PDA

Ver Versão Completa : Aquecimento do banco



Alessandro
13-08-2023, 10:47
Bom dia, pessoal.

Gostaria de tirar uma dúvida com vocês.

Troquei recentemente minha R1200GSA 2012 por uma R1250GSA nova. A moto é show, mas percebo que o banco vem esquentando, mesmo com o aquecimento desligado.

Não estava dando importância a isso, mas notei que o calor irradia de uma peça que fica embaixo do banco, mostrada na figura abaixo.

É normal essa peça esquentar? Alguém mais sente esse calor a ponto de incomodar?

Desde já, agradeço!

11601

Rromagnani
13-08-2023, 11:25
Parabéns pela moto nova…

Que esquenta, esquenta! Mas nunca notei um calor tão grande assim e jamais notei nada no banco.

Leva na cc e da uma verificada!


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Reiner
13-08-2023, 12:31
Eu nunca percebi nada da anormal....melhor conferir....

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

Marcelo DC
14-08-2023, 14:34
Não percebo calor no banco da minha com o aquecimento desligado.

Enviado de meu SM-S916B usando o Tapatalk

Alessandro
15-08-2023, 17:55
Obrigado, pessoal!

Estava achando que o aquecimento do banco ligava sozinho, sem avisar, pela sensação de calor que sentia. Mas aí vi que o calor vem dessa peça que fica debaixo.

Não sei qual é a função dela, mas pelo que falaram, é normal que aqueça.

Vou levar concessionária para eles darem uma olhada.


Assim que tiver alguma novidade, conto aqui.

Abraços


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Gnegraes
16-08-2023, 08:02
Bom dia, pessoal.

Gostaria de tirar uma dúvida com vocês.

Troquei recentemente minha R1200GSA 2012 por uma R1250GSA nova. A moto é show, mas percebo que o banco vem esquentando, mesmo com o aquecimento desligado.

Não estava dando importância a isso, mas notei que o calor irradia de uma peça que fica embaixo do banco, mostrada na figura abaixo.

É normal essa peça esquentar? Alguém mais sente esse calor a ponto de incomodar?

Desde já, agradeço!

11601


Alessandro,

Não está legível na foto o part number do módulo.
Poderia nos enviar uma foto mais próxima da etiqueta?

Uma coisa é certa: ela gera calor, de outra forma não teria aletas de dissipação de calor nas suas duas laterais.

Alessandro
16-08-2023, 12:13
Alessandro,

Não está legível na foto o part number do módulo.
Poderia nos enviar uma foto mais próxima da etiqueta?

Uma coisa é certa: ela gera calor, de outra forma não teria aletas de dissipação de calor nas suas duas laterais.

Olá, Gnegraes!

Vou colar a foto recortada, para ver se melhora a legibilidade.

Essa peça tem aletas na lateral e também embaixo dela, deve ser normal mesmo aquecer.

Só não esperava que fosse ao ponto de sentir o calor no banco.

Sabe dizer para que ela serve? Parece ser uma central eletrônica, né?

Um abraço e muito obrigado por sua atenção!

https://uploads.tapatalk-cdn.com/20230816/c31829915b564b886ea492c358e96979.jpg

Gnegraes
16-08-2023, 14:10
Alessandro,

Essa peça é a ZFE (Zentrale Fahrgestellelektronik) ou ECU (Eletronic Central Unit) da moto.
Trata-se da Central eletrônica que gerencia o motor e os sistemas elétricos da moto.

A GS tem hoje 3 módulos:
- ZFE para motor e sistemas elétricos
- ESA para a suspensão
- ABS para os freios

Reiner
16-08-2023, 14:25
Olá, Gnegraes!

Vou colar a foto recortada, para ver se melhora a legibilidade.

Essa peça tem aletas na lateral e também embaixo dela, deve ser normal mesmo aquecer.

Só não esperava que fosse ao ponto de sentir o calor no banco.

Sabe dizer para que ela serve? Parece ser uma central eletrônica, né?

Um abraço e muito obrigado por sua atenção!

https://uploads.tapatalk-cdn.com/20230816/c31829915b564b886ea492c358e96979.jpgAlessandro, tive uma 1200 2015 por 7 anos, e agora tenho uma 1250....nunca percebi ou notei calor vindo dessa peça. E rodo numa região bem quente, inclusive fui a bariri na semana atrasada e viajei à temperatura de 36° marcados no painel....

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

EvertonM
17-08-2023, 12:32
Poisé, também tenho uma R1250GSA (2021/2022), com quase 23 mil kms, e nunca senti calor no banco (ao menos que incomodasse desse modo). Meus parceiros de motocagem também têm a mesma moto e nunca reclamaram disso.
Apostaria mais em algum problema no aquecimento do banco (tipo um curto ou algo assim). Para a ZFE esquentar a ponto de ultrapassar o banco e incomodar o piloto, creio que já teria derretido um monte de coisas ao redor dela (inclusive a parte plástica do banco).

Alessandro
17-08-2023, 22:46
Muito obrigado pelos apontamentos, pessoal!

Eu até pensei que fosse mesmo uma falha no sistema de aquecimento do banco, mas descartei essa possibilidade ao ver que é a central que esquenta pra valer.

Mas o calor não chega a esse ponto de derreter não. O incômodo é como se o sistema de aquecimento estivesse ativado no nível 1 o tempo todo.

Vou levar na concessionária para eles darem uma olhada para mim.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk