Ver Versão Completa : Aros Tubeless - GSA 800 - Ajuda.
Amigos,
Faz tempo que não posto nada aqui. Com filho pequeno a motoca fica em segundo plano, mas não esquecida.
Atualmente sou proprietário de uma GSA 2016. Dentre todas as motos que tive nos últimos anos, acredito que a GSA é a moto que mais se adequa ao meu perfil de uso e tem um excelente custo benefício. Tive a sorte de encontrar uma a venda com 4mil kms na Eurobike de Rio Preto e não hesitei em ficar com a moto.
O único ponto que realmente me incomoda nela são os pneus com câmara. Estou buscando uma solução pra isso e gostaria de ouvir dos colegas que já conseguiram fazer alguma modificação.
Ando muito sozinho e todos sabemos que o reparo de um pneu com câmara é bastante complicado na estrada. Com Tubeless dá pra se virar.
Já pesquisei na internet o kit da Outex, que tem um bom custo benefício, mas eventualmente resulta em vazamentos. Pesquisei por aros Tubeless e vi os aros das marcas Alpina e VMX. Essa última é uma marca chinesa que supostamente fabrica aros para a BMW. Parecem de muito boa qualidade pelos vídeos que vi na gringa, mas custam a bagatela de USD 1.900. Se importados, vão chegar no BR com preço final da casa dos RS 20mil, o que os torna inviáveis. Estou disposto a investir nisso, mas não tanto.
Vi também muita gente lá fora que faz gambiarra usando selante naval 3M, equivalente ao nosso PU aqui no BR. Parece que se bem feito, fica bom. E por último, tem o pessoal que usa câmara de pneu cortada na cabeça dos raios. Esse foi o sistema que menos me agradou.
Preciso achar uma solução pra isso pq sinceramente pretendo ficar com essa moto até onde der. Não sinto nenhuma necessidade com troca, exceto por esse ponto dos pneus.
Se puderem me ajudar com ideias, agradeço.
Felipe
EvertonM
24-01-2025, 14:58
Olá, Felipe.
Acredito que a solução do seu problema vai auxiliar muita gente. Vou pesquisar um pouco para ver se consigo te ajudar.
Enquanto isso, vai uma dica. Quando tinha moto com câmara de ar, procurava usar as de parede grossa, utilizada pelo pessoal que faz off road.
Essas câmaras de parede grossa dificultam um pouco os furos, mas não são "infuráveis".
Talvez seja uma alternativa enquanto você não encontra a solução definitiva.
Gnegraes
24-01-2025, 15:16
Felipe,
Que pneus você tem hoje?
Olá, Felipe.
Acredito que a solução do seu problema vai auxiliar muita gente. Vou pesquisar um pouco para ver se consigo te ajudar.
Enquanto isso, vai uma dica. Quando tinha moto com câmara de ar, procurava usar as de parede grossa, utilizada pelo pessoal que faz off road.
Essas câmaras de parede grossa dificultam um pouco os furos, mas não são "infuráveis".
Everton, eu estudei essa possibilidade mas ainda sim confesso que ficaria inseguro. Já tive outras motos com pneus tubeless e andava sossegado com um kit de reparo no baú. Vi que tem gente que mesmo com pneus com câmara levam aquela espuma da Motul, o que na minha opinião, para esses pneus, é ineficaz.
Felipe,
Que pneus você tem hoje?
Guilherme, acabei de trocar. São um par de Metzeler Tourance Next 2. Tenho usado a moto predominantemente no asfalto.
P.ALMEIDA
24-01-2025, 16:07
Tenta falar com o Piu Motorrad em Catanduva, ele tem uma 800 e já usou rodas pra pneu sem camara e talvez possa de ter algumas dicas.
Tenta falar com o Piu Motorrad em Catanduva, ele tem uma 800 e já usou rodas pra pneu sem camara e talvez possa de ter algumas dicas.
Paulo, falei com ele sobre o kit da Outex. Não conhecia. Sei que na moto dele ele usava as rodas Alpina, mas não sei mais se ainda está com elas.
Vi uma vez uma moto de um mecânico de Pratapolis, nao lembro qual, montada com pneu sem câmara da seguinte forma:
Ele abriu a câmara no dorso e encaixou o bico na roda normalmente. Abriu as abas da câmara cortada para os lados e montou o pneu. Após encher e calibrar, com um estilete retirou o excesso de borracha nas laterais, bem próximo do aro. Disse que já tinha montado várias e ficava perfeito. Acho a ideia interessante.
Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk
Vi uma vez uma moto de um mecânico de Pratapolis, nao lembro qual, montada com pneu sem câmara da seguinte forma:
Ele abriu a câmara no dorso e encaixou o bico na roda normalmente. Abriu as abas da câmara cortada para os lados e montou o pneu. Após encher e calibrar, com um estilete retirou o excesso de borracha nas laterais, bem próximo do aro. Disse que já tinha montado várias e ficava perfeito. Acho a ideia interessante.
Já vi alguns vídeos no Youtube com essa técnica. Meu único receio aqui é que o q fica em contato com o aro não é mais o pneu e sim a câmara, cuja borracha tem outro tipo de composição. Penso que isso pode atrapalhar o talonamento do pneu no aro, e nesse caso, as consequências poderiam ser severas.
Sem dúvida, experimentar é preciso ter consciência do que está fazendo....sempre tem os riscos...
Outra ideia:
https://youtu.be/v2gHUSARhg8?si=Blf47SvZ5cm8wq74
EvertonM
24-01-2025, 22:55
Interessante, Reiner.
A pressão maior é de dentro para fora.
Nesse sentido, selar bem os furos pela parte de dentro - como a alternativa apresentada (silicone e pedaço da câmara) - é possível que funcionaria.
Risco sempre haverá, pois o "produto" não foi destinado à solução dada.
Mas me parece viável.
Como aprimoramento, silicone de alta temperatura e melhor limpeza da superfície de aplicação.
Apenas atualizando o tópico.
Tinha enviado um email para o fabricante dos aros VMX. É uma fábrica na china. Pelo que pesquisei na internet, são os mesmos fornecedores da BMW ou supostamente isso.
Eles me responderam dizendo que podem sim enviar as rodas para o Brasil, via compra internacional.
Agora meu único ponto são os impostos.
Gnegraes
29-01-2025, 07:54
Guilherme, acabei de trocar. São um par de Metzeler Tourance Next 2. Tenho usado a moto predominantemente no asfalto.
Felipe,
Você sabe por que teus aros vieram para uso de pneu com câmara?
Felipe,
Você sabe por que teus aros vieram para uso de pneu com câmara?
Guilherme, se não estou equivocado, a moto, por ser uma GS adventure, tem o propósito de ser utilizada em estradas offroad onde geralmente a condução é realizada com calibragem mais baixa. Nessas situações, um pneu sem câmara colocaria em risco a condução em razão do risco de destalonamento da roda.
Se for considerar apenas por esse aspecto, com a evolução da tecnologia, os modelos atuais, projetados com o mesmo propósito, já possuem rodas raiadas no formato tubeless, o que me leva a crer que o uso de pneus com câmaras se tornou algo defasado.
Agora em continuidade ao assunto, estava aqui pensando... qual a compatibilidade dos cubos atuais das minhas rodas com aros tubeless de uma GS 850, por exemplo? Digo, se eu adquirir dois aros tubeless na mesma medida, seria possivel fazer a montagem das rodas com meus cubos atuais?
EvertonM
29-01-2025, 10:34
Felipe, busquei na internet mas não achei especificações dos raios.
Contudo, acredito que você terá que trocá-los também, para adaptação nos aros novos (que devem ter os furos mais "para fora", exigindo raios um pouco mais longos).
Se for isso mesmo, creio que você terá que checar a compatibilidade dos novos raios com o cubo antigo.
No fim das contas, talvez a jante completa possa valer mais a pena, tanto pela facilidade da montagem, quanto pela segurança.
Continue contando para nós suas "experimentações". Estou aprendendo bastante.
Felipe, busquei na internet mas não achei especificações dos raios.
Contudo, acredito que você terá que trocá-los também, para adaptação nos aros novos (que devem ter os furos mais "para fora", exigindo raios um pouco mais longos).
Se for isso mesmo, creio que você terá que checar a compatibilidade dos novos raios com o cubo antigo.
No fim das contas, talvez a jante completa possa valer mais a pena, tanto pela facilidade da montagem, quanto pela segurança.
Continue contando para nós suas "experimentações". Estou aprendendo bastante.
Everton, pensei exatamente nos mesmos pontos que você trouxe: em linhas gerais, a compatibilidade dos aros com raios e o cubo. Me parece que de fato alguma adaptação seria necessária.
Tenho visto muitos vídeos com a técnica de transformar os aros em Tubeless utilizando uma câmara de ar menor. Ex: para a roda traseira, usam uma câmara 14 ou 15, colocam sobre o aro e cortam ao meio, abrindo a câmara em duas partes que cobre todo o aro. Feito isso, colocam o pneu por cima e cortam as sobras com estilete. Vi muitos vídeos que ensinam essa técnica e supostamente fica bom. De novo, meu receio aqui é o pneu destalonar do aro e também não me parece algo duradouro.
Definitivamente a melhor opção que vi são os aros da VMX. O problema é somente o preço.
https://www.vmx-racing.com/products/vmx-21-17-tubeless-wheels-rims-fit-for-bmw-f800gs-2008-2021-black-hub-black-rim-1300?VariantsId=10066
EvertonM
29-01-2025, 12:23
Poisé... o preço é bastante alto, considerando que ainda deve ter frete e impostos.
Todavia, me parece estar "em conformidade". Alguns anos atrás passei num (enorme) buraco e danifiquei as duas rodas da GS1200, moto que tinha à época. A troca das duas jantes ficou em mais de R$ 25 mil na CC (o seguro cobriu os custos).
Talvez a alternativa de usar a câmara seja interessante, com aplicação de vedação adicional na ponta dos raios (tipo silicone de alta temperatura, após boa limpeza). Como medida de segurança, penso que necessitaria haver um maior controle da pressão dos pneus, ao menos inicialmente (creio que a perda de pressão seria gradual, se houvesse, então o risco de destalonamento não seria imediato, podendo ser controlado dessa forma).
Gnegraes
29-01-2025, 18:20
Guilherme, se não estou equivocado, a moto, por ser uma GS adventure, tem o propósito de ser utilizada em estradas offroad onde geralmente a condução é realizada com calibragem mais baixa. Nessas situações, um pneu sem câmara colocaria em risco a condução em razão do risco de destalonamento da roda.
Se for considerar apenas por esse aspecto, com a evolução da tecnologia, os modelos atuais, projetados com o mesmo propósito, já possuem rodas raiadas no formato tubeless, o que me leva a crer que o uso de pneus com câmaras se tornou algo defasado.
Agora em continuidade ao assunto, estava aqui pensando... qual a compatibilidade dos cubos atuais das minhas rodas com aros tubeless de uma GS 850, por exemplo? Digo, se eu adquirir dois aros tubeless na mesma medida, seria possivel fazer a montagem das rodas com meus cubos atuais?
A pergunta importante e obrigatória é: a 800GS usa pneus das mesmas dimensões da 1200GSA?
Se sim, em princípio as rodas podem ser intercambiáveis.
Se não, não usaria rodas de moto menor = mais leve, menor potência e torque, etc.
A pergunta importante e obrigatória é: a 800GS usa pneus das mesmas dimensões da 1200GSA?
Se sim, em princípio as rodas podem ser intercambiáveis.
Se não, não usaria rodas de moto menor = mais leve, menor potência e torque, etc.
Guilherme, talvez eu nao tenha sido claro, mas no caso, minha ideia não seria trocar as rodas pela da 1200. Essas que mandei do link são específicas para a 800 mesmo. A segunda opção seria os aros de uma 850, mas sempre na mesma medida das atuais. Isso para evitar as ganbiarras já citadas.
Confesso que tenho visto muuuitos vídeos dessa montagem com a câmara cortada e outros do pessoal usando selante do tipo PU na parte interna dos raios. São de fato formas de conversão mais simples e supostamente funcionais.
EvertonM
30-01-2025, 14:17
Felipe, a conversa tá boa, então vai meu palpite de novo.
Como a pressão maior é interna, se ficar bem selado com PU ou outro produto similar (que aguente calor), e desde que bem aplicado (local limpo, boa aderência), acredito que vai funcionar.
Adicionar a câmara seria uma segurança a mais (poderia até ser "colada" com o mesmo produto) - e talvez nem precise deixá-la até a borda da roda, mas apenas onde cobre as pontas dos raios (se couber desse modo, evitaria o risco do pneu escorregar em contato com a câmara).
Avalio que funcionaria mais ou menos como a meleca que se coloca em pneus sem câmara, que é um produto diferente, mas utiliza a pressão maior interna para fluir pelo furo e depois se solidifica externamente.
No seu caso, se houvesse vazamento, a pressão iria empurrar o PU (e a câmara) no sentido do furo dos raios para fora. Ao menos iria dificultar a perda de ar.
Como a pressão maior é interna, se ficar bem selado com PU ou outro produto similar (que aguente calor), e desde que bem aplicado (local limpo, boa aderência), acredito que vai funcionar.
Adicionar a câmara seria uma segurança a mais (poderia até ser "colada" com o mesmo produto) - e talvez nem precise deixá-la até a borda da roda, mas apenas onde cobre as pontas dos raios (se couber desse modo, evitaria o risco do pneu escorregar em contato com a câmara).
Avalio que funcionaria mais ou menos como a meleca que se coloca em pneus sem câmara, que é um produto diferente, mas utiliza a pressão maior interna para fluir pelo furo e depois se solidifica externamente.
No seu caso, se houvesse vazamento, a pressão iria empurrar o PU (e a câmara) no sentido do furo dos raios para fora. Ao menos iria dificultar a perda de ar.
Everton, estou muito tentado em aderir a essa gambiarra. Minha ideia Seria comprar um PU e fazer um teste em um aro da minha bike, por exemplo, antes de fazer no aro da moto. A questão é encontrar um PU com boa aderência, desmontar as rodas, fazer uma boa limpeza, esperar a cura e depois remontar as rodas. Creio que seja uma processo de alguns dias por conta do processo de cura.
luiz baum
30-01-2025, 23:11
Já vi comentários desta alternativa num fórum internacional de vstrom.
Pelo que li nas mensagens nos EUA é vendido um produto adesivo para vedar o local onde os raios "entram" nos aros.
Luiz Baum
Olá, Felipe.
Eu uso na minha moto de off as câmaras da Lucioli de 8 mm, dá para andar até sem pressão de ar com essa câmara, mas ela não tem no aro 17, o aro 21 ela tem.
Ela é bem pesada mas é muito boa, o difícil é a instalação que dá um pouco de trabalho.
Outra ideia seria usar um mousse ou esse produto aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=pvlg0GQrtds
Vou pesquisar se rola numa f800gs usar o mousse ou o tubliss gen 2. Eu acho que não dá pois as motos de pista off usam calibragem muito baixa, coisa de 12/13 psi, muito baixo para o uso em rua, mas vou pesquisar.
Atualização.
No final de semana ví muitos vídeos sobre as possíveis técnicas para tornar o aro Tubeless. Dentre todas as opções, a que mais me convenceu e que parece menos gambiarra seria a utilização de selente PU na parte interna dos aros.
Ainda vou pesquisar um pouco o PU mais adequado, pois dentre as opções 30, 40 e 50, o que muda é a viscosidade e a capacidade de deformação. Pelo que li, o PU 40 seria o mais adequado para trabalhar sob pressão. Penso que o PU é uma borracha com certa viscosidade. Havendo uma bora aderência e aplicação, a pressão do ar fará o restante.
Basicamente a conversão consiste em: desmotar as rodas, remover os pneus e câmaras, fazer uma boa limpeza na parte interna dos aros. Secar tudo muito bem, aplicar uma camada de PU primeiro na cabeça interna dos raios e depois um acabamento em toda parte intena dos dois aros, exceto nas laterais e colocar uma válvula para utilzação de pneu sem câmara. Deixar secar pos uns 4 ou 5 dias e depois remontar os pneus já sem as câmaras.
Preciso achar um locar aqui na minha cidade para desmotar as rodas e retirar os pneus. Feito isso, vou fazer o serviço em casa e tentar montar um tutorial, passo a passo para postar aqui.
EvertonM
03-02-2025, 11:03
Legal, Felipe. Agradeço as informações e atualizações.
Acredito que vai funcionar bem - e será um bom tutorial para os demais que tenham interesse em fazer o mesmo serviço.
Gnegraes
03-02-2025, 19:09
Pergunta: a partir de que ano as GS começaram a ter raios na parte externa dos aros?
Pesquisei uma 2004 e os aros já eram para raios externos.
No ano da tua Felipe, os aros já vinham com raios externos para uso de tubeless.
O preço na Europa para a roda completa 19" é de Euros 1340 e 17" Euro 1310
11819
Pergunta: a partir de que ano as GS começaram a ter raios na parte externa dos aros?
Pesquisei uma 2004 e os aros já eram para raios externos.
No ano da tua Felipe, os aros já vinham com raios externos para uso de tubeless.
O preço na Europa para a roda completa 19" é de Euros 1340 e 17" Euro 1310
11819
Guilherme, obrigado pela informação. Nesse preço compensa mais eu importar o par de rodas VMX da China. O preço do par é USD 1.450 + Frete. Ficaria mais barato se não fosse pela carga tributária. No final das contas, essas rodas chegariam aqui custando quase 20mil. Aí é mais fácil eu trocar de moto.
Atualizando.
Ontem, assistindo mais alguns vídeos, me deparei com uma informação importante.
Safety Bead. Isso seria um sistema interno que a roda possui para utilizar pneus sem câmara. Nem todas as rodas possuem isso. Na GS 800, apenas a roda traseira possui, mas a da frente, não. Basicamente esse sistema impede que o pneu saia da roda em caso de perda repentina do ar. É como se fosse uma contenção que mantém o pneu preso e faz ele achatar.
Dito isso, seria arriscado fazer a conversão para a roda da frente, mas agora me vejo frente a um impasse.
Meu maior ponto com rodas raiadas é o risco de segurança em caso de furos em alta velocidade. Se não fosse por isso, sinceramente, ia deixar pra lá. Penso que um pneu furando a 100km/h com esvaziamento imediato, como no caso das câmaras, o risco de acidente é muito alto. Ainda que eu torne o pneu dianteiro tubeless, com vedação dos raios, qual o real risco do pneu furar e destalonar do aro? Ainda nesse cenário, o pneu com câmara não continua sendo mais arriscado?
Bom, minha opções, no momento, seriam converter apenas a roda traseira, que tenho certeza que ficará bom e colocar uma câmara de 4mm no aro dianteiro, ou; converter as duas rodas, assumindo que o risco de um pneu destalonar é menor do que o risco de um furo em um pneu com câmara.
Melhor opção, na minha opinião, ainda seria essa:
https://www.kkeracing.com/products/vmx-21-18-inch-tubeless-wheels-for-honda-africa-twin-crf1000l-2016-black-hubs
Agora os impostos inviabilizam tudo nesse país.... infelizmente.
EvertonM
04-02-2025, 19:51
Felipe, se eu entendi direito, vai meu grão de sal.
Considerando que a vedação ficou legal e que você acompanha a pressão dos pneus periodicamente, creio que a probabilidade de perda repentina do ar não seria tão considerável.
Na minha visão, o que poderia ocorrer é um murchamento gradativo caso o procedimento (PU + pedaço de câmara) apresentasse problema, como ocorreria num pneu sem câmara "original" que furasse.
Não creio que a vedação se soltaria de uma vez, repentinamente, se utilizado o método que você citou. Por hipótese, se houvesse descolamento, começaria um pequeno vazamento e você notaria ao controlar a pressão do pneu.
Umas "minhocas" a mais para pensar: se a roda dianteira atual não tem o tal "safety bead" e utiliza câmara, um furo ou estouro dessa câmara resultaria no mesmo risco da roda sair do pneu, pois haveria uma rápida perda de ar.
Então, na minha opinião, ao fazer a vedação você estaria diminuindo esse risco.
Melhor opção, na minha opinião, ainda seria essa:
https://www.kkeracing.com/products/vmx-21-18-inch-tubeless-wheels-for-honda-africa-twin-crf1000l-2016-black-hubs
Agora os impostos inviabilizam tudo nesse país.... infelizmente.
Linda hein.
Atualizando.
Ontem iniciei a saga Tubeless pela roda traseira.
Fiz a desmontagem da roda, retirei o pneu, câmara e a cinta de proteção dos raios.
Realizei uma limpeza minuciosa, iniciando com uma micro escova de aço na cabeça dos raios, com ajuda da Dremmel.
Após, limpei todo o aro com desengraxante, por duas vezes, lavei com esponja e detergente e fiz uma boa secagem com ar e soprador térmico. Finalizei com uma limpeza utilizando alcool Isopropílico.
Instalei a válvula nova no aro.
Iniciei a aplicação do PU 40, cor preto da marca Tekbond. Fiz uma aplicação inicial selando a cabeça dos raios e depois vim aplicando uma camada mais espessa, no centro do aro e fazendo um acabamento utilizando um cartão plástico. A maior parte ficou com um bom acabamento, bem liso e uniforme. Alguns trechos ficaram um pouco irregulares, mas foi falta de prática minha.
Irei aguardar o período de cura de cercade 72h e vou aplicar uma fita estilo silver tape para dar um acabamento final.
Feito isso, vou colocar novamente o pneu para fazer o teste de vedação. Estando tudo ok, balancear e montar na moto.
Meu único receio é o PU alterar o peso da toda e prejudicar o balanceamento. Utilizei cerca de 280g do produto no aro inteiro. Certamente essa quantidade é mais leve que o peso total de uma câmara de ar, mas o ponto é que não dá pra garantir uma uniformidade perfeita na aplicação, e alguns trechos certamente ficaram com uma camada um pouco mais espessa.
Veremos o que acontece.
EvertonM
18-02-2025, 10:57
Muito bom, Felipe. Trabalho excelente. Acredito que vai funcionar muito bem.
Fiquei em dúvida quanto à silver tape. Ela não poderia ressecar com o tempo e se soltar ou esfarelar (é um local que aquece bastante) ?
Para pensar: talvez usar uma "fita" de câmara de ar de menor diâmetro ou outro material que tenha maior resistência ao calor.
Avalio que não é necessário colar, somente resistir ao calor, principalmente porque a pressão é de dentro para fora e você fez uma boa selagem com o PU.
EvertonM
18-02-2025, 10:58
Quanto ao desbalanceamento, creio que não será tão grande, se houver. Nada que um pesinho não resolva.
Muito bom, Felipe. Trabalho excelente. Acredito que vai funcionar muito bem.
Fiquei em dúvida quanto à silver tape. Ela não poderia ressecar com o tempo e se soltar ou esfarelar (é um local que aquece bastante) ?
Para pensar: talvez usar uma "fita" de câmara de ar de menor diâmetro ou outro material que tenha maior resistência ao calor.
Avalio que não é necessário colar, somente resistir ao calor, principalmente porque a pressão é de dentro para fora e você fez uma boa selagem com o PU.
Everton, comprei uma silver tape de boa qualidade, da 3M.O objetivo da fita é finalizar a vedação e proteger o PU. Ví vários vídeos e em alguns o pessoal usa, em outros, não. Vou fazer um teste de aderência e resistência ao calor, com um soprador térmico. Acredito que se houver boa aderência, não irá soltar, mas tmb tenho a opção de utilizar a fita protetora do aro novamente, que basicamente é uma borracha grossa que já estava no aro.
EvertonM
18-02-2025, 12:09
Será um bom teste.
A fita protetora do aro já foi "aprovada", então é também uma boa opção.
Por gentileza vá compartilhando suas experiências. Com certeza está ajudando muita gente, além de nos proporcionar bastante aprendizado.
Disse da silver tape porque já tive que fazer a retirada do local onde instalei (sujeito a calor), depois de alguns meses de uso, em razão de ter ressecado e começado a esfarelar - mas não era um aro de pneu !
Update.
Roda remontada ontem. Vazamento zero!
Não foi necessário utilizar silver tape como proteção adicional, até porque a aderência do silver tape ao PU é ruim.
Como disse, fiz uma camada generosa de PU40 sobre toda a parte central do aro e deixei secar bem. Sinceramente, da forma como ele veda, se fizer o serviço bem feito, dificilmente irá vazar. Sem contar que o PU é muito resistente e adere muito bem. O segredo é a limpeza prévia.
Não houve influência no balanceamento.
Farei agora na roda da frente.
Considerando isso, acho que é uma solução viável, duradoura, barata e relativamente segura para converter o aro da GS 800 em Tubeless, sendo assim, é uma alternativa que recomendo.
EvertonM
27-02-2025, 10:44
Tenho certeza que ficou um serviço excelente, Felipe. Parabéns !
Acredito que não terá problema com vazamentos, ao menos por muito tempo. Se algum dia houver vazamento, você vai notar baixa de pressão gradativa, sem maiores riscos.
Destaco o que você disse sobre a limpeza. Para mim esse passo é essencial para a aderência do PU - a superfície tem que estar muito limpa e seca.
Agradeço por compartilhar sua experiência conosco. Vai servir para muita gente que quer fazer a mesma modificação.
Gnegraes
28-02-2025, 07:58
Update.
Roda remontada ontem. Vazamento zero!
Não foi necessário utilizar silver tape como proteção adicional, até porque a aderência do silver tape ao PU é ruim.
Como disse, fiz uma camada generosa de PU40 sobre toda a parte central do aro e deixei secar bem. Sinceramente, da forma como ele veda, se fizer o serviço bem feito, dificilmente irá vazar. Sem contar que o PU é muito resistente e adere muito bem. O segredo é a limpeza prévia.
Não houve influência no balanceamento.
Farei agora na roda da frente.
Considerando isso, acho que é uma solução viável, duradoura, barata e relativamente segura para converter o aro da GS 800 em Tubeless, sendo assim, é uma alternativa que recomendo.
Parabéns Felipe, pela descrição deve ter ficado muito bom e seguro
Pessoal,
Para fechar o assunto, segue link do tutorial que montei.
https://www.bmwgsbrasil.com.br/showthread.php/9809-Conversao-de-aros-para-tubeless-F800GS?p=131685#post131685
Espero poder ter colaborado com a discussão.
Abraços