PDA

Ver Versão Completa : Partida com marcha engatada



diogomail
16-11-2021, 18:08
Senhores percebi nesse FDS que minha moto não está dando a partida quando está engatada. Apenas é possível ligar a moto quando ela está no neutro. Dei uma olhada nos cabos do manete da embreagem e parecem em ordem. Alguém poderia me informar o que poderia estar ocasionando esse problema? Minha moto é uma R1200GS ano 2017 com 24k

Obrigado

Diogo Emanuel Maia [emoji1054]

Eraldo Tel
16-11-2021, 18:23
Senhores percebi nesse FDS que minha moto não está dando a partida quando está engatada. Apenas é possível ligar a moto quando ela está no neutro. Dei uma olhada nos cabos do manete da embreagem e parecem em ordem. Alguém poderia me informar o que poderia estar ocasionando esse problema? Minha moto é uma R1200GS ano 2017 com 24k

Obrigado

Diogo Emanuel Maia [emoji1054]Boa tarde Diogo, tem sensores no manete e no pezinho que impedem a partida do motor com o pezinho armado ou marcha engatada, é pra segurança. Se vc recolher o pezinho e acionar a embreagem é possível a partida com alguma marcha engatada. Não deve ter nenhum defeito não.

Eraldo Telles

Enviado de meu ASUS_X00PD usando o Tapatalk

diogomail
16-11-2021, 18:59
Boa tarde Diogo, tem sensores no manete e no pezinho que impedem a partida do motor com o pezinho armado ou marcha engatada, é pra segurança. Se vc recolher o pezinho e acionar a embreagem é possível a partida com alguma marcha engatada. Não deve ter nenhum defeito não.

Eraldo Telles

Enviado de meu ASUS_X00PD usando o TapatalkBoa tarde Eraldo, obrigado pelo retorno.

A moto não liga mesmo com o pezinho recolhido e o manete da embreagem acionado quando em marcha engatada.
Ela só liga quando a moto está no neutro.

Acredito que possa ser algum conector do manete que pode estar com mau contato.

Diogo Emanuel Maia [emoji1054]

Reiner
16-11-2021, 19:01
Boa tarde Eraldo, obrigado pelo retorno.

A moto não liga mesmo com o pezinho recolhido e o manete da embreagem acionado quando em marcha engatada.
Ela só liga quando a moto está no neutro.

Acredito que possa ser algum conector do manete que pode estar com mau contato.

Diogo Emanuel Maia [emoji1054]Diogo,
A minha tem esse problema,
É uma micro chave dupla que tem na embreagem....
Cansei de regular, acho que vou ter que comprar outra unidade....

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

diogomail
16-11-2021, 19:06
Diogo,
A minha tem esse problema,
É uma micro chave dupla que tem na embreagem....
Cansei de regular, acho que vou ter que comprar outra unidade....

Enviado de meu SM-A530F usando o TapatalkReiner eu estava com essa desconfiança que o problema estaria no conector/sensor do manete.

Como posso fazer essa regulagem? Vou tentar resolver antes de levar no mecânico.

Obrigado

Diogo Emanuel Maia [emoji1054]

Eraldo Tel
16-11-2021, 19:15
Boa tarde Eraldo, obrigado pelo retorno.

A moto não liga mesmo com o pezinho recolhido e o manete da embreagem acionado quando em marcha engatada.
Ela só liga quando a moto está no neutro.

Acredito que possa ser algum conector do manete que pode estar com mau contato.

Diogo Emanuel Maia [emoji1054]Ou mesmo o micro switch pode estar com defeito, se vc não houve o click ao acionar a embreagem, pode ser isso, pois os conectores tem encaixe bem firme, no caso de mal contato ( se houver o click) Wd resolve, se vc tiver um scanner pra fazer varredura de erros certamente vai estar registrado as tentativas de partida que falharam e a causa provável.

Eraldo Telles

Enviado de meu ASUS_X00PD usando o Tapatalk

luiz baum
16-11-2021, 21:20
Se o conector do sensor da manete estiver acessível fica fácil desconectar e testá-lo com multímetro numa escala baixa de ohms.

Luiz Baum

EvertonM
16-11-2021, 21:27
Diogo, eu tinha uma GS 2018 Exclusive, suponho que seja igual à sua, e tinha esse problema.
Na minha experiência, o problema não estava no manete da embreagem, mas sim nos sensores do pedal ou do câmbio. Ajudava temporariamente quando jogava um monte de WD40 na região do pedal, principalmente no sensor do pezinho, mas não durava muito.
Até que cansei de usar o WD40 e, quando dava o treco, eu engatava e moto e empurrava um pouquinho para frente e para trás e depois ela dava partida normalmente.
Imaginei que pudesse ser algum sensor "fora do lugar" que estivesse ligado ao pedal do câmbio (pura "achologia supositória").
Como era de vez em quando, nunca cuidei muito disso - e depois de 1 ano mais ou menos vendi a moto.

Reiner
17-11-2021, 11:45
Reiner eu estava com essa desconfiança que o problema estaria no conector/sensor do manete.

Como posso fazer essa regulagem? Vou tentar resolver antes de levar no mecânico.

Obrigado

Diogo Emanuel Maia [emoji1054]Diogo,
Eu ajusto a lâmina externa da micro chave. Acho que em um veículo tão caro, a micro chave utilizada é de uma pobreza sem tamanho....parecida com limitadores de curso de portões eletrônicos.
O sensor do pedal segue a mesma linha...
Deveriam ao meu ver, serem indutivos ou mais sofisticados.

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

diogomail
17-11-2021, 11:48
Até dá para conviver com esse problema, mas a questão é a moto morrer em alguma situação e precisar colocar no neutro para ligar. Para andar na areia agora, esquece...

Diogo Emanuel Maia [emoji1054]

Reiner
17-11-2021, 12:01
Até dá para conviver com esse problema, mas a questão é a moto morrer em alguma situação e precisar colocar no neutro para ligar. Para andar na areia agora, esquece...

Diogo Emanuel Maia [emoji1054]Eu acostumei e acabei esquecendo que não funciona....


Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Antonio
17-11-2021, 14:13
Não sei se foi coincidência mas na minha moto começou isso de só ligar no neutro , depois de uma revisão na CC onde foi feita uma atualização de software .

luiz baum
17-11-2021, 15:37
Diogo,
Eu ajusto a lâmina externa da micro chave. Acho que em um veículo tão caro, a micro chave utilizada é de uma pobreza sem tamanho....parecida com limitadores de curso de portões eletrônicos.
O sensor do pedal segue a mesma linha...
Deveriam ao meu ver, serem indutivos ou mais sofisticados.

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Ou também usando reed-switches encapsulados....

Luiz Baum

Iceman
24-11-2021, 07:26
Até dá para conviver com esse problema, mas a questão é a moto morrer em alguma situação e precisar colocar no neutro para ligar. Para andar na areia agora, esquece...

Diogo Emanuel Maia [emoji1054]

Eo pior é que o tal do Murphy não tira folga nem no Natal e Ano Novo...

A minha só pega se eu apertar o manete da embreagem até o final (até encostar no punho).

Rromagnani
24-11-2021, 12:36
Eo pior é que o tal do Murphy não tira folga nem no Natal e Ano Novo...

A minha só pega se eu apertar o manete da embreagem até o final (até encostar no punho).

Muito pelo contrário…. Nessa época ele faz hora extra!


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Antonio
09-01-2024, 20:02
Achei esse vídeo no YouTube mas não estou conseguindo colocar o link aqui . Se digitar isso: Bmw gs 1200 won’t start on gear , ele explica o que pode ser para não estar ligando com a moto engatada .

Reiner
09-01-2024, 20:08
Muito bom Antônio, tive uma 2015 que apresentou este defeito. Corrigi ajustando a lamina do micro switch que fica na manopla da embreagem....

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

Antonio
09-01-2024, 20:13
Oi Reiner minha está com esse problema , mas não vou arriscar desmontar . Vou tentar arrumar na manopla , É aquela borboleta com as 3 posições de ajuste ?

Reiner
09-01-2024, 21:16
Pode tentar, mas, não é difícil. Olhando por baixo do manete tem um parafuso pequeno, retire ele e puxe o cabo com o par de microswitch. Confirme qual dele permite a partida engatada, com a moto no cavalete e o suporte lateral recolhido. Assim que verificar qual é, só dar uma pressão na alavanca.....


Veja também:

https://www.bmwgsbrasil.com.br/showthread.php?p=122014




Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

EvertonM
09-01-2024, 21:33
Muito boa dica. Valeu !