PDA

Ver Versão Completa : Diferencial GS 1200 Premium



Leandro M
06-02-2023, 20:08
Boa noite!

Pessoal, após a revisão do carda da minha moto, GS 1200 Premin 2013, que estava em excelente estado diga-se de passagem, aproveitei para lubrificar o que pude e troquei o óleo do diferencial. Eu nunca tinha verificado se o diferencial aquecia ou não, mas depois da revisão por curiosidade coloquei a mão nele e estava quente, não muito, dá pra ficar com a mão lá tranquilamente, mas estava quente. Como eu não chequei isso antes fiquei sem referencia. Alguém saberia me dizer se isto é normal? Usei óleo especificado pelo manual, só que motul.

Outro detalhe que me chamou a atenção é que com a moto ligada no cavalete, engatando a 1ª marcha e deixando ela rodar, me parece que a folga que existe no cardã gera tipo uns estalos, acionando um pouco a embreagem ou acelerando isso acaba, bem como com a moto andando. Eu deveria ter visto isso antes da manutenção para comparar, mas nem pensei.

Se alguém tiver esta experiência ou puder checar na sua fico grato. Tô correndo de oficina aqui!

Reiner
06-02-2023, 21:27
Boa noite Leandro, bem vindo ao fórum.
Tive uma Premiun 2015 e eu mesmo fazia a manutenção da mesma. Notei esse mesmo aquecimento e folga que vc relata.
E assim que for possível, se apresente no tópico adequado.


Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

luiz baum
06-02-2023, 22:24
Imagino a questão do barulho com a moto funcionando em marcha lenta e com a primeira marcha engatada da mesma forma que ocorre se a transmissão fosse por corrente.
Devido ao funcionamento irregular em marcha lenta e dependendo da folga da corrente pode ocorrer dela "bater" na balança.
Quase como ocorre quando se anda na última marcha com velocidade abaixo do mínimo recomendado.
No velocímetro da minha 650 tem uma marca nos 50 km/h.
(Se não me engano)
Se tentar andar em quinta abaixo disso treme tudo.

Luiz Baum

Gnegraes
07-02-2023, 10:54
Boa noite!

Pessoal, após a revisão do carda da minha moto, GS 1200 Premin 2013, que estava em excelente estado diga-se de passagem, aproveitei para lubrificar o que pude e troquei o óleo do diferencial. Eu nunca tinha verificado se o diferencial aquecia ou não, mas depois da revisão por curiosidade coloquei a mão nele e estava quente, não muito, dá pra ficar com a mão lá tranquilamente, mas estava quente. Como eu não chequei isso antes fiquei sem referencia. Alguém saberia me dizer se isto é normal? Usei óleo especificado pelo manual, só que motul.

Outro detalhe que me chamou a atenção é que com a moto ligada no cavalete, engatando a 1ª marcha e deixando ela rodar, me parece que a folga que existe no cardã gera tipo uns estalos, acionando um pouco a embreagem ou acelerando isso acaba, bem como com a moto andando. Eu deveria ter visto isso antes da manutenção para comparar, mas nem pensei.

Se alguém tiver esta experiência ou puder checar na sua fico grato. Tô correndo de oficina aqui!


Bom dia Leandro,

As motos dotadas de transmissão com eixo cardã possuem uma caixa de redução com engrenagens cônicas acoplada ao cubo da roda.
Não existe diferencial, somente em veículos de 4 rodas cuja caixa de engrenagens cônicas tem 2 semi-eixos que acionam as rodas traseiras. Essa caixa chamada de diferencial possui um par de engrenagens cônicas e engrenagens satélites.
Por hábito vindo dos automóveis, a maioria das pessoas chama de diferencial, inclusive na tradução do manual de proprietário, traduzido para o Pt de Portugal. No manual original em alemão ele é tratado por uma abreviação HAG - Hintere Achse Getriebe = caixa de redução do eixo traseiro.


Tanto motos com transmissão por corrente de rolos como por eixo cardã, possuem folga que se verifica na roda traseira.
Essa folga é a soma de todas as folgas de engrenagens, de anéis de sincronização/acoplamento no câmbio, folga <entre elos da corrente de rolos> / < nas juntas universais nas extremidades do eixo cardã>.

Toda caixa de engrenagens gera calor, pelo atrito nos rolamentos e no(s) engrenamento(s) da(s) engrenagem(s).
A caixa de redução traseira das BMWs é um redutor de velocidade dotado de apenas um par de engrenagens cônicas.
Existem câmbios em alguns veículos que pela sua potência/torque, são dotados de radiadores de óleo para sua refrigeração.

O óleo da caixa de redução traseira deve ser óleo de engrenagens, classe 75W90 sintético. O volume é de 180ml, esse volume deve ser medido com becker ou proveta, pois excesso de óleo causa sobreaquecimento.

Leandro M
07-02-2023, 12:18
Boa noite Leandro, bem vindo ao fórum.
Tive uma Premiun 2015 e eu mesmo fazia a manutenção da mesma. Notei esse mesmo aquecimento e folga que vc relata.
E assim que for possível, se apresente no tópico adequado.


Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

Obrigado! Também faço o que posso nas minhas motos, na GS estou iniciando. Quanto ao me apresentar me perdoe, mas não entendi mesmo.

Leandro M
07-02-2023, 12:18
Pensei nisso, mas não custa ter uma referência. Obrigado pela resposta.

Leandro M
07-02-2023, 12:25
Agradeço pelas explicações. Acho estranho o pessoal comentar que perde óleo pelo sensor do ABS. Eu completei até aquele bujão na lateral, mas dei uma bela caprichada, pode ser que exagerei.

Reiner
07-02-2023, 13:32
Agradeço pelas explicações. Acho estranho o pessoal comentar que perde óleo pelo sensor do ABS. Eu completei até aquele bujão na lateral, mas dei uma bela caprichada, pode ser que exagerei.Vc deve retirar o excesso. O volume de óleo é de 180ml conforme o Guilherme explicou anteriormente.
Se deixar com excesso, vc certamente provocará um vazamento no retentor do eixo de tração. O que vai ficar bem caro para reparar.
Qto a apresentação, no fórum, todos os novos integrantes usam o tópico específico para se apresentarem. Tipo: sou o fulano, moro em tal lugar, tenho esta moto, meus hobbies são tais etc. É por aí.
Todos comemoram sua chegada ao fórum e pronto.

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

Gnegraes
07-02-2023, 14:42
Boa noite!

Pessoal, após a revisão do carda da minha moto, GS 1200 Premin 2013, que estava em excelente estado diga-se de passagem, aproveitei para lubrificar o que pude e troquei o óleo do diferencial. Eu nunca tinha verificado se o diferencial aquecia ou não, mas depois da revisão por curiosidade coloquei a mão nele e estava quente, não muito, dá pra ficar com a mão lá tranquilamente, mas estava quente. Como eu não chequei isso antes fiquei sem referencia. Alguém saberia me dizer se isto é normal? Usei óleo especificado pelo manual, só que motul.

Outro detalhe que me chamou a atenção é que com a moto ligada no cavalete, engatando a 1ª marcha e deixando ela rodar, me parece que a folga que existe no cardã gera tipo uns estalos, acionando um pouco a embreagem ou acelerando isso acaba, bem como com a moto andando. Eu deveria ter visto isso antes da manutenção para comparar, mas nem pensei.

Se alguém tiver esta experiência ou puder checar na sua fico grato. Tô correndo de oficina aqui!


Leandro,

Você diz que usou o óleo especificado no manual.
Os manuais de proprietário não indicam o tipo de óleo e nem o volume da caixa de engrenagens traseira, pois a BMW entende que como a frequência de troca é baixa, a cada 20.000 km, e não há consumo de óleo, isso deva ser feito em CC BMW.

Que óleo você colocou na caixa de engrenagens traseira?

crmendesme
08-02-2023, 09:54
Boa noite!

Pessoal, após a revisão do carda da minha moto, GS 1200 Premin 2013, que estava em excelente estado diga-se de passagem, aproveitei para lubrificar o que pude e troquei o óleo do diferencial. Eu nunca tinha verificado se o diferencial aquecia ou não, mas depois da revisão por curiosidade coloquei a mão nele e estava quente, não muito, dá pra ficar com a mão lá tranquilamente, mas estava quente. Como eu não chequei isso antes fiquei sem referencia. Alguém saberia me dizer se isto é normal? Usei óleo especificado pelo manual, só que motul.

Outro detalhe que me chamou a atenção é que com a moto ligada no cavalete, engatando a 1ª marcha e deixando ela rodar, me parece que a folga que existe no cardã gera tipo uns estalos, acionando um pouco a embreagem ou acelerando isso acaba, bem como com a moto andando. Eu deveria ter visto isso antes da manutenção para comparar, mas nem pensei.

Se alguém tiver esta experiência ou puder checar na sua fico grato. Tô correndo de oficina aqui!

Bom dia Leandro,

Como disse nosso amigo Gnegraes, a caixa de marchas e o final drive vão apresentar certa temperatura com uso devido contato entre as engrenagens (existe uma folga entre elas chamada de backlash especificado por fabrica), você deve atentar a quantidade, qualidade e a viscosidade correta do produto usado.

Leandro M
08-02-2023, 21:04
Leandro,

Você diz que usou o óleo especificado no manual.
Os manuais de proprietário não indicam o tipo de óleo e nem o volume da caixa de engrenagens traseira, pois a BMW entende que como a frequência de troca é baixa, a cada 20.000 km, e não há consumo de óleo, isso deva ser feito em CC BMW.

Que óleo você colocou na caixa de engrenagens traseira?

Motylgear 75W90 - Motul

Leandro M
08-02-2023, 21:13
Vou rever neste final de semana, dreno tudo e coloco a qtde correta, agradeço de novo pela ajuda.

Leandro M
08-02-2023, 21:15
Agradeço amigo, li tanto sobre o assunto antes de desmontar que achei que tinha lido no manual a especificação, mas um colega disse que não consta e nem vou procurar. Usei o Motylgear 75W90 - Motul.