PDA

Ver Versão Completa : Paso San Francisco - Consumo

Barra
13-03-2025, 14:09
Pessoal em Setembro estou me programando para finalmente fazer o Paso San Francisco com meu irmão.

Eu vou numa F800GS 2013 e meu irmão numa F850GS Adv 2020.

Quem já fez essa travessia de F800GS com o tanque de 16 litros? Qual o consumo dela na travessia e qual a velocidade que atravessaram os 470 kms sem posto?

Quanto de combustível extra levar?

Obrigado.

Gnegraes
13-03-2025, 17:21
Pessoal em Setembro estou me programando para finalmente fazer o Paso San Francisco com meu irmão.

Eu vou numa F800GS 2013 e meu irmão numa F850GS Adv 2020.

Quem já fez essa travessia de F800GS com o tanque de 16 litros? Qual o consumo dela na travessia e qual a velocidade que atravessaram os 470 kms sem posto?

Quanto de combustível extra levar?

Obrigado.

Barra,

O problema nem é a distancia de 470km, mas rodar em altitude tão alta...
O consumo sobe muito, potencia é restringida automaticamente pela falta de Oxigênio para que a mistura não fique rica em excesso, daí a presença de sensor de pressão atmosférica na caixa do filtro de ar.
E o peso da moto continua igual...

A vantagem está na descida, pode descer só no freio motor, consumo baixo.
Não saberia dizer se a economia da descida compensa o consumo alto da subida...

Só quem já fez pode dar uma luz.

Qual a distancia de subida?

Benicio
13-03-2025, 17:59
Minha moto (R1200 GSA, apenas o piloto) fez 24 km/l com vento a favor e 9km/l contra o vento.
Velocidade compatível com o trecho, sem correria.
Aconteceu comigo quatro vezes no Paso de Jama, que também tem esses ~ 450 km em altitude elevada.
Entendo que o vento é o fator preponderante em relação ao consumo.

adriel
13-03-2025, 22:19
Em minha experiência passando pela Cordilheira dos Andes, percebi uma redução grande no consumo de combustível, um pouco por diminuir a velocidade para curtir o visual e também por estar usando a gasolina sem esse tanto de etanol que temos por aqui.

Na travessia pelo Paso Jama com a R1200GSA LC, carregado ao máximo e com a garupa, a moto fez 23,9 km/l, pegando vento forte apenas lateral. Viajando pelo Brasil poucas vezes consegui chegar em 19 km/l.

Se estiver indo sem garupa, vale a pena levar um galão de 10 litros. Tem um modelo mais achatado que fica fácil amarrar no banco. Da pra encher só nos trechos que realmente precisa, evitando carregar peso.

luiz baum
13-03-2025, 23:03
De Fiambalá até a fronteira são 200 km de distância, porém a subida é suave e a estrada está em estado excepcional.
Em abril passado tive que abortar a ida até a fronteira faltando 20km devido ao forte vento contrário.
A bolha e o farol foram levemente "jateados" pela areia.

Luiz Baum

Gnegraes
14-03-2025, 08:12
Em minha experiência passando pela Cordilheira dos Andes, percebi uma redução grande no consumo de combustível, um pouco por diminuir a velocidade para curtir o visual e também por estar usando a gasolina sem esse tanto de etanol que temos por aqui.

Na travessia pelo Paso Jama com a R1200GSA LC, carregado ao máximo e com a garupa, a moto fez 23,9 km/l, pegando vento forte apenas lateral. Viajando pelo Brasil poucas vezes consegui chegar em 19 km/l.

Se estiver indo sem garupa, vale a pena levar um galão de 10 litros. Tem um modelo mais achatado que fica fácil amarrar no banco. Da pra encher só nos trechos que realmente precisa, evitando carregar peso.

Adriel,

Álcool etílico na gasolina e nos teores que temos aqui não aumenta o consumo.
É usado para regular a octanagem da gasolina ao invés de usar outros produtos químicos bem tóxicos, o que foi há décadas atrás uma solução inteligente.
Na Alemanha por exemplo eles tem a especificação E10, 10% de álcool.

adriel
14-03-2025, 08:57
Adriel,

Álcool etílico na gasolina e nos teores que temos aqui não aumenta o consumo.
É usado para regular a octanagem da gasolina ao invés de usar outros produtos químicos bem tóxicos, o que foi há décadas atrás uma solução inteligente.
Na Alemanha por exemplo eles tem a especificação E10, 10% de álcool.

O poder calorífico do etanol é menor que o da gasolina. No caso de carros flex, usando etanol o rendimento reduz mais de 30%. Por que não faria diferença no consumo da moto? Fazendo uma conta simples, sem levar em consideração fatores menores, esses 30% representam cerca de 8% a menos de rendimento na gasolina comum (27% de etanol).

EvertonM
14-03-2025, 09:38
Quando fui ao Chile e cruzei o Paso Jama estava com uma Triumph Explorer 1200. Minha experiência foi semelhante à do Adriel - o consumo melhorou muito (23/24 km/l), comparado ao abastecimento com gasolina brasileira, o que foi bastante notável no primeiro abastecimento em Foz do Iguaçu (gasolina Shell - 18-19 km/l), por onde retornei.
PS: na cordilheira minha velocidade foi em torno de 90-100 km/h e a de "cruzeiro" foi em torno de 110-120 km/h.

Gnegraes
15-03-2025, 12:12
O poder calorífico do etanol é menor que o da gasolina. No caso de carros flex, usando etanol o rendimento reduz mais de 30%. Por que não faria diferença no consumo da moto? Fazendo uma conta simples, sem levar em consideração fatores menores, esses 30% representam cerca de 8% a menos de rendimento na gasolina comum (27% de etanol).

Você tem razão Adriel.

shw
17-03-2025, 16:58
Eu fiz o Paso San Francisco em outubro com um R1250Gs, minha moto quase fez ele 100% sem abastecer, consumo foi coisa de 24 k/l com a gasolina do Chile, mas levei galão de 10L

aqui tem 2 videos meus passando por la!! tem varias dicas:

parte01

https://youtu.be/KGfcR1q3fA4

Paret02

https://youtu.be/gv9JANs4V94

Gnegraes
18-03-2025, 11:07
Fantásticas as imagens Marcell !!!
Vídeos muito bons...

Reiner
18-03-2025, 16:17
Valeu Marcell !!!
Video profissional....parabéns!!

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

Barra
19-03-2025, 06:22
Já resolvi o problema da autonomia, consegui um tanque e um banco de f800gs adventure e vai ser instalado na moto, agora com 24 litros e um galãozinho de 5 eu consigo cruzar numa boa.
Em breve posto foto para vcs da moto pronta.
Botei pneus mitas E07 Plus Dakar nela tbm, troquei o pinhão pelo de 17 dentes da adventure para ela rodar mais solta nas viagens, vou perder a tocada mais esportiva dela com esses pneus e esse pinhão mas já estou preparando ela para a viagem, eu voltando dá para voltar os anakee e o pinhão de 16 dentes.
Vontade de ir agora mesmo mas meu irmão não pode então adiamos para setembro.

Barra
19-03-2025, 06:23
Eu fiz o Paso San Francisco em outubro com um R1250Gs, minha moto quase fez ele 100% sem abastecer, consumo foi coisa de 24 k/l com a gasolina do Chile, mas levei galão de 10L

aqui tem 2 videos meus passando por la!! tem varias dicas:

parte01

https://youtu.be/KGfcR1q3fA4

Paret02

https://youtu.be/gv9JANs4V94

Deu vontade de partir agora, sensacional seus vídeos.

shw
19-03-2025, 15:08
Alem da gasolina, o mais importante é saber quando o Passo abre, pois na época que eu fui ele abria somente de terça e sexta, então vc tem que estar em Copiapó na véspera de quando ele abre, conversei com baste genet na estrada q estava indo fazer o Passo, mas não sabia da data!

luiz baum
19-03-2025, 18:28
https://www.argentina.gob.ar/seguridad/pasosinternacionales
Situação dos passos de fronteira da Argentina
Luiz Baum

adriel
20-03-2025, 09:24
Eu peguei uma nevasca grande no Paso Jama em pleno verão. Na ocasião eu tentei acompanhar pelo site, mas não deu muito certo. Apesar dos dois países trabalharem no mesmo prédio nesse paso, o site traz o status apenas do lado argentino. Em alguns momentos aparecia como aberto, mas o lado chileno estava fechado. Quem me alertou disso foi um policial em Calama. Ele confirmou ligando para a base em San Pedro de Atacama, pois nesse ponto eles só deixam passar se os dois lados estiverem abertos.

Talvez essa situação aconteça nos demais pontos da fronteira.

Sent from my iPhone using Tapatalk