Nunca prestei atenção nisso, mas como estou conseguindo fazer curvas, devo estar fazendo a coisa certa kkkkkkk :p
É uma tecnica bastante interessante, e depois que aprende parece que tudo fica mais facil, pode ser a motoca que for, tudo fica leve, pra quem ainda não faz ou nunca leu nada a respeito fica a dica

Iceman Escreveu:Nunca prestei atenção nisso, mas como estou conseguindo fazer curvas, devo estar fazendo a coisa certa kkkkkkk :p
Ice, tente fazer e depois você vai se impressionar de como é simples e muito mais fácil, principalmente se precisar fazer curva bem fechada é rápido. Abs
Agente deve ter domínio da técnica de contra-esterço. Depois que aprendemos é incrivel como temos domínio completo da moto.
Precisa treinar todo dia, em todas as curvas, mesmo a 40 m/h assim quando precisar sai automático
Interessante que algumas motos demandam um esforço maior no contra esterço p/ arredondar a moto numa curva.
Cheguei a ficar um tempo sem andar de 800 e quando peguei estrada senti uma necessidade maior de forçar no contra esterço, algo que não sinto muito na 1200. Creio que devido ao diâmetro do pneu dianteiro.
Comento só por curiosidade.
Amigos eu que venho das esportivas, sem contra esterco não se anda rápido. Ganhem um tempo lendo e exercitando que não váo se arrepender.
abs
Fiz um curso de pilotagem com o Bruno Corano, piloto profissional, e simplesmente não existe outra maneira de fazer curva que não seja o contra esterço, só que fazemos sem nos dar conta, mas após entender e treinar vocês vão ver que da muito mais segurança, da pra dizer que um curso de pilotagem em autódromo é 80% com as técnicas pra fazer curva, os outros 20% são posicionamento, frenagem, etc. Afinal, na reta quanquer jumento sabe acelerar e ficar em cima da moto. Tem gente que diz que é opeso do corpo, etc, mas tem um vídeo na internet, onde o cara trava o guidon e quase se pendura de um lado da moto e ela continua retinha.