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Ver Versão Completa : Retentor pinhao diferencial R1200GS



Doug
22-04-2024, 06:28
Saudações camarada. Primeiro tópico aqui.
Procurei e não localizei outro...

Retentor que vai no pinhao do diferencial
Já estou no terceiro, e por para rodar e vaza.

1 - foi muito e encostou demais o retentor no rolamento
2- coloquei muito óleo no diferencial, deu muita pressão, tem uns que falaram p por até sair no ladrão pela direita... só que não é esta quantidade. Só depois que vi.
3 - certinho, 180 ml de óleo, retentor não vai até o final tirei a porca e primeiro o retentor. Entrou bem justo e mesmo assim, vaza.

Duvidas;
1 - qual seria o tork ds porca ali que segura o rolamento do pinhao.
2 - comprei retentor na mesma medida do original, marca boa, e não segura...ndepois pego a medida e posto aqui.

Alguém já passou por isto ?

Curitiba aqui.
A motoca é uma R1200 gs 2014

Obs, não e ferrugem si, é graça acobertado para aguentar alta temperatura. Tem a cor de cobre

https://photos.app.goo.gl/a67sn1wGFg5cfC6e8

Gnegraes
22-04-2024, 07:30
Bom dia Douglas,

Sugerimos que primeiramente se apresente ao grupo no tópico Apresentações Pessoais, é o primeiro deles...

Doug
22-04-2024, 08:45
Opa,
Vamos lá na apresentação
Obs. A medida do retentor é 35x52x7

Reiner
22-04-2024, 10:19
Opa,
Vamos lá na apresentação
Obs. A medida do retentor é 35x52x7Doug, nunca vi este defeito relatado aqui no fórum. Mas, de qualquer maneira procure um manual de manutenção aqui no fórum ou na internet que te oriente a correta desmontagem e montagem...a mecânica BMW tem algumas características bem singulares.
E aconselho comprar o retentor original ou procurar saber o fornecedor do fabricante e procurar no catálogo do mesmo o produto e montar conforme as orientações do manual.
Sds...

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk
https://uploads.tapatalk-cdn.com/20240422/a067629f59ab8050d96955562d489b00.jpg

Gnegraes
22-04-2024, 16:50
Retentor não se especifica apenas pelo diâmetro interno, diâmetro externo e largura.

É necessário saber também:

- qual é o material do retentor?
- lábio simples (vedação principal) ou duplo (vedação secundária)?
- possui guarda pó?
- capa de aço externa?
- mola de pressão interna?

E além de se ter em mãos o retentor correto, é preciso saber como montar....
É uma peça barata e deve-se sempre comprar no concessionário.

No Catálogo de Peças BMW constam 2 part numbers para o retentor.
Para saber qual é a peça correta, é necessário saber-se o VIN da moto...

(75 x 90 x 9 mm) > (33758529958)
(59,8 x 75 x 7,5 mm) > (33758529957)

Pelas medidas que você informou, me parece que andaram montando retentor "PARECIDO" na tua caixa de redução traseira...

Aproveitando o tópico, as BMWs não possuem diferencia traseiro, afinal só há 1 eixo traseiro, não há 2 semi-eixos...
O que temos na traseira é uma Caixa de Redução com um par de engrenagens cônicas tipo corôa e pinhão.

Doug
22-04-2024, 19:25
Saudações camaradas,

Agradeço aí as considerações, satisfeito com as informações e dicas...

Ao fazer no início do mês a substituição do cardan, a concessionária apresentou este orçamento:
Orçamento:
Retentor Diferencial: 530,00 reais
Mão de obra: 340,00 reais
Vi ao vivo e sim, indícios de vazamento.

Resolvi substituir o retentor, que por sinal é algo simples como dito algumas coisas da motoca...

Estranho que o que estava na motoca inclusive com símbolo BMW tinha as medidas que passei e pelo visto já estava errado.

Vou dar um pulo na concessionária com a numeração passada aí e ver o valor...

Depois compartilho os resultados

E parabéns aos idealizador e gestores aí do Fórum, primeiro post e satisfeito o que motiva a acompanhar e compartilhar

Aquele abraço

Gnegraes
23-04-2024, 07:23
Saudações camaradas,

Agradeço aí as considerações, satisfeito com as informações e dicas...

Ao fazer no início do mês a substituição do cardan, a concessionária apresentou este orçamento:
Orçamento:
Retentor Diferencial: 530,00 reais
Mão de obra: 340,00 reais
Vi ao vivo e sim, indícios de vazamento.

Resolvi substituir o retentor, que por sinal é algo simples como dito algumas coisas da motoca...

Estranho que o que estava na motoca inclusive com símbolo BMW tinha as medidas que passei e pelo visto já estava errado.

Vou dar um pulo na concessionária com a numeração passada aí e ver o valor...

Depois compartilho os resultados

E parabéns aos idealizador e gestores aí do Fórum, primeiro post e satisfeito o que motiva a acompanhar e compartilhar

Aquele abraço



Doug,

Ter o símbolo BMW na peça não significa que seja a peça correta....

Doug
10-06-2024, 18:32
Senhores, boa tarde
Depois de trocar dois retentores, no terceiro aceitei... pois na parte interna tem que ter as ranhuras da rotação pars devolver o óleo p dentro, mais ou menos isto.
O outro problema é que na porca onde vai o retentor já com sinais de corrosão, demos uma leve bronida e ok, resolvido por hora, mas a frente terei que trocar a porca...

Doug
10-06-2024, 18:38
Como tiramos a porca. Digo aquela que vai o cardan, ao colocar ok, com trava rosca química e apertado na piatora de impacto. Não no torquimetro e não com o torque correto... não ficou preso ao rodar mas fico com pé atrás sobre se apertado muito e venha a danificar o rolamento, porém como tá livre ao rodar com a mão, sei lá, fico de olho

Gnegraes
11-06-2024, 07:38
Doug,

O que você chama de porca é esta peça no. 1?

11758

Se é ela a que você se refere, ela não deve ser rosqueada com trava rosca química, não deve ser torqueada.
Se trata de uma simples tampa de proteção para o retentor de óleo.
Apertá-la demais ou de menos não introduz pressão sobre o rolamento interno da caixa de redução traseira.

Doug
12-06-2024, 11:03
Não não,
Número 1 da imagem acima onde mostra o passo a passo de trocar o retentor...
Pesquisando vi que a tal porca sofre corrosão

Mas vamos acompanhar e a frente trocar ela

Gnegraes
12-06-2024, 16:01
Não não,
Número 1 da imagem acima onde mostra o passo a passo de trocar o retentor...
Pesquisando vi que a tal porca sofre corrosão

Mas vamos acompanhar e a frente trocar ela

Doug,

Pesquisando onde? A figura que enviei é do manual de oficina BMW....
Na troca do retentor principal não há porca, ele se encaixa no alojamento sob pressão.
É introduzido mediante ferramenta de impacto que o coloca dentro do alojamento.

11759

Depois de introduzir o retentor na posição, colocar o anel de trava 2 e fechar rosqueando a tampa plástica 1.

Doug
13-06-2024, 18:54
Não não,
Na primeira imagem o amigo mandou deste topico era a correta ...

No meu caso é bem este vídeo :
https://www.instagram.com/reel/C6tl2nBL18y/?igsh=MTdsMnRoeHg3eHAweA==

Joel Rocha
23-02-2025, 07:36
Caros confrades, segue dica referente ao retentor mencionado acima. Aplicação K25.

https://www.instagram.com/reel/DGWZXqwPxVP/?igsh=c29wbHVxdW02d3U0

Gnegraes
23-02-2025, 09:29
Caros confrades, segue dica referente ao retentor mencionado acima. Aplicação K25.

https://www.instagram.com/reel/DGWZXqwPxVP/?igsh=c29wbHVxdW02d3U0



Esse mecânico de BH fala muita besteira, é inacreditável !!!

Retentor não tem sentido de giro, tanto faz se a esquerda ou a direita.... pqp
E retentores não são todos iguais, apenas as suas dimensões externas como diâmetro interno e externo e largura são uma parte da especificação.
Importante e crítico: design da secção do retentor, material do retentor, com ou sem mola de pressão de lábio, lábio simples ou duplo, com capa de aço externa ou não...
Retentor tem lado certo de montagem, a camara sempre deve ficar voltada para o lado interno.

>>> Mais uma pérola: ... retentor que trabalha com eixo de rotação.... existe eixo fixo, que não gire???

Reiner
23-02-2025, 10:30
"Mais uma pérola: ... retentor que trabalha com eixo de rotação.... existe eixo fixo, que não gire???"

Guilherme, dúvida:
O eixo pode ser fixo com o corpo girando em seu entorno. Tal qual o eixo que fixa a roda dianteira e traseira....
Ainda não vi o vídeo, vi um mecânico sugerindo utilizar um retentor da C10 no eixo da coroa traseira.....absurdo.

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk
https://fb.watch/xWU1k7z6Dx/?mibextid=rS40aB7S9Ucbxw6v

Gnegraes
24-02-2025, 07:26
"Mais uma pérola: ... retentor que trabalha com eixo de rotação.... existe eixo fixo, que não gire???"

Guilherme, dúvida:
O eixo pode ser fixo com o corpo girando em seu entorno. Tal qual o eixo que fixa a roda dianteira e traseira....
Ainda não vi o vídeo, vi um mecânico sugerindo utilizar um retentor da C10 no eixo da coroa traseira.....absurdo.

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk
https://fb.watch/xWU1k7z6Dx/?mibextid=rS40aB7S9Ucbxw6v


Oi Reiner,

Eixo por definição é um elemento que gira ou suporta o giro de sua contra parte.
E por este motivo obrigatoriamente é cilíndrico...
"Eixo" onde não há rotação é um simples pino ou guia.