interessante que tenha algum ponto fixo na imagem para servir de referencial. No caso de botar na lateral do capacete, eu acho que fica legal aparecer um pedaço do capacete como referencial. Em outras posições o painel costuma ficar como referencial.

Mas fixar em algum lugar da moto tendo uma parte dela como referencial também fica bem legal.

Dos que acho mais maneiro é prender em algum lugar na lateral da moto que mostre um pedaço da moto, a pista e a roda dianteira ou traseira. Principalmente se for em off (no asfalto fica legal tbm). Mostra bem o percurso e da pra ver a suspensão trabalhando. Fica massa!

Gnegraes
01-10-2021, 11:59
Primeiramente meu obrigado ao Marcelo, Diogo, Carlo, Adriel, Thomas, Marcel e Amorin pelos comentários e opiniões pessoais.
Para quem já usa há algum tempo, essas informações são riquíssimas e evitam que cometa erros desnecessários.

Minha câmera é uma Rollei 4K com estabilização de imagem.
Acredito que não irei ter problemas com trepidações.
Como ela vem com um monte de diferentes acessórios de suporte, acho que vou usar todos e mudar a câmera de posição para ver os efeitos.

Baixei o software Filmora para edição de vídeo, com o que brinquei até agora parece ser muito bom, fácil de usar, acho que vai ser bastante divertido....

Qual software vocês usam para a edição?

diogomail
01-10-2021, 17:13
Primeiramente meu obrigado ao Marcelo, Diogo, Carlo, Adriel, Thomas, Marcel e Amorin pelos comentários e opiniões pessoais.
Para quem já usa há algum tempo, essas informações são riquíssimas e evitam que cometa erros desnecessários.

Minha câmera é uma Rollei 4K com estabilização de imagem.
Acredito que não irei ter problemas com trepidações.
Como ela vem com um monte de diferentes acessórios de suporte, acho que vou usar todos e mudar a câmera de posição para ver os efeitos.

Baixei o software Filmora para edição de vídeo, com o que brinquei até agora parece ser muito bom, fácil de usar, acho que vai ser bastante divertido....

Qual software vocês usam para a edição?Guilherme o Filmora é excelente. Utilizei por muito tempo nas minhas edições.
Atualmente utilizo o próprio app da Gopro chamado Quik. Faço vídeos curtos e com efeitos interessantes.

Abs

Diogo Emanuel Maia [emoji1054]

diogomail
01-10-2021, 17:18
Percebi agora que respondi 2 vezes nesse tópico. Lembro que por algum motivo a mensagem não estava sendo publicada. Se algum moderador quiser excluir minha segunda mensagem está ok, afinal é a mesma informação da primeira mensagem

Diogo Emanuel Maia [emoji1054]

adriel
01-10-2021, 17:23
Primeiramente meu obrigado ao Marcelo, Diogo, Carlo, Adriel, Thomas, Marcel e Amorin pelos comentários e opiniões pessoais.
Para quem já usa há algum tempo, essas informações são riquíssimas e evitam que cometa erros desnecessários.

Minha câmera é uma Rollei 4K com estabilização de imagem.
Acredito que não irei ter problemas com trepidações.
Como ela vem com um monte de diferentes acessórios de suporte, acho que vou usar todos e mudar a câmera de posição para ver os efeitos.

Baixei o software Filmora para edição de vídeo, com o que brinquei até agora parece ser muito bom, fácil de usar, acho que vai ser bastante divertido....

Qual software vocês usam para a edição?

Se quiser usar um muito bom e gratuito recomendo o DaVinci Resolve. É de um fabricante de câmeras profissionais usadas em Hollywood. Ele é bem completo.

Agora se grana não for um problema, recomendo o Final Cut Pro ($300) no Mac ou o Adobe Première no Windows.


Sent from my iPhone using Tapatalk

isaianet
06-10-2021, 09:00
Oi Guilherme,

Eu atualmente uso o Adobe Premiere. Em um primeiro contato ele assusta pela quantidade de recursos, mas depois que a gente pega o jeito é difícil gostar de outro.

Piréx
07-10-2021, 10:58
Guilherme, eu uso o Vegas Movie Studio (que se chamava Sony Vegas Movie Studio quando comprei a licença, há uns 10 anos) e ele me atende bem. Andei olhando os preços atuais e parece que continuam razoáveis: eu lembro de ter pago mais ou menos US$ 100 na época e agora tem um Movie Studio 18 Platinum na promoção por R$ 299. Tudo depende do que precisas, mas o Vegas me atende.

https://www.vegascreativesoftware.com/index.php?id=374&L=193

shw
13-10-2021, 09:22
Acho que para começar o Filmora vai bem.. e é bem fácil de mexer, depois pode partiram para o Adobe Premiere e Davince Resolve
Se estiver no Mac já vai no Final Cut Pro, ou Davince Resolve

M_S_F_N
14-10-2021, 13:56
Acho que tudo depende do que você quer mostrar na filmagem. Cada lugar serve pra um tipo de uso. Eu gosto muito de ver a estrada e a paisagem, praticamente não aparece nada da moto na filmagem e pra isso, uso em cima do capacete. Porém cada lugar tem seus contras também e em cima do capacete o mais chato que acho é a aerodinâmica. O vento na câmera fica puxando sua cabeça para trás, é bem chato usar por muito tempo.

Gnegraes
15-12-2021, 15:58
Efeito incrível (pelo menos para mim...)

Alguém saberia me explicar como é feito esse efeito de filmar "de fora" da moto, parece que é um drone, mas não é...
É através de Software?

https://youtu.be/iHkRMg-WbMc

adriel
15-12-2021, 16:44
Efeito incrível (pelo menos para mim...)

Alguém saberia me explicar como é feito esse efeito de filmar "de fora" da moto, parece que é um drone, mas não é...
É através de Software?

https://youtu.be/iHkRMg-WbMc

Tem mais de uma maneira de fazer, mas o modelo atual mais comum é usar uma câmera 360, como a GoPro Max. Veja um exemplo no link. A câmera remove automaticamente a imagem do bastão onde ela está fixada e deixa tudo tão estabilizado, que parece estar voando.

https://youtu.be/cim9K4COzV4


Sent from my iPhone using Tapatalk

Gnegraes
16-12-2021, 07:31
Tem mais de uma maneira de fazer, mas o modelo atual mais comum é usar uma câmera 360, como a GoPro Max. Veja um exemplo no link. A câmera remove automaticamente a imagem do bastão onde ela está fixada e deixa tudo tão estabilizado, que parece estar voando.

https://youtu.be/cim9K4COzV4


Sent from my iPhone using Tapatalk

Obrigado Adriel !!!

E parte da solução é resolvida por SW, elimina o bastão da câmera...

https://www.youtube.com/watch?v=8-gqUrxNFHk

AAmorim
22-12-2021, 23:37
É muito provável que seja alguma câmera com tecnologia 360°. Já existe de várias marcas.

Segue o vídeo de um cara mostrando o funcionamento básico de uma (aos 8m35s ele mostra um exemplo dela sendo usada numa moto): https://www.youtube.com/watch?v=BqJ8oAEjYOw

Pelo que entendi, os takes, efeitos, giros de ângulo e tal são feitos na hora da edição.

Gnegraes
23-12-2021, 08:42
É muito provável que seja alguma câmera com tecnologia 360°. Já existe de várias marcas.

Segue o vídeo de um cara mostrando o funcionamento básico de uma (aos 8m35s ele mostra um exemplo dela sendo usada numa moto): https://www.youtube.com/watch?v=BqJ8oAEjYOw

Pelo que entendi, os takes, efeitos, giros de ângulo e tal são feitos na hora da edição.

Havia feito essa pergunta pelo fato que trabalhei uma época com câmeras Mobotix da Alemanha, que são as melhores e mais potentes no mercado de segurança (www.mobotix.com).
Tudo era resolvido via software. Mas mesmo assim, SW não faz milagres.

Mas no caso do exemplo citado há o bastão que segura a câmera, o SW simplesmente apaga o bastão e parte da mão do cinegrafista, dá para ver....

Gnegraes
01-02-2022, 08:54
All,

Sou assinante do canal do Maurício, que sempre nos envia vídeos de passeios e viagens que ele e a esposa fazem a bordo da R1250GS.

Neste video, ele se dedica a mostrar a câmera que usa - Insta360 One X2 - e os softwares que ele usa.
O preço desta câmera é pouca coisa mais cara que a GoPro Hero e para nós em nossas motos me parece ter mais recursos que a GoPro.

Vejam o vídeo aula:

https://youtu.be/V1fWye7b9PQ

Vale a pena se inscrever no canal dele, os vídeos são muito bem feitos e gostosos de assistir, particularmente gosto muito.

Canal: "Nunca é tarde para começar a andar de moto!" no YouTube

Reiner
01-02-2022, 11:33
Valeu Guilherme!!!!
Obrigado....

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk