PDA

Ver Versão Completa : Como escolher ferramentas Vídeo



lleonel
06-09-2023, 18:44
https://youtu.be/zgCJAwrEYV8

Gnegraes
07-09-2023, 10:51
Na minha opinião, as ferramentas imprescindíveis são as necessárias para remoção das rodas para reparo nos pneus.
Qualquer outro problema, dificilmente se consegue resolver no acostamento e no meio do nada.

>>> Observação: parafusos e porcas apertados no torque correto para o tipo de material que foram fabricados, não soltam nunca!!!
Se apertados pouco, soltam. Se muito, quebram....
Alguns poucos exigem o uso de trava rosca química por razões de segurança.

Kinha
07-09-2023, 12:45
Na minha opinião, as ferramentas imprescindíveis são as necessárias para remoção das rodas para reparo nos pneus.
Qualquer outro problema, dificilmente se consegue resolver no acostamento e no meio do nada.

>>> Observação: parafusos e porcas apertados no torque correto para o tipo de material que foram fabricados, não soltam nunca!!!
Se apertados pouco, soltam. Se muito, quebram....
Alguns poucos exigem o uso de trava rosca química por razões de segurança.

Penso exatamente a mesma coisa, Guilherme.

Com essa parafernalha eletrônico, não ouso pegar na chave de fenda para fazer qualquer tipo de serviço. Deu ruim, chama o guincho, ainda que seja para trazer de volta para a garagem de casa e analisar o que está acontecendo.

Mas, [tentar] fazer manutenção emergencial em meio a rodovias, não me agrada.

Kinha
07-09-2023, 12:45
Na minha opinião, as ferramentas imprescindíveis são as necessárias para remoção das rodas para reparo nos pneus.
Qualquer outro problema, dificilmente se consegue resolver no acostamento e no meio do nada.

>>> Observação: parafusos e porcas apertados no torque correto para o tipo de material que foram fabricados, não soltam nunca!!!
Se apertados pouco, soltam. Se muito, quebram....
Alguns poucos exigem o uso de trava rosca química por razões de segurança.

Aliás, até hoje ;););)não aprendi a desmontar as rodas da GS.

Gnegraes
07-09-2023, 15:03
Aliás, até hoje ;););)não aprendi a desmontar as rodas da GS.

Kinha,

É b astante simples:

Roda traseira:
- ferramenta: chave Torx T50 (torque 60Nm)
Como: ao montar apertar em cruz.

11621


Roda dianteira:
- ferramentas: sextavado macho 22mm (50Nm), chave Allen 8mm (19Nm) e Torx T40 para as 2 pinças de freio (30Nm).
- como: solte as pinças de freio e tire-as dos discos. Solte o parafuso de trava com chave Allen M8 e depois solte o eixo da roda.

11622

11623


Destas 4 ferramentas, posso assegurar que Torx e sextavado macho 22mm nenhum borracheiro tem, inclusive a maioria das oficinas mecânicas.

Como ninguém tem torquímetro, tente simular o aperto imaginando a força (10N = 1 kgf) em um braço de alavanca de 1 metro.
Na 1a oportunidade / próxima cidade procure uma oficina e aperte no torque correto.

Na bolsa de ferramentas levo um papel onde anotei os torques em caso de emergência.

Kinha
07-09-2023, 21:33
Kinha,

É b astante simples:

Roda traseira:
- ferramenta: chave Torx T50 (torque 60Nm)
Como: ao montar apertar em cruz.

11621


Roda dianteira:
- ferramentas: sextavado macho 22mm (50Nm), chave Allen 8mm (19Nm) e Torx T40 para as 2 pinças de freio (30Nm).
- como: solte as pinças de freio e tire-as dos discos. Solte o parafuso de trava com chave Allen M8 e depois solte o eixo da roda.

11622

11623


Destas 4 ferramentas, posso assegurar que Torx e sextavado macho 22mm nenhum borracheiro tem, inclusive a maioria das oficinas mecânicas.

Como ninguém tem torquímetro, tente simular o aperto imaginando a força (10N = 1 kgf) em um braço de alavanca de 1 metro.
Na 1a oportunidade / próxima cidade procure uma oficina e aperte no torque correto.

Na bolsa de ferramentas levo um papel onde anotei os torques em caso de emergência.


Muito obrigado, Guilherme.

Kinha
08-09-2023, 15:31
Guilherme,

Sei que o youtube tem muito mecânico de "pouca" confiança. Mas também tem alguns vídeos interessantes para o aprendizado, desde que se siga o procedimento correto e indicado no manual do proprietário.

Um deles (espanhol) foi o que me chamou mais atenção, porque me lembra um pouco a montagem de roda em uma bicicleta.

No vídeo, o mecânico faz um "ajuste" da roda com a moto já "descida" do cavalete. Após inserir o "parafuso eixo", ele bombeia o freio dianteiro, tira a moto do cavalete e fez mínimo movimento para ajustar a roda à pinça de freio já fixada. Feito isso, ele faz o aperto do "parafuso eixo".

Como já pedalei bastante e já fiz vários consertos de pneu, é basicamente a mesma "técnica" usada para centralizar a roda da bicicleta antes de fazer o aperto.

PS: Não sou mecânico de moto. Minha intenção é discutir o procedimento mais adequado e próximo do que é o mais correto.

O vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=yDB8AYqSqBU

Gnegraes
08-09-2023, 17:05
Guilherme,

Sei que o youtube tem muito mecânico de "pouca" confiança. Mas também tem alguns vídeos interessantes para o aprendizado, desde que se siga o procedimento correto e indicado no manual do proprietário.

Um deles (espanhol) foi o que me chamou mais atenção, porque me lembra um pouco a montagem de roda em uma bicicleta.

No vídeo, o mecânico faz um "ajuste" da roda com a moto já "descida" do cavalete. Após inserir o "parafuso eixo", ele bombeia o freio dianteiro, tira a moto do cavalete e fez mínimo movimento para ajustar a roda à pinça de freio já fixada. Feito isso, ele faz o aperto do "parafuso eixo".

Como já pedalei bastante e já fiz vários consertos de pneu, é basicamente a mesma "técnica" usada para centralizar a roda da bicicleta antes de fazer o aperto.

PS: Não sou mecânico de moto. Minha intenção é discutir o procedimento mais adequado e próximo do que é o mais correto.

O vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=yDB8AYqSqBU



Kinha,

Não há necessidade de retirar o corta neve da roda traseira.

Não vejo por que ajustar o eixo dianteiro com o peso da moto sobre ele (???).
O eixo se centraliza de forma rápida com a roda solta e no ar, é muito fácil.
Nunca ví fazerem isso, seja no RSD da BMW, seja Manual Haynes, sejam em oficinas e lojas de pneus
Na vez que retirei a roda foi muito fácil.

Alberi
26-10-2023, 21:52
Boa noite quantos nm o parafuzo do bujão do óleo?

Gnegraes
27-10-2023, 07:46
Boa noite quantos nm o parafuzo do bujão do óleo?

Torque de 32Nm.
Não esquecer de trocar o anel de vedação do parafuso bujão do cárter.

Alberi
27-10-2023, 09:23
Obrigado

Alberi
27-10-2023, 09:24
Você tel o manual da gs 1200 2018

Gnegraes
27-10-2023, 11:13
Você tel o manual da gs 1200 2018


Está buscando o Manual de Serviço?

Você pode fazer download aqui. O último disponível vai para todas as motos até setembro de 2016.

Alberi
27-10-2023, 11:23
Sim sim manual serviço não achei o link

Gnegraes
27-10-2023, 16:20
Sim sim manual serviço não achei o link


Procure na seção BMW R 1250GS / R 1200GS / R 1150GS / R 1100GS - Tutorias
Lá você tem o link para fazer download no OneDrive.
São 23 arquivos e demora bastante para baixar tudo.

Alberi
29-10-2023, 11:26
Bom dia, me dá uma luz, achei a pasta RSD, abro ela tem 24 arquivos, você falou que eram 23, se puder me enviar o passo a passo certinho.

Gnegraes
29-10-2023, 16:43
Bom dia, me dá uma luz, achei a pasta RSD, abro ela tem 24 arquivos, você falou que eram 23, se puder me enviar o passo a passo certinho.

São 23 arquivos.
No tópico referente ao Manual de Serviço está explicado como proceder.