PDA

Ver Versão Completa : Apontando para o Sul



Rromagnani
19-03-2023, 11:06
Passados três anos desde a tentativa de chegar ao Ushuaia, que acabou a exatos 4 kms de casa com a moto no meio de um alagamento, lá vou eu tentar novamente.

Sairei dia 31/03 e embora o destino principal seja o mítico Ushuaia, fiz uma programação com alguns lugares que quero conhecer ou revisitar, que vou contando com o passar dos dias, mas podem apostar que, como não gosto muito dos lugares "comuns", teremos algumas surpresas... kkkk

Como é de costume, vou solo e o retorno está previsto para 23/04, podendo variar um dia a mais ou a menos.

Desta vez não tenho reservas em hoteis ou programações engessadas, o que irá garantir maior flexibilidade para ajustes necessários.

Vou publicar aqui algumas fotos, mas o Instagram será a ferramenta oficial (bem mais fácil para alimentar com fotos e vídeos) e se quiserem acompanhar, será um prazer. Sigam por lá em @roberto_romagnani.

Espero vcs. na garupa virtual!

Benicio
19-03-2023, 12:12
Passados três anos desde a tentativa de chegar ao Ushuaia, que acabou a exatos 4 kms de casa com a moto no meio de um alagamento, lá vou eu tentar novamente.

Sairei dia 31/03 e embora o destino principal seja o mítico Ushuaia, fiz uma programação com alguns lugares que quero conhecer ou revisitar, que vou contando com o passar dos dias, mas podem apostar que, como não gosto muito dos lugares "comuns", teremos algumas surpresas... kkkk

Como é de costume, vou solo e o retorno está previsto para 23/04, podendo variar um dia a mais ou a menos.

Desta vez não tenho reservas em hoteis ou programações engessadas, o que irá garantir maior flexibilidade para ajustes necessários.

Vou publicar aqui algumas fotos, mas o Instagram será a ferramenta oficial (bem mais fácil para alimentar com fotos e vídeos) e se quiserem acompanhar, será um prazer. Sigam por lá em @roberto_romagnani.

Espero vcs. na garupa virtual!

Que maravilha Roberto!
Vai dar tudo certo.
Estarei acompanhando.
Boa viagem!

EvertonM
19-03-2023, 13:37
Muito legal, Roberto. Será uma excelente viagem e vou acompanhar virtualmente. Todas as melhores energias a você nessa renovada empreitada.
Compartilhe todos os detalhes - estou querendo fazer a mesma aventura no início do próximo ano.
Boas estradas e bons ventos !

Reiner
19-03-2023, 15:08
Muito boa viagem Roberto, aproveite cada cm de estradas....

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

Gnegraes
19-03-2023, 20:08
Passados três anos desde a tentativa de chegar ao Ushuaia, que acabou a exatos 4 kms de casa com a moto no meio de um alagamento, lá vou eu tentar novamente.

Sairei dia 31/03 e embora o destino principal seja o mítico Ushuaia, fiz uma programação com alguns lugares que quero conhecer ou revisitar, que vou contando com o passar dos dias, mas podem apostar que, como não gosto muito dos lugares "comuns", teremos algumas surpresas... kkkk

Como é de costume, vou solo e o retorno está previsto para 23/04, podendo variar um dia a mais ou a menos.

Desta vez não tenho reservas em hoteis ou programações engessadas, o que irá garantir maior flexibilidade para ajustes necessários.

Vou publicar aqui algumas fotos, mas o Instagram será a ferramenta oficial (bem mais fácil para alimentar com fotos e vídeos) e se quiserem acompanhar, será um prazer. Sigam por lá em @roberto_romagnani.

Espero vcs. na garupa virtual!



Parabéns Roberto pela maravilhosa viagem que se iniciará!!!
Período de poucas chuvas, temperaturas mais amenas e rodar mais tranquilo.

Estaremos acompanhando no Instagram, pode ter certeza....

crmendesme
20-03-2023, 14:09
Passados três anos desde a tentativa de chegar ao Ushuaia, que acabou a exatos 4 kms de casa com a moto no meio de um alagamento, lá vou eu tentar novamente.

Sairei dia 31/03 e embora o destino principal seja o mítico Ushuaia, fiz uma programação com alguns lugares que quero conhecer ou revisitar, que vou contando com o passar dos dias, mas podem apostar que, como não gosto muito dos lugares "comuns", teremos algumas surpresas... kkkk

Como é de costume, vou solo e o retorno está previsto para 23/04, podendo variar um dia a mais ou a menos.

Desta vez não tenho reservas em hoteis ou programações engessadas, o que irá garantir maior flexibilidade para ajustes necessários.

Vou publicar aqui algumas fotos, mas o Instagram será a ferramenta oficial (bem mais fácil para alimentar com fotos e vídeos) e se quiserem acompanhar, será um prazer. Sigam por lá em @roberto_romagnani.

Espero vcs. na garupa virtual!

Boa viagem Roberto, vamos acompanhar cada instante da viagem, bons ventos !

P.ALMEIDA
20-03-2023, 16:19
Passados três anos desde a tentativa de chegar ao Ushuaia, que acabou a exatos 4 kms de casa com a moto no meio de um alagamento, lá vou eu tentar novamente.

Sairei dia 31/03 e embora o destino principal seja o mítico Ushuaia, fiz uma programação com alguns lugares que quero conhecer ou revisitar, que vou contando com o passar dos dias, mas podem apostar que, como não gosto muito dos lugares "comuns", teremos algumas surpresas... kkkk

Como é de costume, vou solo e o retorno está previsto para 23/04, podendo variar um dia a mais ou a menos.

Desta vez não tenho reservas em hoteis ou programações engessadas, o que irá garantir maior flexibilidade para ajustes necessários.

Vou publicar aqui algumas fotos, mas o Instagram será a ferramenta oficial (bem mais fácil para alimentar com fotos e vídeos) e se quiserem acompanhar, será um prazer. Sigam por lá em @roberto_romagnani.

Espero vcs. na garupa virtual!


Bons ventos Roma.

Rromagnani
20-03-2023, 19:42
Muito obrigado a todos pelos votos!

Já está quase tudo pronto...

Nesta semana troquei os sapatos da moto... Agora está calçada com o Mitas E09+...

Pneu bastante resistente que deve ir e voltar tranquilamente, o que é mais importante! https://uploads.tapatalk-cdn.com/20230320/bd95145a81ed760ecd3fd5788acf6792.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20230320/863571827413250e1ade5ac497ecdb38.jpg

Enviado de meu SM-G780G usando o Tapatalk

Rromagnani
05-04-2023, 22:04
Fala Pessoal! Todos bem?

Atualizando notícias...

Estou neste momento em Comodoro Rivadavia e a viagem está transcorrendo muito bem. Poucos imprevistos e apenas uma pequena mudança de rota... Vou fazer em resumão do que aconteceu até agora...

Dia 1 - Saí de São Paulo cedo, com destino a Ametista do Sul. Não tinha nem 200 kms rodados, senti algo pesado bater no meu braço... era a gopro que estava presa no guidão que havia voado... Parei a moto alguns metros à frente e voltei para tentar localizar a camera, mas só achei um pastel de gopro... O que isso quer dizer? Quer dizer que não teremos vídeos da viagem! KKKKK É a segunda câmera .que perco dessa forma, quebrando exatamente a base do suporte. Chega, não vou comprar mais essa merda, mesmo porque não sou nenhum cineasta!

11527

Peguei um trânsito dos infernos depois de Curitiba até praticamente o destino final... Centenas de caminhões... a viagem foi bastante cansativa e não rendia. Cheguei acabado.

Ametista é uma cidadezinha bacana e o restaurante e as piscinas no interior da mina são bastante diferentes. Vale a visita!


Dia 2 - Aqui já foi legal... saí logo cedo e fui para São Miguel das Missões... queria visitar as ruínas que em 2016 estavam fechadas no dia que tinha destinado pra isso... Estrada vazia, céu azul e um motorzão à disposição... da-lhe no acelerador!

Cheguei por volta das 12.00 hrs. e o sitio arqueológico só abria as 13.30... Fui almoçar e depois visitar o sítio que é muuuito bacana. O dia lindo contribuiu para belas fotos...

11522
11523
11524
11525
11526

Saí de lá e toquei direto para São Borja onde sairia do Br e rumaria para Concórdia, mas só um milagre faria dar tempo... Milagres acontecem... entre o processo de entrada na Argentina e o cambio, não demorei nem 15 minutos... Entrei na Argentina e dá-lhe motor novamente até Concordia. Hotel, jantar e cama... Não turistei em Concordia.


Dia 3 - O dia começou cedo novamente e toquei para Carhue, já que queria visitar as ruínas da Vila Epocuen. Cheguei no final da tarde e o hotel que havia escolhido não tinha mais vagas disponíveis... Acabei numa espelunca por falta de opção. OK, era só por uma noite mesmo, estava valendo. A dica do nosso amigo @marcelo_dc de levar um saco de dormir foi ótima... estiquei o saco de dormir na cama e coloquei o travesseiro dentro da sacola que guarda o saco de dormir... me senti bem mais confortável sabendo que não estava em contato com aquele cobertor e travesseiro do hotel... kkk

Programei que no inicio do dia, antes de sair da cidade, visitaria as ruínas, sacaria dinheiro na Western Union e tocaria direto para Puerto Madryn, que estava quase 900 kms de distancia. Detalhe... embora eu tenha ativado o plano américas da Claro, meu 4g não estava funcionando.


Dia 4 - Levantei cedo, arrumei as coisas, café rápido e fui conhecer a Vila Epocuen... Essa Vila nos anos 80 foi alagada pelas águas salgadas do lago do mesmo nome, já que o dique que havia lá se rompeu com as fortes chuvas que caíram... o resultado vcs. podem ver nas fotos abaixo... O lugar é muito sinistro e totalmente surreal, simplesmente inesquecível.

11528
11529
11530
11531
11532
11533

Demorei para sair da Vila, já que é muito maior do que eu imaginava e tirei muitas fotos... Saindo de lá fui no correio para tentar sacar $$$ da Western Union... mais de 30 minutos de espera para descobrir que estava sem sistema... Deixei Cahue mais de 10 da manhã. programei o GPS do celular (syginc) e vamos rodar... Em determinado momento, 200 kms a frente a desgraça do GPS manda entrar a esquerda... quando olho, uma estrada de terra... Nem ferrando que vou entrar numa rota de terra que não faço ideia de como esteja... Sigo em frente e o gps simplesmente enlouquece... recalculava cada 2 segundos e mandando cada hora para um lugar... a preocupação bateu forte, já que estava perdido e muito atrasado. Paro no acostamento e por milagre meu 4g estava ativo... joguei no Wase que recalculou... faltavam mais de 900 kms! Como assim??? Eram setecentos e poucos, rodei 200 e faltavam 900??? Exato, o GPS errou o caminho!

Segui a rota certa e durante todo o caminho estava preocupado com o tempo, a dificuldade de sacar dinheiro, as datas, ou seja, os fantasmas normais de todo viajante...

Dei uma bronca em mim mesmo, afinal, não tenho reservas, não tenho prazo nem roteiro fixo, então qual o motivo de tamanha ansiedade? Relaxei e tomei a melhor decisão da viagem... Vou encurtar o dia e ficar em Bahia Blanca!

Plano perfeito... rodei pouco (menos de 500 kms), descansei um pouco dos tres tiros dos dias anteriores (900 kms cada), saquei dinheiro na loja WU e gostei da cidade... tudo perfeito!


Dia 5 - Dia tranquilo... pouco mais de 600 kms até Puerto Madryn... Mas nem tudo sai como planejamos... andei 200 kms com uma neblina daquelas que não da pra ver 10 metros afrente... bastante perigoso e quando a neblina dissipou, o transito parou... um acidente interditou a estrada e fiquei parado por quase uma hora... Bom, tudo tem um lado positivo e outras duas motos pararam do meu lado... um argentino e um chileno... não precisa dizer que foi divertido! Coisas que só as motos nos proporcionam!
11534

Cheguei em Puerto Madryn no meio da tarde e fui andar a pé para conhecer a cidade, que aliás é belíssima! Muitos restaurantes interessantes, hoteis, gente bonita e um sorvete de dulce de leche que deixou saudade! KKK

11536
11537
11538
11535

Dia 6 - Saí de Puerto Madryn e vim aqui para Comodoro Rivadavia... Pensa num contraste... Comodoro não tem nada que tenha me interessado... para dizer o mínimo. A viagem foi tranquilissima nos primeiros 200 kms... andei com vento a favor, o que deixou a moto bastante economica e o capacete estava bem silencioso. Na segunda perna, o vento ficou lateral... ai ferrou... primeira vez na vida que ando com a moto inclinada na reta! KKKKK

Amanhã sigo para Rio Gallegos!

EvertonM
05-04-2023, 22:50
Muito bom, Roberto. Vamos acompanhando suas histórias e viajando contigo. Aproveite e aventura.

Marivaldo
06-04-2023, 02:46
As emoções se transformarão em lembranças, Roberto.
E quanto aos pneus, combustível, receptividade, ... ?
Boa viagem! Aguardamos os relatos. Muito bem elaborados!!!!

Benicio
06-04-2023, 05:19
Roberto
Bia viagem, aproveita ao máximo e relaxa, daqui a pouco estarás em Ushuaia…
Se passar em Bahia Blanca na volta, vá ao restaurante Gambrino, tradição secular, um dos primeiros da Argentina, espetacular!
Abraço

Benicio
06-04-2023, 05:22
Digo, restaurante Gambrinus.

Rromagnani
06-04-2023, 06:20
As emoções se transformarão em lembranças, Roberto.
E quanto aos pneus, combustível, receptividade, ... ?
Boa viagem! Aguardamos os relatos. Muito bem elaborados!!!!Marivaldo, os pneus são ruins... O importante é que são duráveis, mas essa é a única vantagem deles! Kkkkkkk

Precisa ficar atento ao abastecimento... É bastante comum encontrar trechos de mais de 200 kms sem posto... Outro dia fiz um caminho por estradas secundárias e rodei mais de 350 kms sem encontrar absolutamente nada... Ainda. Em que tinha autonomia suficiente!

Receptividade excelente! Não tenho o que reclamar! O problema é Buenos Aires... O resto é excelente!

Enviado de meu SM-G780G usando o Tapatalk

Rromagnani
06-04-2023, 06:22
Digo, restaurante Gambrinus.Puts... Agora já foi! Vou subir pela 40!

Enviado de meu SM-G780G usando o Tapatalk

Benicio
06-04-2023, 07:00
Fica pra próxima vez!
Boa viagem!

Reiner
06-04-2023, 08:21
Marivaldo, os pneus são ruins... O importante é que são duráveis, mas essa é a única vantagem deles! Kkkkkkk

Precisa ficar atento ao abastecimento... É bastante comum encontrar trechos de mais de 200 kms sem posto... Outro dia fiz um caminho por estradas secundárias e rodei mais de 350 kms sem encontrar absolutamente nada... Ainda. Em que tinha autonomia suficiente!

Receptividade excelente! Não tenho o que reclamar! O problema é Buenos Aires... O resto é excelente!

Enviado de meu SM-G780G usando o TapatalkViajando junto.......


Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

Benicio
06-04-2023, 08:28
Roberto
Esqueci de comentar: se os ventos estiverem muito fortes, consulte o site do Windguru para amparar suas decisões; melhores rotas, dias e horários.

Gnegraes
06-04-2023, 11:21
Estamos aqui Beto, ávidos por fotos e relatos....
Adorei a foto gigante do sorvete de dulce de leche.....:o

P.ALMEIDA
06-04-2023, 12:08
Roma, excelentes relatos.
Acabei de voltar do MOTOGP.
Faça o possível pra não usar cartão de crédito na Argentina. O governo Argentino mudou a politica para pagamentos em cartão = usa uma taxa diferente (cerca de +- 200 pesos x dolar e não a cotação na rua de +- 390 pesos x dolar) pra te cobrar e voce vai descobrir isso quando olhar a fatura do cartão + nosso IOF.
Bons ventos.

Barra
10-04-2023, 09:53
Sensacional o relato, mande mais quando puder.

Rromagnani
12-04-2023, 09:50
Roberto
Esqueci de comentar: se os ventos estiverem muito fortes, consulte o site do Windguru para amparar suas decisões; melhores rotas, dias e horários.Valeu Benício, estou fazendo isso!

Enviado de meu SM-G780G usando o Tapatalk

Rromagnani
12-04-2023, 09:51
Roma, excelentes relatos.
Acabei de voltar do MOTOGP.
Faça o possível pra não usar cartão de crédito na Argentina. O governo Argentino mudou a politica para pagamentos em cartão = usa uma taxa diferente (cerca de +- 200 pesos x dolar e não a cotação na rua de +- 390 pesos x dolar) pra te cobrar e voce vai descobrir isso quando olhar a fatura do cartão + nosso IOF.
Bons ventos.Estou pagando tudo em efetivo Paulo. Sacando na Western Union com excelente taxa de câmbio... O problema é que .horas vezes há uma fila para ser encarada!

Enviado de meu SM-G780G usando o Tapatalk

Rromagnani
12-04-2023, 09:57
Dia 7 - sai de Comodoro Rivadávia e parei em Puerto San Julian para almoçar e ir conhecer a réplica da Nau Vitória, que convenhamos é um barquinho...

Tudo em tamanho real, inclusive meu amigo Fwrnao de Magalhães, baixinho na altura, gigante na coragem!

Rio Gallegos é uma cidade bacana. Fiquei em um bom hotel, comi uma pizza em um lugar que parece um tributo ao Messi e amanhã é dia de finalmente chegar ao Ushuaia!

Peguei bastante vento próximo de Rio Gallegos... Aliás uma curiosidade... Os ventos pioram muito a tarde!

https://uploads.tapatalk-cdn.com/20230412/e0ea221918a14367f7c4752d4406bee5.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20230412/681df6e409c6e241e1de91b65938c51f.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20230412/733d7307f76e65e03c4ebd91dd0a4e70.jpg

Enviado de meu SM-G780G usando o Tapatalk

Rromagnani
12-04-2023, 10:02
Dia 8 - um dia emocionante. Finalmente cheguei no fim do mundo! Depois de tantos problemas na viagem anterior, essa transcorreu de forma bastante tranquila!

Os últimos 100 kms antes de chegar ao Ushuaia são simplesmente espetaculares! Seguramente a estrada mais bonita que já andei na vida!

O ponto negativo é a burocracia das fronteiras que são necessárias... Perdi mais de 1.5 horas para entrar no Chile! No total, foram 2.5 perdidas em 4 trâmites fronteiriços, além de 1.5 horas esperando a balsa para atravessar o Estreito de Magalhães (aquele que meu amigo descobriu com aquele barquinho! Kkkkk)

https://uploads.tapatalk-cdn.com/20230412/70629d8c5f05d65324d5d4029b9d2176.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20230412/192061526da9b87335fb9e89fb36641c.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20230412/fed07398e8423382b91987089496f49a.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20230412/ca4bf18ee8f2ea6f13398942bc16509b.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20230412/c491385506e20cc145085bba57e11ae2.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20230412/1b554cbc48b11ed804b258895ca45961.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20230412/df4ef3942f0fc333e9df9209d906ad6c.jpg

Enviado de meu SM-G780G usando o Tapatalk

Gnegraes
12-04-2023, 10:50
Belas fotos Beto !!!

P.ALMEIDA
12-04-2023, 11:20
Show!!

Benicio
12-04-2023, 11:30
Que bom ter chegado bem!
Aproveita Ushuaia e boa viagem!

Reiner
12-04-2023, 12:36
Que bom que a viagem está tranquila. Tudo fruto do bom planejamento. Que continue assim...[emoji120][emoji120][emoji120]

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

luiz baum
12-04-2023, 14:12
"Os ventos pioram muito à tarde."

Imagino dois fatores contribuindo para isto.
O principal deles é o mecanismo da brisa marinha.
Vento da terra para o mar durante a noite e do mar para a terra durante o dia.
Outro motivo, que reforça o primeiro, é o aquecimento do solo e conseqüente aumento da atividade térmica.

O contraste de temperaturas aí para baixo deve ser bem intenso...água do mar fria e terra meio desértica e quente.
Isto contribui para uma brisa marinha intensa.

Já na ruta 40 o mecanismo da ventania é outro.
Para quem quiser se aprofundar é só procurar "vento Zonda".

Basicamente é assim:
O ar úmido do lado chileno perde a sua umidade por condensação e chuva.
Esse ar mais seco que é forçado a subir a cordilheira desce pelo lado argentino.
O ar seco é mais denso que o ar úmido e desce montanha abaixo.

Luiz Baum

Gnegraes
12-04-2023, 17:23
"Os ventos pioram muito à tarde."

Imagino dois fatores contribuindo para isto.
O principal deles é o mecanismo da brisa marinha.
Vento da terra para o mar durante a noite e do mar para a terra durante o dia.
Outro motivo, que reforça o primeiro, é o aquecimento do solo e conseqüente aumento da atividade térmica.

O contraste de temperaturas aí para baixo deve ser bem intenso...água do mar fria e terra meio desértica e quente.
Isto contribui para uma brisa marinha intensa.

Já na ruta 40 o mecanismo da ventania é outro.
Para quem quiser se aprofundar é só procurar "vento Zonda".

Basicamente é assim:
O ar úmido do lado chileno perde a sua umidade por condensação e chuva.
Esse ar mais seco que é forçado a subir a cordilheira desce pelo lado argentino.
O ar seco é mais denso que o ar úmido e desce montanha abaixo.

Luiz Baum


Luiz,

Outro fator é que com o céu sem nuvens, à noite o calor armazenado na terra é transmitido para o espaço por irradiação.

crmendesme
12-04-2023, 17:27
Magnifico Roberto. Bons Ventos.

luiz baum
12-04-2023, 20:00
Luiz,

Outro fator é que com o céu sem nuvens, à noite o calor armazenado na terra é transmitido para o espaço por irradiação.


Aí no dia seguinte o processo recomeça...
A terra aquece de forma muito mais rápida que a superfície do mar.
O pico da intensidade do vento à beira mar sempre será depois das 12h, desconsiderando outros fatores tais como influência de frentes frias e massas de alta pressão.

Luiz Baum

Reiner
19-04-2023, 07:11
Olá!!! Roberto!
Manda notícias e fotos........

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

crmendesme
19-04-2023, 12:41
Olá!!! Roberto!
Manda notícias e fotos........

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

Reiner, ele quer matar todos de curiosidade kkkkk

Benicio
19-04-2023, 13:00
Verdade!
Também estou aguardando os próximos capítulos.

luiz baum
19-04-2023, 18:47
Tem notícia de nevasca lá para baixo...

Luiz Baum

Rromagnani
21-04-2023, 18:51
Fala pessoal! Vamos lá...

Dias 9, 10 e 11 - dia de turistar no Ushuaia... Fiz o passeio curtindo Canal de Beagle (que demorou 2 ou 3 horas) e foi muuuito legal... Vale a pena pelo visual!

Fui na mitica placa do final da Ruta 3 que fica dentro do Parque Nacional (5.500 pesos para entrar) para a tradicional foto. Foi o passeio mais inesquecível que fiz na vida... Não pelo passeio, mas pela condição que pilotei... 70 kms debaixo de uma nevasca! Inesquecível! (70 kms pq fui ao parque e depois em um restaurante 30 kms antes do Ushuaia para comer o cordeiro Patagonico e depois no museu das motos)

Achei o Ushuaia muito, mas muito bacana... Me surpreendeu positivamente! Tudo muito arrumado, pessoas gentis, boa gastronomia e lindos passeios!

No Ushuaia tomei o primeiro tombo da viagem... Fui tirar uma foto próximo do Porto, pisei num degrau congelado, escorreguei e as nádegas foram apresentadas ao solo Patagonico! Kkkkkk

Ah... Já ia esquecendo... Não gostei do cordeiro Patagonico... Comi duas vezes só para ter certeza e decididamente não é o paladar que gosto!

https://uploads.tapatalk-cdn.com/20230421/b28c5873b0d75f694e52aa97e5590ad4.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20230421/6d84e3e6a6e922366755d4bee3b6ac3e.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20230421/66b0ba67f1f02fb3ce3e0c9bddc8df7c.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20230421/8b192daab8b61a02e5673dc41d4d5e45.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20230421/a5114f29ce73f73334c3458cadf331f4.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20230421/d6ed65fe1ffe4d70c2eeca14ae5048b5.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20230421/3398c5f9901f0aa7253f691f0e3fb6cc.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20230421/8992a7bf64c3761325403053792aca7a.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20230421/74b42083597dc4b129b9285154435eec.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20230421/c17575a6d16a6d0626f1db704e380651.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20230421/cbc209dea1fd575acc0f31ed4db22d13.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20230421/ce2c73624ea1d4629f455d00bdc7314a.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20230421/0d528f55132ef55146bb5e600cbdd326.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20230421/8c7e61130f56fe99e2ae0f347ed5435a.jpg

Enviado de meu SM-G780G usando o Tapatalk

Rromagnani
21-04-2023, 19:00
Dia 12 -

Saí do Ushuaia com muito frio... E pior... Com chuva! Pilotagem bastante difícil... O Paso Garibaldi estava congelado... Parei pra foto e fui embora rapidamente. Difícil aguentar -2 com chuva...

Tive que andar com muito cuidado, pq pista congelada e moto não costumam se dar muito bem...

Trâmites fronteiriços razoavelmente rápido, balsa vazia.

Voltei para Rio Gallegos no mesmo hotel que havia ficado. Sem novidades.

A nota do dia foi o vento que judiou bastante.

As fotos são do Paso Garibaldi... Uma da paisagem, outra do piso...https://uploads.tapatalk-cdn.com/20230421/d559cbe0a2861aca669f78327469b725.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20230421/d271838212f2ca9c980b6059a8e33d02.jpg

Enviado de meu SM-G780G usando o Tapatalk

Rromagnani
21-04-2023, 19:10
Dia 13 e 14-

Sai de Rio Gallegos e fui pra El Calafate...

Cidade bacana, mas 100% turística. Nem preciso falar que paguei tudo mais caro por lá...

Marquei um passeio de barco de dia inteiro para visitar os glaciares... Na verdade queria o passeio curto, só para o Perito Moreno, mas estava esgotado.

Tive que sair no dia seguinte no escuro para ir até o Porto... Aqui bati meu recorde... Saí do hotel com -2 e chegou a -7 na estrada! Nunca imaginei pilotar com -7! Mas diferente do Ushuaia, aqui tudo estava seco, nada de gelo!

O passeio foi muito legal, embora um pouco cansativo e muuuito frio, mas sem reclamações... Gostei demais!

O glaciar Perito Moreno é de uma beleza indescritível. O tamanho impressiona... São 70 metros de altura acima do nível da água... Notem que em uma das fotos há um barco na base da geleira e acreditem... O barco não era pequeno! https://uploads.tapatalk-cdn.com/20230421/18d8241f443b2536f3e4afb031d5b3e9.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20230421/c37d7b203426c05deb2da80a9b339bd0.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20230421/2a20527d9941ecafc7e7d048f9bc6f0c.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20230421/1e4e5575c7b0aa67d58c264f5f248d3c.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20230421/46995b9077ef04b53642217de88d92f7.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20230421/3dea5132bea5ddcefd4890d1f08b211d.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20230421/3000505560809f611294bd8dd45d83cf.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20230421/98827e5421164b2f029bd859f9a800d1.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20230421/128449a439bb9ebee7edf0f95e71c03a.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20230421/af44efdc9ca1f0dfffd964132eacd576.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20230421/3557d104063b8eb3bea1537eb0099fd1.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20230421/9d486dbf279f2fe64a037bcb82d7e0ef.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20230421/5e1bf839fc2273a50f3e8536da43e6c2.jpg

Enviado de meu SM-G780G usando o Tapatalk

Rromagnani
21-04-2023, 19:27
Dia 15 -

O frio cobrou seu preço... Amanheci me sentindo mal. Cabeça doendo, garganta bastante irritada e um mal estar generalizado...

Bom, não seria um grupinha que iria me parar...kkkkk

Arrumei tudo e sai com ideia de chegar em El Chalten... Pilotar com muito frio sem se sentir bem é horrível... Cheguei na entrada para El Chalten e havia dois ou três ônibus de excursão parados no acesso... Naquele momento queria paz, tranquilidade e uma cama... Tomei uma decisão e como toda decisão exige uma renuncia, abdiquei de El Chalten e segui em frente até Tres Lagos, só não imaginava que a cidade teria menos de 300 habitantes! Kkkk

Parei em um pequeno comércio (depois descobri que era um restaurante) para perguntar sobre onde me hospedar e fui prontamente atendido com a indicação do único lugar existente na cidade.

Nesse papo, comentei que não estava me sentindo bem e a atitude do rapaz foi muito legal... Pediu para esperar um minuto entrou e voltou com uma cartela de dipirona! Achei a atitude dele bem simpática e confesso que inesperada.

Fui no hotel (um hostel na vdd) e o atendimento TB foi primoroso...

Sai para tentar achar algo para comer e achei uma paneteria que aparentemente dava até medo de entrar... Mas lá dentro... Coisas deliciosas e pessoas muito gentis...

Nem preciso falar que voltei no restaurante para o jantar...

Realmente acho que nunca fui em algum lugar onde as pessoas foram tão amáveis.

Mesmo a cidade tendo apenas uma rua asfaltada (a Rota 40) e contando com uma população de menos de 300 pessoas, essa vai ficar marcada na memória para sempre!

No fim considerei bastante acertada a decisão de não ir para El Chalten, embora eu sei que perdi lindas paisagens!

https://uploads.tapatalk-cdn.com/20230421/87891c778cc59ead6376c1cc66652345.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20230421/574c6432658f0948194e7659a5d97e87.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20230421/f5d08e7dbd077a068dbcb2e326f5a038.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20230421/85af81b9177f6fb9ea09ca97f15db9da.jpg

Enviado de meu SM-G780G usando o Tapatalk

Reiner
21-04-2023, 19:57
Que espetáculo, de narrativa e fotos....aguardando os próximos capítulos...

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

Benicio
21-04-2023, 20:22
Excelente Roberto!
Viagem espetacular, muito bom ter boas notícias, em frente!
Obrigado.
Abraço

EvertonM
21-04-2023, 20:57
Estou te acompanhando aqui e no Instagram, Roberto. Faça uma excelente viagem e aproveite muito a aventura.

diogomail
22-04-2023, 07:59
Roberto você é um guerreiro. Pilotar sob essas condições é para poucos. Parabéns!
Sobre as fotos.... PQP! De tirar o fôlego!
E a motoca se comportou bem nessas condições climáticas?
Tem uma concorrente da GS que a turma apelidou de "tanque de guerra" que quando pega frio ela simplesmente não funciona [emoji1787][emoji1787][emoji1787].

Diogo Emanuel [emoji1054]

P.ALMEIDA
22-04-2023, 09:49
Show Roma. Vida Vivida.

Gnegraes
22-04-2023, 09:58
Parabéns Beto !!!

Rromagnani
22-04-2023, 10:53
Roberto você é um guerreiro. Pilotar sob essas condições é para poucos. Parabéns!
Sobre as fotos.... PQP! De tirar o fôlego!
E a motoca se comportou bem nessas condições climáticas?
Tem uma concorrente da GS que a turma apelidou de "tanque de guerra" que quando pega frio ela simplesmente não funciona [emoji1787][emoji1787][emoji1787].

Diogo Emanuel [emoji1054]Kkkkk. Em alguns lugares se vc falar isso é capaz de apanhar!

Não tive nenhum contratempo com a moto! Simplesmente perfeita e olha que essa viagem judia bastante do equipamento... Vc vai ver nos próximos posts! Kkkkkk

Neste momento, estou tomando o último café antes de chegar em casa no posto em frente ao Porthal do Rastro da Serpente em Capão Bonito! Faltam menos de 250 kms para finalmente concluir a viagem!

Amanhã conto todo o final da história!

Enviado de meu SM-G780G usando o Tapatalk

Marivaldo
22-04-2023, 12:57
Parabéns pela viagem, pelos relatos e pelas fotos!!
Mostrei aos meus filhos pra ver se criam coragem pra irem comigo em breve... rsrs.

crmendesme
23-04-2023, 10:46
Fantástico Roberto.

Enviado usando o Tapatalk

Benicio
23-04-2023, 10:58
Roberto
No aguardo do restante da viagem!
Obrigado.
Abraço

Rromagnani
23-04-2023, 13:01
Dia 16 - Saí de Três Lagos assim que o sol nasceu (mais de 8 horas por sinal) era dia de encarar o trecho de rípio da rota 40, o chamado "73 malditos"... Depois disso, não tinha certeza qual seria a próxima parada. Tudo dependeria de quanto tempo eu levaria para cruzar os tais 73 kms...

Rodei algumas dezenas de kms no asfalto e logo lá estava ele me encarando... Kkkkk. Os Deuses do Motociclismo estavam a meu favor e não tinha vento praticamente nenhum, o que tornaria minha tarefa bem mais simples.

Entrei no ripio e por muito pouco. Ao fui pro chão em menos de 10 metros... Aquele treco estava fofo logo no inicio...

Logo depois melhorou um pouco e deu pra ir a 30/40 por hora... Era só manter o trilho deixado pelos carros e não sair dele por nada no mundo...

Já tinha andado uns 20 kms e me deparo com um trator "alisando" a pista... Adeus trilhos! Kkkk

Rodei uns 4 ou 5 kms sem os tais trilhos e foi bem complicado, já que a moto ganhou vida própria... Se tivesse ventando seria um caos!

Quando os trilhos voltaram tudo ficou muito mais fácil... A estrada é ruim... Mesmo na parte firme, são pedras que estão abaixo, ou seja, vai judiar bastante da moto, mas ok, é só seguir no trilho...

Na metade do caminho um bicho (não sei ao certo qual, mas eram aquelas aves que parecem um peru ou uma ema pequena) cruzou a estrada e como foi o primeiro que vi naquele trecho, acompanhei-o com o olhar durante alguns segundos...

Esses poucos segundos foram suficientes para eu por a roda dianteira fora do trilho e o resultado vcs já imaginam... Kkkkkkk. Adquiri um terreno na patagonia! Kkkkkk

Tombo bobo, sem nenhuma consequência nem para o piloto, nem para a moto que fez apenas um pequeno risco no protetor!

Fui levantar a moto... Com bagagem, sem a menor chance! Desmontei a bagagem, coloquei a gorda em pé, remontei tudo e vamos seguir, aí sem problemas até o fim!

De nada adianta os Deuses do Motociclismo estarem de bom humor, se o piloto não colabora! Kkkk

O tão falado trecho é sem dúvida uma estrada chata para passar de moto, mas nada de tão aterrorizante... Caí por falta de atenção e pq sou ruim mesmo! Kkkkk

Vale lembrar apenas que não tinha vento, nem chuva, o que pode complicar bastante.

Demorei pouco mais de 2 horas para chegar no asfalto onde estavam 2 equatorianos comprando no acostamento! Parei ao lado e entrei na comemoração! Kkk

Segui até Perito Moreno onde fiquei em um hotel mais ou menos e encarei um lanche no carrinho da praça!

https://uploads.tapatalk-cdn.com/20230423/b5b32a370ccb69734ae8496290bf0724.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20230423/efdc1feaab3cfb5c1010db715c650e7f.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20230423/9cbf7a6ec92cfd2f223611ebff5fd440.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20230423/95c8313ebfba7f1be6003a9555d12e56.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20230423/0e5632ef09d81542f64736043955dde9.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20230423/e8d3608f59047a3016c9b0f9f1f17eec.jpg

Enviado de meu SM-G780G usando o Tapatalk

Rromagnani
23-04-2023, 13:08
Dia 17- aqui foi um dia bem tranquilo... Pouco mais de 500 kms até Esquel. Nem vou citar o frio, pq isso já fazia parte da rotina... Sempre abaixo de 5 ou 6 graus!

Esquel me surpreendeu muito... A cidade é muito bonita, com ótimos restaurantes. Fiquei em um hotel indicado pelo nosso amigo @Marcelo DC que era muito bom!

Aproveitei a tarde para bater perna, Almoçar em uma cervejaria e até fazer câmbio na Western Union em um kioske que estava aberto, mesmo sendo domingo! https://uploads.tapatalk-cdn.com/20230423/ce2a4c4692ee2031d975c1abfea76ba4.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20230423/e76f50ce9a55fa01d7707b0107a425d9.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20230423/c250f80e415e2fed6e649fe0dfc29545.jpg

Enviado de meu SM-G780G usando o Tapatalk

Rromagnani
23-04-2023, 13:17
Dia 17 - programei a próxima parada em San Martin de Los Andes, com uma passada em Bariloche.

A última vez que estive em Bariloche foi em lua de mel, 33 anos atrás... A cidade mudou muito e para pior...

Bariloche está gigante! Muito trânsito, gente, milhares de lojas e centenas de hotéis... Não gostei do que vi.

Fiz aquele Circuito Chico que tem uma vista legal, mas nada de excepcional, almocei por lá e fui para San Martin de Los Andes.

Aí sim! A Rota dos 7 Lagos que liga as duas cidades é simplesmente cinematográfica! Uma estrada com muitas curvas, pouco trânsito e um visual espetacular! Pilotar por lá foi muito prazeroso!

Cheguei em S.Martin de Los Andes que TB é uma cidade muito bonita e novamente fui bater perna por lá... Um sorvete na Mamuschka (mesmo com zero grau de temperatura), um jantar legal e cama, afinal a parte turística da viagem tinha acabado. Agora era trazer a moto pra casa! https://uploads.tapatalk-cdn.com/20230423/a83a26bb76deb28db18dfa5636898727.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20230423/8c907abab2ce31f16f482c339134d69e.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20230423/ebbb0aba24609a8868ed5b569a06d2c0.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20230423/7b975b34a55b74f88b4cde2c8f60bdbd.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20230423/d824149d7e124f17ed69275b66b575f3.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20230423/16a7cf4a73833c3f43d7909229c26c2a.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20230423/eb38b202bccabbccb465d4c2d4000b0e.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20230423/8010eb4118c3c825a62512df5ad3410a.jpg

Enviado de meu SM-G780G usando o Tapatalk

Rromagnani
23-04-2023, 13:22
Dia 18 - pretendia chegar em Santa Rosa, mas acabei parando em General Acha, 100 kms antes... Estava cansado de pilotar o dia todo e preferi evitar a e tirada de uma cidade maior. Nada de especial a registrar, exceto que a moto ficou melhor hospedada que eu! Kkkk

Fiquei em um hotel atrás do posto na beira da estrada... O quarto era bem ruim mas a moto ficou no jardim! Kkkhttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20230423/36556e08b87df73518498702fb5abec2.jpg

Enviado de meu SM-G780G usando o Tapatalk

Rromagnani
23-04-2023, 13:29
Dia 19 - sai cedo com destino a Zarate, 700 kms pra frente bem próximo a Buenos Aires.

Tempo bom, estrada boa e rapidamente cheguei onde pretendia pernoitar. Passei na Costanera que é muito bonita e comecei a caçar hotel... Três tentativas e nada de vagas disponíveis... Olhei no Google e vi que 11kms ao lado havia a cidade de Campana. Fui pra lá e me hospedei num hotel bacana! Aliás, a cidade de Campana é ótima para um pernoite!

As fotos são da Av. Costanera em Zarate.

https://uploads.tapatalk-cdn.com/20230423/9f4e8d67432b7ff611d9c13a69b02037.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20230423/c222442ffe2bda0cf88d6794b068b1b5.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20230423/6fe9c993d61d69867aa78cfe0ef7c1cf.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20230423/5a3e891791ab2ae25f0e353604fe8b19.jpg

Enviado de meu SM-G780G usando o Tapatalk

Rromagnani
23-04-2023, 13:36
Dia 20 - queria alguma cidade próxima da fronteira de Dionísio Cerqueira em SC, mas ainda na Argentina e por indicação do nosso amigo @Marcelo DC (de novo ele... Kkk) fui parar em Oberá, 950 kms pra frente.

Outro lugar bastante interessante para quem está indo ou voltando da Argentina. Me hospedei no Hotel Casino que é um Hub de entretenimento da cidade com hotel, Casino, teatro, cinema e restaurante.

O hotel foi excelente, o melhor da viagem inteira e paguei 11.500 pesos (pouco mais de R$ 130.00)

Enviado de meu SM-G780G usando o Tapatalk

Rromagnani
23-04-2023, 13:42
Dia 21- dia de entrar no Brasil!

230 kms separam Oberá da fronteira de Dionísio Cerqueira e pouco depois das 10 horas, estava em solo.nacional.

Os trâmites fronteiriços de Dionio (e de São Borja TB) são eletrônicos e demoraram literalmente menos de um minuto!

Toquei para Ponta Grossa para o último pernoite fora de casa!


Dia 22 - fim de viagem... Um dia lindo e uma estrada muito agradável para rodar. Hora de matar a saudade de todos e encarar a vida real com muito mais disposição!

Enviado de meu SM-G780G usando o Tapatalk

Rromagnani
23-04-2023, 14:06
Viajar pela Patagonia é fantástico... A estrada é excelente, muito bem sinalizada e com pouco tráfego além de paisagens sensacionais e pessoas bastante amáveis e prestativas.

Os problemas estão diretamente relacionados com a natureza... Um frio de congelar os ossos, ventos bem fortes que tornam a piltagem difícil e aumenta ainda mais a sensação de frio e os Guanacos na beira da pista que vez por outra resolvem atravessar... Não contei aqui, mas tive talvez o maior susto da vida sobre duas rodas com um bicho desses que pulou de um barranco ao lado da pista bem na minha direção... Por um milagre consegui desviar e não aconteceu nada...

As aduanas Chile/Argentina são burocráticas e demoradas, principalmente se estiverem cheias!

Em regra não há problemas de abastecimento e pelo.menos a cada 200 kms há postos de combustível... O problema está quando se sai das rotas principais... Assim, se sua moto não tiver uma autonomia de ao menos 400 kms eu sugiro levar um tanque reserva de gasolina.

A gasolina na Patagonia custa menos de 2 Reais o litro e nas outras regiões por volta de 3 isso a gasolina Super de 95 octanas.

Diferente do que eu esperava, as cidades argentinas estão muito bem cuidadas, assim como as estradas. Frota de carros novos e restaurantes cheios. A crise de lá, tão anunciada por aqui parece que passa à margem da população em geral.

Hotéis medianos custam por volta de 15 a 20 mil pesos, (por volta de 200 Reais) e a comida TB está barata (com o equivalente a 50.00 Reais, da pra uma refeição sem exageros).

Não saia com pneus meia vida... Troque-os antes de iniciar a viagem e considere pneus mais resistentes. Coloquei o Mitas E07+ na gorda e o traseiro voltou no fim da vida (o dianteiro praticamente novo) , mas sem furos ou danos. Várias pessoas tem que trocar de pneus na Argentina e custo por lá é altíssimo, além dos problemas que isso gera no planejamento da viagem!


É isso aí... Que venham outras viagens!

Enviado de meu SM-G780G usando o Tapatalk

Benicio
23-04-2023, 14:25
Roberto
Muito bom ter chegado bem!
Agradeço pelo relato preciso e de leitura prazerosa.
Que venham novos passeios.
Vamos em frente.
Abraço

P.ALMEIDA
23-04-2023, 14:44
Viajar pela Patagonia é fantástico... A estrada é excelente, muito bem sinalizada e com pouco tráfego além de paisagens sensacionais e pessoas bastante amáveis e prestativas.

Os problemas estão diretamente relacionados com a natureza... Um frio de congelar os ossos, ventos bem fortes que tornam a piltagem difícil e aumenta ainda mais a sensação de frio e os Guanacos na beira da pista que vez por outra resolvem atravessar... Não contei aqui, mas tive talvez o maior susto da vida sobre duas rodas com um bicho desses que pulou de um barranco ao lado da pista bem na minha direção... Por um milagre consegui desviar e não aconteceu nada...

As aduanas Chile/Argentina são burocráticas e demoradas, principalmente se estiverem cheias!

Em regra não há problemas de abastecimento e pelo.menos a cada 200 kms há postos de combustível... O problema está quando se sai das rotas principais... Assim, se sua moto não tiver uma autonomia de ao menos 400 kms eu sugiro levar um tanque reserva de gasolina.

A gasolina na Patagonia custa menos de 2 Reais o litro e nas outras regiões por volta de 3 isso a gasolina Super de 95 octanas.

Diferente do que eu esperava, as cidades argentinas estão muito bem cuidadas, assim como as estradas. Frota de carros novos e restaurantes cheios. A crise de lá, tão anunciada por aqui parece que passa à margem da população em geral.

Hotéis medianos custam por volta de 15 a 20 mil pesos, (por volta de 200 Reais) e a comida TB está barata (com o equivalente a 50.00 Reais, da pra uma refeição sem exageros).

Não saia com pneus meia vida... Troque-os antes de iniciar a viagem e considere pneus mais resistentes. Coloquei o Mitas E07+ na gorda e o traseiro voltou no fim da vida (o dianteiro praticamente novo) , mas sem furos ou danos. Várias pessoas tem que trocar de pneus na Argentina e custo por lá é altíssimo, além dos problemas que isso gera no planejamento da viagem!


É isso aí... Que venham outras viagens!

Enviado de meu SM-G780G usando o TapatalkBoa Roma. Show de viagem e pelas dicas, parabéns e obrigado por compartilhar.

Enviado de meu SM-A217M usando o Tapatalk

EvertonM
23-04-2023, 19:00
Bem-vindo, Roberto. Curti cada mensagem da sua viagem - e peguei carona em pensamento. Algum dia também farei esse percurso. Parabéns pela aventura !

luiz baum
24-04-2023, 13:43
Obrigado Roberto pelo excelente relato.
Ainda vou novamente ao norte argentino antes de rodar ao sul de Mendoza/Patagônia/Ushuaia, mas é ótimo ler um relato pós viagem.

Não esqueça de me avisar quando vier na tirolesa aqui em São Pedro.
Moro a 10 minutos de lá.

Luiz Baum

crmendesme
24-04-2023, 13:46
Parabéns Roberto, com aventuras como a sua, acaba incentivando outros a fazer o mesmo.
Bons ventos.

Enviado usando o Tapatalk

Rromagnani
24-04-2023, 16:02
Obrigado Roberto pelo excelente relato.
Ainda vou novamente ao norte argentino antes de rodar ao sul de Mendoza/Patagônia/Ushuaia, mas é ótimo ler um relato pós viagem.

Não esqueça de me avisar quando vier na tirolesa aqui em São Pedro.
Moro a 10 minutos de lá.

Luiz BaumGrande Luiz!

Claro! Será um prazer!

Enviado de meu SM-G780G usando o Tapatalk

Rromagnani
24-04-2023, 16:02
Parabéns Roberto, com aventuras como a sua, acaba incentivando outros a fazer o mesmo.
Bons ventos.

Enviado usando o TapatalkObrigado!

Essa é exatamente a ideia! Kkkk

Enviado de meu SM-G780G usando o Tapatalk

Gnegraes
25-04-2023, 15:56
Beto,

Agora que você concretizou teu sonho e depois de nos deliciar com teus os vídeos, fotos e relatos, acho que seria interessante você fazer um balanço da viagem: o que deu certo, o que faltou, o que deveria ter levado e não levei, o que levei e não precisei, etc.

Lembrei de um importante: não esquecer de amarrar um cabinho no case da câmera e em algum ponto em você ou na moto....

Rromagnani
25-04-2023, 19:06
Vou tentar...


Negativos -

1- O suporte da gopro... quebrou a 200 kms de São Paulo e gerou pela segunda a vez a perda da camera... prender com um cabo fino pode ser inutil, exatamente pelo lugar que quebrou. Minha sugestão é utilizar os suportes de metal, que deve ser mais resistente.

2- Drone - levei para passear e ocupar espaço... sem a gopro, perdeu um pouco o sentido, mas os locais mais legais são parques nacionais ou patrimonio histórico, onde não pode decolar e nos outros lugares, o vento impedia... Não fiz nenhuma filmagem, mas como disse, por ter perdido a gopro, não me preocupei com isso.

3- Aplicativo de GPS Sygic - Usei dois dias. No segundo, traçou uma rota estranha e perdeu o sinal no meio do nada, me deixando na mão. Por milagre, o 4g que não tinha funcionado até aquele momento deu sinal de vida e reprogramei no bom e velho Wase que me trouxe de volta ao caminho... Essa lambança me custou mais de 300 kms!

4- Booking - No Ushuaia resolvi fazer uma reserva no dia que chegaria. Fiz pelo booking a reserva de um aparthotel, com preço em pesos. Recebi a informação do cartão de crédito que a compra havia sido feita em dolar (com cotação oficial), o que acabou ficando bem caro... Chegando no lugar não tinha ninguem. Fiquei 30 min esperando e acabei me hospedando em outro hotel. Depois consegui contato com o proprietário que gentilmente cancelou minha reserva.

5- Comodoro Rivadavia - Não é um ponto negativo, mas uma dica... Comodoro é uma cidade feia, sem atrativos e com bastante transito. Quem for descer e puder evitar, muito melhor!


Neutro

1- Spot - funciona razoavelmente bem, mas apresenta alguns problemas de sinal, principalmente nas cidades maiores.

2- Google Maps - Foi o GPS que utilizei praticamente a viagem inteira e funcionou bem. Entretanto usar o moto off line é um mistério completo... As vezes dá certo, as vezes não...

3- Plano Claro Americas - Funcionou bem, mas muitas vezes foi necessário reiniciar o celular, inclusive as vezes mais de uma vez seguida, já que os dados às vezes não ficavam disponíveis.

4- Bota militar - Não viajei com botas de motociclismo, mas sim com uma bota militar, por ser bem mais confortável. Foi boa. Confortável e impermeável, mas em um trecho de obras, tomei uma pedrada no pé esquerdo que doeu bastante... Logicamente o conforto prejudica a segurança.

5- Luvas de Esqui - Na maior parte da viagem, usei luvas de esqui e não de moto. Foram excelentes e mantiveram minhas mãos razoavelmente aquecidas. Não tive nenhum problema, mas a segurança logicamente fica prejudicada.

6- Viajar sem reservas - Poderia colocar como positivo, mas em algumas oportunidades, tive certa dificuldade em achar hoteis disponíveis. Se tivesse engessado a viagem com as reservas, dificilmente conseguiria cumprir o cronograma, além de ter gerado uma ansiedade tremenda.


Positivos -

1- Mala 60 litros Motowolf (comprada no Aliexpress) - Excelente... Bastante resistente, impermeável e muito prática! Além de tudo, servia de encosto já que estava no lugar do garupa. Nos hotéis, pegava apenas essa mala e minha mochila!

2- Sacos de Vácuo - Pensa em uma coisa útil... coloca tudo lá dentro, tira o ar e a bagagem fica muito mais compacta! Usei tres sacos desses entre roupas limpas e sujas e como sou folgado, comprei uma bomba eletrica para retirar o ar! KKK

3- Luva de guidão - fica horroroso, mas pilotando com temperaturas negativas, agradeci à Deus várias vezes pelo equipamento!

4- Pneus - Mitas E07+ - Eles deixam muito a desejar no quesito aderencia, mas duraram a viagem inteira sem furos, que era o mais importante.

5- Western Union - Trocar dinheiro com eles me garantiu um cambio imbatível, embora em algumas vezes tenha me custado um certo tempo. Uma dica para quem for utilizar... fracione as remessas! Trocar 4x 500 Reais é muito mais fácil do que trocar 1x 2.000 Reais!


E para concluir, um item que todos vão concordar... A moto! Essa não preciso comentar nada! kkkk

Kinha
22-05-2023, 13:25
Passados três anos desde a tentativa de chegar ao Ushuaia, que acabou a exatos 4 kms de casa com a moto no meio de um alagamento, lá vou eu tentar novamente.

Sairei dia 31/03 e embora o destino principal seja o mítico Ushuaia, fiz uma programação com alguns lugares que quero conhecer ou revisitar, que vou contando com o passar dos dias, mas podem apostar que, como não gosto muito dos lugares "comuns", teremos algumas surpresas... kkkk

Como é de costume, vou solo e o retorno está previsto para 23/04, podendo variar um dia a mais ou a menos.

Desta vez não tenho reservas em hoteis ou programações engessadas, o que irá garantir maior flexibilidade para ajustes necessários.

Vou publicar aqui algumas fotos, mas o Instagram será a ferramenta oficial (bem mais fácil para alimentar com fotos e vídeos) e se quiserem acompanhar, será um prazer. Sigam por lá em @roberto_romagnani.

Espero vcs. na garupa virtual!

Roberto, viagem fantástica.

Acompanhei e interagi contigo via instagram algumas vezes.

Vou reiterar aqui minhas impressões sobre a tua viagem, já que tive oportunidade de andar pela Patagônia de carro:

- Achei uma viagem corajosa, pela época que tu decidiu ir. Ao que sei, na segunda quinzena de fevereiro as frentes frias começam a aportar em Ushuaia. Neve e moto, a meu ver, não combinam.

_ Tua viagem foi rápida. Ganho de quilometragem expressivo em cada dia rodado.

- Ponto interessante que sempre percebo: muitos paulistas e motociclistas que vem do Paraná, SP, MG.... preferem ingressar na Argentina via Foz de Iguaçu. Dificilmente usam Uruguaiana ou entram no Uruguai (senão quando o Uruguai está no roteiro). Considerando que a estrada entre em Curitiba e Porto Alegre é muito boa (com todo trecho duplicado), o único revés que me vem à cabeça é a tranqueira da BR 101 em Bal. Camboriú, Itajaí e Fpolis (neste aspecto, a expectativa é que até o fim do ano o contorno de Florianópolis estará pronto e desviará o trânsito da 101 da grande Fpolis).

Dilamar

EvertonM
22-05-2023, 15:46
De fato, acredito que a aduana de Foz faz mais sucesso - talvez pela facilidade de aproveitar e fazer umas compras. rsrs
Eu gostei mais da aduana de São Borja (saí do Brasil por lá e retornei por Foz) - aproveitei a viagem para visitar São Miguel das Missões.

Rromagnani
23-05-2023, 16:18
Roberto, viagem fantástica.

Acompanhei e interagi contigo via instagram algumas vezes.

Vou reiterar aqui minhas impressões sobre a tua viagem, já que tive oportunidade de andar pela Patagônia de carro:

- Achei uma viagem corajosa, pela época que tu decidiu ir. Ao que sei, na segunda quinzena de fevereiro as frentes frias começam a aportar em Ushuaia. Neve e moto, a meu ver, não combinam.

_ Tua viagem foi rápida. Ganho de quilometragem expressivo em cada dia rodado.

- Ponto interessante que sempre percebo: muitos paulistas e motociclistas que vem do Paraná, SP, MG.... preferem ingressar na Argentina via Foz de Iguaçu. Dificilmente usam Uruguaiana ou entram no Uruguai (senão quando o Uruguai está no roteiro). Considerando que a estrada entre em Curitiba e Porto Alegre é muito boa (com todo trecho duplicado), o único revés que me vem à cabeça é a tranqueira da BR 101 em Bal. Camboriú, Itajaí e Fpolis (neste aspecto, a expectativa é que até o fim do ano o contorno de Florianópolis estará pronto e desviará o trânsito da 101 da grande Fpolis).

Dilamar

Eu sabia que iria no final da janela de possibilidade do clima… o frio era um dos atrativos mentais da viagem e foi bem legal…. Nunca havia rodado abaixo de zero e nessa viagem, quando a temperatura estava acima de 5 graus, tinha a impressão que estava “quente”…. Kkkkkkkk

Toda vez que vou viajar gosto de colocar alguns lugares que gostaria de conhecer pelo caminho…. Dessa vez, um dos lugares foi Ametista do Sul, onde pernoitei no primeiro dia, e também gostaria de voltar à São Miguel das Missões para visitar as ruínas, o que não consegui fazer em 2016. Por esse motivo escolhi sair por São Borja e foi ótimo…. Muito tranquilo. Nunca sai ou entrei por Foz… não sei porque, mas tenho na cabeça que é mais confuso…

Não entrei pelo Uruguai dessa vez (em 2015 quando fui pro Atacama, sai pelo Chuí e cheguei em Colônia Del Sacramento onde peguei o Buquebus até B.Aires).

O legal desse tipo de viagem é exatamente a pluralidade de opções de rota…. Dá pra fazer várias viagens sem repetir as paradas! E com uma vantagem…. Todas as opções tem suas belezas!


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Rromagnani
23-05-2023, 16:20
De fato, acredito que a aduana de Foz faz mais sucesso - talvez pela facilidade de aproveitar e fazer umas compras. rsrs
Eu gostei mais da aduana de São Borja (saí do Brasil por lá e retornei por Foz) - aproveitei a viagem para visitar São Miguel das Missões.

Eu simplesmente adoro São Miguel das Missões… algo que não sei explicar, mas esse lugar é parada obrigatória.

As aduanas de São Borja e de Dionísio Cerqueira, parecem um pedagio… em dois minutos tudo resolvido!


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Marcelo DC
24-05-2023, 20:33
Muito bacana os relatos Roberto. Não tinha visto o post .... Kkk .... Ate pq a gente tava em viagem e em contato. Fotos incriveis.

Enviado de meu SM-S916B usando o Tapatalk

Rromagnani
24-05-2023, 21:19
:cool: