PDA

Ver Versão Completa : Gasolina comum ou aditivada



Alan RJ
06-09-2023, 09:49
Equipe, bom dia!

Gostaria de saber sobre o uso correto do tipo de gasolina, pois no YouTube encontrei um vídeo mostrando que o cara ficou a pé depois que usou aditivada.

Isso procede? A GS 310 é configurada para gasolina comum somente ou tem algo equivocado na situação descrita?

(Desde quando comprei só abasteci com gasolina comum, após conhecer o Fórum, decidi questionar).


Desde já, agradeço!

Reiner
06-09-2023, 13:04
Alan, abasteço com aditivada há mais de 20 anos, pra mim e para oa veículos sempre foi ótimo. Nunca foi preciso fazer limpeza de injetores.....


Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

Alan RJ
06-09-2023, 14:34
Gratidão, Reiner!

Pois é, sempre usei aditivada nas motos anteriores. Entretanto, o vídeo que assisti na internet me deixou preocupado.

Vou fazer um teste.

Rromagnani
06-09-2023, 14:35
TB costumo abastecer com aditivada sem nenhum problema.

Mas já usei de tudo até mesmo algum líquido que nem tenho certeza se era gasolina! Kkkk

Enviado de meu SM-G780G usando o Tapatalk

Gnegraes
06-09-2023, 14:36
Alan,

Se a gasolina estiver batizada, pode ser Premiun, Aditivada ou comum que vai dar problemas da mesma forma....

A especificação da gasolina a ser usada que é recomendada pela BMW está no Manual de Proprietário.
Em qualquer motor e de qualquer ano e fabricação, o ideal é usar gasolina com a maior octanagem possível que encontrar no mercado.
A BMW recomenda usar com octnagem 91RON, aceitável a gasolina de 87RON.

A gasolina comum e aditivada tem as mesma octanagem, não importa a marca. Mas a aditivada, como o nome diz, possui aditivos antioxidantes, anti espumantes, detergentes, etc., o que é muito recomendável.

Alan RJ
06-09-2023, 16:01
Tmj, brothers!

Agradeço a todos pelas orientações. Sucesso!

EvertonM
07-09-2023, 10:50
Voto com os relatores.
Procuro sempre abastecer com aditivada (prefiro a VPower) e já usei em várias motos, há muitos anos. Sua propriedade de limpeza ajuda muito a manter o motor em bom estado.
Mas minhas motos também já rodaram com tudo o que achei disponível, quando não havia possibilidade de escolha - e chegamos bem até aqui !

isaianet
16-09-2023, 17:35
O manual da 310 recomenda uso de gasolina comum.

Enviado de meu M2101K6G usando o Tapatalk

EvertonM
17-09-2023, 22:29
O manual da GSA 1250 cita duas possibilidades:

Qualidade recomendada do combustível: Premium - Super sem chumbo (mín 15%, máx 30% de etanol, E27) 95 ROZ/RON 90 AKI

Qualidade do combustível alternativa: Comum - Super sem chumbo (restrições de desempenho e consumo.) (mín 15%, máx 30% de etanol, E20/E22/E27) 91 ROZ/RON 87 AKI

n0mad
11-10-2023, 10:32
Equipe, bom dia!

Gostaria de saber sobre o uso correto do tipo de gasolina, pois no YouTube encontrei um vídeo mostrando que o cara ficou a pé depois que usou aditivada.

Isso procede? A GS 310 é configurada para gasolina comum somente ou tem algo equivocado na situação descrita?

(Desde quando comprei só abasteci com gasolina comum, após conhecer o Fórum, decidi questionar).


Desde já, agradeço!

Bom dia amigos.
Sou novo por aqui, mas deixarei minha contribuição.
Segundo o que pude pesquisar, as gasolinas aditivadas no Brasil não tem uma regulamentação, entao podem ter um aditivo de qualidade, ou nao, e ate mesmo ter suas dosagens altas ou infimas, portanto acredito que nao sejam seguras para usarmos.

Reiner
11-10-2023, 11:43
Eu acredito que, aditivada ou não, o melhor é escolher um posto de confiança ou que pelo menos inspire confiança. Uso aditivada há mais de 20 anos e nunca tive problemas, ao contrário, tive ótimas surpresas ao abrir base de injetores para limpeza....

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

Gnegraes
11-10-2023, 17:29
Eu acredito que, aditivada ou não, o melhor é escolher um posto de confiança ou que pelo menos inspire confiança. Uso aditivada há mais de 20 anos e nunca tive problemas, ao contrário, tive ótimas surpresas ao abrir base de injetores para limpeza....

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk


Bandeiras conhecidas e grandes (petrobrás, Shell e Ipiranga) dificilmente vão aditivar combustíveis com ppms por litro.... não faz sentido para eles e pela economia de escala do gigantesco volume de vendas. Não é na "economia porca" que eles ganham dinheiro.

Agora um posto de bandeira desconhecida, só usaria em caso de extrema necessidade e no meio do nada.

Gnegraes
11-10-2023, 17:37
Bom dia amigos.
Sou novo por aqui, mas deixarei minha contribuição.
Segundo o que pude pesquisar, as gasolinas aditivadas no Brasil não tem uma regulamentação, entao podem ter um aditivo de qualidade, ou nao, e ate mesmo ter suas dosagens altas ou infimas, portanto acredito que nao sejam seguras para usarmos.

Reinaldo,

Gasolina quanto maior for a octanagem, melhor.
Pode ser um Ford 1937, o motor agradece.

Se a BMW indica usar gasolina comum com octanagem 91 ROZ RON, pode usar sem medo.
Mas se quiser usar aditivada ou premium, melhor para o desempenho e vida do motor.

EvertonM
11-10-2023, 22:10
Eu queria usar somente Premium, mas o preço não está "simpático" ultimamente. Então eu prefiro, sempre que possível, a aditivada. Acredito que combustíveis aditivados de bandeiras reconhecidas não farão mal algum ao motor, pelo contrário - assim como o Reiner, uso nos meus veículos, há muito tempo, sem qualquer problema.
Um cuidado que é importante ter, e essa pode ser a causa de eventual "má-fama" da aditivada, é que se sempre abasteceu com comum, a troca pela aditivada tem que ser gradual, pois seus aditivos vão "limpar" o motor e as sujidades poderão causar problemas.

Reinaldo, convido você a se apresentar para o grupo no link abaixo. Será bom conhecê-lo, saber suas experiências motociclísticas, etc.
https://www.bmwgsbrasil.com.br/forumdisplay.php/8-Apresenta%C3%A7%C3%B5es-Pessoais

Gnegraes
12-10-2023, 09:24
Eu queria usar somente Premium, mas o preço não está "simpático" ultimamente. Então eu prefiro, sempre que possível, a aditivada. Acredito que combustíveis aditivados de bandeiras reconhecidas não farão mal algum ao motor, pelo contrário - assim como o Reiner, uso nos meus veículos, há muito tempo, sem qualquer problema.
Um cuidado que é importante ter, e essa pode ser a causa de eventual "má-fama" da aditivada, é que se sempre abasteceu com comum, a troca pela aditivada tem que ser gradual, pois seus aditivos vão "limpar" o motor e as sujidades poderão causar problemas.

Reinaldo, convido você a se apresentar para o grupo no link abaixo. Será bom conhecê-lo, saber suas experiências motociclísticas, etc.
https://www.bmwgsbrasil.com.br/forumdisplay.php/8-Apresenta%C3%A7%C3%B5es-Pessoais


Bom dia Everton,

O poder dos detergentes contidos nos aditivos não é tão poderoso assim!!!
Eles agem de forma gradual e lenta, dificilmente soltariam / dissolveriam uma quantidade grande de sujidades / inscrustrações.

A imensa maioria dos contaminantes será diluída no óleo de cárter, daí o escurecimento do óleo com o uso e que não tem nada a ver com modificações na viscosidade deste.

Também é importante relembrar e saber o TBN (Total Base Number) do óleo que adotar no motor: este índice vai te informar a capacidade dos aditivos de pH grande em neutralizar os ácidos removidos pelos detergentes, neutralizando-os.
Quanto maior o TBN, mais tempo agirá neutralizando ácidos.

EvertonM
16-10-2023, 20:52
Oi, Guilherme. Minha dica vem da experiência ruim de um amigo, que teve problema na moto dele em razão da troca de combustível sem observar essa gradação.
Pesquisando na internet, achei alguns artigos sobre o tema:

https://totalenergies.com.br/pode-misturar-gasolina-comum-com-aditivada#:~:text=Se%20seu%20carro%20est%C3%A1%20a costumado,vez%20e%20entupir%20a%20regi%C3%A3o.

https://autoesporte.globo.com/servicos/noticia/2023/05/pode-misturar-gasolina-comum-com-aditivada.ghtml

https://autopapo.uol.com.br/blog-do-boris/gasolina-aditivada-pros-contras-combustivel/

https://quatrorodas.abril.com.br/auto-servico/gasolina-aditivada-e-benefica-para-motores-com-injecao-direta/?utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_campaign=eda_qr_audiencia_institucional&gclid=CjwKCAjwvrOpBhBdEiwAR58-3PpqENebSYKsDmHUfZKMquyYost3_f6lzQX95iH13RmcPiIX6a YHxhoCsL0QAvD_BwE

Barra
19-10-2023, 07:27
Na minha GS eu só usava podium, na revisão dos 20.000 kms o Piu tirou as velas e estavam novas, nem precisou trocar.

Marivaldo
02-11-2023, 15:05
Vindo ao interior de MG, GO e MT, evitem abastecer na rede de postos Dec*o. No começo o combustivel era bom. Não tinha o que reclamar.

Gnegraes
02-11-2023, 17:00
Vindo ao interior de MG, GO e MT, evitem abastecer na rede de postos Dec*o. No começo o combustivel era bom. Não tinha o que reclamar.

Só mesmo no Brasil para existir gasolina adulterada....
Na Europa isso não existe, assim como nos USA e Canadá.

Gnegraes
02-11-2023, 17:36
Oi, Guilherme. Minha dica vem da experiência ruim de um amigo, que teve problema na moto dele em razão da troca de combustível sem observar essa gradação.
Pesquisando na internet, achei alguns artigos sobre o tema:

https://totalenergies.com.br/pode-misturar-gasolina-comum-com-aditivada#:~:text=Se%20seu%20carro%20est%C3%A1%20a costumado,vez%20e%20entupir%20a%20regi%C3%A3o.

https://autoesporte.globo.com/servicos/noticia/2023/05/pode-misturar-gasolina-comum-com-aditivada.ghtml

https://autopapo.uol.com.br/blog-do-boris/gasolina-aditivada-pros-contras-combustivel/

https://quatrorodas.abril.com.br/auto-servico/gasolina-aditivada-e-benefica-para-motores-com-injecao-direta/?utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_campaign=eda_qr_audiencia_institucional&gclid=CjwKCAjwvrOpBhBdEiwAR58-3PpqENebSYKsDmHUfZKMquyYost3_f6lzQX95iH13RmcPiIX6a YHxhoCsL0QAvD_BwE


Oi Everton,

Problemas geralmente ocorrem com combustível adulterado. No caso do teu amigo pode ter sido coincidência.
O que mais tem no mercado é gasolina adulterada, ANP não dá conta de fiscalizar e punir postos...
Não conheci na vida nenhum caso de problemas em motores pelo fato de passar a usar gasolina aditivada.
A maioria das adulterações na gasolina é feita com solventes químicos, muito mais baratos que a gasolina. Esses solventes podem soltar sujidades no tanque e dutos, entupindo filtros e causando danos nas bombas. Além de problemas na queima na câmara de combustão.

Nas partes do tanque e antes da bomba e combustível, há pré filtro e filtro. Caso haja sujeira pesada no tanque, o pré filtro separa.
Sujeira pequena o filtro antes da bomba também deve reter.

Corpo de borboleta podem ficar manchado e com algumas pequenas incrustações, mas não em espessuras de sujidade que possam gerar partículas nocivas. A limpeza de corpos de borboleta é feita com solventes específicos e são fortes.

As incrustações nas sedes de válvulas e cabeça de pistões são muito duras e dificilmente são removidas por ação química de detergentes.
Quem já abriu e limpou pistões e sede de válvulas no cabeçote sabe que só há uma maneira de remover e limpar: remoção mecânica com abrasivos.

Bicos injetores não precisam ser limpos. Oficinas oferecem essa tal de "limpeza" para os incautos...
Bico injetor deve ser trocado quando molas perdem sua rigidez ou a bobina de pulso falha ou deixa de funcionar.
O teste feito em bico injetor mede a vazão de combustível mas indiretamente, medindo o número de pulsos por segundo, já que o funcionamento é pulsante.
A ZFE / ECU manda a informação para a bobina do bico injetor do número de pulsos necessários para determinada vazão de combustível.
Se faz esse teste sem desmontagem do bico, com auxílio de osciloscópio e sensor de campo.

Marivaldo
02-11-2023, 22:13
Bom saber. Eu iria mandar limpar os bicos injetores do meu carro no próximo sábado. Grato, Guilherme

Gnegraes
02-11-2023, 23:09
Bom saber. Eu iria mandar limpar os bicos injetores do meu carro no próximo sábado. Grato, Guilherme

Por que motivo iria limpar os bicos? Tem algum problema no motor?
Tua injeção é direta (na câmara de combustão) ou bico injetor no corpo de borboleta?

Peça para o mecânico fazer o teste de vazão com osciloscópio.
se um bico estiver com vazão baixa, pergunte a ele se é sujeira ou problema no bico.
Se ele insistir, deixa fazer a limpeza desse bico e depois peça para medir a vazão, se estiver igual, é problema no bico e aí você não paga a limpeza, diagnóstico errado....