PDA

Ver Versão Completa : Lanterna traseira



Coppola61
12-08-2023, 09:28
Bom dia a todos. Sou novo no Fórum, tenho uma G 650 GS desde zero, ano 2012, modelo 2013, e ando com problemas de vibração do conjunto da lanterna traseira. Já passei pelo problema da lâmpada que queima o suporte da lanterna, resolvi isso com uma gambiarra, mas agora percebo que todo o conjunto está vibrando bastante, e não sei ao certo como acessar o conjunto para remover e verificar o que deve ser trocado. Sei que os parafusos que prendem o conjunto da lanterna se fixam a pinos e borrachas, que devem estar desgastados, mas não faço ideia de como chegar neles. Se alguém já teve que fazer isso ou sabe como, agradeço se puderem enviar um tutorial. Abraços

Gnegraes
12-08-2023, 11:19
Bom dia a todos. Sou novo no Fórum, tenho uma G 650 GS desde zero, ano 2012, modelo 2013, e ando com problemas de vibração do conjunto da lanterna traseira. Já passei pelo problema da lâmpada que queima o suporte da lanterna, resolvi isso com uma gambiarra, mas agora percebo que todo o conjunto está vibrando bastante, e não sei ao certo como acessar o conjunto para remover e verificar o que deve ser trocado. Sei que os parafusos que prendem o conjunto da lanterna se fixam a pinos e borrachas, que devem estar desgastados, mas não faço ideia de como chegar neles. Se alguém já teve que fazer isso ou sabe como, agradeço se puderem enviar um tutorial. Abraços


Bom dia Coppola, bem-vindo ao grupo !!!

Basta trocar os coxins de borracha que resolverá o problema.
Você encontra nos CCs BMW, o part number é 63 21 2 346 579.

Para trocar os coxins tem de desmontar o conjunto.

luiz baum
12-08-2023, 15:48
Bom dia a todos. Sou novo no Fórum, tenho uma G 650 GS desde zero, ano 2012, modelo 2013, e ando com problemas de vibração do conjunto da lanterna traseira. Já passei pelo problema da lâmpada que queima o suporte da lanterna, resolvi isso com uma gambiarra, mas agora percebo que todo o conjunto está vibrando bastante, e não sei ao certo como acessar o conjunto para remover e verificar o que deve ser trocado. Sei que os parafusos que prendem o conjunto da lanterna se fixam a pinos e borrachas, que devem estar desgastados, mas não faço ideia de como chegar neles. Se alguém já teve que fazer isso ou sabe como, agradeço se puderem enviar um tutorial. Abraços

Tive uma 650 por 5 anos.
O normal da lanterna dela é ser meio frouxa, mas quando os coxins estragam ela fica solta demais.
Se não me engano eu fiz arruelas de EVA e usei porcas parlock para fixar a lanterna.
Assim vc aperta gradativamente e deixa a lanterna "mole" como de fábrica.
Foi uma das primeiras coisas que eu mexi na moto.
Nunca mais deu problema.
Não estragou os terminais e nem lâmpada queimou em 70 mil km rodados.

Luiz Baum

Coppola61
12-08-2023, 21:55
Opa Luiz, blz? Agradeço as dicas, só não sei, como disse, que acesso os coxins, tenho qe desmontar toda a traseira pra isso ou não?

Coppola61
12-08-2023, 21:56
Guilherme, valeu pelo retorno. Quando fala em desmontar o conjunto, é pela lanterna mesmo, tipo removendo a lente e aí tenho acesso? Ou tenho que desmontar a traseira?

Coppola61
12-08-2023, 23:36
Guilherme, valeu pelo retorno. Quando fala em desmontar o conjunto, é pela lanterna mesmo, tipo removendo a lente e aí tenho acesso? Ou tenho que desmontar a traseira?

Gnegraes
13-08-2023, 10:47
Guilherme, valeu pelo retorno. Quando fala em desmontar o conjunto, é pela lanterna mesmo, tipo removendo a lente e aí tenho acesso? Ou tenho que desmontar a traseira?

Tem de remover toda e desmontar todo o conjunto.
Na minha foi assim há uns 4 anos, dá algum trabalho....

11600


As buchas são as 3 peças nr. 8. Elas tem esse rebaixo para serem encaixadas na chapa de suporte da lanterna traseira.

Para mexer em BMW, você vai precisar de chaves Torx. Se não tem, recomendo comprar jogo de machos e fêmeas.

luiz baum
14-08-2023, 18:47
Guilherme, valeu pelo retorno. Quando fala em desmontar o conjunto, é pela lanterna mesmo, tipo removendo a lente e aí tenho acesso? Ou tenho que desmontar a traseira?

Remove o conjunto todo.
Não precisa remover a lente do corpo da lanterna.

Importante: se vc tiver que lançar mão de uma correção "caseira", a lanterna não pode ficar fixa!
E nem muito frouxa.

Luiz Baum

Coppola61
23-08-2023, 08:46
Senhores, bom dia. Desculpem se ainda tenho dúvidas, mas infelizmente sim: pelas respostas do Luiz e do Guilherme, entendi que:
1. não preciso tirar a lente da lanterna para poder fazer o reparo nos coxins (isso me ajuda muito porque tenho um dos parafusos empenado, que ainda não sei como resolver, mas é outra questão);
2. Se trocar as porcas por porcas parlock ajuda, além das arruelas de EVA (dicas do Luiz).
Minhas dúvidas:
1. o conjunto todo sai "puxando" apenas? Se sim, imagino que assim tenho acesso aos coxins e arruelas, mas não às porcas;
2. como acessar as porcas? Se quiser efetuar a troca por modelos parlock, que achei bem interessante, por exemplo?
3. cheguei a cotar as peças, pelo desenho que o Guilherme disponibilizou, mas a concessionária disse que as peças números 6 e 8 não contém código e, por isso, não consegue cotar para entrega. E a peça 8 é justamente a mais importante, os coxins, pelo que entendi.
Sei que são várias questões, mas se puderem esclarecer agradeço desde já, porque preciso resolver e não acho que vale a pena deixar na mão de um mecânico, também porque quero saber como fazer se tiver que lidar com isso novamente no futuro.
Abraços

Gnegraes
23-08-2023, 09:50
Senhores, bom dia. Desculpem se ainda tenho dúvidas, mas infelizmente sim: pelas respostas do Luiz e do Guilherme, entendi que:
1. não preciso tirar a lente da lanterna para poder fazer o reparo nos coxins (isso me ajuda muito porque tenho um dos parafusos empenado, que ainda não sei como resolver, mas é outra questão);
2. Se trocar as porcas por porcas parlock ajuda, além das arruelas de EVA (dicas do Luiz).
Minhas dúvidas:
1. o conjunto todo sai "puxando" apenas? Se sim, imagino que assim tenho acesso aos coxins e arruelas, mas não às porcas;
2. como acessar as porcas? Se quiser efetuar a troca por modelos parlock, que achei bem interessante, por exemplo?
3. cheguei a cotar as peças, pelo desenho que o Guilherme disponibilizou, mas a concessionária disse que as peças números 6 e 8 não contém código e, por isso, não consegue cotar para entrega. E a peça 8 é justamente a mais importante, os coxins, pelo que entendi.
Sei que são várias questões, mas se puderem esclarecer agradeço desde já, porque preciso resolver e não acho que vale a pena deixar na mão de um mecânico, também porque quero saber como fazer se tiver que lidar com isso novamente no futuro.
Abraços


1. Sim, você solta as porcas e puxa o conjunto todo da placa suporte.


2. As porcas originas externas tem esse formato:

11606

O problema do parafuso empenado deve ser resolvido com cuidado.
Pelo que me lembro, extremidade que se encontra dentro da lanterna deve ser fundido no plástico da carcaça da lanterna. Não há "porcas internas".
Para desentortar o parafuso tem de ir com cuidado, sob pena de quebrar a base traseira da lanterna, onde ele está montado.


3. Os coxins originais possuem um rasgo no qual ele é inserido na chapa suporte da lanterna traseira, de modo que todo o conjunto da lanterna possa se movimentar levemente em todas as direções. Isso evita que quebre, seja por vibrações do piso, seja por um toque involuntário.

O mais simples é você ir até um CC e lá verificar com eles na tela do computador o que precisa.

Peça nr. 06 part number 46 631 451 278
peça nr. 08 part number 63 212 346 579


O conjunto da lanterna (peça 01) custa na Europa Euro 261.
Aqui no Brasil no CC deve ser algo ao redor de R$2.500,00.
Não xingue a BMW, o Euro estava ontem R$5,31 e os impostos de importação e ICMS são do governo desde sempre....
Custo Brasil, o Amor venceu...

Coppola61
23-08-2023, 16:14
Guilherme, o meu problema é justamente esse, ou seja, como solto as porcas? Por onde acesso, por baixo da moto , tipo o paralama, ou por cima, tirando partes? Porque, quando tiro aquela parte com chave, pra acessar a alavanca do banco, tiro o banco e vejo várias porcas e parafusos, mas não as porcas do conjunto da lanterna:( é essa a minha única dúvida restante, pra poder, finalmente, começar a resolver a questão rs

luiz baum
23-08-2023, 16:25
Guilherme, o meu problema é justamente esse, ou seja, como solto as porcas? Por onde acesso, por baixo da moto , tipo o paralama, ou por cima, tirando partes? Porque, quando tiro aquela parte com chave, pra acessar a alavanca do banco, tiro o banco e vejo várias porcas e parafusos, mas não as porcas do conjunto da lanterna:( é essa a minha única dúvida restante, pra poder, finalmente, começar a resolver a questão rs

Ok.
As porcas não são acessíveis diretamente.
Vc terá que soltar 4 parafusos para retirar o conjunto lanterna+paralama traseiro.
Aí sim vc verá as porcas que fixam a lanterna.
Estou procurando um vídeo mas ainda não encontrei um bom.

Como alternativa ao preço absurdo da lanterna original há opção de lanterna de led made in China.
Tem vários vídeos sobre essa troca.

Luiz Baum

Coppola61
24-08-2023, 08:56
Luiz, se forem só quatro parafusos tá ótimo kkk, se conseguir um vídeo vai ajudar ainda mais

Gnegraes
24-08-2023, 11:28
Luiz, se forem só quatro parafusos tá ótimo kkk, se conseguir um vídeo vai ajudar ainda mais

Coppola,

Não tem segredo... desmonte o paralamas traseiro e você terá acesso à fixação da lanterna.
Providencie as peças e para montar basta observar a sequência do desenho em vista explodida (da BMW) que tem enviei.