PDA

Ver Versão Completa : Roteiro cidades históricas de MG - Feriado de 02/11



FCRUZ17
15-10-2021, 14:31
Amigos,

Gostaria de obter algumas orientações sobre um roteiro que estamos planejando para o próximo feriado.

Devo partir com mais dois colegas para realizar o seguinte trajeto:

SP - SÃO TOMÉ DAS LETAS
SÃO TOMÉ - SÃO JOÃO DEL REI - CONGONHAS - OURO PRETO
OURO PRETO - CAPITÓLIO
CAPITÓLIO - SP.

Gostaria de pegar dicas sobre locais para visitar, locais para evitar e qualquer outra informação adicional que seja relevante relacionada a turismo no geral e as condições das estradas da região.

Agradeço quem puder colaborar.

Grande Abraço,

Felipe.

Gnegraes
15-10-2021, 14:56
Amigos,

Gostaria de obter algumas orientações sobre um roteiro que estamos planejando para o próximo feriado.

Devo partir com mais dois colegas para realizar o seguinte trajeto:

SP - SÃO TOMÉ DAS LETAS
SÃO TOMÉ - SÃO JOÃO DEL REI - CONGONHAS - OURO PRETO
OURO PRETO - CAPITÓLIO
CAPITÓLIO - SP.

Gostaria de pegar dicas sobre locais para visitar, locais para evitar e qualquer outra informação adicional que seja relevante relacionada a turismo no geral e as condições das estradas da região.

Agradeço quem puder colaborar.

Grande Abraço,

Felipe.


Felipe,

Ao norte de Ouro Preto, bem pertinho, fica São Bartolomeu.

Fogaréu de umas 2.000 almas, uma preciosidade em Minas. Coisa pequena i iscundida nun tein genti i nein habitanti, tein almas..
Lugar de difícil acesso, não para motos e carros traçados, pois a subida da serrinha é íngreme e de terra. Por este motivo está incólume, sem turistas, sem transito em suas ruas de chão batido

Tem duas coisas muito interessantes ness lugareju perdidu ness mundaréu di Deus....

A primeira é a igreja datada de 1716 e que é junto com outra na Alemanha, possui seu sino principal, enorme, esculpido em madeira mas que sona como se de bronze fosse. Contanu, é causu di mineiru...
A segunda são os pastéis que são feitos nos dois bares do povoado, na rua principal. E da última vez que lá estive, a cerveja, de todas as marcas, era mais barata que aqui em São Paulo. São di si cumê di jueiu....

Reiner
15-10-2021, 15:08
Grande Felipe ,
Belo roteiro, logo após São J.Del Rei, passa em Tiradentes, procure pelo Museu de motos, vale a pena pelo valor histórico da cidade e pela gastronomia.
Em Capítolio, além de visitar escarpas do lago e outros condomínios, saindo de Capítolio sentido a Passos tem lojas de fábrica com queijos da região e continuando na estrada, não deixe de dar um passeio de lançha e almoçar uma traíra a moda no restaurante do turvo. Pode tomar um banho cachoeira indo sentido à Passos e visitar o canyon. A beira da estrada, tem estacionamento e uma bela ponte pensil para pedestres.
Continuando sentindo Passos, entre no trevo para Furnas, você vai passar por cima da represa da usina Hidrelétrica de Furnas, onde tem um belo mirante. Daí até São Paulo são 435km~.
E ao passar por Passos, passe em casa para um café....sera um prazer....e desejo um bom passeio.

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Benicio
15-10-2021, 16:19
Felipe
São Bartolomeu é bem bacana, vá por Cachoeira do Campo (fica entre Itabirito e Ouro Preto), o acesso é melhor, sem terra, passa por dentro da cidade.
Mariana, Catas Altas e Tiradentes merecem uma visita.
Se tiver tempo, visite o Santuário do Caraça e a Serra da Piedade, lindos!
Belíssimo passeio, boa gente, espetacular gastronomia, sítio mineral riquíssimo, preços justos…
Caso possa estender o roteiro ou numa outra viagem, indico também, Serra do Cipó, Lapinha da Serra, Serro, São Gonçalo do Rio das Pedras, Gouveia, Milho Verde, Diamantina, Biribiri…

Gnegraes
16-10-2021, 09:29
Felipe
São Bartolomeu é bem bacana, vá por Cachoeira do Campo (fica entre Itabirito e Ouro Preto), o acesso é melhor, sem terra, passa por dentro da cidade.
Mariana, Catas Altas e Tiradentes merecem uma visita.
Se tiver tempo, visite o Santuário do Caraça e a Serra da Piedade, lindos!
Belíssimo passeio, boa gente, espetacular gastronomia, sítio mineral riquíssimo, preços justos…
Caso possa estender o roteiro ou numa outra viagem, indico também, Serra do Cipó, Lapinha da Serra, Serro, São Gonçalo do Rio das Pedras, Gouveia, Milho Verde, Diamantina, Biribiri…

Inté já ia mi esquecenu sô.
Pertin di S. João del Rey tein Lagoa Dourada, dasdondi si faiz us mió rocambóli deste mundo di Deus...

Benicio
16-10-2021, 10:37
Guilherme, Felipe, Reiner e toda a galera, sobre São Bartolomeu: abriu uma pousada bacana, Patorroco; e o Harald, um alemão que se mudou e aninhou nestas terras, recebe via reserva para almoço em sua propriedade! Sem reserva nem atende, o cara é metódico.
E o pastel continua espetacular, um de carne e duas cervejas, um de queijo e mais duas… e assim passam-se as horas, os dias!
Há quarenta anos saia de BH por trilhas até São Bartolomeu, passava no Chafariz Dom Rodrigo, um espetáculo à parte. Hoje os condôminos residenciais de Nova Lima se abundaram e as trilhas mais próximas se foram, escassearam.
Andava de DT 180, Agrale (tampa de chaleira [emoji23]) e Montesa 360, sobrava alegria e juventude, quanta saudade!
Felipe e todos que vieram nas Minas Gerais, estou à disposição por aqui!
Abraços a todos,
Benício

Benicio
16-10-2021, 10:39
Ah, o rocambole de Lagoa Dourada é espetacular mesmo, tem duas lojas, uma ao lado da outra, o Rocambole Original e o Rocambole tradicional, e são parentes. Comprem Indaiá fresco!

Benicio
16-10-2021, 10:40
Digo: comprem o mais fresco.

Reiner
16-10-2021, 10:57
Obrigado por partilhar Benício, se for ficar escrevendo vamos ficar o resto do ano....rsrsrs..
O melhor é vir pra cá mesmo....
Cada região, muitas especialidades para aproveitar sem pressa.....

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Gnegraes
16-10-2021, 11:47
Gradicidu pur essi fiu di proza das coisa boa di Minas..... Ê saudadi sô....

Rromagnani
16-10-2021, 13:12
Amigos,

Gostaria de obter algumas orientações sobre um roteiro que estamos planejando para o próximo feriado.

Devo partir com mais dois colegas para realizar o seguinte trajeto:

SP - SÃO TOMÉ DAS LETAS
SÃO TOMÉ - SÃO JOÃO DEL REI - CONGONHAS - OURO PRETO
OURO PRETO - CAPITÓLIO
CAPITÓLIO - SP.

Gostaria de pegar dicas sobre locais para visitar, locais para evitar e qualquer outra informação adicional que seja relevante relacionada a turismo no geral e as condições das estradas da região.

Agradeço quem puder colaborar.

Grande Abraço,

Felipe.Dizem que em São Thomé tem uma venda de "chás" muito bons! [emoji1787][emoji1787][emoji1787][emoji1787][emoji1787][emoji1787]



Enviado de meu SM-N770F usando o Tapatalk

EvertonM
16-10-2021, 14:19
Dizem que em São Thomé tem uma venda de "chás" muito bons!

:D
E ainda tem a chance de ser abduzido por ETs !!

Reiner
16-10-2021, 14:32
:D
E ainda tem a chance de ser abduzido por ETs !!Everton, ET's tem que ir à Varginha, um pouco pra frente, rsrsrs. Mas em São Tomé tem um túnel que liga STL à Machu Picchu.....

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Rromagnani
16-10-2021, 14:41
Everton, ET's tem que ir à Varginha, um pouco pra frente, rsrsrs. Mas em São Tomé tem um túnel que liga STL à Machu Picchu.....

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

[emoji23][emoji23][emoji23][emoji23][emoji23]. Legal que dá pra chegar lá sem passar pela alfândega!


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Reiner
16-10-2021, 15:23
[emoji1787][emoji1787][emoji1787][emoji1787]

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

EvertonM
16-10-2021, 15:48
Reiner, não sei se é por conta do "chazinho", mas há vários relatos de "encontros" com ETs na região !! rsrsrs
Por sinal, talvez por conta das alterosas, Minas Gerais vincula-se a muitos relatos com os amigos interplanetários.
Mas STL é, de fato, um local heterodoxo. Lá também há uma ladeira em que o automóvel "sobe na descida", além de outras boas atrações.
PS: Aqui perto do DF, onde resido, também tem histórias de chazinho e ET - Alto Paraíso é um prato cheio para os "iniciados".

Para ilustrar e aguçar a curiosidade, no link abaixo tem um vídeo do History sobre um dos eventos - mas não esqueça de tomar o "chazinho" !!
https://www.pousadaarcoiris.com.br/de-carona-com-os-ovnis-em-sao-thome-das-letras/

Rromagnani
16-10-2021, 17:15
Reiner, não sei se é por conta do "chazinho", mas há vários relatos de "encontros" com ETs na região !! rsrsrs
Por sinal, talvez por conta das alterosas, Minas Gerais vincula-se a muitos relatos com os amigos interplanetários.
Mas STL é, de fato, um local heterodoxo. Lá também há uma ladeira em que o automóvel "sobe na descida", além de outras boas atrações.
PS: Aqui perto do DF, onde resido, também tem histórias de chazinho e ET - Alto Paraíso é um prato cheio para os "iniciados".

Para ilustrar e aguçar a curiosidade, no link abaixo tem um vídeo do History sobre um dos eventos - mas não esqueça de tomar o "chazinho" !!
https://www.pousadaarcoiris.com.br/de-carona-com-os-ovnis-em-sao-thome-das-letras/Uma coisa é certa... Eu só aceitaria ser abduzido se pudesse levar a moto! [emoji1787][emoji1787][emoji1787][emoji1787][emoji1787]

Enviado de meu SM-N770F usando o Tapatalk

Benicio
16-10-2021, 22:14
Obrigado por partilhar Benício, se for ficar escrevendo vamos ficar o resto do ano....rsrsrs..
O melhor é vir pra cá mesmo....
Cada região, muitas especialidades para aproveitar sem pressa.....

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Isso mesmo Reiner!
Verdade verdadeira [emoji3]

Benicio
16-10-2021, 22:17
Gradicidu pur essi fiu di proza das coisa boa di Minas..... Ê saudadi sô....

Isso aí Guilherme [emoji23][emoji23][emoji23]

Benicio
16-10-2021, 22:23
Everton, ET's tem que ir à Varginha, um pouco pra frente, rsrsrs. Mas em São Tomé tem um túnel que liga STL à Machu Picchu.....

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Rindo até 2022! [emoji23][emoji23][emoji23][emoji23]

FCRUZ17
18-10-2021, 11:20
Rapaz!!! Confesso que não esperava tantas respostas em retorno! Muito obrigado pelas colaborações. Vou anotar tudo aqui. Dicas de muito valor!

Um ponto que não vi os amigos comentarem...

Na ida, pego um bom trecho da Fernão, que é duplicada, mas depois o deslocamento entre as cidades será feito apenas por estradas secundárias. Gostaria de saber se os amigos sabem das condiões dessas estradas e se há algum trecho a ser evitado.

Obrigado.

Felipe

Reiner
18-10-2021, 12:23
Felipe,
Saindo da Fernão Dias (BR381),
Você só terá pistas simples, qdo muito com terceiras pistas em alguns locais....
Você não precisa evitar locais, mas sim, desenvolver velocidades compatíveis e usar uma direção bastante defensiva....tentando adivinhar o comportamento dos outros usuários. Tenho notado que em Minas, carros de outros estados (São Paulo), tem forçado a ultrapassagem onde tem terceira pista, te forçando a ir para a pista à direita. Prática ilegal e perigosa,que está se tornando comum.

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Gnegraes
18-10-2021, 14:34
Felipe,
Saindo da Fernão Dias (BR381),
Você só terá pistas simples, qdo muito com terceiras pistas em alguns locais....
Você não precisa evitar locais, mas sim, desenvolver velocidades compatíveis e usar uma direção bastante defensiva....tentando adivinhar o comportamento dos outros usuários. Tenho notado que em Minas, carros de outros estados (São Paulo), tem forçado a ultrapassagem onde tem terceira pista, te forçando a ir para a pista à direita. Prática ilegal e perigosa,que está se tornando comum.

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Reiner,

Pelo Código de Transito, por mais absurdo que possa parecer, mesmo que você esteja no limite de velocidade da rodovia e na pista da esquerda, se outro motorista vier mais rápido, você tem de dar passagem. Tem multa inclusive.

Reiner
18-10-2021, 15:06
Reiner,

Pelo Código de Transito, por mais absurdo que possa parecer, mesmo que você esteja no limite de velocidade da rodovia e na pista da esquerda, se outro motorista vier mais rápido, você tem de dar passagem. Tem multa inclusive.Sei perfeitamente disso....mas,
O que está acontecendo é o veículo que vem em sentido contrário, e vc esta na pista "normal " e o veículo em sentido contrário abre uma ultrapassagem te obrigando a ir para a pista à direita....muito cuidado com isso.....
Além de absurdo é extremamente perigoso....
E tem acontecido com muita frequência na nossa região, coberta pela MG050, que apesar de ser pedagiada é muito perigosa....

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

P.ALMEIDA
18-10-2021, 17:43
Amigos,

Gostaria de obter algumas orientações sobre um roteiro que estamos planejando para o próximo feriado.

Devo partir com mais dois colegas para realizar o seguinte trajeto:

SP - SÃO TOMÉ DAS LETAS
SÃO TOMÉ - SÃO JOÃO DEL REI - CONGONHAS - OURO PRETO
OURO PRETO - CAPITÓLIO
CAPITÓLIO - SP.

Gostaria de pegar dicas sobre locais para visitar, locais para evitar e qualquer outra informação adicional que seja relevante relacionada a turismo no geral e as condições das estradas da região.

Agradeço quem puder colaborar.

Grande Abraço,

Felipe.

Felipe,
Segue pitaco:
São poucos dias e muita coisa pra ver. Essa região é linda uma das minhas preferidas, será difícil ver tudo em um feriado. Vai ter que escolher.
Não iria pra São Tomé.
Sugiro colocar Tiradentes no lugar + eu iria direto SP pra Tiradentes. Ela fica bem perto de São João e acho que é uma cidade bem mais interessante. Conheça em Tiradentes o Bichinho, muito artesanato, restaurantes, bares e degustação de cachaça. No Centro tem muita pousada pra pernoite de todos os preços e vários restaurantes e bares. Na entrada da cidade tem até museu de motocicletas.
Se vc gosta de curvas e só com tempo seco, olha no Maps essa rota = SP, na Dutra depois de Aparecida pega saída Silveiras, rumo a Cruzeiro, Caxambu, Cruzília, Minduri, Madre de Deus, Tiradentes. O asfalto nessa rota nunca foi perfeito mas nenhuma panela. Antes da pandemia fui por vários anos seguidos ao Bike Fest de Tiradentes por esta rota = super divertida e bonita.
Em Setembro fui de carro com a mulher de SP pra Tiradentes, via Fernão entrando em Lavras. Vai pegar muita pista simples de Lavras até Tiradentes com muito caminhão, lombadas e polícia fiscalizando perto das cidades, o asfalto nesse trecho aceitável/regular, tenha muita paciência, não ande a noite.
De Tiradentes você consegue alcançar os outros destinos do seu roteiro.
Se estiver chovendo não tenha dúvida = Fernão.
Bons ventos.

Gnegraes
18-10-2021, 20:12
Felipe,
Segue pitaco:
São poucos dias e muita coisa pra ver. Essa região é linda uma das minhas preferidas, será difícil ver tudo em um feriado. Vai ter que escolher.
Não iria pra São Tomé.
Sugiro colocar Tiradentes no lugar + eu iria direto SP pra Tiradentes. Ela fica bem perto de São João e acho que é uma cidade bem mais interessante. Conheça em Tiradentes o Bichinho, muito artesanato, restaurantes, bares e degustação de cachaça. No Centro tem muita pousada pra pernoite de todos os preços e vários restaurantes e bares. Na entrada da cidade tem até museu de motocicletas.
Se vc gosta de curvas e só com tempo seco, olha no Maps essa rota = SP, na Dutra depois de Aparecida pega saída Silveiras, rumo a Cruzeiro, Caxambu, Cruzília, Minduri, Madre de Deus, Tiradentes. O asfalto nessa rota nunca foi perfeito mas nenhuma panela. Antes da pandemia fui por vários anos seguidos ao Bike Fest de Tiradentes por esta rota = super divertida e bonita.
Em Setembro fui de carro com a mulher de SP pra Tiradentes, via Fernão entrando em Lavras. Vai pegar muita pista simples de Lavras até Tiradentes com muito caminhão, lombadas e polícia fiscalizando perto das cidades, o asfalto nesse trecho aceitável/regular, tenha muita paciência, não ande a noite.
De Tiradentes você consegue alcançar os outros destinos do seu roteiro.
Se estiver chovendo não tenha dúvida = Fernão.
Bons ventos.

Felipe,

Concordo com o Paulo. O trecho Lavras - São João é muito ruim, ficar disputando com carreta na contramão não é muito agradável, para dizer o mínimo.
O trecho da Dutra, apesar de ter muito caminhão, são retas e retas e os motoristas são mais disciplinados, a pista está impecável. E você ainda pode ir pela Ayrton Sena / Carvalho Pinto até Taubaté, faz um bypass no trecho com mais transito entre São Paulo e São José dos Campos.
Saiu da Dutra, é só alegria...

FCRUZ17
20-10-2021, 16:18
Felipe,
Segue pitaco:
São poucos dias e muita coisa pra ver. Essa região é linda uma das minhas preferidas, será difícil ver tudo em um feriado. Vai ter que escolher.
Não iria pra São Tomé.
Sugiro colocar Tiradentes no lugar + eu iria direto SP pra Tiradentes. Ela fica bem perto de São João e acho que é uma cidade bem mais interessante. Conheça em Tiradentes o Bichinho, muito artesanato, restaurantes, bares e degustação de cachaça. No Centro tem muita pousada pra pernoite de todos os preços e vários restaurantes e bares. Na entrada da cidade tem até museu de motocicletas.
Se vc gosta de curvas e só com tempo seco, olha no Maps essa rota = SP, na Dutra depois de Aparecida pega saída Silveiras, rumo a Cruzeiro, Caxambu, Cruzília, Minduri, Madre de Deus, Tiradentes. O asfalto nessa rota nunca foi perfeito mas nenhuma panela. Antes da pandemia fui por vários anos seguidos ao Bike Fest de Tiradentes por esta rota = super divertida e bonita.
Em Setembro fui de carro com a mulher de SP pra Tiradentes, via Fernão entrando em Lavras. Vai pegar muita pista simples de Lavras até Tiradentes com muito caminhão, lombadas e polícia fiscalizando perto das cidades, o asfalto nesse trecho aceitável/regular, tenha muita paciência, não ande a noite.
De Tiradentes você consegue alcançar os outros destinos do seu roteiro.
Se estiver chovendo não tenha dúvida = Fernão.
Bons ventos.

Paulo, obrigado pela colaboração.
Sobre São Tomé, explico... devo sair de SP por volta de 13h e preciso de um destino no caminho em que eu pare de rodar no máximo por volta de 18h.
Nesse caso, São Tomé me pareceu a opção mais viável, mas confesso que nao conheço nada lá. Nunca fui para aquelas bandas.

EvertonM
20-10-2021, 21:00
Passe em STL sim, Felipe. Para alguns é aquele lugar que só se vai uma vez na vida, mas não perca a chance de ir ao menos essa vez, já que estará por ali.

FCRUZ17
03-11-2021, 12:11
Amigos,

Gostaria de agradecer por todas as dicas valiosas sobre o roteiro. A viagem foi 100%.

Muitas surpresas, muitos trechos de offroad, comida boa, recepção excelente em todos os lugares que passamos.

Agradecimento especial para os amigos que deram as dicas de São Bartolomeu. Que lugar sensacional. A estrada de terra para chegar foi uma diversão e tanto. Havia chovido no dia anterior e pegamos alguns trechos com fortes "emoções"..kkkkk.

Deixo aqui uma dica de uma pousada que conheci na Canastra. Moto Tour Adventure. Eles fazem locação de motos para passeios pelo região. Fizemos a locação de duas CRF´s e fomos almoçar na Vanda (bem conhecida na região). Depois subimos ao mirante da Serra Banca e retornamos. Que chuuuva!!!! Foram cerca de 95 kms de offroad pra um dia que nunca mais esqueceremos. Tombos, lama, sustos e muita diversão.

Grande abraço!

Felipe

FCRUZ17
03-11-2021, 12:16
11018

FCRUZ17
03-11-2021, 12:22
11019

FCRUZ17
03-11-2021, 12:24
11023

Benicio
03-11-2021, 13:18
Espetacular Felipe!
Obrigado pelas postagens!
Abraço,
Benício

Gnegraes
03-11-2021, 14:26
11020

11021

11022

Felipe,

Bom que tenha aproveitado o passeio.
Os anexos que você postou não são possíveis de ser abertos.
Aqui somente fotos e vídeos...

FCRUZ17
03-11-2021, 14:35
Felipe,

Bom que tenha aproveitado o passeio.
Os anexos que você postou não são possíveis de ser abertos.
Aqui somente fotos e vídeos...

Guilherme, obrigado por alertar... Tentei postar 3 fotos na sequência mas deu nisso. Vou corrigir agora.

Abs!

FCRUZ17
03-11-2021, 17:44
Muito estranho... não consigo subir as outras fotos.... :(

Gnegraes
04-11-2021, 07:24
Muito estranho... não consigo subir as outras fotos.... :(

Felipe,

Verifique o tamanho de cada foto, há limite.
Reduza o tamanho para 150kB por exemplo.

Reiner
04-11-2021, 10:45
Amigos,

Gostaria de agradecer por todas as dicas valiosas sobre o roteiro. A viagem foi 100%.

Muitas surpresas, muitos trechos de offroad, comida boa, recepção excelente em todos os lugares que passamos.

Agradecimento especial para os amigos que deram as dicas de São Bartolomeu. Que lugar sensacional. A estrada de terra para chegar foi uma diversão e tanto. Havia chovido no dia anterior e pegamos alguns trechos com fortes "emoções"..kkkkk.

Deixo aqui uma dica de uma pousada que conheci na Canastra. Moto Tour Adventure. Eles fazem locação de motos para passeios pelo região. Fizemos a locação de duas CRF´s e fomos almoçar na Vanda (bem conhecida na região). Depois subimos ao mirante da Serra Banca e retornamos. Que chuuuva!!!! Foram cerca de 95 kms de offroad pra um dia que nunca mais esqueceremos. Tombos, lama, sustos e muita diversão.

Grande abraço!

FelipeFelipe, vc passou no fundo do meu quintal e não me deu a honra de um cafezinho [emoji848]


Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

FCRUZ17
05-11-2021, 10:53
Felipe, vc passou no fundo do meu quintal e não me deu a honra de um cafezinho [emoji848]


Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Reiner, confesso que faltou tempo pra muuuita coisa nessa viagem. Queria um dia livre em Tiradentes, mas acabou sendo só uma rápida passagem. Ouro Preto tmb merecia mais de uma pernoite.

Infelizmente a vida corrida do trabalhador brasileiro é assim....kkkk.

Quem sabe em uma próxima viagem por essas bandas eu arrisco o café!?

Abs,

Felipe