PDA

Ver Versão Completa : Arrefecimento vazando na parte de baixo do motor



MatheusStr
07-09-2023, 11:21
Bom dia, essa é minha primeira bmw, uns dias atrás estava andando normalmente quando ouvi um estalo vindo do motor, mas não impediu a moto de funcionar, até ai blz, passando alguns dias ouvi novamente o mesmo barulho es estalo no motor, estranhei olhei e não tinha nada, a moto ainda funcionava normalmente, quando tava andando com a moto percebi uam coisa molhando minha calça, parei a moto e fui olhar e estava vazando o arrefecimento do motor pela parte de baixo, cheguei em casa tirei todo o arrefecimento e coloquei água normal, continuou vazando a ponto de quase esvaziar o arrefecimento inteiro assim deixando a moto trabalhar sem água, a moto está parada por conta disso, como essa é minha primeira moto mediana gostaria de uma ajuda dos senhores se possível para dar uma luz de o que pode ter acontecido, andei lendo por ai que pode ser os retentores, junta, ou a helice, não sei ainda, estou com a moto vai fazer um ano e é a primeira vez que apresenta problema do tipo, sempre troco óleo a cada 2500km junto com o filtro em todas as trocas, só uso gasolina podium, não dou coro na moto, dificilmente acelero até o final da marcha, vou deixar o link do video no icloud que eu gravei


https://share.icloud.com/photos/024SYZC47xhrhGRDqnUNS2Ssw

Marivaldo
08-09-2023, 09:48
Não estaria furado o radiador?
O impacto de pedra pode causar isso.

Gnegraes
08-09-2023, 14:20
Matheus,

Pergunta: por que você tirou o líquido de arrefecimento e colocou água pura??? O que você esperava com isso???

MatheusStr
08-09-2023, 15:52
Boa tarde marivaldo, então não vi vazamentos no radiador, só na parte de baixo mesmo

MatheusStr
08-09-2023, 15:53
Matheus,

Pergunta: por que você tirou o líquido de arrefecimento e colocou água pura??? O que você esperava com isso???

Então como eu disse ali, começou a vazar o liquido de arrefecimento, então eu o tirei e o guardei para poupa-lo de ser desperdiçado

Gnegraes
08-09-2023, 17:11
Então como eu disse ali, começou a vazar o liquido de arrefecimento, então eu o tirei e o guardei para poupa-lo de ser desperdiçado

O líquido de arrefecimento não é um líquido misterioso e caro, é uma mistura de 50% água e 50% etileno glicol.
Em qualquer posto de gasolina se encontra o aditivo e custa ao redor de R$30,00 o frasco.

Só em emergências use somente água. Evite rodar sem a mistura correta, pois a água pode entrar em ebulição e com a pressão do vapor romper mangueiras, selos, etc..

EvertonM
08-09-2023, 19:13
Em linha com o que o Marivaldo suspeitou (radiador furado), também é possível ter mangueiras rachadas ou o próprio reservatório.

MatheusStr
09-09-2023, 14:59
Em linha com o que o Marivaldo suspeitou (radiador furado), também é possível ter mangueiras rachadas ou o próprio reservatório.

Então eu passei o dedo naquela parte em que está pingando, e saiu tipo um esfarelado preto, sujou a minha mão, estou suspeitando que seja a junta daquela parte que está vazando água, eu liguei a moto deixei ela ligada dei umas aceleradas pra ver e nada de sair fumaça do escapamento, não está fumando, acham que pode ser a junta ?

Gnegraes
09-09-2023, 16:51
Matheus,

Você deve levar tua moto em mecânico, antes que o prejuízo seja maior.
Aqui na Grande SP só há 2 CCs que são a Gran Brasil na Vila Leopoldina e Maclarty Maia (a melhor) em Pinheiros na Marginal, e uma oficina particular que se pode confiar (Beto Motos).
As oficinas não sabem trabalhar com BMW, não tem conhecimento e acesso a informações técnicas. Acabam muitas vezes aumentando os problemas ao invés de resolvê-los.

MatheusStr
12-09-2023, 15:08
Boa tarde a todos novamente, levei no meu mecânico de confiança aqui, o problema foi resolvido, era realmente a junta da bomba d'água, foi trocada e o problema não apareceu mais

MatheusStr
25-10-2023, 17:56
Boa tarde a todos, venho aqui comunicar novamente que o problema voltou, só que vazando pelo orificio que tem na carcaça da tampa da bomba d'agua, dessa vez tive que trocar o eixo da bomba d'agua e os dois retentores, só assim resolveu de fato o problema, caso venha ocorrer vazamentos novamente volto com atualizações.

Rromagnani
26-10-2023, 19:10
Espero que agora tenha resolvido de vez!


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

luiz baum
26-10-2023, 21:16
No antigo fórum das G650gs eu li muitos relatos de gente que teve problema com vazamento de fluido.
Ou por problema com retentor do lado da água ou desgaste do eixo da bomba na região do retentor.
Ou ainda mistura de óleo no fluido por problema nos dois retentores.
Isto me arrepiava muito.
Comprei do Thiago Noronha um kit de eixo com rotor e os 2 retentores...
Conclusão: a moto ficou comigo até os 102 mil km e nunca vazou uma gota.

Luiz Baum

MatheusStr
28-12-2023, 22:47
Boa noite galéra, então mais uma novidade na moto, estava ontem normalmente com a moto, quando do nada jorrou o arrefecimento pelo reservatório, parei a moto desliguei, pensei que estourou o radiador ou as mangueiras mas não, foi somente a tampa de borracha do reservatório que expurgou por algum motivo o liquido, até ai blz, eu tava perto de casa, cheguei, olhei tudo, completei com o liquido de arrefecimento, dei umas voltas no quarteirão e vi que a moto ligou a ventoinha muito rapido, estranhei, logo após ascendeu a luz da temperatura, desliguei na hora e voltei pra casa empurrando, na dúvida drenei tudo, tirei o ar do sistema, coloquei tudo dinovo, fiz os procedimentos pra tirar o ar do sistema e mesmo assim continuava fervendo, mesmo com tudo no lugar, até que me veio a cabeça, será que quebrou a hélice da bomba d'agua ? dito e feito, quando tirei a tampa pra verificar o estado da hélice, estava toda quebrada e não estava girando, provavelmente por conta de que na ultima troca dos retentores e do eixo o mecanico apertou demais, minha dúvida é, onde encontro essa hélice ? posso mandar um torneiro fazer uma igual porém de aluminio pra evitar futuros problemas ?

Gnegraes
29-12-2023, 08:14
Boa noite galéra, então mais uma novidade na moto, estava ontem normalmente com a moto, quando do nada jorrou o arrefecimento pelo reservatório, parei a moto desliguei, pensei que estourou o radiador ou as mangueiras mas não, foi somente a tampa de borracha do reservatório que expurgou por algum motivo o liquido, até ai blz, eu tava perto de casa, cheguei, olhei tudo, completei com o liquido de arrefecimento, dei umas voltas no quarteirão e vi que a moto ligou a ventoinha muito rapido, estranhei, logo após ascendeu a luz da temperatura, desliguei na hora e voltei pra casa empurrando, na dúvida drenei tudo, tirei o ar do sistema, coloquei tudo dinovo, fiz os procedimentos pra tirar o ar do sistema e mesmo assim continuava fervendo, mesmo com tudo no lugar, até que me veio a cabeça, será que quebrou a hélice da bomba d'agua ? dito e feito, quando tirei a tampa pra verificar o estado da hélice, estava toda quebrada e não estava girando, provavelmente por conta de que na ultima troca dos retentores e do eixo o mecanico apertou demais, minha dúvida é, onde encontro essa hélice ? posso mandar um torneiro fazer uma igual porém de aluminio pra evitar futuros problemas ?


Matheus,

Você deve encontrar a peça nos CCs ou pode importar da UK na loja:

https://www.motorworks.co.uk/

Você precisa informar o VIN da moto. Eles vendem peças novas e usadas.
Muitos amigos já compraram lá, com total segurança e seriedade.

MatheusStr
06-01-2024, 15:46
Boa tarde a todos, não foi preciso encomendar por este site, achei na internet essa hélice de uma 650 sucata, com procedência é claro, blz problema resolvido, a moto nao esquenta mais, porém um dos problemas parece que persistiu, deixei a moto ligada por uns 10 minutos pra testar e expurgou novamente o arrefecimento pelo reservatório do radiador, igualzinho tinha ocorrido no dia em que a hélice quebrou, verifiquei já se não tem vazamento no radiador, se as mangueiras estão apertadas, o fluido está no nível certo, não tem nenhum vazamento na parte da bomba dagua, pensei até que fosse junta do cabeçote mas não sei, já que a moto não sai uma fumacinha do escapamento, o arrefecimento não baixa, não sinto perda de potencia, mas ainda não descarto a possibilidade da junta do cabeçote queimada, alguma ideia do que pode ser ?

luiz baum
06-01-2024, 18:16
Boa tarde a todos, não foi preciso encomendar por este site, achei na internet essa hélice de uma 650 sucata, com procedência é claro, blz problema resolvido, a moto nao esquenta mais, porém um dos problemas parece que persistiu, deixei a moto ligada por uns 10 minutos pra testar e expurgou novamente o arrefecimento pelo reservatório do radiador, igualzinho tinha ocorrido no dia em que a hélice quebrou, verifiquei já se não tem vazamento no radiador, se as mangueiras estão apertadas, o fluido está no nível certo, não tem nenhum vazamento na parte da bomba dagua, pensei até que fosse junta do cabeçote mas não sei, já que a moto não sai uma fumacinha do escapamento, o arrefecimento não baixa, não sinto perda de potencia, mas ainda não descarto a possibilidade da junta do cabeçote queimada, alguma ideia do que pode ser ?

Um item relevante do sistema é a válvula termostática.

Se ela estiver com defeito pode ocasionar o que vc comentou...

Luiz Baum

MatheusStr
06-01-2024, 21:43
Talvez seja isso, existe alguma maneira de testa-la ? eu percebi também que além de a moto estar saindo o arrefecimento pelo reservatório, a ventoinha dela está ligando muito cedo, muito cedo mesmo, e após ligar não desliga mais, porém a luz da temperatura não ascendeu em momento algum, andei alguns kms com a moto e aparentemente tirando o fato de a ventoinha ligar muito mais cedo e não desligar mais, e as pequenas jorradas de arrefecimento pelo reservatório, a moto está andando normalmente

EvertonM
06-01-2024, 22:18
Eu também pensei na "cebolinha". A válvula pode estar com algum problema. Mas não conheço outra maneira de testar a não ser colocando uma peça nova no lugar.

Gnegraes
07-01-2024, 09:10
Talvez seja isso, existe alguma maneira de testa-la ? eu percebi também que além de a moto estar saindo o arrefecimento pelo reservatório, a ventoinha dela está ligando muito cedo, muito cedo mesmo, e após ligar não desliga mais, porém a luz da temperatura não ascendeu em momento algum, andei alguns kms com a moto e aparentemente tirando o fato de a ventoinha ligar muito mais cedo e não desligar mais, e as pequenas jorradas de arrefecimento pelo reservatório, a moto está andando normalmente


O ventilador ligar muito precocemente pode ser problema com o sensor de temperatura do líquido de arrefecimento.
Não desligar pode ser problema no relé.

Passar scanner deverá indicar falhas no ge ral.

MatheusStr
07-01-2024, 12:50
Eu também pensei na "cebolinha". A válvula pode estar com algum problema. Mas não conheço outra maneira de testar a não ser colocando uma peça nova no lugar.

O jeito é levar em uma concessionaria pra ver, só assim mesmo

MatheusStr
07-01-2024, 12:53
O ventilador ligar muito precocemente pode ser problema com o sensor de temperatura do líquido de arrefecimento.
Não desligar pode ser problema no relé.

Passar scanner deverá indicar falhas no ge ral.

Vc tocou em um ponto interessante, por curiosidade, ontem antes de instalar a hélice nova, eu tinha trocado o rele do pisca dela, como eu substitui os originais por de LEDs, tive de trocar o relé do pisca, aquele que fica ao lado da bateria embaixo de uma capa, mas não tinha mexido em mais nada, inclusive eu fui verificar novamente pra ver se tinha algo de errado e não vi nada de errado, mas será que pode ter sido por isso ? só que a ventoinha ela só liga precocemente depois que a moto esquenta, tipo se eu der a primeira partida do dia demora alguns minutos pra ela ligar, ai depois que ela já esquentou e dou a partida novamente, depois de um minuto ou dois ela ja liga novamente, e não desliga mais

MatheusStr
07-01-2024, 21:29
Boa noite novamente, venho aqui informar que a "nova" hélice também quebrou, por isso estava ligando a ventoinha e cuspindo o arrefecimento pelo reservatório, e olha que eu mesmo sabendo que se apertasse muito a tampa da bomba d'agua sabia, por isso nem apertei muito e mesmo assim a hélice nova quebrou, enfim, o jeito agora é procurar algum torneiro e chamar ele pra tirar as medidas tanto da tampa quanto a parede do bloco do motor e as medidas da hélice original e fazer uma em aluminio pra não ter mais problemas.

luiz baum
08-01-2024, 00:44
Boa noite novamente, venho aqui informar que a "nova" hélice também quebrou, por isso estava ligando a ventoinha e cuspindo o arrefecimento pelo reservatório, e olha que eu mesmo sabendo que se apertasse muito a tampa da bomba d'agua sabia, por isso nem apertei muito e mesmo assim a hélice nova quebrou, enfim, o jeito agora é procurar algum torneiro e chamar ele pra tirar as medidas tanto da tampa quanto a parede do bloco do motor e as medidas da hélice original e fazer uma em aluminio pra não ter mais problemas.

Bom, de qualquer forma era algo relacionado com deficiência na circulação do fluido pelo sistema.
Algo que a válvula termostática também poderia ocasionar.

Me surpreende essa quebra do rotor da bomba d'água.
Quase todos os casos que vi eram relacionados com desgaste no eixo ou vazamento em algum retentor ou em ambos.

Nunca problema no rotor.

Luiz Baum

Gnegraes
08-01-2024, 08:12
Bom, de qualquer forma era algo relacionado com deficiência na circulação do fluido pelo sistema.
Algo que a válvula termostática também poderia ocasionar.

Me surpreende essa quebra do rotor da bomba d'água.
Quase todos os casos que vi eram relacionados com desgaste no eixo ou vazamento em algum retentor ou em ambos.

Nunca problema no rotor.

Luiz Baum


Se o eixo estiver com folga axial, pode levar o rotor a tocar na tampa, o que levará a quebra.

EvertonM
08-01-2024, 20:00
Poisé... antes de fazer uma hélice de alumínio, tentaria localizar a causa de quebra das originais - você pode resolver um problema e arrumar outro.

MatheusStr
09-01-2024, 19:58
Boa noite, trouxe o mecanico aqui em casa, ele deu uma olhada, tirou o eixo e os retentores e colocou tudo no lugar, ele disse que esta tudo ok, e antes de mexer estava ok também, talvez eu tenha apertado demais nessa segunda hélice que coloquei, mas de qualquer maneira vou mandar fazer uma de aluminio mesmo.

Gnegraes
10-01-2024, 07:53
Boa noite, trouxe o mecanico aqui em casa, ele deu uma olhada, tirou o eixo e os retentores e colocou tudo no lugar, ele disse que esta tudo ok, e antes de mexer estava ok também, talvez eu tenha apertado demais nessa segunda hélice que coloquei, mas de qualquer maneira vou mandar fazer uma de aluminio mesmo.


Desculpe, não acredito na opção "apertar demais a tampa"....

Gnegraes
24-01-2024, 08:56
Matheus,

Como se resolveu o problema da bomba???

DanielAdv
24-01-2024, 10:22
pode ser apenas excesso de liquido, ai vaza por ali até normalizar

AmazonADV
25-01-2024, 13:05
Comigo foi diferente. Tenho uma G650 GS e essa semana aconteceu algo no mínimo, estranho! A moto ligou a ventoinha e não desligou, passando 2km ascendeu a luz vermelha e ela desligou, levei a uma oficina q me disse que era por conta da bateria, que estava baixa, nunca ouvi falar que esse tipo de evento tem alguma coisa a ver com bateria. Sem dizer que eu troquei a bateria a menos de um ano. É impressão minha ou estão tentando ganhar em cima da bateria, sem procurar o real problema? Tentei criar um tópico sobre isso, mas não sei onde faz isso (sou novo no fórum).

Reiner
25-01-2024, 15:01
Oi Ricardo
Visto que a eletrônica dessas motos é bastante avançada, é muito plausível o defeito. Mas, comprove pedindo um teste na bateria e comprove o carregamento de energia após a troca....
E se for isso menos mal.
Use uma bateria de primeira linha, tipo moura, yuasa, heliar com garantia mínima de 2 anos....vale a pena.

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

Gnegraes
25-01-2024, 16:15
Ricardo,

Uma bateria, se de boa marca, jamais deveria "morrer" após um ano de uso.
Qual é a marca dela?

Baterias de boas marcas não deveriam ter uma corrente de descarga maior que 2,0mA, isso com o motor desligado.
Digo isso que pode haver alguma fuga de corrente, o que drena a carga e destroi a bateria precocemente.

As motos hoje e já faz muito tempo, necessitam da bateria minimamente em condições de operação para que a ignição funcione.
Se a bateria morre ela não carrega e não há como os sistemas elétrico e eletrônico funcionarem, pois toda a energia é fornecida por ela.

MatheusStr
25-01-2024, 23:39
Matheus,

Como se resolveu o problema da bomba???

Boa noite guilherme, foi bem simples, utilizei a estrelinha do cambio de uma twister, isso mesmo, aquela estrela do cambio da twister 250, levei em um torneiro, levei o eixo que eu tinha trocado anteriormente e pedi pra ele abrir mais o buraquinho que tem no meio da estrela do cambio pra caber o eixo da bomba cértinho, e naquela pontinha onde tem um buraquinho pequeno na estrela, serviu como uma trava pra travar a estrela no eixo, teve que raspar umpouco as pontas da estrelinha do cambio para poder caber dentro da tampa da bomba d'agua, e teve que soldar uns pedacinhos pequenos de aluminio na parte lateral pra servir como as "pazinhas", ou "hélices" pra ter a mesma função do rotor original, até hoje ainda não deu problema, foi uma gambiarra que por enquanto tá dando cérto, eu tirei foto apenas de quando ela estava no lugar, mas sem as pazinhas soldadas, quando abrir novamente eu tiro foto pra verem como ficou com as pazinhas

https://share.icloud.com/photos/05bgSGo-0xDhidJGvGD8h0zHw
https://share.icloud.com/photos/0efjctEO0Yhs3MvpynBhPD-SA

José Cosme
28-01-2024, 22:12
Pessoal onde fica o dreno do líquido de arrefecimento da f800 2012 pois procurei na minha e não achei.

EvertonM
29-01-2024, 21:43
José Cosme, veja se esse vídeo esclarece sua dúvida:

https://www.youtube.com/watch?v=WnmtHItgRDE

José Cosme
29-01-2024, 22:56
Everton, já vi esse vídeo do Rod. Ele fala de um dreno saindo da bomba de água. Mas na minha não tem esse dreno e nem um local onde ele possa sair dali. E pior é que eu troquei o liquido de arrefecimento e acho que coloquei um pouco demais e vazou embaixo da moto, bem embaixo da pedaleira esquerda. Mas já verifiquei e não sei por onde veio esse dreno.

Gnegraes
30-01-2024, 08:00
Everton, já vi esse vídeo do Rod. Ele fala de um dreno saindo da bomba de água. Mas na minha não tem esse dreno e nem um local onde ele possa sair dali. E pior é que eu troquei o liquido de arrefecimento e acho que coloquei um pouco demais e vazou embaixo da moto, bem embaixo da pedaleira esquerda. Mas já verifiquei e não sei por onde veio esse dreno.


Acredito que a bomba não tenha dreno. Seria impossível funcionar assim...

Via de regra o dreno fica no topo do reservatório de fluido de arrefecimento.

Gnegraes
30-01-2024, 11:38
Boa noite, trouxe o mecanico aqui em casa, ele deu uma olhada, tirou o eixo e os retentores e colocou tudo no lugar, ele disse que esta tudo ok, e antes de mexer estava ok também, talvez eu tenha apertado demais nessa segunda hélice que coloquei, mas de qualquer maneira vou mandar fazer uma de aluminio mesmo.



Matheus,

Para o rotor ter sido destruido, só há uma possibilidade: folga axial no eixo da bomba e com isso o rotor raspa na tampa da Bomba.
Para montar um novo rotor (e com eixo sem folga...), veja a sequência oficial de montagem:

11675

11676

11677

Repare que há torques corretos a serem usados nos apertos de todos os parafusos, além de uma sequência de aperto no fechamento da bomba.

Gnegraes
30-01-2024, 15:17
Matheus,

Para o rotor ter sido destruido, só há uma possibilidade: folga axial no eixo da bomba e com isso o rotor raspa na tampa da Bomba.
Para montar um novo rotor (e com eixo sem folga...), veja a sequência oficial de montagem:

11675

11676

11677

Repare que há torques corretos a serem usados nos apertos de todos os parafusos, além de uma sequência de aperto no fechamento da bomba.



Matheus,

Desculpe, a tua é uma 650GS, a informação que dei é da F800GS...
Há mensagens destes dois modelos e acabei confundindo...

Gnegraes
30-01-2024, 15:30
Matheus,

Não há nada complicado em trocar o rotor da bomba de resfriamento do motor.

Mas como em toda Mecânica, há de se ter um mínimo de critério e informações sobre todo o sistema, aí inclusos os torques corretos de aperto (SEMPRE).
Sem esse mínimo cuidado, fatalmente alguma coisa errada irá ocorrer.

O pino no 1 é que transfere a rotação do pinhão ao eixo do rotor. Ele se encaixa em ranhura no colo do pinhão e deve entrar com alguma interferência, para manter o eixo do rotor solidário ao pinhão.
Se esse encaixe estiver com folga, o rotor da bomba ira se mover axialmente e irá se atritar com a tampa, o que destruirá o rotor.
A causa de vazamento deve ser desgaste nos dois retentores existentes de no. 2 e 3. Você os trocou? Você os lubrificou?

Me parece que montar a "estrelinha" do câmbio de uma Twister no lugar do rotor da bomba de refrigeração, é um serviço de porco, como se diz por aí....

O buraco é muuuito mais embaixo.



11678

11679

11680

11681

11682

11683

11684

11685

luiz baum
30-01-2024, 18:44
Matheus,

Não há nada complicado em trocar o rotor da bomba de resfriamento do motor.

Mas como em toda Mecânica, há de se ter um mínimo de critério e informações sobre todo o sistema, aí inclusos os torques corretos de aperto (SEMPRE).
Sem esse mínimo cuidado, fatalmente alguma coisa errada irá ocorrer.

O pino no 1 é que transfere a rotação do pinhão ao eixo do rotor. Ele se encaixa em ranhura no colo do pinhão e deve entrar com alguma interferência, para manter o eixo do rotor solidário ao pinhão.
Se esse encaixe estiver com folga, o rotor da bomba ira se mover axialmente e irá se atritar com a tampa, o que destruirá o rotor.
A causa de vazamento deve ser desgaste nos dois retentores existentes de no. 2 e 3. Você os trocou? Você os lubrificou?

Me parece que montar a "estrelinha" do câmbio de uma Twister no lugar do rotor da bomba de refrigeração, é um serviço de porco, como se diz por aí....

O buraco é muuuito mais embaixo.



11678

11679

11680

11681

11682

11683

11684

11685

Vejo um outro detalhe agravante na troca feita.
O eixo da bomba d'água não é bi-apoiado.
Na verdade os retentores servem de "mancais".
O rotor original não é metálico.
Parece um baquelite.
Menor massa em relação a um rotor metálico.
Entendi que o rotor substituto foi trabalhado.
Desbalanceamento na ponta do eixo não é bem vindo.

Luiz Baum