PDA

Ver Versão Completa : Dna bmw



sal silva
23-03-2013, 23:38
Ola pessoal, conversando com um amigo, ele me falou que todas as motos BMW acima de 800 cc tem suas peças codificadas, o que as torna exclusivas, ou seja, suas peças nao funcionarao em outra moto do mesmo modelo ,evitando assim o comercio de peças roubadas ou pelo menos desestimulando os ladroes.Ele tambem me falou que a regulagem das motos BMW tem por obrigaçao serem feitas nas concessionarias autorizadas, pois somente eles (BMW)podem liberar o dna da moto para que sejam reguladas ou reparadas (to lascado).Ele tambem falou que teve proprietarios de BMW que levaram suas motos fora da concessionaria e tiveram um prejuizo enorme, pois varias peças queimaram.Nao sei se me faço entender, mas gostaria da opiniao de voces.
Valeu.

shw
24-03-2013, 01:15
Ola pessoal, conversando com um amigo, ele me falou que todas as motos BMW acima de 800 cc tem suas peças codificadas, o que as torna exclusivas, ou seja, suas peças nao funcionarao em outra moto do mesmo modelo ,evitando assim o comercio de peças roubadas ou pelo menos desestimulando os ladroes.Ele tambem me falou que a regulagem das motos BMW tem por obrigaçao serem feitas nas concessionarias autorizadas, pois somente eles (BMW)podem liberar o dna da moto para que sejam reguladas ou reparadas (to lascado).Ele tambem falou que teve proprietarios de BMW que levaram suas motos fora da concessionaria e tiveram um prejuizo enorme, pois varias peças queimaram.Nao sei se me faço entender, mas gostaria da opiniao de voces.
Valeu.

Nada haver...

TOLENTINO
24-03-2013, 08:19
Sal, a informação do seu amigo não procede. Assim que tirei minha Trophy da ccs levei para meu mecânico fazer a revisão da "revisão" e ele acessou a centralina da moto, tirou gráficos dos parâmetros existentes, fez alguns ajustes (equalização da injeção dos 2 cilindros que estava errada e corrigiu uma falha de comunicação entre o chassi e a centralina) e tirou novamente os gráficos, comparando o antes e o depois. Ele também comparou a kilometragem marcada no CB (comprei a moto com 1.700km) com a km registrada na centralina (esse é um "feature" legal da BMW, pois antes de comprar uma semi-nova dá para saber se a km marcada no hodometro é real).

Quanto a "marcação" das peças, não tenho registro disso. Só se seu amigo está se referindo a centralina.

Crodao
24-03-2013, 08:31
Ola pessoal, conversando com um amigo, ele me falou que todas as motos BMW acima de 800 cc tem suas peças codificadas, o que as torna exclusivas, ou seja, suas peças nao funcionarao em outra moto do mesmo modelo ,evitando assim o comercio de peças roubadas ou pelo menos desestimulando os ladroes.
Não ter comércio de peças de origem duvidosas seria interessante.
Mas não têm nada a ver. Para isso todas as peças teriam que ter algum chip codificando as mesmas.
Besteira.

sal silva
24-03-2013, 21:03
Sal, a informação do seu amigo não procede. Assim que tirei minha Trophy da ccs levei para meu mecânico fazer a revisão da "revisão" e ele acessou a centralina da moto, tirou gráficos dos parâmetros existentes, fez alguns ajustes (equalização da injeção dos 2 cilindros que estava errada e corrigiu uma falha de comunicação entre o chassi e a centralina) e tirou novamente os gráficos, comparando o antes e o depois. Ele também comparou a kilometragem marcada no CB (comprei a moto com 1.700km) com a km registrada na centralina (esse é um "feature" legal da BMW, pois antes de comprar uma semi-nova dá para saber se a km marcada no hodometro é real).

Quanto a "marcação" das peças, não tenho registro disso. Só se seu amigo está se referindo a centralina.

Pode ser que cada centralina tenha um codigo unico, ou seja, todas as partes eletronicas de peças ligadas a ela podem nao funcionar em outra moto do mesmo modelo.Quanto às peças nao ligadas a ela, como bancos,paralamas,rodas etc, como disse o crodao, so se tivessem um chip embutido na peça, ai daria para ver se foi retirado de uma moto roubada.Tecnologia ha, basta as montadoras e o poder publico trabalharem com seriedade.Tolentino este seu mecanico é credenciado pela BMW?Ele parece ser bom.

Victor L
24-03-2013, 21:43
Pode ser que cada centralina tenha um codigo unico, ou seja, todas as partes eletronicas de peças ligadas a ela podem nao funcionar em outra moto do mesmo modelo.Quanto às peças nao ligadas a ela, como bancos,paralamas,rodas etc, como disse o crodao, so se tivessem um chip embutido na peça, ai daria para ver se foi retirado de uma moto roubada.Tecnologia ha, basta as montadoras e o poder publico trabalharem com seriedade.Tolentino este seu mecanico é credenciado pela BMW?Ele parece ser bom.

Esse mecânico tb me chamou atenção... Nem comprei a moto e já estou gostando dos serviços dele :)

shw
24-03-2013, 22:37
Sal, a informação do seu amigo não procede. Assim que tirei minha Trophy da ccs levei para meu mecânico fazer a revisão da "revisão" e ele acessou a centralina da moto, tirou gráficos dos parâmetros existentes, fez alguns ajustes (equalização da injeção dos 2 cilindros que estava errada e corrigiu uma falha de comunicação entre o chassi e a centralina) e tirou novamente os gráficos, comparando o antes e o depois. Ele também comparou a kilometragem marcada no CB (comprei a moto com 1.700km) com a km registrada na centralina (esse é um "feature" legal da BMW, pois antes de comprar uma semi-nova dá para saber se a km marcada no hodometro é real).

Quanto a "marcação" das peças, não tenho registro disso. Só se seu amigo está se referindo a centralina.

Exato o cara deve ser bom... Ótima referencia

CM-R1200-GS
25-03-2013, 12:18
Pessoal, o mecanico que o Tolentino se referiu, não é credenciado BMW, o cara trabalha na casa dele, mas ELE É BOM PACAS !!!!
Não conheço pessoalmente, mas as referencias são boas.

TOLENTINO
25-03-2013, 14:12
Esse mecânico, o "Fofão", é gerente de oficina da ccs Toyota aqui de Itu onde dá expediente diário, mas como apaixonado por motos, montou na própria residência uma oficina para mexer nas motos dele (Hayabusa e CB1000R) e dos amigos.

Ele é muito detalhista e tem todos os softwares, manuais técnicos e ferramentas necessárias para manutenção de motos "premium", porém, como ele trabalha sozinho nessa oficina, de segunda a sexta-feira das 19h as 22h, os "clientes" tem que agendar com bastante antecedência e não ter pressa. Mas vale a pena, porque o cara é fera e mexe nas motos como se fossem dele. Alem de ser muito gente boa e cobrar um preço que, se não pode ser classificado como barato, é justo.

Levo minhas motos na ccs apenas enquanto estão na garantia, mas só para pegar o bendito carimbo do manual, mas em seguida levo para o Fofão "revisar a revisão".

Eu tenho uma opinião: com raríssimas exceções, mecânico de motos que é bom não trabalha em concessionária.

FPoli
25-03-2013, 16:41
Essa opinião faz todo sentido.

Crodao
25-03-2013, 21:31
Eu tenho uma opinião: com raríssimas exceções, mecânico de motos que é bom não trabalha em concessionária.
Interessante, nunca tinha pensado nisso, acho que você têm razão.

TOLENTINO
26-03-2013, 08:05
Minha opinião sobre mecânicos de concessionárias é baseada, principalmente, no fator remuneração. Quando recebemos um orçamento de ccs, nos cobram pela hora de serviço mecânico, um valor correspondente ao salario que recebe um engenheiro mecânico pós-graduado na Alemanha, mas para o mecânico que vai mexer nas nossas motos pagam salário de "auxiliar de aprendiz júnior".

Quando o mecânico é capacitado e um bom profissional, é muito mais lógico abrir a própria oficina, pois o investimento não é tão grande e se ele for bom mesmo, é certeza de sucesso e de remuneração muito melhor.

Quem trabalha como mecânico em ccs, óbviamente sabe disso, mas está lá por duas razões: é jovem e precisa aprender ou desenvolver a profissão e depois montar seu próprio negócio ou é do tipo "fim de carreira". Repito aqui que existem exceções, mas são muito raras mesmo.